Gerente de projetos

Pau*** ***** (XX anos)
Professor Universitário em Faculdade FAN/Nobre
Universidade Federal da Paraíba
Residente fora de Portugal
|
Experiência
Professor Universitário
Faculdade FAN/Nobre
jan 2015 - dez 2016
Professor de disciplinas da grade engenharia mecânica
Introdução à engenharia, Metrologia, Qualidade, Engenharia Automotiva, Ética e TCC.
Supervisor de Engenharia de Produto
Ford Motor Company
jan 2014 - dez 2020
•Nesta função liderei diretamente por 8 anos engenheiros de produto, qualidade e manufatura no desenvolvimento de novos projetos automotivos, desenvolvimento, gerenciamento de processos, controle de custos, gestão da qualidade e melhoria contínua.
• Como engenheiro residente no Brasil, co-liderei projetos globais com as regiões da Ásia, Europa, EUA, México e Argentina para a implementação de processos e novos componentes comuns à todas as plantas satélites, compartilhando as soluções aprendidas e oportunidades de redução de custo.
• Responsável por garantir a implementação global das disciplinas de Engenharia e Qualidade para projetos na América do Sul, a fim de atender às especificações do produto, legislações governamentais e satisfação do cliente.
• Responsável pela gestão de budget dos projetos de power train, controle de pessoas (headcount) dentro do ciclo de vida do produto e visão estratégica da companhia curto, médio e longo prazo. Responsável por estimativas, controle e aprovação dos custos no fórum global da área.
• Co-liderei atividades e ações em conjunto com outras áreas produtivas da empresa (compras, finanças, manufatura, logística, etc...) para implementação de normas ISO, instalação de linhas de montagem, processo de Inovação, restruturação do corpo de engenharia e desenvolvimento de novos fornecedores da cadeia produtiva.
Engenheiro Senior de Desenvolvimento de Projetos
Ford Motor Company
mai 2003 - dez 2013
• Trabalhei 11 anos como engenheiro de projetos atuando nas fases de criação, gerenciamento, validações computacionais, bancada e produto final, aplicação na linha produtiva e lançamento na planta conforme cronograma.
• Responsável pela liberação global de componentes do grupo motores, transmissões, sistemas auxiliares do veículo, implementações dos mesmos conforme regulamentação de cada país, validações, montagem final em linha e os resultados de dos indicadores de qualidade de campo.
• Experiência com design de commodities de power train, construção de protótipos, CAD/CAE, testes de bancada e veiculares, regulações governamentais, qualidade, redução de custo (TVM) e Manufatura.
• Liderei um trabalho de exportação e importação de produtos para outros países, estudo de casos de mercado, atendimento das especificações de engenharia de cada um deles, gerenciamento de atividades e implementação nas diversas linhas de montagem (Argentina, Austrália, México, Chile, etc...).
• Controle dos indicadores de qualidade externos e internos, investigação dos problemas de campos resolução dos mesmos utilizando ferramentas de qualidade e 6 Sigma, resultando em melhoria do produto e redução de custo.
Engenheiro Jr.
Klabin Embalagens
jan 2002 - abr 2003
• Responsável por coordenar programa de manutenções preventiva e corretiva em máquinas e equipamentos para fabricação de papelão ondulado, análise de tempo ótimo de máquinas e equipamentos e plano de melhoraria.
• Responsável técnico por central de tratamento de efluentes físico-químico (ETE), pós-testes, descarte e representação técnica junto às agências governamentais.
Engenheiro Trainee
Multibras da Amazônia
jan 2001 - jan 2002
• Coordenador de setup de máquinas de injeção plástica conforme ciclo de vida do produto, cadência de produção (PCP) e revitalização de moldes equipamentos auxiliares de cada produto.
• Liderança de equipe multifuncional de manutenção, treinamento e melhoria contínua de processo de setup de máquinas (ergonomia).
