Logistics manager

Joa*** ***** (XX anos)
Deputy General Manager em EcoDi
Politecnco de Setubal
Setúbal,
Setúbal
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Deputy General Manager
EcoDi
mai 2019 - Atualmente
Actualmente sou Director Geral Adjunto de uma empresa de supermercados no Ghana em Accra. Somos 16 lojas e um armazem de 3500m2.
Tenho a meu cargo as areas de supply chain, manutencao e IT.
Logistics Manager
Mega, Cash & Carry
ago 2017 - abr 2019
Tenho à minha responsabilidade a gestão da operação logística da unidade. As áreas de trabalho vão da recepção de mercadorias até à expedição, incluído a armazenagem, o controlo de stocks e a separação de encomendas. Somos uma equipa de 70 pessoas incluindo 5 expatriados.
Director de Entreposto Logistico
Dia% minipreco
abr 2008 - set 2015
Responsável por todo o funcionamento de um entreposto logístico de 25.000m2 de multitemperatura. O entreposto expedia três milhões de caixas por mês. A equipa era de 250 pessoas.
A frota era subcontratada a três fornecedores, os pontos de entrega eram desde a grande Lisboa até ao Algarve num total de 265 lojas.
Neste período participei em diversos projectos de melhoria de processos, nomeadamente controlo de inventario, redução de quadro orgânico, redução de frota de transporte, remodelação e ampliação de camaras de frio.
De entre estes projectos, destaco a organização do lay-out de armazém por rotação ABC. 
Os contratos de manutenção de empilhadores e peças, serviços de limpeza, segurança e transportes eram tratados anualmente no entreposto. 
Formação
Seguranca no trabalho
Politecnco de Setubal
set 2000 - set 2001
Pos graduacao em Seguranca e Higiene no trabalho
Gestao Hoteleira
Escola de hotelaria e turismo do Porto
set 1988 - jun 1991
Gestao Hoteleira
Idiomas
Inlges - Proficiency
Frances - intermedio
Espanhol - Proficiency
Portugues - Nativo
Informações Adicionais
CV Actualizado
IDENTIFICAÇÃO


NOME: João Alberto Rogado Ventura Guerreiro
DATA DE NASCIMENTO: 28 de Junho de 1967
NACIONALIDADE: Portuguesa
ESTADO CIVIL: Solteiro, dois filhos
SITUAÇÃO MILITAR: Resolvida
RESIDÊNCIA: Rua da Escola do Brejo Clérigo, n.º 297 – Brejos de Azeitão
		   2925-806 Azeitão

TELEFONE: 00 351 212 181 308
TELEMOVEL: 00 351 912 917 573 – 00 233 559 706 809
MAIL: ja.guerreiro@sapo.pt
SKYPE: joaoguerreiro67


SITUAÇÃO ACTUAL

Deputy General Manager, EcoDi (Economic Distribution Company Ghana), Accra. EcoDi é um master franchise da Dia% - minipreço, desde Maio 2019.


HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

- PGL, Programa de Gestão e Liderança, AESE Escola de Negócios, Março de 2014

- Pós Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho, Instituto Politécnico de Setúbal, Novembro de 2003

- Licenciatura em Direcção e Gestão Hoteleira, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Janeiro de 2005

- Curso Complementar de Gestão Hoteleira do Centro Escolar Turístico e Hoteleiro do Estoril, Janeiro de 1997 (bacharelato);

- Curso de Gestão e Técnica Hoteleira da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, 1988-1991;

- First Certificate in English, Junho de 1988;
 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

• Responsável de Operações Logísticas, Mega Cash & Carry, Grupo Nuvivalor – Luanda - Agosto de 2017, a Abril de 2019.
Tenho à minha responsabilidade a gestão da operação logística da unidade. As áreas de trabalho vão da recepção de mercadorias até à expedição, incluído a armazenagem, o controlo de stocks e a separação de encomendas. Somos uma equipa de 70 pessoas incluindo 5 expatriados.

