Marketing manager
Cla*** ***** (XX anos)
Gerente de Marketing em Betânia Lácteos
Universidade do Algarve
Faro,
Faro
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Experiência
Gerente de Marketing
Betânia Lácteos
set 2016
-
Atualmente
- Responsável pelo gerenciamento de todas as categorias da Companhia: análise de performance, definição das estratégias do mix de marketing (preço, produto, marca/comunicação online e offline). - Responsável pela análise dos resultados da marca: pesquisas Nielsen, de equidade da marca, orçamento, relatórios de vendas - Acompanhamento na elaboração e implantação de pesquisas de marketing. -Responsável pela área de Inovação: definição dos processos e rotinas de inovação, além de liderar todos os lançamentos de produto da empresa. Resultados e Realizações - Liderança em todo processo de definição do novo posicionamento da Betânia: nova marca, novo posicionamento, lançamento das novas embalagens, implantação da nova identidade visual em todas as unidades do Nordeste, campanha de comunicação. Betânia é hoje líder absoluta no Nordeste em diversas categorias de lácteos como leite ; manteiga; requeijão; iogurte. - Liderança na estratégia de produto com foco na categoria iogurte: estudo do mercado, definição da estratégia de marketing e vendas, reformulação do produto, nova campanha. Em três anos dobramos a participação de mercado da categoria, atingindo a liderança no Nordeste. - Responsável pelo lançamento da nova linha infantil da empresa: definição de nova marca, novo posicionamento, novas formulações. Parceria estratégica com Mauricio de Souza Produções (personagens Turma da Mônica) para desenvolvimento das novas embalagens e campanha de comunicação. Em seis meses a linha de iogurte já havia superado em 20% as metas de vendas, o que ajudou a empresa a conquistar a liderança na categoria iogurtes no Nordeste. - Responsável pelo lançamento de um produto inédito no Brasil: uma bebida láctea feita a base de iogurte, que não precisa de geladeira e não contém conservantes. Desenvolvimento da formulação na Suécia em parceria com as multinacionais Tetrapk e Chr Hansen. Responsável pelo desenvolvimento de marca, conceito e campanha de lançamento. - Responsável pelo desenho da governança de Inovação da empresa, definindo os fluxos, documentos e rotinas de todas as áreas envolvidas no processo de inovação. - Implantação da estratégia de preços para todas as categorias da marca e definição das diretrizes de atuação da marca combate.
PMO Inovação
Solar - Fabricante Coca-Cola Nordeste Brasil
jan 2016
-
set 2016
- Responsável pelo desenho e implantação da estrutura e processos de inovação na Solar. - Acompanhamento de todos os projetos de inovação/lançamentos junto ao time multifuncional da Solar. Resultados e Realizações - Com a implementação da Governança de Inovação, Solar se tornou um fabricante modelo dentro do sistema Coca-Cola, sendo o primeiro a ser convidado a participar dos processos de inovação em âmbito nacional na Coca-Cola Brasil - Desenho de todo o fluxo de inovação com definição dos GATES, documentos padrão e rotina de Inovação. - Lançamento CC Stevia na região Nordeste. - Lançamento da plataforma premium Coca-Cola: - Alu Bottle mainline/Edições Especiais - Edição Colecionável Garrafas Históricas, onde Solar pela primeira vez foi centro produtor para Coca-Cola, desempenhando papel estratégico dentro do sistema.
Coordenadora de Marketing da Categoria
Solar - Fabricante Coca-Cola Nordeste Brasil
ago 2014
-
jan 2016
- Responsável pela implantação do Marketing de Categoria, área do sistema que tem como objetivo trabalhar a estratégia de defesa do portfolio de bebidas junto a formadores de opinião, colaboradores e consumidores. - Responsável pelo gerenciamento das marcas de Sabores: Jesus, Fanta, Kuat, Sprite. Resultados e Realizações - Realização da primeira rodada de eventos direcionado a formadores de opinião no Nordeste, impactando mais de 200 pessoas diretamente, promovendo conteúdo nas redes social com alcance de mais de 3MM de pessoas. - Realização do primeiro evento direcionado a profissionais de saúde promovido por um fabricante do sistema Coca-Cola iniciando relacionamento com 55 profissionais influentes da região Nordeste.
