Eng químico

Rit*** ***** (XX anos)
Analista Químico em SOMEMA
Instituto Superior Técnico
Leiria,
Leiria
|
Experiência
Analista Químico
SOMEMA
set 2019 - jun 2020
Simulação de processos de injeção de plástico

Acompanhamento de testes de injeção
Trainee Qualidade
PKF consulting
fev 2019 - set 2019
Consultoria de implementação e monitorização de processos normativos.
Formação
Eng. Química
Instituto Superior Técnico
set 2009 - jun 2018
Engenharia de Processos e Produção
Análises Químicas
Idiomas
Inglês - Avançado
Espanhol - Médio
Informações Adicionais
Carta de Apresentação
Rita Almeida Lino, formada em engenharia química pelo Instituto Superior Técnico. 

A nível individual considero-me uma pessoa interessada, motivada, empenhada, bem-disposta e com forte sentido comunicativo, dando valor ao significado do trabalho de equipa e à contribuição pessoal de cada um para um crescimento coletivo. Sou descrita como uma pessoa curiosa e engenhosa, com apurado sentido crítico e criativo, motivo pelo qual acredito ter escolhido engenharia como profissão.

Considero apresentar uma forte capacidade de adaptação, tendo encarado todos os projetos com que me deparei até hoje com perseverança e com uma rápida aprendizagem, tendo demonstrado resultados e contribuindo sempre para o crescimento de cada local onde estive. 

Por iniciativa própria realizei, também, um estágio de Verão nas instalações laboratoriais da SIM Tejo, em Frielas, Loures, onde pude acompanhar os ensaios químicos aí realizados, assim como todo o mecanismo e processo por detrás da ETAR.   

Ao longo do meu percurso académico e profissional tive a oportunidade de colaborar com a GALP e com a LASO transportes num programa-estágio (GALP21) cujo objetivo passava pelo desenvolvimento de medidas de eficiência energética e do qual obtive a 3ª classificação; pude, também, conhecer o sector das auditorias, em especial aplicado à implementação e monitorização de sistemas normativos ISO 9001, 14001 e 22001; e, por fim, colaborei no sector industrial, mais concretamente no sector de moldes, onde fui responsável pelo desenvolvimento de estudo reológicos e acompanhamento de ensaios de injeção, tendo a possibilidade de acompanhar o processo de fabrico de moldes desde a fase inicial de conceção até à fase final de obtenção de resultados.

Como tese final de mestrado, optei por um projeto de dimensionamento de um processo de adsorção química aplicada à indústria do cimento, em cooperação com uma das empresas líderes do sector em Portugal, a SECIL.

A vasta gama de trabalhos nos quais me envolvi, díspares entre si, comprovam a facilidade de adaptação em diferentes ambientes e tarefas, auto-dinamismo e autonomia para desenvolver e encarar qualquer situação de forma profissional.

Desta forma, apresento em anexo o meu Currículo para apreciação e consideração.