Diretor financeiro

Ant*** ***** (XX anos)
Director Coordenador em GMI Gestão e Manutenção Imobiliaria, Lda
Universidade Portucalense
Porto
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Director Coordenador
GMI Gestão e Manutenção Imobiliaria, Lda
jan 2018 - dez 2019
Empresa nacional pertencente ao Grupo Imogestin (responsável pela gestão de projectos habitacionais do Estado Angolano), que presta serviços de manutenção multitécnica em equipamentos industriais, escritórios, bancos e residências.

Principais responsabilidades:

	Gerir as operações da empresa de acordo com a estratégia implementada pela Gerência;
	Preparação e apresentação do orçamento anual da empresa para aprovação da Gerência, em conformidade com as orientações estratégicas definidas;
	Verificar controlo orçamental e zelar pelo cumprimento das regras e procedimentos de controlo interno;
	Garantir o cumprimento da contabilidade da empresa e práticas administrativas, em conformidade com a legislação e práticas contábeis geralmente aceites. Seguindo os principios PCGA;
	Garantir o processamento rigoroso das operações contabilísticas no sistema Primavera ERP , manutenção de registos precisos e detalhados com apoio de documentação original.
	Gestão das Contas a Pagar e Receber, implementar medidas de controle de crédito efetivas;
	Supervisão da folha de pagamento de salários;
	Preparação e apresentação de resultados mensais e previsões trimestrais à Gerência assim como aos Sócios
	Análise e avaliação das contas mensais, revisar o desempenho real contra o orçamento, identificando tendências e destacando as variações, fornecendo informação de gestão precisas para a Gerência ;
	A coordenação eficaz dos litígios, seguros e outras reivindicações.
	Gerir eficazmente o pessoal subordinado em termos de: Avaliação de Desempenho, Desenvolvimento de Competências e Carreira.

Reporte hierárquico à Gerência.
www.imogestin.co.ao
Diretor Financeiro
Global Integrated Logistics Angola Agility
ago 2016 - dez 2018
Empresa internacional de Logistica e Transportes com sede regional no Dubai, Emirados Árabes Unidos e mundial na Suiça. Cotada na bolsa de valores no Kuwait.

Pricipais responsabilidades:

	Garantir o cumprimento de negócios com as políticas Financeiras do Grupo;
	Preparação e apresentação atempada do orçamento anual da empresa para aprovação regional, em conformidade com as orientações orçamentais definidas;
	Verificar controlo orçamental e zelar pelo cumprimento das regras e procedimetos de controlo interno;
	Processamento preciso de operações contabilísticas no sistema ERP (Oracle e Control AS400), manutenção de registos precisos e detalhados com apoio de documentação original.
	Gestão das Contas a Pagar e Receber, implementar medidas de controle de crédito efetivas;
	Supervisão da folha de pagamento de salários;
	Preparação e apresentação de resultados mensais e previsões trimestrais ao Director Geral assim como à Direcção regional. Utilização de SW do grupo (Hyperion Financial, GL Wand, Eforms, etc)

Reporte hierárquico ao Director Nacional e ao Director Financeiro Regional no Dubai, UAE. 
www.agility.com
Diretor Financeiro
G4S Serviços de Segurança, Lda
jun 2015 - ago 2016
A G4S é a maior empresa de segurança do mundo com escritórios em mais de 130 paises do mundo dos quais 27 em África, com mais de 620.000 colaboradores e cotada na Bolsa de Valores de Londres e Helsinquia.




