Engenheiro, projetista, gerente

Car*** ***** (XX anos)
Verification Leader em Volvo do Brasil
INSTITUTO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO – INPG
Lisboa,
Lisboa
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Experiência
Verification Leader
Volvo do Brasil
ago 2016 - jul 2020
Responsável por planejar, executar e entregar a verificação completa dos projetos de trem de força. O trabalho consistiu definir os testes necessários para a validação do produto, como testes em cela ou em veículo, juntamente com o engenheiro de componentes; assegurar os recursos; assegurar o orçamento; acordar o cronograma; esclarecer todos os detalhes técnicos para a execução com o engenheiro de testes; acompanhar a execução; reportar status; discutir resultados e emitir o relatório final aprovando ou não os componentes. Participou do P3216 – FH/FM Fuel Face – MY2020
System Installation Engineer & Geometrical Architect
Volvo do Brasil
jun 2011 - jul 2016
Gerenciou a interface entre Engenharia de Trem de Força (PE) e Engenharia de Veículo (VE), no lado de Trem de Força, assegurando que todos os requisitos e informações relevantes do trem de força sejam adequadamente comunicados e aceitos pelo projeto do veículo. Responsável por entregar o documento de requisitos de instalação do projeto (gerenciamento de requisitos). Acompanhou e mediou as discussões técnicas sobre requisitos e verificações.
Garantiu que o contrato de instalação fosse assinado entre o gerente de projetos de trem de força e o gerente de projetos de engenharia de veículos. Acompanhou discussões pós verificação e de discussão de desvios. Responsável por todo o packaging (montagens) CAD do trem de força, realizando análises geométricas (de tolerâncias), conduziu reuniões para discutir interfaces e soluções técnicas. 
Projetos relevantes: 
P3175 – VM Euro5 – Projeto de Trem de força 
P3157 – Novo FH LAM Introdução do Euro5 – Projeto de Trem de força
P30-8738 – Ônibus de motor frontal Euro 5 
P30-0453 – B7R Ônibus de motor traseiro Euro 5
SR Design Engineer
Volvo do Brasil
out 2008 - jun 2011
Responsável pelos componentes de isolamento acústico do veículo, instalação de cabos de mudança de marchas e atuação da embreagem. Trabalhou em vários projetos de veículos, usou as ferramentas de trabalho da Volvo, como Pro/Engineering, KOLA, Protus, bem como os métodos e padrões de design da Volvo. Teve contato com fornecedores e aprendeu sobre a tecnologia de isolamento acústico e as limitações de projeto, bem como os procedimentos de avaliação da instalação (acionados por ruído). Participou das novas soluções de design de isolamento acústico da FH trabalhando em Gotemburgo/SE de agosto de 2010 a dezembro de 2010.
Projetos relevantes: 
P2844 – VM Euro5 – Projeto do Veículo 
P2566 – Novo FH Introdução Euro5 – Projeto do Veículo 
P7375 – ISL 9L Cummins instalação para a Mack
Application Engineer
ANDREAS STIHL FERRAMENTAS MOTORIZADAS LTDA
dez 2005 - out 2008
Gerente Chefe de todos os projetos de industrialização de blocos de motores de motosserras e várias outras ferramentas elétricas. Os projetos foram uma parceria entre a sede da empresa em Waiblingen (DE) e a subsidiária em São Leopoldo (BR), que atuou como parceiro desenvolvedor (Entwicklungslieferant) para os blocos de motores. Responsável pelo cronograma, entregar o design do produto para fabricação, design de ferramentas, construção de ferramentas, testes de processos e entrega de peças desde os estágios iniciais do projeto, protótipos, até a produção em série. Responsável por coordenar uma equipe multifuncional, reportar as entregas do projeto e o status do mesmo para o presidente da filial no Brasil. Respondia ao Diretor Industrial.
