Diretor de marketing

Rob*** ***** (XX anos)
Gestor e Consultor em Marketing e Planejamento; Professor de cursos de pós-graduação em Fundação Instituto de Administrção
Faculdade FIA de Administração de Negócios
Residente fora de Portugal
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gestor e Consultor em Marketing e Planejamento; Professor de cursos de pós-graduação
Fundação Instituto de Administrção
abr 2017 - Atualmente
Gestão das atividades de marketing, dos canais digitais, consultor dos projetos de consultoria e planejamento. Professor para cursos de MBA e de pós-graduação Lato Sensu, nas áreas de marketing e comunicação.

Estratégias de marketing para o ProCED - Programa para Empresas em Desenvolvimento (PME), consultorias e ministrando aulas de marketing para os empresários e empresas do setor.

Recentemente, em 2019, fiz parte da equipe de implantação do FIA Online, plataforma de EaD em parceria com a UOL Edtech e sou responsável pela gestão dos canais digitais e projetos de consultoria na iniciativa pública e privada, da Fundação. Desenvolvi e implementei o Programa de Comunicação Institucional da Fundação Instituto de Administração e criei o Projeto Veículos de Comunicação FIA, ação que contempla o conjunto de veículos de comunicação corporativa. Fui responsável pelas diretrizes institucionais de marca e comunicação, desde 2005, com ações que levaram a instituição a ser eleita em 2005, 2006 e 2007 a melhor escola de negócios do país e coordeno a evolução e estratégia de branding para a instituição. Desenvolvi e implementei os processos para gestão em marketing e para projetos geridos no âmbito do departamento, relacionamento com empresas e atualmente, implemento o programa de governança de dados.
Gestor de Comunicação e Marketing; Professor de cursos de pós-graduação
Fundação Carlos Alberto Vanzolini
jan 2013 - fev 2017
Responsável pela reestruturação operacional da área de educação, vendas e implantação de novo Sistema Acadêmico (Lyceum) e processos para a transformação digital. Promovi a integração com o portal institucional e ferramentas de ERP, como Totvs e Microsiga e a implantação de sistema de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Na área de comunicação estruturamos o posicionamento de marca, que incluiu a completa reestruturação do portal institucional com novas plataformas atuais e linguagens integradas em social media.
Gerente Geral de Marketing
Fundação Instituto de Administração
jan 2005 - set 2012
Gerenciamento das atividades de marketing inbound e outbound para as áreas de consultoria, pesquisa e educação da Fundação, incluindo planejamento de marketing, estratégico e de produtos, relacionamento com as agências de publicidade e anunciantes, palestras e campanhas de publicidade. Destacam-se nas atividades, a criação e implantação do Projeto Veículos de Comunicações FIA. Acompanhamento e desenvolvimento de programas como PROVAR, cursos de varejo e franquias como professor de marketing, ProCED, para as empresas de pequenos e médios portes em território brasileiro.
Gerente Geral de Marketing
Grupo Folha da Manhã (Folha de S.Paulo)
abr 1995 - jul 2004
Responsável pelo marketing publicitário da Folha de S.Paulo e Unidades de Negócios do Grupo Folha. 
Gestão da área de comunicação com o mercado e marketing publicitário para as publicações do Grupo Folha, como os jornais Folha de S.Paulo, Edições Regionais da Folha (Campinas, Vale e Ribeirão Preto), Agora São Paulo, Alô Negócios, Núcleo de Revistas - Revista da Folha, Revista da Hora, Revista Moda e Guia da Folha, bem como das unidades de negócios Transfolha, Agência Folha e Datafolha.  No período gerenciei diversas campanhas publicitárias, participando da criação de ícones como o “Rato da Folha” uma das campanhas de maior recall e awareness do país, além de criar e planejar campanhas de incentivos para área comercial, como Pé na Tábua, alcançando os objetivos de vendas previstos na metade do prazo previsto. Fui o organizador da Arena de Marketing – e responsável pelos prêmios representados ou realizados pelo Grupo Folha, sendo 4 internacionais e 4 nacionais. Prêmios recebidos: Prêmio Caboré - Veículo do Ano 2001; 3 Prêmios Colunistas em 2000 e 2001 (Folha e Agora); Veículo do Ano Jornal - XVI Veículos do Ano Revista Propaganda; Prêmio ABEMD de Marketing Direto 2002; Placa de Contribuição Profissional pela ANJ Associação Nacional de Jornais 2002. 
na Folha de S.Paulo, como responsável pelo marketing publicitário, criei o Prêmio Folha Top of Mind em 1998, hoje um dos principais prêmios voltado a branding do Brasil, representando um crescimento de receita de mais de 550% em 3 anos, e desenvolvemos e implantamos do Programa CRM-Folha e E-CRM Folha de relacionamento com o mercado publicitário, resultando na criação Prêmio Folha de Mídia, celebrado em comemoração ao dia do mídia. Na gestão da Folha de S.Paulo, obtivemos resultados expressivos, ampliando a receita publicitária e desenvolvimento de novos produtos, como a conquista de diversos prêmios na área publicitária, incluindo o Prêmio Caboré em 2001 e colaborei na implantação de TQC/TQM (modelo japonês) e ISO 9001 e tive participação ativa no desenvolvimento da Publifolha, área de varejo do Grupo Folha para o segmento de publicações e produtos dirigidos ao consumidor final.  Fui responsável pela organização e gestão das parcerias em premiações nacionais e internacionais, como FIAP, Art Directors Club NY, Clio Awards, Prêmio de Criação, como o Meio&Mensagem e criei o Prêmio Folha Top of Mind e Prêmio Folha de Qualidade Imobiliária, além de participar na conquista do Caboré, Veículos do Ano e acompanhei a parceria inicial com a Folha em meu período na gestão do marketing publicitário.