Principais responsabilidades:

	Garantir o cumprimento de negócios com as políticas Financeiras do Grupo em relação ao orçamento;
	Preparação e apresentação atempada do orçamento anual da região para aprovação, em conformidade com as orientações orçamentais definidas e princípios;
	Manutenção das despesas dentro dos níveis aprovados e assegurar a conformidade com os procedimentos de controlo orçamental;
	Processamento atempado e preciso de operações contabilísticas centralizados no sistema ERP, manutenção de registros precisos e detalhados com apoio de documentação de origem.
	Gestão de Tesouraria;
	Supervisão da folha de pagamento, garantindo que as horas efectivamente trabalhadas não excedem os requisitos de mão de obra contratuais.
	Preparação e apresentação atempada das previsões de resultados mensais, facilitando a implementação de medidas proativas para evitar resultados inaceitáveis.
	Análise e avaliação das contas mensais, revisar o desempenho real contra o orçamento, identificando tendências e destacando as variações, fornecendo informação de gestão precisas para o director-geral e director regional. Utilização de SW do Grupo (BPC, Excel, Primavera);

Reporte a Director Nacional Executivo e ao Director Financeiro Regional em Johannesburg, RSA.
www.g4s.com
Diretor Financeiro
Inotec – Ambiente, Energia e Comunicações, SA
jul 2013 - jun 2015
Empresa angolana na área de Serviços de Engenharia e Construção de Centrais Termoeléctricas. Atuei como Director Financeiro. Responsável pela área contabilistica e fiscal. Responsável pela área de importação (Compras) e tesouraria (pagamentos/recebimentos).

Principais actividades:

	Direcção Financeira;
	Coordenação da Logística e Coordenação da importação e desalfandegamento de equipamentos;
	Contactos com Banca e Organismos Públicos;
	Cartas de Crédito, Factoring e Leasing; transferências ao exterior.
	Apoio à Administração/CE na Negociação de contratos com Clientes e Fornecedores;
	Responsável pela contabilidade geral, de custos e fiscalidade;
	Consolidar o orçamento financeiro da empresa;
	Coordenar a actividade financeira, economica e de desenvolvimento;
	Implementar a Estratégia Financeira da empresa e garantir a sua materialização;
	Elaboração de reports mensais, semestrais e anuais para a Comissão Executiva;
	Acompanhamento da auditoria externa;
	Definição em conjunto com a Comissão Executiva do Plano Anual de Desenvolvimentos do Sistema de Gestão e efectuar a sua coordenação;

Reportava directamente ao PCA e CE.
www.inotec.co.ao
GM & Finance Controller
JLP (Angola) Engineering Solutions, SA
jun 2009 - jul 2013
Empresa prestadora de serviços à Industria Petrolífera. Atuei como Director Geral, com funções de organização, coordenação e orientação de todos os departamentos da empresa. Responsável por cerca de 45 postos de trabalho nacionais e 60 expatriados. A empresa tem escritórios em Luanda (Angola), Accra (Ghana) e Aberdeen (UK).

Principais actividades:

	Responsável pela implementação da estratégia empresarial;
	Desenvolver e orientar a implementação de metas, objectivos, políticas, procedimentos e padrões de trabalho para a empresa;
	Preparar e administrar o orçamento da empresa, incluindo a determinação das necessidades de pessoal e operacional;
	Representar a Empresa;
	Monitorizar mudanças nas leis, regulamentos e tecnologia que podem afetar as operações da empresa; política de implementos e alterações processuais, conforme exigido
	Analisar possível investimento;
	Fazer transferências bancárias ao exterior e transferências de financiamento (ANIP);
	Preparar e revisar orçamento anual;
	Analisar as receitas e despesas e recomendar níveis de orçamento adequado para garantir o controlo da despesa
	Implementação da certificação ISO 9001

Reportava ao Conselho de Administração.
Empresa vendida em 2013 pelos sócios a outros investidores que trocaram toda a equipa de gestão.
www.jlpeng.com
Diretor Financeiro
Pinto & Cruz Angola
fev 2008 - jun 2009
Empresa portuguesa com mais de 80 anos que actua nas áreas de Engenharia. Atuei como Director Administrativo e Financeiro. Responsável pela área administrativa e recursos humanos. Responsável pela área financeira e de pagamentos.

