Diretor comercial/ key account

Mig*** ***** (XX anos)
Diretor Comercial em Peroxfarma
IPAM
Lisboa
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Experiência
Diretor Comercial
Peroxfarma
nov 2018 - nov 2018
Peroxfarma  
▪ Diretor de Vendas: Responsável por uma equipa de 12 elementos e por todos os canais de distribuição integrados na Unidade de Negócio da Consumer Healthcare da Peroxfarma: Canal farmácia independente, Grupos de Farmácias a Nível Nacional, Ilhas, Hospitais, USF, Centros de Saúde, Mass Market (Parafarmácias), Armazenistas, Exportação e Grande Consumo. Paralelamente tenho sob a minha responsabilidade a angariação de parcerias para reforçar o Portfólio da empresa. 
 
Miguel Nuno Baptista 
▪ Principais Responsabilidades ➢ Gestão dos centros de custo; ➢ Análise da performance mensal de cada canal e desenvolvimento e implementação de planos de ação; ➢ Definição dos objetivos e elaboração dos esquemas de incentivos para a Equipa de Vendas; ➢ Definição da carteira de clientes de cada elemento da equipa de vendas (Farmácia e Médico); ➢ Definição de clusters para a HMR para análise de dados de Mercado.   
• Trabalho em Equipa ➢ Marketing & Trade: Definição de materiais de POS, folhetos científicos para as USF, Centros de Saúde e Hospitais; ➢ Responsável pela mensualização das vendas e respetiva revisão de orçamentos; ➢ Elaboração do Forecast Mensal de Vendas em parceria com o Diretor Geral; ➢ Report estratégico com o CEO Peroxfarma.  
• Reuniões e Congressos ➢ Reuniões de ciclo: Definição de locais, organização da agenda e elaboração da informação a partilhar com a equipa de vendas; ➢ Congressos: Participação no congresso Update (maior congresso a nível Nacional de Clínica Geral). Definição dos participantes da equipa comercial e organização da comunicação junto do stand.
Diretor Comercial
Sidefarma
set 2017 - nov 2018
Sidefarma, LDA  
▪ Diretor Comercial: Responsável por uma equipa de 5 elementos e por todos os canais de distribuição integrados na Unidade de Negócio Consumer Healthcare Sidefarma: Canal farmácia, Grupos de Farmácia a Nível Nacional, Ilhas, Hospitais, Mass Market (Parafarmácias), Armazenistas e Exportação.  
▪ Principais Responsabilidades ➢ Gestão de centros de custo; ➢ Análise da performance mensal de cada canal e desenvolvimento e implementação de planos de ação; ➢ Definição dos objetivos e elaboração dos esquemas de incentivos da empresa; ➢ Gestão do canal Exportação e Internacionalização das marcas da Empresa nos Países Palops; ➢ Gestão do budget e centros de custos para concursos públicos hospitalares.  
• Trabalho em Equipa ➢ Elaboração do Forecast mensal para as áreas da Consumer Healthcare e Hospitalar juntamente com a Administração; ➢ Report mensal dos centros de custo à Administração da empresa; ➢ Em parceria com o Marketing, participação no desenvolvimento de materiais e estratégias para os vários canais de distribuição; ➢ Elaboração e Report mensal do P&L.  
• Reuniões e Congressos ➢ Reuniões de ciclo: identificação do local, elaboração da agenda, definição da comunicação e apresentação de toda a estratégia do negócio; ➢ Participação em Feiras de medicamentos no estrangeiro com o objetivo de internacionalizar as marcas da Empresa.
Area Manager
Boehringer Ingelheim
jun 2001 - set 2017
Boehringer Ingelheim, LDA  
▪ Area Manager: Responsável por uma equipa de 3 elementos e pelos canais: grupos de farmácias, armazenistas e Ilhas. Durante este período teve sob a sua responsabilidade 50% do volume de faturação da Unidade de Negócio Consumer Healthcare. Participação ativa na identificação de clientes nacionais para negócios de exportação na passagem desta área de negócio para a equipa de África do Sul.   
▪ Principais Responsabilidades ➢ Gestão dos centros de custo dos canais sob a sua responsabilidade; ➢ Análise da performance mensal de cada canal e apresentação de planos de ação; ➢ Definição e implementação dos contratos com os grupos de farmácia, a nível Nacional; ➢ Desenvolvimento de atividades para o Agente da Ilha dos Açores e formação dos seus comerciais; ➢ Definição de uma estratégia comercial com o objectivo de incrementar as vendas nos vários canais assim como melhorar a rentabilidade da unidade de negócio; ➢ Monitorização dos dados de sell-out e garantir um maior controlo do Grey Market; ➢ Definição de estratégias comerciais para o canal armazenista com vista a incrementarr o sell-out dos Grupos de Farmácias; ➢ Definição de objetivos e atribuição de KPIs na definição do esquema de incentivos para a equipa sob a sua responsabilidade.  
• Trabalho em Equipa ➢ Elaboração do Forecast mensal de vendas para as áreas sob a sua responsabilidade juntamente com a Sales Manager; ➢ Report mensal dos centros de custo; ➢ Report semanal da performance da equipa sob a sua responsabilidade; ➢ Marketing: Participação ativa na elaboração do Business Marketing Plan para o departamento; ➢ Trade Marketing: Participação ativa na estratégia para a definição do Trade Marketing Plan para os canais sob a sua responsabilidade.  
• Reuniões e Congressos ➢ Reuniões de ciclo: Elaboração de apresentações dos diferentes canais sob a sua responsabilidade, performance equipa, routings de atuação, análises Swot, concorrência, clientes alvo, Market Share atingido e planos de ação para cumprir o MS proposto;  ➢ Participação em eventos realizados pelos grupos a nível Nacional;  ➢ Organização de eventos com o objetivo de promover as marcas da Empresa; ➢ Participação em reuniões semanais e mensais do departamento;  ➢ Avaliação de todos os seus reports, juntamente com os Recursos Humanos.   
                               (jan. 2009 até dez. 2015) • Responsável por uma equipa de 2 elementos, Key Account Manager e Territory Manager. Responsável pela equipa de Outsourcing - OCP Connect - com 6 delegados. Acompanhamento de vários armazenistas em parceria com a Sales Manager e elaboração dos objetivos para os vários canais; revisão do Rolling Forecast; Deputy da Sales Manager.   
Key Account Manager                 (fev. 2008 até jan. 2009) • Gestão de grupos a nível Nacional (território no valor de 2 milhões €). Gestão Budget/ Cliente. Report mensal/ anual do controlo de gestão de contas: resultados, rentabilidade, novos clientes, mercado e actividades.   
 
