Sales & marketing director

Rub*** ***** (XX anos)
Head of Region - Latin America, Caribe e Africa em Ascensia Diabetes Care US
Fundação Dom Cabral
Porto
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Experiência
Head of Region - Latin America, Caribe e Africa
Ascensia Diabetes Care US
jan 2017 - Atualmente
Ascensia é uma empresa de negócios para tratamento de diabetes que faz parte do Grupo Panasonic Healthcare. A empresa foi constituída após a aquisição do negócio da Bayer Diabetes Care em todo o mundo.
Gerenciar operações na região que contabiliza vendas de 15 milhões de euros, com potencial de crescimento via expansão de negócios em outros países. Principais responsabilidades e desafios:

•	Continuar liderando a implementação bem-sucedida da estratégia direta ao consumidor no México, que alcançou 20% de crescimento de vendas e aumento de participação de mercado, conforme prometido desde sua aprovação e implementação. (13.6%; + 2.6p.p) 
•	Continuar liderando implementação do plano estratégico de investimentos, com o objetivo de efetuar a troca de pacientes usuários da concorrência One Touch na África do Sul e Leste africano para a marca Contour, Impressionante conquista de crescimento nos primeiros 6 meses de implementação da nova estratégia. (Aumento de 1,5p.p de participação)
•	Construir novos parceiros e avaliação de negócios para explorar novos mercados na região.
•	Gerenciar toda a relação comercial B2B com distribuidores parceiros na região.
•	Implementar nova abordagem e estratégia de negócios para alavancar a marca Ascensia / Contour no mercado de tratamento de diabetes.
•	Avaliar e liderar a introdução de novos lançamentos na região.
•	Administrar e gerenciar a implementação de todas as regras globais e requisitos de conformidade para garantir uma implementação estratégica bem-sucedida.
Vice Presidente – Região América Latina & Caribe & Gerente Geral Brasil (Estatutário)
Ansell Healthcare
set 2010 - fev 2014
Responsável pelo negócio na região da América Latina e Caribe, com um faturamento anual de US$ 30 milhões, Ebit de 31% de retorno e equipe de 135 pessoas incluindo planta fabril, com foco principal no mercado de preservativos. No Brasil, também a filial era responsável indiretamente pela venda de US$ 18Mio para a regional Latino-americana.

•	Respondi como executivo principal pela implementação de equipe funcional de trabalho no mercado Brasileiro e suas respectivas políticas alinhadas com as políticas globais do grupo Ansell.  
•	Reestruturei toda a equipe comercial, financeiro, regulatórios, fábrica e Supply Chain para atender os desafios do mercado.
•	As metas de crescimento projetadas para a região foram alcançadas por três anos seguidos com dois dígitos na região. 
•	Gerenciei o crescimento de participação de mercado ano a ano nos principais países da região (Brasil 21%, Argentina 63%, Chile 69%, Colômbia 42%, Uruguai 69%).
•	Respondi pelo lançamento de nova marca mundial SKYN® na região, superando as metas de vendas e conquista de participação de mercado no Brasil, Argentina e Chile. 
•	Liderei a implementação de nova estrutura de atendimento na região LAC para melhorar o nível de serviço aos clientes.
•	Avaliei e implementei projetos de parcerias estratégicas com distribuidores chave na região LAC.
Country Division Head - Divisão Consumer Care Brasil
Bayer Brazil
ago 2006 - jan 2010
Eu fui responsável pela divisão, com vendas anuais de US$ 95 milhões, foco em Analgésicos, Dermatológicos, Nutricionais e Antifúngicos e orçamento de marketing de US$ 21 milhões. Liderei equipes de 163 pessoas distribuídas entre marketing, inteligência competitiva, novos negócios, trade marketing e vendas. Eu também era responsável por construir a estratégia das áreas corporativas de serviço, tais como, Supply Chain, Finanças, medical e assunto regulatórios.  