Principais actividades :

	Direcção Financeira e Administrativa;
	Contactos com Banca e Organismos Públicos;
	Negociação de contratos com Clientes e Fornecedores;
	Cartas de crédito, transferências para o exterior (BAPICs, etc)
	Responsável pela contabilidade e fiscalidade;
	Elaboração de reports mensais, trimestrais, semestrais e anuais para a Administração em Portugal;

Reportava ao Administrador Financeiro em Portugal.
www.pintocruz.pt
Diretor Financeiro
Editec UK (Premier Bet Angola)
O Director Financeiro é responsável pela gestão administrativa, financeira e de riscos da operação, incluindo o desenvolvimento/execução de uma estratégia financeira e operacional, desenvolvimento e monitoramento contínuos de sistemas de controle sobre o fluxo de caixa de receitas e premios. 

	Trabalhar em parceria com o CEO, CFO do Grupo e Controladores em Londres, para gerar planos financeiros, orçamento, para desenvolver e implementar negócios/estratégia de financiamento de longo prazo e gestão de fluxo de caixa
	Participar de decisões importantes como membro da equipe de gestão de operações sénior
	Gerir os departamentos contabilidade, tributário e de tesouraria conforme necessário
	Trabalhar com o Controller para implementar a gestão financeira e processo de encerramento do mês.
	Preparação e supervisão da reconciliação de transferências diárias de dinheiro e relatórios financeiros
	Supervisionar os sistemas de processamento de transações da empresa e garantir a transparência das contas
	Compreender e mitigar os principais elementos do perfil de risco das operações
	Construir e monitorar sistemas de controle confiáveis
	Garantir que a operação esteja em conformidade com todos os requisitos legais e regulamentares
	Garantir que a manutenção de registros atenda aos requisitos de auditores, conselhos de jogos e agências governamentais
	Manter relações com auditores externos e investigar suas conclusões e recomendações
	Manter relações bancárias 
	Preparação das contas de final de ano e gestão da auditoria anual e arquivo das contas estatutárias junto das autoridades.

O reporte é feito para o Director de Operacões Nacional e Director Financeiro e Controlador do Grupo em Londres.
www.editec.co
Sócio-gerente
Ecoprocesso Engenharia e Processos, Lda
Sócio gerente da sociedade com responsabilidades na área Comercial e Administrativo-Financeira. 

Principais actividades :

	Contactos comerciais com clientes ;
	Acompanhamento das vendas;
	Contactos comerciais com Fornecedores;
	Visita a feiras nacionais e Internacionais dos sectores Minas, Construção Civil e Ambiente;
	Responsável financeiro, com acompanhamento das contas a pagar e a receber;
	Responsável pela área administrativa;
	Contactos com a Banca e Organismos Públicos;

A empresa foi fechada em 2008 devido à crise no sector das Pedreiras e Obras Públicas.
Formação
Gestao de Empresas
Universidade Portucalense
out 1989 - set 1995
Licenciatura de 5 anos em Gestao de Empresas na Universidade Portucalenses Infante D. Henriqueno Porto, durante o periodo de 1989 a 1995. Terminei com media de 13 valores .
Varios
VArios
	Operações de Jogos e Apostas Desportivas e modelos financeiros
no terreno
Maputo, Moçambique – Março 2020

	Operações de Jogos e Apostas Desportivas e modelos financeiros Excel
Formação 
	Londres, RU – Fevereiro 2020
	
	IVA Implementação em Angola 2019 - Primavera
2019 Luanda – Angola

	Tax Workshop 2018
AECIP 2018 Luanda – Angola

	Oracle HR Module Training 2017
2017 Kuwait City - Kuwait

	Shared Services Center 2017
2017 Chennai - India

	Oracle and HFM Training 2016/2017
Abu Dhabi e Dubai -EAU

	Finance Training (IFR, GAAP and SAP BPC) 2015
2015 Sandton Africa do Sul

	Entre 1995 e 2015 
Formação técnica de Contabilidade, Gestão e Fiscalidade
Portugal, Espanha, Angola
Idiomas
Ingles - Profissional
Espanhol - Profissional
Informações Adicionais
Contabilista Certificado
Contabilista Certificado em Portugal e Angola