Qualidade

Ozi*** ***** (XX anos)
Consultor da qualidade em AG2RM Consultoria Empresaria
Faculdade de Engenharia São Paulo
Lisboa,
Lisboa
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Consultor da qualidade
AG2RM Consultoria Empresaria
set 2016 - Atualmente
Consultor técnico da qualidade e meio ambiente (Pessoa Jurídica).
Função: Realizar atendimento técnico as empresas abaixo nas normas da qualidade e meio ambiente buscando certificar e manter seus sistemas de gestão da qualidade e/ou ambiental.
Responsável pela Análise e Qualidade do Produto (RAQP).
Mecaplast do Brasil
fev 2012 - mar 2015
Atuava na Engenharia de Desenvolvimento com o foco de melhorar o desempenho da Mecaplast no atendimento às especificações de projetos de peças e os prazos com clientes como Volkswagen, Renault e GM.
Neste período, atuei em projetos de peças como Conjunto Filtro de Ar – VW, Battery Tray – VW, Coletores de Ar Gol 1.6 e 1.0 – VW, Painel Frontal (Embelezador) – VW, Air Separator – VW, Ecope X – Renault, Beauty Cove GMI 700 – GM.
Participava de equipes de desenvolvimentos de novos itens através do planejamento avançado da qualidade (APQP) melhorando o atendimento aos requisitos dos clientes e os tempos de respostas.
Realizava contato direto com os fornecedores a fim de manter o atendimento conforme os requisitos e os prazos de entrega para a montagem das amostras. Realizava auditorias e a qualificação dos fornecedores nos requisitos ISO/TS 16949, ISO9001, FIEV, VDA 6.3 e QSB. Analisava as amostras quanto aos quesitos dimensionais, químicos e elétricos para aprovação dos PPAP ou solicitações de correção. Coordenava o pessoal das empresas terceirizadas de inspeções por embarques controlados e os inspetores da qualidade da produção,
Era responsável pela criação dos dispositivos de controle conforme a Rede Brasileira de Calibração, norma ISO 17025 e os requisitos dos clientes para peças de novos projetos e para peças já em produção seriada aumentando a detecção e diminuindo o risco de envio de produtos não conforme.
Realizava o gerenciamento dos testes e ensaios mecânicos, elétricos ou químicos dos produtos em projetos nos laboratórios junto aos clientes e fornecedores e coordenava equipes multifuncionais para a tomada de ações de correção quando necessário,
Realizava os cadastros de produtos no sistema internacional de descrição de materiais (IMDS) para a análise e aprovação dos clientes Volkswagen, Renault, Peugeot e GM.
Liderava as reuniões com equipes multifuncionais de PFMEA periodicamente visando a melhoria contínua dos processos produtivos e/ou correções de não conformidade. Operador na implementação do método de análise e solução de problemas MASP sendo um multiplicador da metodologia internamente assim como para a metodologia 8D.
Era o responsável técnico pelos clientes Volkswagen e Renault para negociar e resolver pendências de quaisquer assuntos relativos aos produtos fornecidos.
Realizava treinamentos e preparava conteúdos para disseminação de todos os colaboradores da Mecaplast referente aos Sistemas de Gestão da Qualidade como preparação para as auditorias ISO/TS 16949, FIEV, VDA 6.3 e QSB. Acompanhava as auditorias, gerava os planos de ações e verificava as eficácias.
Responsável pela melhoria e atualização diária do sistema de controle dos custos da não qualidade, indicadores internos e da corporação. Responsável pela criação e manutenção de planilhas e gráficos Excel para controles.

Analista da Qualidade
Metalsa Indústria e Comércio de Autopeças Ltda.
jul 2010 - out 2011
Fui responsável pelos atendimentos e respostas às reclamações de clientes como Scania, Ford, Volvo, Fiat-Iveco e Agrale conforme seus requisitos buscando melhorar o tempo de resposta e melhorar o processos continuamente mantendo a satisfação dos clientes e os indicadores de desempenho organizacionais atendidos.
