Quando é para entregar o IRS?

Quando é para entregar o IRS?

O prazo de entrega do IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares) é uma questão recorrente e importante para muitos portugueses. Em 2021, a entrega do IRS incide sobre os rendimentos auferidos em 2020 e decorre entre o dia 1 de abril e o dia 30 de junho.

Em caso de incumprimento do prazo, os contribuintes ficam sujeitos a uma coima que varia entre 15€ e 250€. É, portanto, crucial estar atento às datas para evitar este tipo de sanções.

Para quem tem rendimentos exclusivamente obtidos através de trabalho dependente, o prazo de entrega é o mesmo de sempre: entre 1 de abril e 30 de abril. Já para os contribuintes que obtenham outros rendimentos (por exemplo, trabalhadores independentes) ou que estejam integrados em determinadas situações, o prazo é mais alargado e pode ir até 30 de junho.

Os contribuintes que optam pela entrega do IRS em papel, deve dirigir-se aos serviços de finanças ou lojas do cidadão, para obter o respetivo formulário e respetivas instruções. Já quem opta pela entrega eletrónica, pode fazê-lo através do Portal das Finanças ou de outro software certificado.

Em resumo, sublinhamos que é fundamental respeitar o prazo de entrega do IRS para evitar coimas e problemas com a Autoridade Tributária. Por isso, mantenha-se informado e atento às datas para evitar imprevistos.

Quem está dispensado de entregar IRS em 2023?

O IRS, Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, é um imposto aplicado sobre o rendimento dos trabalhadores portugueses. Todos os anos, a maioria dos contribuintes deve entregar a declaração de IRS, com o objetivo de regularizar a situação fiscal com o Estado. No entanto, algumas pessoas estão dispensadas de fazer esta obrigação.

De acordo com a legislação em vigor, quem está dispensado de entregar IRS em 2023 são os contribuintes que tiveram no ano anterior um rendimento anual bruto inferior a 8.500 euros. Esta medida de isenção aplica-se apenas a trabalhadores independentes e outros rendimentos de categoria B.

Outros beneficiários que estão também dispensados incluem pessoas com doenças crónicas que lhes impede de trabalhar, pessoas que se encontrem em situação de desemprego e tenham recebido subsídios abaixo de 8.500 euros anuais, e pessoas com rendimentos únicos, como por exemplo, pensões de sobrevivência.

Além disso, aqueles que tiveram apenas rendimentos de trabalho dependente ao longo do ano passado também estão dispensados de declarar o IRS, desde que o seu salário não ultrapasse determinado valor. Em 2023, este valor é de 11.280 euros anuais.

São várias as situações que permitem dispensa da entrega de IRS, mas é importante que cada contribuinte confirme, com antecedência, se está ou não abrangido por esta isenção.

Quando se deve fazer IRS?

O IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares) é um imposto que é devido por todas as pessoas que obtenham rendimentos em Portugal, sejam eles oriundos de trabalho dependente ou independente, pensões, rendas de imóveis, entre outros.

A declaração do IRS é obrigatória e deve ser entregue anualmente durante o período de 1 de abril a 30 de junho do ano seguinte ao que se refere a declaração. Este período pode ser prorrogado, seja por motivos justificados ou por atrasos no envio das declarações por parte das Finanças.

Relativamente aos prazos de entrega, existem duas datas importantes: 31 de maio e 30 de junho. Até 31 de maio, devem entregar a declaração do IRS os trabalhadores independentes que auferem rendimentos e preveem ter um rendimento anual inferior a 10 mil euros. Já os contribuintes que exerçam atividade por conta de outrem ou que aufiram rendimentos de pensões e outros rendimentos devem entregar a declaração até 30 de junho.

Contudo, é importante estar atento a outros prazos, como é o caso do prazo para validar as faturas no e-fatura, que termina dia 25 de fevereiro. As faturas devem ser inseridas na plataforma dentro de um determinado período e somente assim os valores de IVA e deduções à coleta podem ser considerados.

Por isso, é essencial que todos os contribuintes estejam atentos a estas datas e prazos importantes, para evitarem multas e coimas. O não cumprimento das obrigações fiscais pode resultar em coimas, que variam de acordo com o grau de gravidade da situação.

Como fazer o IRS 2023?

Fazer o IRS pode parecer complicado e confuso para muitas pessoas, mas é uma obrigação anual de todos os contribuintes em Portugal. O IRS 2023 refere-se aos rendimentos obtidos em 2022 e deve ser entregue até ao final de abril de 2023. Neste artigo, vamos guiá-lo passo a passo em como fazer o IRS 2023 de forma simples e clara.

Passo 1: Obter os dados fiscais - Antes de começar a preencher a declaração de IRS, é essencial obter todos os documentos necessários, como recibos verdes, certificados de rendimentos, recibos de despesas, entre outros. Se for casado ou tiver dependentes, também deve ter os respetivos dados.

Passo 2: Aceder ao Portal das Finanças - O próximo passo é aceder ao Portal das Finanças e selecionar a opção "Entregar IRS". Pode fazê-lo através do seu computador ou telemóvel.

Passo 3: Selecionar o tipo de declaração - Na página seguinte, deve selecionar o tipo de declaração que pretende entregar. Existem três opções disponíveis: Modelo 3 (para quem tem rendimentos de trabalho dependente), Modelo 10 (para quem tem rendimentos de trabalho independente) e o Rascunho Automático (para quem quer começar a preencher a declaração).

Passo 4: Preencher a declaração - Agora é hora de preencher a declaração. Deve ter todos os seus dados fiscais à mão para preencher a declaração de forma correta e acertada. Pode também acrescentar as despesas dedutíveis.

Passo 5: Verificar e submeter a declaração - Após preencher todos os campos, deve verificar se tudo está correto e submeter a declaração. Uma vez entregue, receberá um recibo que comprova a entrega do IRS 2023.

Fazer o IRS 2023 pode parecer uma tarefa complicada, mas seguindo estes passos, pode ser feito facilmente e sem problemas. É importante ter todos os documentos à mão e preencher todos os campos corretamente. Lembre-se de submeter a declaração dentro do prazo e de verificar se tudo está certo.

Com estes passos simples, pode ter a certeza que fez o IRS 2023 corretamente e cumpriu com as suas obrigações fiscais em Portugal.

Quanto vou pagar IRS 2023?

O IRS é um imposto que todos os contribuintes em Portugal devem pagar, mas muitas pessoas não sabem o quanto é que terão que desembolsar.

Em 2023, como em qualquer ano, o valor do IRS vai depender principalmente do rendimento que cada contribuinte tiver. Se tiver um salário mais elevado, então pagará mais impostos.

Para calcular o IRS a pagar, temos em conta diversas deduções. As deduções podem variar de acordo com o agregado familiar, as despesas de saúde, as despesas de educação, entre outras.

Não se esqueça que existem escalões de IRS. Isso significa que se ganhar algum dinheiro a mais, é possível que tenha que pagar mais impostos.

Cada ano fiscal tem as suas particularidades, e 2023 não será exceção. Por isso, é importante estar atento às atualizações e mudanças na legislação para entender o impacto do IRS na sua vida.

Para saber com exatidão quanto vai pagar de IRS em 2023, deverá realizar o cálculo do imposto. Para isso, existem diversas formas, tais como pelos simuladores da Autoridade Tributária ou através de contabilistas certificados.

Em resumo, é impossível dizer ao certo quanto será o valor do IRS desta data, mas é certo que o cálculo será realizado tendo como base o rendimento do contribuinte e as deduções aplicáveis.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?