Entre 04/1995 a 05/1997 - Gerente de Marketing (12/95 a 05/97) | Gerente de Produtos e Publicidade (04/95 a 12/1995)
Após 8 meses fui promovido à gerência de marketing para assumir o gerenciamento das contas dos Cadernos Regionais, Revista da Folha, Transfolha e Publifolha, área de varejo do Grupo. Gerenciamento da equipe de publicidade, com aumento de 42% do faturamento em 4 meses. Relançamento e reposicionamento de produtos, criando os cadernos Folha Campinas e Folha Ribeirão
Formação
Mestrado Profissional em Administração de Negócios
Faculdade FIA de Administração de Negócios
mar 2019 - abr 2021
Mestrado Profissional orientado por Prof. Alfredo Behrens (Universidade do Porto e Universidade de Salamanca).
Curso de especialização Stricto Sensu que confere o título de Mestre (Msc.)
MBA Marketing
Fundação Instituto de Administração - Universidade de São Paulo
fev 2005 - set 2007
Pós-graduação lato sensu e marketing.

Orientação Prof. Dilson Gabriel dos Santos
Marketing de varejo
FIA - FEA USP Universidade de São Paulo
mar 2002 - dez 2002
Especialização em varejo

Orientação de TCC - Prof. Claudio Felisoni de Angelo
Marketing
Universidade Paulista
ago 1991 - nov 1995
Bacharel em Marketing

Orientador TCC - Prof. Arnon Hollander
Idiomas
Português - Fluente - nativo
Inglês - Avançado
Espanhol - Básico
Informações Adicionais
Qualificações e habilidades
Grande experiência em Marketing, na liderança da estratégia e execução campanhas de marketing e inovação, a fim de apoiar os objetivos de marketing da empresa, sempre atuando em empresas conceituadas e com forte atuação nos segmentos de varejo, comunicações, editorial, publicidade, informática e educação.
Ampla vivência na gestão da área de comunicação e marketing, gerenciamento de vários canais de marketing digital e off-line, estratégias de inbound e outbound marketing, estratégias de growth hacking, relacionamento com agências de propaganda, assessoria de imprensa, pesquisas de mercado e gestão de agência interna, programas de comunicação e motivação para equipes, entusiasta do data driven marketing e de tecnologia aplicada à gestão, com sólidos conhecimentos em branding, planejamento estratégico, campanhas publicitárias, desenvolvimento e gestão de projetos, gestão de canais de distribuição, campanhas promocionais e publicitárias, marketing analytics e people analytics. 
Habilidade nos relacionamentos interpessoais, gerenciamento de equipes, em negociações com fornecedores, clientes e parceiros. Atuação como consultor e como professor de cursos de MBA, pós-graduação e de capacitação nas áreas de marketing, digital marketing, comunicação, people analytics e técnicas de growth hacking buscando sempre incorporar a visão estratégica e criativa com a capacidade analítica e aplicação prática. Consultor e Professor em programas de MBA in company em instituições como Santander, WebMotors, Volkswagen, Itaú-Unibanco, Caterpillar, CET entre outros.
Outras atividades
Palestras People Analytics – Academia Você RH / Você S.A. junho e outubro 2019 / Gestão Integrada de Marketing - ações para uma realidade desafiadora aos gestores - setembro 2020
Membro Colaborador do CEST Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia – Escola Politécnica/USP (Poli/FAU/ECA/Fac. Direito) (2017 a 2019)
Diretor de Relações Institucionais da APF - Associação Paulista de Fundações – (2014/2018)
Membro do Conselho Curador e Colunista do Observatório do Terceiro Setor (2013 a atual) 
VP de Relações Institucionais da Associação dos Alunos e Ex-alunos MBA FIA (2010-2012)
Membro do Conselho de Orientação do Instituto GESC (2010-2012)
Coordenador Voluntário do Grupo de Marketing e Divulgação da Frente Parlamentar das Hidrovias da Assembleia Legislativa de São Paulo (2006-2009)
Membro do Conselho de Orientação do Provar - Programa de Varejo FIA/FEA-USP (1998-2004);
Membro da Banca Avaliadora de Pós-Graduação da ECA-USP (1998), Faculdade FIA (2010 a atual); 
Palestras em Universidades: Marketing e Comunicação em várias universidades de São Paulo;
Publicações
Autor do GUIA FOLHA DE MÍDIA (05/2002- 1ª edição e 09/2003- 2ª edição).

Supervisor Editorial da Revista da FIA (2008-2010)

Capítulo de livro: Seja um campeão de vendas (Client Share) – São Paulo - Editora Literare 2018

Capítulo de livro: Gestão de Marketing – Manual da Gestão Empresarial – Editora Manole 2020
Residência em Portugal
Esposa é portuguesa e a família reside em Trancoso.
Temos imóvel em Trancoso e na Guarda.