Miguel Nuno Baptista   
         Territory Manager                  (junho 2001 a fev. 2008)  
• Responsável pela gestão de uma carteira de clientes na Grande Lisboa e Algarve.  • Responsável pela análise de dados de mercado (IMS Health, HMR Health e Nielsen) para o território e apresentação de propostas e sugestões para correção de desvios.  • Planeamento e organização de eventos promocionais e de formação.
Formação
Gestão de Marketing
IPAM
A frequentar o curso de Gestão de Marketing no IPAM. Neste momento já completei ano e meios do curso e por motivos pessoais, tive que suspender os estudos. Pretendo retomar o mais rápido possível.
Idiomas
Inglês - Intermédio
Espanhol - Intermédio
Informações Adicionais
Aptidões e Competências de Gestão e Funcionais
Durante o desempenho das funções acima descritas desenvolvi e consolidei as seguintes competências: Capacidade de negociação e decisão, comunicação, orientação para resultados e visão estratégica do negócio; boa capacidade de trabalho independente, perseverança, dinâmico, proactivo, atitude positiva, visão orientada para o cliente (I/E), elevada capacidade para trabalhar em equipa e em ambiente internacional e multicultural. Liderança de projetos e de pessoas, organização e realização.
Resumo Profissional
Iniciei o meu percurso profissional, como comercial na grande distribuição, na empresa Nabisco Ibéria.  
Com a intenção de aumentar, melhorar e consolidar os meus conhecimentos e competências, ingressei no mercado farmacêutico (2001), onde desempenhei funções de delegado Informação Médica.  
Em junho 2001 ingressei numa das maiores Empresas do mercado Farmacêutico, Boehringer Ingelheim Consumer Healthcare, integrando a equipa de vendas como Territory Manager.  
Fui responsável por uma área geográfica onde exerci funções de gestão, vendas e negociação (clientes & fornecedores) assim como formação e treino às equipas de Farmácia. Implementei planos de desenvolvimento para o território; gestão de incentivos, desenvolvimento de estratégias comerciais e incremento da rentabilidade do território. Neste período contribuí para o aumento do volume de vendas do território em 110%, alcançando um valor de faturação de 890.000€.   
Posteriormente fui convidado para a função de Key Account Manager, gerindo grandes contas a nível Nacional assim como participando em projetos-chaves para esta Unidade de Negócio. Estive também envolvido no processo de desenvolvimento de uma ferramenta de CRM.   
Em 2009 fui convidado para exercer a função de Area Manager e ficar responsável pelo canal dos Grupos a nível Nacional. O Objectivo desta nova função foi maximizar as vendas e aumentar a rentabilidade do negócio: organizar as centrais de compras e plataformas de Farmácias a nível Nacional, que estavam em desenvolvimento, mas ainda sem uma estratégia bem definida.  
Actualmente exerço a função de Diretor Comercial no canal farmácia, com a responsabilidade de implementar novas estratégias de negociação, rentabilizando os recursos disponíveis.
Objetivos de Carreira
Procuro novos desafios na área Comercial. Acredito ter as competências necessárias para um desempenho de excelência num novo projeto, assim como disponibilidade para abraçar novos desafios. Tenho total mobilidade pelo que estou disponível para desafios no estrangeiro.