Engenheiro qualidade

Edu*** ***** (XX anos)
Lider Técnico de Projeto em MAN Nuremberg - Germany
RWTH - Aachen
Vila do Conde,
Porto
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Experiência
Lider Técnico de Projeto
MAN Nuremberg - Germany
jul 2017 - nov 2017
• Líder de projeto técnico de um projeto de cooperação internacional (EUA, Suécia e Alemanha).
• Coordenação do projeto, suporte técnico de gerenciamento de projetos.
• Encaminhamento / processamento e coordenação de todas as informações recebidas para os funcionários relevantes.
• Assistência na avaliação de dados e resultados de testes técnicos.
Engenheiro de Produto / Qualidade
Ford Motor Company - Brasil
jul 2005 - nov 2016
Trabalhando 11 anos na Ford, fui responsável por:
• Liderar trabalhos de importantes modificações para o sistema de trem de válvulas e blocos de motores em Motores de Gasóleo usados na Ford América do Sul (Gasolina e Motores de Combustível Flex);
• Gerenciar trabalhos de DVP (planos de verificação de design), modificação de DFMEA, verificação de robustez e APQP, durante novos programas de mecanismos, começando a criação do projeto até a liberação do produto para veículos brasileiros;
• Liderar modificações no powertrain de diferentes motores como ROCAM 1.0 e 1.6L, Sigma 1.5 e 1.6L, Gasohol e Flex Fuel e plataformas de veículos como Ford KA, Fiesta, Ecosport, Courier e Ford Focus, para tamanhos pequenos e médios (plataformas B-car)
• Liderar a implementação do novo brunimento do bloco do motor para atender o padrão de emissão brasileiro Proconve L-5, também uma nova válvula do motor com uma modificação com novo revestimento Nitreto de carbono, reduzindo as queixas de campo relacionadas à recessão valvulas.
• Apoiar a equipa brasileira da planta de motores, em seus problemas diários de trabalho em curso, sendo o link entre a Planta de Veículos e a de Motor, tomando todas as ações de necessidade para resolver problemas de urgência com causalidade nos componentes do motor. Melhoria continua do produto corrente com o uso de ferramentas de qualidade, como projetos Six Sigma Green Belt, ferramentas de resolução de problemas (8D, diagrama de Ishikawa / Fishbone, gráfico de Pareto, Is / Is Not, etc.);
• Liderar todas as tarefas necessárias para implementar ações de redução de custos, como determinação de DVP, validação de novos componente, avaliação dos teste, documentação e assinatura do produto;
• Conduzir e apoiar uma melhoria contínua nos principais problemas TOP 10, para os motores diesel montados em veículos Ford South America, com uso de ferramentas de qualidade (projetos 6 Sigma), apoiando também as ações de redução de custos;
• Responsável técnico por 5 anos pelo motor MWM (3.2L Diesel) e os Motores PUMA (2.2 e 3.2L Diesel), melhorando os indicadores de qualidade PUMA FSA (Ford South America), reduzindo quase 5 vezes os custos de qualidade, posicionando-o como o melhor motor Ford Diesel da respectiva classe;
• Responsável por liderar os trabalhos com o motor diesel MWM Internacional Navistar 3.2L, no programa para atender aos padrões de emissão Euro IV, exigidos para os veículos Diesel na América do Sul.
Engenheiro Lider de Projetos
ThyssenKrupp – Jundiaí - Brasil
fev 2005 - jun 2005
Trabalhando para desenvolver projetos e ideias inovadores, gerenciando a equipe, fui responsável por:
• Liderar Projetos relacionados a hastes de biela, virabrequim, pistões e pinos de pistão usando insertos de carbono e revestimentos de DLC para possibilitar o motor funcionar com baixa condição de lubrificação;
• Criou-se uma inovadora lubrificação a seco (com inserções de carbono) usada na prensa de forjamento do virabrequim, com pressão de trabalho de 16 Ton. Este inovador mancal a seco também foi usado nos tornos.
Motor Test-Cell – Estagio MSc Automotive Engineer
FEV - Aachen
jun 2001 - nov 2004
Como Engenheiro estagiário de banco de provas, fui responsável por:
• No escopo do pós-tratamento dos gases de escape dos motores, realizar investigações experimentais em um banco de teste de motor, para um sistema de combustão a Diesel, através da livre intervenção dos parâmetros do motor usando programas INCA e ASCET. Em detalhe, realizou-se uma investigação da influência dos parâmetros de regeneração do motor em um filtro de partículas diesel combinado com revestimento catalisador de HC e outro filtro absorvedor de NOx (CDPF - Catalyzed Diesel Particulate Filter), publicando ao final uma Tese de Mestrado com os resultados do experimento.
Formação
Mestrado MSc Automotive System Engineer
RWTH - Aachen
jun 2001 - nov 2004
Mestrado de Engenharia de Sistemas Automotivos
Bacharelado Engenheiro Mecanico
UFBA - Universidade Federal da Bahia
fev 1988 - nov 1993
Bacharelado Engenheiro Mecanico
Idiomas
Ingles - Fluente
Alemao - Fluente
Espanhol - Fluente
Portugues - Lingua Nativa
Informações Adicionais
Conhecimentos adicionais
SOFTWARES.
Conhecimento profundo:  MS Office, Test cell operation software (INCA e ASCET), MS Project Management. Vismockup, Minitab.
Conhecimento avancado: Autocad, Teamcenter.

SKILLS TECNICOS: Vehicle dynamics, Automotive engineering, Powertrain, Product development, Engine development, Engine calibration. 

GARANTIA DA QUALIDADE: 6 Sigma Engineer; Green belt engineer, Lean manufacturing, APQP, FMEA.