Realizava atendimento às linhas de montagens das montadoras visando corrigir as reclamações de problemas de montagem ou solicitações de alterações. Coletava as informações e convocava reuniões com grupos multifuncionais (Engenharia de Produto e Processos, Produção, Manutenção, Logística e Segurança do trabalho) colocando em prática a Metodologia de Análise de Soluções de Problemas (MASP).
Gerava os registros das análises com as ações para a contenção do problema (inspeções e identificações dos itens inspecionados sob reclamação), análise das causas raízes estabelecendo das ações de correção e as verificações das eficácias para cada ação.
Participava de equipes de análise do modo de falha e seus efeitos do processo (PFMEA) inserindo as características nos estudos visando a correção definitiva das não conformidades.
Era responsável por elaborar e manter atualizados os indicadores de performance da satisfação dos clientes como Qualidade e Entrega.
Coordenador do grupo de elaboração dos requisitos Metalsa para os fornecedores de aço e beneficiamento com relação a matéria prima e serviços críticos e o Manual de Qualificação dos Fornecedores. Realizava a emissão de solicitações de ações corretivas aos fornecedores por problemas de fornecimento de produtos ou serviços não conformes.
Realizava o acompanhamento de desenvolvimentos de produtos nos fornecedores para a aprovação de PPAP para itens novos ou correntes. Participava de desenvolvimentos de novos produtos através do APQP.
Emitia relatórios de ações de corretivas devido a produtos não conforme (internos) e acompanhava os desenvolvimentos das ações. Realizava projetos metodologia A3 buscando a redução de custos no processo de manufatura do fornecedor e realizava auditorias e acompanhava as ações verificando as suas eficácias.
Atuava diretamente na manutenção dos Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:08, ISO/TS 16949:09 e Ambiental NBR ISO 14001. Contratava os organismos certificadores como Representante da Direção a assuntos relacionados. Era participante da Equipe do Sistema de Gestão Ambiental SGA, realizando projetos para atender os objetivos e metas do SGA e mantendo a certificação na norma ISO 14001. Preparava o caderno das FISPQ para informação dos colaboradores.
Preparava documentos internos e treinamentos referentes a segurança operacional dos colaboradores conforme a norma – OHSAS, realizando reciclagens periódicas melhorando o nível de conhecimento dos operadores e mantendo disseminadas as normas de segurança.
Preparava e realizava treinamentos internos para todos os colaboradores como a Metodologia de Análise e soluções de problemas MASP, documentos internos, PFMEA, ISO TS 16949, ISO 9001, ISO 14001, 5S, Políticas da Segurança do Trabalho conforme NR-10 e OSHAS 18001 e atuações em auditorias de certificações.
Coordenador de Sistemas da Qualidade.
JOC Usinados Automotivos Indústria e Comércio Ltda (Metalúrgica Onix).
mar 2010 - jun 2010
Responsável pela manutenção do sistema de gestão da qualidade ISO TS 16949 preparando o sistema e passando por auditoria externa com o sucesso da certificação.
Coordenava equipes multifuncionais na busca da melhoria contínua e nas ações de correção dos processos produtivos e de gestão. Treinava os colaboradores na atuação por processos e procedimentos internos.
Atendia clientes como Caterpillar e CNH quanto a reclamações, realizava as reuniões de soluções de problemas e respondia no formato solicitado acompanhando o andamento das ações até a verificação de eficácia positiva pelo cliente,
Participava das implementações de melhorias contínua, atuava em equipes multifuncionais como APQP e PFMEA, analisava as alterações de produto e processos quanto aos seus impactos na qualidade.
Realizava as auditorias internas e coordenava o processo de Certificação da fábrica de Forjaria e Usinagem nas normas da qualidade ISO/TS 16949:2009 e requisitos dos clientes Caterpillar e CNH.
Realizava revisões e novos estudos do controle estatístico do processo (CEP) para a tomada de decisão e atender os requisitos do PFMEA para as características especiais das peças.