• Supply Chain Director – Olicargo, Grupo SGM – Luanda - Novembro de 2016 a Maio de 2017.
Tive a cargo gestão do contrato de armazenagem e logística da Contidis – Candando Hipermercados em Luanda.
A operação integrava a gestão de um armazém de 10.000 m2, uma equipa de 110 pessoas incluindo 5 expatriados a laborar em dois turnos.
Como principais tarefas destaco, gestão de stocks, descarga e desova de contentores, gestão de equipas, organização das rotas de entrega em loja e serviço de apoio ao cliente.
Negociação e compras no mercado local de bens e serviços, nomeadamente consumíveis, serviços de limpeza, segurança, manutenção, alugueres de equipamentos entre outros.

• Consultor/Formador de Logística - Sublime Prestação de Serviços SA – Luanda - Fevereiro de 2016 a Setembro de 2016.
Reorganizei o departamento de logística do Jumbo Sociedade Angolana de Distribuição SARL.
Como principais tarefas destaco a definição de procedimentos de trabalho, nomeadamente, recepção de mercadorias, expedição de produtos, devoluções de loja ao armazém, devoluções a fornecedores, gestão de validades por FEFO, arquivo de documentos e inventários periódicos.
O projecto visava também a definição de lay-out para um armazém de 6.000m2 e um plano de abastecimento para 6 lojas de 4.000m2.
Além destas tarefas era também responsável pelas compras locais de serviços gerais, combustíveis, lubrificantes, peças de manutenção e economato. As consultas a fornecedores para importação de equipamentos estavam também sob minha responsabilidade. 

• Diretor de Armazém - Dia Portugal, SA – Alverca - Abril de 2008 a Setembro de 2015.
Responsável por todo o funcionamento de um entreposto logístico de 25.000m2 de multitemperatura. O entreposto expedia três milhões de caixas por mês. A equipa era de 250 pessoas.
A frota era subcontratada a três fornecedores, os pontos de entrega eram desde a grande Lisboa até ao Algarve num total de 265 lojas.
Neste período participei em diversos projectos de melhoria de processos, nomeadamente controlo de inventario, redução de quadro orgânico, redução de frota de transporte, remodelação e ampliação de camaras de frio.
De entre estes projectos, destaco a organização do lay-out de armazém por rotação ABC. 
Os contratos de manutenção de empilhadores e peças, serviços de limpeza, segurança e transportes eram tratados anualmente no entreposto. 

• Adjunto de Direção - Lithoformas S.A., serviços gráficos digitais – Lisboa - Novembro de 2007 a Março de 2008.
Como principais tarefas destaco a coordenação de uma equipa de 10 pessoas, distribuídas pelas áreas de impressão, finalização de trabalhos gráficos, envelopagem e entrega às transportadoras expresso. O serviço de pós venda era também assegurado pela minha equipa. Além destas tarefas tinha à minha responsabilidade a aquisição dos consumíveis para as impressoras e todos os tipos de papeis utilizados para imprimir os trabalhos encomendados

• Director de Operações - Urbanos S.A. – Lisboa - Janeiro de 2006 a Novembro de 2006.
Tive a cargo a operação de entregas a domicílio do Ikea, em regime de subcontratação. Como principais tarefas destaco a coordenação de 30 pessoas distribuídas pelas equipas de frente de loja, armazém, serviço de apoio ao cliente e de distribuidores subcontratados. Os contratos com os transportadores eram tratados por mim e pela minha equipa. O nível de satisfação de serviço atingido foi de 95%. 