Design Engineer (Konstrukteur)
ANDREAS STIHL AG & CO. KG
fev 2005 - dez 2005
Trabalhou como engenheiro de design no centro de desenvolvimento da matriz da empresa (Enwicklungszentrum), foi responsável pelo projeto de um bloco de motor de uma motosserra de dois tempos que utiliza a tecnologia de lavagem estratificada (spühlvorlage), criando o componente do zero, atendendo aos pré-requisitos do projeto e criando toda a geometria de um componente muito complexo, inteiramente no Pro/E. Discutiu e entrou em acordo com os especialistas sobre vários aspectos do projeto: estrutural, embalagem, funcional, capacidade de fabricação (produção de peças e linha de montagem). O design foi concluído e entregue com sucesso. 
Projetos relevantes: 
P1140: Projeto completo de Motosserra
Design Engineer
ANDREAS STIHL FERRAMENTAS MOTORIZADAS LTDA
fev 2001 - fev 2005
Trabalhou inicialmente como especialista em PRO/E, cargo que permitiu conhecer as regras e métodos de design da empresa. Utilizou o PRO/E para criar modelos 3D a partir de peças complexas de alumínio, magnésio e plástico a partir de um desenho manual 2D. Os modelos foram utilizados para projetar as cavidades das ferramentas. Foi a primeira vez que a empresa usou modelos 3D para fabricar as ferramentas. O trabalho permitiu conhecer as limitações de projeto de vários processos de fabricação: Fundição de Alumínio, Fundição de Magnésio, Injeção de Plástico, Forjaria e Usinagem. Os métodos de design da empresa também foram aprendidos. Participou como designer de um projeto de bloco de motor a quatro tempos desenvolvido em parceria com a matriz. Responsável pelo projeto do bloco do motor. Também responsável pela avaliação de novas peças, avaliação de relatórios de medição / material, discussões de desvio e aprovação para o uso em pré-séries.
Design Engineer
ADVANCE PROJETOS AUTOMOBILISTICOS LTDA
jan 2000 - jan 2001
Trabalhou como consultor de design na Volvo do Brasil, departamento de trem de força. Responsável pela modelagem 3D e desenhos 2D nas montagens Pro/E em trem de força. Trabalhou na definição geométrica de componentes, seleção de materiais, análise de tolerâncias e acompanhamento de protótipos de trabalho. Conhecimento e treinamento adquiridos sobre os métodos de projeto e as normas da Volvo e também sobre os sistemas mecânicos do veículo. 
Projetos relevantes: 
B10M 340HP – Instalação de motor de ônibus 
B10R – Instalação de motor de ônibus
Design Engineer
FORMTECH DO BRASIL
mai 1997 - dez 2000
Trabalhou como consultor de design no departamento de Engenharia de Caminhões da Volvo do Brasil. Responsável pela modelagem 3D e desenhos 2D nas montagens de componentes em Pro/E de Veículo. Trabalhou na definição geométrica de componentes, seleção de materiais, análise de tolerâncias e acompanhamento de protótipos de trabalho. Conhecimento e treinamento adquiridos sobre os métodos de projeto e as normas da Volvo e também sobre os sistemas mecânicos do veículo. 
Projetos relevantes: 
Caminhão NH12 – Instalação do A/C, Para-lamas traseiro e sistema de tomada de ar.
Formação
MBA – Gerenciamento Estratégico de Negócios
INSTITUTO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO – INPG
ago 2016 - ago 2018
Pós graduação voltada para o gerenciamento de negócios, concluída em 2018.
Engenharia Industrial Mecânica
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR
jul 1992 - nov 1997
Bacharelado em engenharia mecânica com duração de 5 anos. 
Técnico em Mecânica
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR
fev 1988 - jul 1993
Curso técnico de nível médio com duração de 4 anos
Idiomas
Inglês - Fluente
Alemão - Avançado
Português - Nativo
Informações Adicionais
Cidadão brasileiro
Intenção de trabalhar e residir em Portugal.
No momento me encontro no Brasil, tive que escolher um lugar em Portugal porque o sistema não permite de outra forma.