•	Criei, liderei e monitorei um grupo multifuncional para analisar e propor alternativas e cenários financeiros para melhorar a rentabilidade da divisão durante a crise econômica. A meta foi superada e houve um crescimento de 11% na rentabilidade, o dobro da meta inicial.
•	Desenvolvi o plano estratégico para a divisão no Brasil com o objetivo de dobrar o volume dos negócios até 2012. Formei um grupo multidisciplinar que propôs mais de 15 projetos.
•	Liderei processo de reestruturação da divisão para melhorar rentabilidade. Defini um plano de ação com foco nos pilares: Portfólio, Estrutura Comercial, Cultural Organizacional, Custos e Serviços Corporativos resultando no processo de reversão de Ebit negativo atingindo retorno de 13% sobre as vendas líquidas.
•	Participei, como representante da América Latina, de projeto global com profissionais das áreas de negócio e gestão da cadeia de suprimentos para harmonizar o processo e definir responsabilidades entre as áreas. No Brasil, houve redução dos níveis de estoque, melhoria na comunicação e 100% de disponibilidade dos produtos. Na América Latina, respondi pela propagação dos conceitos e treinamento das equipes.
Country Division Head - Divisão Consumer Care Venezuela
Bayer Venezuela
jan 2005 - jul 2006
Responsável pela divisão líder de mercado OTC, com vendas anuais de US$ 34 milhões e foco estratégico nas áreas de Analgésicos, Nutricionais, Gastro e Antifúngicos.
•	Liderei, coordenei e monitorei o processo de integração entre Roche e Bayer, o que resultou em plano gestor único, que geraram alinhamento de objetivos, bom clima de trabalho compartilhado, possibilitando que todas as metas fossem superadas.
Country Division Head - Divisão Consumer Health Venezuela
Roche Venezuela
ago 2003 - dez 2004
Líder da divisão, com vendas anuais de US$ 10,4 milhões, foco estratégico na área de Analgésicos e Nutricionais.
•	Liderei um plano estratégico de recuperação da divisão, focado em investimentos nas categorias mais rentáveis, descontinuidade de outras, melhor gestão do portfólio, nova estrutura comercial/marketing, mais enpowerment e nova política de remuneração. A divisão cresceu 8,5% comparado com o ano anterior, ocupando a terceira posição no mercado OTC farmacêutico venezuelano.
Gerente Planejamento Estratégicos & Serviços / Trade Marketing
Roche Brasil
jan 2001 - jul 2003
Eu fui responsável pela gestão de departamento misto: serviços, suporte gerencial de informações, inteligência competitiva e Trade Marketing.
•	Criei e gerenciei o time composto pela Controladoria divisional e Inteligência Competitiva Estratégica, que reviu os sistemas de informações gerenciais para atender as necessidades das áreas de Marketing, Trade Marketing, Vendas e Diretoria. A implantação do modelo contribuiu com a rapidez ao acesso às informações, permitindo tomadas de decisões com agilidade, confiabilidade e eficácia.
Gerente Trade Marketing Brasil
Roche Brasil
jan 2000 - dez 2000
•	Criei modelo de negócio inovador de trade marketing, envolvendo desde a contratação de profissionais, planejamento estratégico, definição de responsabilidades e implementação de ações para o varejo farmacêutico. Esse plano resultou no desenvolvimento do planejamento por canais, clientes chaves e marcas com verba de US$ 2,5 milhões distribuídas em ações promocionais.
Gerente de Categoria Brasil | Gerente de Produtos
Roche Brasil
dez 1994 - dez 1999
Eu respondi pela gestão de verba de US$ 4 milhões para ações de marketing da categoria de Multivitamínicos e Dermatológicos, que juntas representavam 43% do total das vendas da filial brasileira (US$ 39 milhões);
•	Liderei, em conjunto com parceiros globais, a recuperação do segmento de Multivitamínicos. Por meio de ações publicitárias, comunicação única e promocional que atendesse todos os países da América Latina, em pouco mais de um ano a liderança de mercado foi conquistada com a marca Supradyn e o projeto se transformou em modelo de negócio replicado para o restante do mundo.
•	Elaborei o plano estratégico e promocional para o lançamento da marca Supradyn pré-natal para os médicos no Brasil, o que resultou no primeiro ano de lançamento do produto na segunda posição no ranking de produto prescrito para gestantes, com vendas superando as previsões do business plan.
Formação
Master em business MBA
Fundação Dom Cabral
jan 2002 - dez 2002
MBA em administração 
Business Administration
FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado
jan 1986 - dez 1990
Curso de Bacharel em Adminstração de empresas
Idiomas
Português - Nativa
Inglês - Avançado
Espanhol - Avançado
Informações Adicionais
Prêmios e organizações
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
•	Diretor da Associação Brasileira de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip) (2007-2010)
•	Eleito CEO do Futuro em processo conduzido pela Korn Ferry, USP e revista VOCÊ S.A. (2005)