• Responsável de Entreposto Logístico - Lactogal Produtos Alimentares S.A. – Lisboa - Outubro de 2000 a Dezembro de 2005.
Tive a cargo a coordenação de uma equipa de 60 pessoas divididas por armazém, expedição e escritórios; a distribuição capilar do canal HORECA e todas as entregas nas centrais da distribuição moderna.
Neste período instalou-se no armazém uma aplicação de gestão stocks por localizações, passámos a trabalhar em inventário permanente e a gerir datas de validade.
Em Janeiro de 2005 desenvolvemos o projeto de ampliação do armazém. A nave passou de 3.000m2, passou para 8.000m2. Redefinimos o novo lay-out e o desenho da operação.
As compras de todos os equipamentos desta remodelação foram realizadas por mim em conjunto com a direcção de logística.
Representei a empresa na comissão de logística da Centromarca – Associação das Empresas de Marca. Em 2004 passei a pertencer à bolsa de auditores internos para a qualidade

• Diretor de Supermercado, Sonae Distribuição – todo o país - Abril de 1993 a Setembro de 2000.
Pertenci à equipa dos supermercados Modelo onde comecei como estagiário e cheguei a diretor de loja. Como diretor de loja passei por diversas unidades, incluindo uma permanência de 2 anos no Brasil.
As equipas de loja eram de 120 pessoas, o volume de vendas anual de 20 milhões de euros.
Fui estagiário, ao longo de 6 meses, passei por todas as secções da área de perecíveis, padaria, talho, peixaria, charcutaria, fruta-verdura e livre serviço (produtos lácteos). No final deste período fui integrado num projeto novo que estava em fase de arranque. Na época estava a ser instalada uma nova aplicação informática nas lojas Modelo. Foi necessário dar formação às equipas existentes, bem como às equipas das aberturas. Este projeto foi aplicado em 10 lojas e durou 2 anos. 

• Controlador de Custos - ESTA Gestão de Hotéis S.A. – Luanda - Fevereiro a Outubro de 92.
Gestão do armazém de uma unidade hoteleira composta por 5 restaurantes, o inventário era de 600 referências. A equipa era de 6 pessoas incluindo um comprador para o mercado local. O procurement era feito em conjunto com o comprador. 

• Assistente de Direcção - Pousada de Palmela - Agosto de 91 a Janeiro de 92.
Iniciei a vida profissional nesta pousada da Enatur. A equipa era de 40 pessoas. Tive como principais tarefas a organização do economato, compras de produtos perecíveis no mercado local, realizava contactos comerciais, organizava a agenda de eventos e grupos, redigia comunicações internas para a realização dos serviços contratados.


ACTIVIDADES PROFISSIONAIS

• Formação “Gestão Dinérgica”, realizada pela empresa Dynargie, outubro de 2005

• Logística Operacional, formação realizada pela empresa Processo – Consultoria, Junho de 2005

• Presença no 5º congresso de Logística da APLOG, Associação Portuguesa de Logística, Outubro de 2002

• Entre 2000-2002, com a APCER, Associação Portuguesa de Certificação, participei em auditorias a unidades hoteleiras com vista à certificação pela norma ISO 9001/2000.

	Hotel Montebelo, Setembro de 2000,
	Pousada dos Lóios, Dezembro de 2000.
	Hotel Holyday Inn Açores, 2002.
	Inovodecor, Comercio de Equipamentos de Iluminação, 2002. 

• Curso de Chefias Operacionais organizado pela SONAE Distribuição, Abril a Dezembro de 1993.

REFERÊNCIAS

- Dr. José Carlos Pinheiro – Economista/Consultor, contacto 969 815 841
- Sr. José Aguiar – Director, Sonae Distribuição, contacto 214 706 556 
- Sr. Fausto Pires - Auditor Interno/TOC, Lactogal SA, contacto 966 828 889
- Sr. Soares Vieira – Director Comercial, Vigor SA, contacto 933 005 095

OUTRAS INFORMAÇÕES

Informática:
- Sólidos conhecimentos na óptica do utilizador de:
		Pacote Office
		Qwery – em ambiente AS/400

- Noções de SAP

Línguas:
- Português – Língua Materna
- Inglês – falado e escrito
- Francês – falado e escrito
- Espanhol – falado

Carta de Condução