Controller
Ber*** ***** (XX anos)
Analista e Coordenador de Relações com Investidores em Eletrobras
IBMEC
Lisboa,
Lisboa
|
Experiência
Analista e Coordenador de Relações com Investidores
Eletrobras
abr 2010
-
Atualmente
• Análise Financeira da Empresa e de seus pares (setor elétrico em geral); • Desenvolvimento de Relatório de Gestão e Sustentabilidade; • Suporte nas solicitações de Agentes de Inspeção e Bolsas de Valores, onde a empresa possui suas ações, como B3 (Bolsa de Valores Brasileira) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Securities and Exchange Comission (SEC), NYSE e LATIBEX; • Coleta e analise informações financeiras e calculo de métricas financeiras; • Elaborar relatórios de análise de ações, relatórios gerenciais e releases de resultados; • Trabalhar no desenvolvimento da imagem da empresa com o objetivo de divulgar informações para aumentar a base acionária da empresa com intençaõ de aumentoar o valor para o acionista; • Apoio nas assembleias gerais de acionistas, elaboração da proposta da administração e contagem de votos dos acionistas durante a assembleia; • Manter contato com as agências de classificação mais relevantes para monitorar os relatórios de classificação da Companhia; • Acompanhar o montante dos dividendos/juros sobre capital próprio a pagar nos exercícios anteriores e no atual; • Cálculo do dividendo/juros sobre capital próprio em função do resultado do exercício • Divulgar todas as comunicações ao mercado, tais como Comunicados ao Mercado, Fatos Relevantes ou Comunicado aos Acionistas; • Coordenação junto ao Gerente da área de questões relacionadas ao Pessoal e também das atividades rotineiras. • Uso da ferramenta SAP/R3 na liberação de faturas para pagamento e também na frequencia de pessoal.
Economista - Orçamento
Eletronuclear
set 2009
-
mar 2010
• Desenvolvimento e consolidação do orçamento da empresa; • Preparação de relatórios de gestão, como orçado versus realizado no trimestre e base anual; e • Auxiliar todos os departamentos da empresa na realocação do orçamento, para que a Companhia funcione normalmente.
Analista de Pricing
Liq
nov 2008
-
set 2009
• Interação com o departamento de vendas para um desenho completo do projeto e correta precificação • Interação com os diretores da empresa para definir estratégias de negócios quanto à precificação de projetos. • Análise de avaliação completa de todos os projetos de pré e pós-venda da Companhia. • Análise de real x preçificado para projetos especiais
Analista de Pricing e Proposal
Nimbi
mar 2008
-
ago 2008
• Atuação como ponto focal (PMO) no desenvolvimento de propostas técnico-comerciais em diversos escopos em consultoria, e-business e outsourcing; • Interação constante com parceiros e / ou diretores da empresa na precificação estratégia e margens dos serviços acima; e • Ponto focal de precificação e teste de análise de viabilidade das propostas comerciais da Companhia
Analista Financeiro - Área de Faturamento
Liq
mai 2007
-
fev 2008
• Faturamento, provisionamento e estorno de faturamento ou provisão de diversas clientes corporativos, com utilização ampla da ferramenta SAP/R3; • Faturmento Intercompany do maior cliente da Companhia; • Consolidação de informações relevantes relativas às receitas da empresa para informações corretas da demonstração do resultado; • Análise da receita no comparativo faturado mensalmente, bem como análise realizado versus orçado versus tendencionado (mensal e trimestral); e • Análise de contas a receber visando atingir a Prazo Médio de Recebimento alvo da Companhia.
Analista de Faturamento – Área de Faturamento
Embratel
jan 2005
-
ago 2005
• Controle de base de dados e cadastro de clientes corporativos com extração de relatórios de várias fontes e diferentes sistemas empresariais; • Uso de bancos de dados e ferramentas específicas de cobrança e coleta de dados para monitorar/alterar estrutura da planta de voz do cliente; • Colaboração na implantação do novo sistema de controle e cadastro de mercado de voz CCC (Cadastro de Clientes Corporativos), facilitando a interface com outros sistemas necessários para a emissão adequada de notas fiscais, além disso, facilitando a visualização/criação dos campos necessários à correção do faturamento; e • Análise da planta de voz do cliente, a fim de realizar a migração para o novo sistema e fazer os reparos necessários para uma futura migração.
Analista de Marketing (Precificação) – Área de Preços
Embratel
jan 2004
-
dez 2004
• Colaboração na implantação dos sistemas de suporte ao negócio - SPE (Sistema de Preços Especiais), facilitando os registros de preços cobrados pelos concorrentes de produtos/serviços por estado e região, apoiando a força de vendas nas negociações com os clientes e a Companhia no seu posicionamento de preços dos produtos; • Precificação dos segmentos de mercado de serviços de dados (redes), telefonia e Internet para clientes Governo e Corporativo envolvendo relacionamento comercial, custo, cobrança, crédito, além da política de preços em vigor na Empresa; • Gestão contínua do nível de risco de negócios, ameaças e oportunidades, checagem de se as estratégias adotadas pelas empresas concorrentes ingressantes ou existentes estão de acordo com as tendências mercadológicas e regulatórias da Anatel (Agência Reguladora), possibilitando a identificação do comportamento dos produtos por segmentos de negócios, gerando Relatórios Analíticos de Precificação para aumentar a eficácia e eficiência nas decisões estratégicas de marketing da Companhia; • Orçar a viabilidade econômica de novos negócios/manutenção de receita, com ganhos de concorrência; e • Acompanhamento de mercado por regiões e por porte do cliente.
Formação
Economia e Finanças
IBMEC
jan 1999
-
dez 2004
▪ Forte nível analítico quantitativo principalmente nas disciplinas Macroeconomia, Microeconomia, Matemática, Estatística, Econometria e Finanças.
Idiomas
Ingles - Avançado/Fluente
Portugues - Brasil - Nativo
Espanhol - Intermediario/Avançado