Era responsável pela elaboração, controle (distribuição, guarda e manutenção) dos documentos, coordenava e apresentava os treinamentos necessários.

Analista da Qualidade.
Dana Indústrias Ltda.
jun 2003 - mar 2009
Era o responsável técnico pela garantia da qualidade dos produtos (Longarinas e Chassis para veículos médios e pesados como caminhonetes, ônibus e caminhões) e pelo atendimento às reclamações e solicitações de melhoria dos produtos e processos dos clientes Scania, Volvo, Ford-Iveco, Agrale e International coordenando as equipes para análise e o estabelecimento de ações.
Era o responsável pelo gerenciamento e controle das ações corretivas ou de melhoria oriundas de auditorias e reclamações de clientes buscando a eficácias das ações e melhorando os tempos de respostas. Realizava o acompanhamento conjuntamente com os responsáveis pelas ações mantendo o apoio para atender os prazos,
Atuava no processo produtivo diariamente buscando mantê-lo dentro dos seus parâmetros. Realizava melhorias efetivas no processo de produção e logístico como diminuição dos tempos de set up, custos com embalagens, desperdícios de materiais e do ciclo produtivo através do Mapeamento de Processo e ações aplicáveis.
Era responsável pela elaboração de documentos como Planos de Controle, Folhas de Processo, e outros documentos operacionais como apoio a área fabril.
Analisava os requisitos específicos dos clientes e realizava as implementações de ações para o pleno atendimento a conformidade e sua satisfação.
Atuava diretamente na manutenção dos Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:08, ISO/TS 16949:09 e Ambiental NBR ISO 14001. Contratava os organismos certificadores para auditorias e outros assuntos relacionados à certificação.
Preparava e realizava treinamentos e eventos internos para todos os colaboradores como ISO TS 16949, ISO 9001, ISO 14001, PPAP, PFMEA, 5S, Políticas da Segurança do Trabalho conforme NR-10 e OSHAS 18001.
Atuava na gestão da qualidade dos fornecedores qualificando novas fontes de fornecimento através de análises financeira e fabril. Implementamos indicadores de eficiência para o monitoramento e tomadas de ações. Realizava auditorias de 2ª parte verificando o atendimento dos fornecedores aos requisitos das normas ISO/TS 16949, ISO 9001, ISO 14001 e os requisitos Dana Corporation.
Coordenava o pessoal do recebimento de matérias prima referente ás atividades diárias, treinamentos, e procedimentos da área.
Formação
Engenharia Elétrica
Faculdade de Engenharia São Paulo
fev 2003 - nov 2008
Obtive êxito na formação Bacharel em Engenharia Elétrica pela faculdade de Engenharia São Paulo, tendo como projeto de conclusão de curso o acionamento de equipamentos eletroeletrônicos através da tecnologia celular.
Idiomas
Inglês - Avançado
Português - Fluente
Informações Adicionais
Cursos extracurriculares
•	Auditor da Qualidade Lead Assessor ISO/TS 16949 e ISO 9001 (Instituição: Interaction Plexus);
•	Auditor Ambiental (Lead Assessor) NBR ISO 14001 (Instituição: Pillar Management Associates) - IRCA;
•	Formação de Auditor pela norma ABNT ISO 9001:2015 (Instituição: AG2RM Consultoria Empresarial);
•	Formação de Auditor pela norma ABNT ISO 14001:2015 (Instituição: AG2RM Consultoria Empresarial);
•	Interpretação da Norma IATF 16949:2016 (Instituição: AG2RM Consultoria Empresarial);
•	Planejamento Avançado da Qualidade do Produto - APQP 4ª edição e MSA 3ª edição (Instituição: Setec);
•	Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos - FMEA 3ª edição (Instituição: Setec e Portal Suporte Consultoria);
•	Controle estatístico do Processo - CEP (Instituição Fundação Carlos Alberto Vanzolini e Setec);
•	Treinamento para cadastro de peças no sistema IMDS – (Instituição: Mecaplast Internacinal);