Como fazer o IRS pela primeira vez?

Como fazer o IRS pela primeira vez?

Para muitas pessoas, a ideia de fazer o IRS pela primeira vez pode ser intimidante e confusa. No entanto, não é tão difícil quanto parece.

Antes de começar a preencher as suas declarações, deve ter em mãos todos os documentos e informações necessárias para o procedimento. Entre essas informações estão o seu número de identificação fiscal e os seus rendimentos do último ano.

Existem várias formas de entregar o IRS em Portugal. A mais comum é online, através do Portal das Finanças. Para aceder a este serviço, é necessário ter uma senha que pode ser solicitada em qualquer repartição pública das finanças. Alternativamente, pode optar por entregar o IRS em papel, numa repartição das finanças.

No Portal das Finanças, poderá encontrar vários guias e tutoriais que o ajudarão a preencher as declarações. É importante prestar atenção à informação solicitada e certificar-se, antes de submeter, que todos os campos foram devidamente preenchidos.

A apresentação da declaração de IRS tem um prazo limite. Em 2021, a data limite para entrega é 30 de junho. Não deixe para a última hora, para evitar multas e juros de mora.

Em resumo, fazer o IRS pela primeira vez pode ser uma tarefa assustadora, mas não precisa ser assim. Certifique-se de ter todos os documentos necessários, acesse o Portal das Finanças ou entregue em papel e preste atenção a todos os passos. Com algum tempo e dedicação, poderá concluir esta tarefa importante sem problemas.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?