Gerente de Produto Pleno
Ypióca - marca Diageo
set 2012
-
jun 2014
Gerente de Produto Pleno Reporte direto para Brand Manager - Responsável pelo posicionamento da marca e sua tradução nos principais canais de comunicação (publicidade, digital, comunicação institucional) - Participação ativa na definição das estratégias de execução da marca nos canais do trade. - Responsável pela análise dos resultados da marca: pesquisas Nielsen, de equidade da marca, orçamento, relatórios de vendas - Acompanhamento na elaboração e implantação de pesquisas de marketing. - Responsável pelo lançamento de produtos e embalagens no mercado nacional. Resultados e Realizações - Construção da roda da marca Ypióca e reposicionamento da marca através da plataforma de comunicação "Vamos Brasilizar": filme com o ator John Travolta e composto de mídia impactante com forte estratégia de expansão nacional. A campanha obteve grande sucesso: evolução dos indicadores de equidade da marca, além de crescimento de 2% p.p em share volume Brasil segundo Nielsen. - Lançamento da Linha Brasilizar, desde o acompanhamento na elaboração do líquido, passando pela criação da embalagem até o desenvolvimento e execução do plano de comunicação da nova linha. Lançamento em tempo recorde: 3 meses. Atualmente a Linha Brasilizar corresponde a 80% do NSV da Ypióca. - Implantação da estrutura de Inovação após aquisição da Ypióca pela Diageo: definição do pipeline da Ypióca para os próximos 3 anos.
Coordenadora de Marketing
Ypióca
jun 2006
-
ago 2012
- Responsável pelo posicionamento das marcas Ypióca, Sapupara, Naturágua e Ipark e sua tradução nos principais canais de comunicação - Responsável pelas pautas das agências de publicidade, digital e comunicação institucional - Elaboração, implantação e acompanhamento dos planos de comunicação e marketing das marcas citadas acima - Produção: negociação com fornecedores, aprovação dos orçamentos, liberação das provas dos materiais, acompanhamento entrega. - Mídia: acompanhamento de contrato com grandes veículos; negociação das compras de espaços na TV, jornal, revistas e mídias sociais e web. - Acompanhamento na elaboração e implantação de pesquisas de marketing. - Responsável pelo lançamento de produtos e embalagens no mercado nacional. Resultados e Realizações - Lançamento da Ypióca 160, desde o desenvolvimento da embalagem, passando pela elaboração do planejamento de comunicação, aprovação do conceito e peças da campanha e negociação da mídia nacional. Marca reposicionada como PREMIUM no território nacional. Produto mais premiado da Ypióca: Prêmio Cachaça Master - Revista The Spirits Londres-2011; Prêmio de Melhor Embalagem Nacional (ABRE-2007) e Internacional (World Packaging Organisation-2007) - Lançamento da Ypióca com Guaraná, desde o desenvolvimento da embalagem, passando pela elaboração do planejamento de comunicação, aprovação do conceito e peças da campanha. Em um ano já é o 4º produto mais vendido no portfólio da Ypióca. - Implementação do trabalho com assessoria de imprensa nacional: trabalho da imagem institucional do Grupo Ypióca em território nacional, com presença em matérias/entrevistas no Correio Braziliense, Valor Econômico, Estadão, O Globo, Revista Isto É, dentre outros veículos de relevância nacional. - Implantação dos perfis sociais da Ypióca em 2011. Em um ano o facebook da Ypióca possuía mais de 400.000 seguidores. -Lançamento do Y-park, antes Museu da Cachaça. Responsável pelo processo de comunicação: definição do nome, da marca, construção do novo posicionamento, campanha de lançamento, implantação da nova identidade visual.
Formação
Mestrado em Gestão de Marketing
Universidade do Algarve
set 2019
-
Atualmente
Pós-graduação em Gestão Executiva de Marketing
Universidade Federal do Ceará
jun 2003
-
dez 2004
Graduação em Administração de Empresas
Universidade Federal do Ceará
jan 1998
-
dez 2002
Idiomas
Inglês - Fluente
Informações Adicionais
Síntese profissional
Profissional com mais de 15 anos de experiência em marketing. Atuação e amplo conhecimento nas áreas de branding, gerenciamento de produto e pesquisa, digital, comunicação institucional e inovação. Experiência em empresas multinacional e nacional de grande porte atuando nos setores de indústria e serviço. Planejamento, implantação e gestão de ações estratégicas de marketing. Domínio de todo processo. Experiência em desenvolvimento e lançamento de produtos/embalagens para mercado nacional envolvendo todo processo. Definição e implantação de estrutura e fluxo de inovação. Participação em projetos de integração da empresa após fusão. Perfil empreendedor, visão sistêmica, foco em resultados e qualidade, capacidade de análise e síntese e bom relacionamento interpessoal.
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