Engenheiro de qualidade

Jos*** ***** (XX anos)
Consultor em Gestão de Qualidade (IATF 16949 / ISO9001) em Lear Corp. Argentina
ICP Argentina
Viana do Castelo,
Viana do Castelo
|
Experiência
Consultor em Gestão de Qualidade (IATF 16949 / ISO9001)
Lear Corp. Argentina
fev 2018 - dez 2019
Função: Implementar o sistema de gestão de qualidade para certificação IATF 16949 na planta de Lear Pacheco.

Hitos laborais: 
Liderei e conseguimos la certificação da IATF 16949 para toda la planta. Fiz saber sobre a importação da certificação IATF 16949 em todas as áreas da empresa. Desenvolví e implementei planos de contingência e análises de riscos para todas as áreas envolvidas pelo alcance da IATF 16949, resultando em uma expiração nos auditorias, impedindo a execução de “não conformidades”. Gerenciei toda a documentação das áreas abordadas pelas auditorias, otimizando espaço e tempo de armazenamento de informações.
Analista de Qualidade
Indura (Air Product)
out 2012 - jun 2015
Outubro de 2012 - Julho de 2015 e Junho de 2004 - Outubro de 2007

Função: Garantir a análise física e química correta dos gases especiais e medicinais usando o cromatógrafo a gás e mantenha a calibração do equipamento de laboratório atualizada.

Hitos laborais:
Reduzimos o nível de reclamações em 30% ao ano. Desenvolví novos métodos de análise por cromatografia.
Implementei ferramentas de qualidade, 8D, 5 Why e Ishikawa. Conseguimos a certificação da planta no sistema de gestão ISO 9001, 5S e GMP. Liderei a implantação do 5S no laboratório.
Engenheiro de Qualidade do Cliente
Plastic Omnium
jun 2010 - out 2012
Função: Responsável pela qualidade do P.O perante os clientes VW, Fiat e Renault, coordenando uma equipe multifuncional de 12 colaboradores entre eles, chefe de qualidade do cliente, supervisores e operadores e gerenciando um orçamento responsável.
Hitos laborais:

Reduzimos as reclamações de clientes em 25 % anualmente e melhoramos a qualidade de nossos produtos. Fortaleci a equipe de qualidade, incentivando a criação de novos líderes de área e aplicando ferramentas de coaching e motivação. Melhorei o relacionamento com clientes insatisfeitos, entregando peças com deméritos de qualidade, conseguindo aceitação em 30% dos casos de entrega urgentes. Reduzi e otimizei 20% dos custos de não qualidade devido ao retrabalho, rejeições de qualidade e horas extras na fábrica do cliente. Desenvolví e validei produto de acordo com as expetativas do cliente. Desenvolvi e enviei documentos PPAP para lançamentos de novos produtos e mudanças de engenharia de peças. Liderei / participei do desenvolvimento de atividades (FMEA e APQP) para lançamento de novos produtos.
Engenheiro de Qualidade
Gestamp Argentina
nov 2007 - jun 2010
Função: Lidere o gerenciamento de documentos de peças estampadas durante a fase de projeto do VW Amarok e garanta a qualidade durante a vida útil da série, coordenando as atividades de um técnico de qualidade da planta.

Hitos laborais:
Reduzi o tempo de carregamento da documentação para o sistema BeOn de gerenciamento em 25% em relação ao projeto Gantt. Reduzi o nível de reclamações e custos de não qualidade da VW em 20% ao ano. Otimizei em 20% o tempo de entrega de peças consignadas de nossos fornecedores a partir de um trabalho conjunto e cooperação direta em suas plantas; dessa maneira, a qualidade foi aprimorada e o tempo de entrega de nossas peças estampadas foi reduzido. Obtivemos as aprovações das auditorias ISO TS 16949 e VDA 6.3 com zero Não Conformidades. Fui responsável pela apresentação e validação das primeiras amostras de PPAP de peças de pele estampadas, capôs, portas, tetos e reforços para a VW. Atingi os padrões esperados em tempo e forma no gerenciamento de documentos exigido para o projeto VW Amarok. Validei e aprovei os registros IMDS. Gerenciei produtos não conformes de produção e resolução de problemas de fornecedores e participei da solução de problemas de produção relacionados à qualidade. 
Formação
Técnico em Liderança e Coaching Ontológico
ICP Argentina
mar 2011 - nov 2013
Finalizado
Eng. Quimica
UTN
mar 1996 - out 2001
Ate 4to ano
Técnico em Química
EET1
mar 1985 - nov 1992
Finalizado
Idiomas
Ingles - Avançado
Chino - Intermediário
Portugues - Intermediário
Informações Adicionais
Informações Adicionais:
RESUMO

Especialista em Qualidade e Coach Ontológico com nível avançado da língua inglesa. Tenho vasta experiência no desenvolvimento de funções na indústria automotiva, liderando e implementando processos de certificação das normas ISO 9001 e Automotive IATF 16949, com foco em processos e melhoria contínua. Liderança construtiva e empática, foco em objetivos ambiciosos e grande capacidade de alcançá-los em tempo hábil, aplicando critérios, ferramentas de qualidade e gerenciamento avançado baseados em inovação e excelência. Focado na implementação de novas idéias para contribuir com o crescimento, evoluir os negócios e contribuir efetivamente para a lucratividade total da empresa. Atualmente, sinto-me motivado a enfrentar novos desafios trabalhistas no mercado europeu, considero muito desafiador conhecer a multiplicidade de projetos em expansão que atualmente se apresenta e que despertam interesse genuíno em mim, para continuar com o desenvolvimento de minha carreira profissional.

Pontos fortes pessoais: Facilidade na comunicação, assertividade e no relacionamento interpessoal | Boa gestão do estresse | Auto-motivação e autoconfiança | Vontade de aprender | Pensamento crítico | Orientação para o cumprimento dos objetivos |Elevado espírito de equipa, resiliência e pró-atividade |Capacidade de organização e gestão da informação.