• Levantamento de projeto de melhoria de insumos (energia elétrica, água, ar-comprimido, matéria-prima e ergonomia) resultando um uma excelente oportunidade de redução de custos e saúde e segurança do trabalhador.
Formação
Engenharia Mecânica
Universidade Federal da Paraíba
fev 1995 - dez 2000
Graduação em Engenharia Mecânica
Termica
Fluidos
Vibrações
Elementos de Máquinas
Automotivo
Processos Industriais
Manutenção
Mestrado Propriedade Intelectual e Transferência para Tecnologia
Universidade Federal do Recôncavo Baiano
Formação em agente de inovação:
Marcas
Patentes
Modelo de Utilidade
Desenhos Industriais
Proteção Cultivares
Indicação Geográfica
Idiomas
Inglês - Intermediário
Espanhol - Básico
Informações Adicionais
Resumo Experiência
• Engenheiro Mecânico com 20 anos de experiência e ampla vivência na Indústria Automotiva, indústria de Plástico (injeção plástica) e Celulose (produção de caixa de papelão ondulado), exercendo funções de liderança em projetos desde o planejamento, execução, validações, gerenciamento e lançamento.
• Na indústria automotiva liderei projetos de destaque como lançamento do primeiro motor flexfuel no mercado brasileiro, introdução de transmissões automáticas e motorização turbo, lançamento da nova plataforma Ka 1.0L Fox e lançamento global do Novo Ecosport para a América do Sul, América do Norte, Ásia e Europa.
• Liderei uma frente de inovação tecnológica e construção de protótipos para modelos de veículos em fase de desenvolvimento para mercado mundial (brand new). Neste projeto tive a oportunidade de gerir uma equipe multifuncional com diversas áreas envolvidas, times em regiões/países distintos, obtendo reduções de custo do produto, oportunidades de re-design e reconhecimento do time global.
• Experiência em desenvolvimento de produtos na indústria automotiva desde a concepção, modelagem computacional, criação de protótipos, testes em bancada e veiculares e validação do produto. Trabalhei em lançamentos globais das plataformas Ecosport, Ranger, Focus, Fiesta e Ka como engenheiro de produto.
• Experiência em fábrica de celulose e processo de conformação de caixas de papelão ondulado. Fui o responsável técnico pela implantação duma central de tratamento de efluentes ETE, gerenciamento dos resíduos físico-químicos e representante técnico junto aos órgãos governamentais de meio ambiente.
• Trabalhei na indústria de Injeção plástica de materiais coordenando o setup de máquinas conforme ciclo PCP e cadência de Manufatura. Desenvolvi um projeto de melhoria de insumos de produção com redução de custo, ergonomia e melhoria da segurança do trabalho para os funcionários.
• Experiência em Gestão de Projetos, técnicas de resolução de Problemas (G8D, IS/IS NOT, Fishbone diagram, etc..), metodologia 6 Sigma, DMAIC, Gestão da Qualidade ISO, ferramentas de engenharia (DFMEA, PFMEA, Plano de Controle, Auditoria), TVM, Inovação e Design Thinking.
• Trabalhei na Faculdade FAN/Nobre - Ba como professor, lecionando disciplinas da grade de engenharia, qualidade, engenharia automotiva e Ética.
• Experiência com processos de processos de montagem, manufatura aditiva & 4.0, melhoria contínua, logística de planta, implementações em linha e try-outs, abertura e validação de novos fornecedores & componentes.
• Eficiente, responsável, motivado, boa comunicação, comprometido com o resultado, flexível, criativo, líder, organizado e resiliente são algumas das minhas competências pessoais.
Meu objetivo é atuar nas áreas de Engenharia Mecânica, Gestão de Projeto, Desenvolvimento de Produto, Qualidade, TVM e Produção, cooperando para desenvolvimento e entrega de produtos e serviços de alta qualidade, custos competitivos e atributos robustos.