Diretor de vendas

Alm*** ***** (XX anos)
Gerente Sênior de Vendas e Engenharia em ZF do Brasil
University of Illinois at Urbana-Champaign
Porto
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Experiência
Gerente Sênior de Vendas e Engenharia
ZF do Brasil
jun 2014 - jun 2019
 Responsável pelas áreas de Vendas, Engenharia de Aplicação e Gestão de Projetos de chassis e embreagens (Brasil e Argentina), gestão do P&L com faturamento anual de € 60 milhões, budget de € 1 milhão, comercialização de 1,1 milhão de conjuntos de embreagens, 6,1 milhões de componentes de chassis e 8 Engenheiros.
 Consolidação do planejamento estratégico anual com previsão de 5 anos e submissão para aprovação pela Divisão na Alemanha, base do plano operacional anual com vendas no mercado local de € 52 milhões e exportação de € 8 milhões para Argentina, Alemanha, EUA e México.
 Responsável pela rentabilidade dos negócios na região, influenciando as estruturas Corporativas na prospecção de novos clientes e mercados, principalmente em aftermarket.
 Atuação direta técnica e comercial sobre os clientes Tier1, Jtekt e Neexter, assegurando faturamento anual € 9,1 milhões e 1,8 milhão tirantes de direção e o cumprimento das políticas de compliance.
 Elaboração e Aprovação do business case de Vendas para as ofertas comerciais, segundo critérios da Unidade de Negócios (BU), no intuito de orientar as negociações técnicas e comerciais com os clientes.
 Coordenação da política e gestão de preços de 28 clientes OEM, monitorando KPI’s, indicadores de variação de preços (SPV) mitigando os efeitos negativos da inflação e variação cambial sobre os custos e os resultados, alcançando o equilíbrio do nível econômico dos produtos na vida em série.
 Gerenciamento da carteira de clientes com 180 contratos comerciais, refletindo as condições comerciais dos negócios no que tange preço, prazo, modal logístico (incoterms) e nível econômico.
 Responsável pelo atendimento aos clientes OEM para definição do design e validação de novos produtos, segundo padrões globais ZF Lëmforder, através da transferência de tecnologia dos centros de excelência na Alemanha, Turquia e EUA, com efeito de pagamento de royalties.
 Implantação dentro do prazo e custo de 2 projetos globais de componentes de chassis para GM e Toyota num total de € 315 milhões em 7 anos.
 Gerenciamento de projetos de aplicações com a equipe multifuncional global, através dos centros de excelências para design, simulação e testes de validação.

Principais Resultados
 € 1,2 milhão anual de aumento de faturamento com montadora;
 10% aumento de market share e 5% rentabilidade com montadora;
 30% crescimento de vendas com melhoria de portfólio de produtos para aftermarket;
 € 1,5 milhão anual de aumento no faturamento com ajustes de nível econômico;
 € 200 mil anual de redução de custos com mudanças de design e material.
Gerente de Vendas e Programas
Kongsberg Automotive
jan 2010 - jun 2014
 Responsável pelas áreas de Vendas e Gestão de Projetos de Driveline e Fluidos (LATAM), gestão do P&L com faturamento anual de € 8 milhões, budget de € 200 mil, comercialização de 300 mil comandos de cambio, 1,8 milhão de terminas e 2 Engenheiros.
 Estruturação do planejamento estratégico anual da região com previsão de 5 anos, alinhando a experiência de mercado local e as oportunidades de negócios com os times globais de clientes, para aprovação pela Divisão na Europa.
 Administração do faturamento anual de € 8 milhões para clientes VW, PSA e Sila, sendo 44% para o mercado local e 56% para exportação para Argentina, com ações de localização de fornecedores, transferência de tecnologia, reduções de custos de material e solução de problemas.
 Responsável pela transferência de tecnologia de fabricação do comando de cambio da VW Amarok, da Alemanha para a planta de Jundiai e implantação em tempo record de 6 meses, sem incrementos nos custos planejados.
 Prospecção de negócios (hunter) com FCA, Renault, Agrale, Volvo, Scania, Iveco, Cummins, consolidando o crescimento rentável na região, com análise de requisitos para localização de produtos, atingindo metas estratégicas resultando em negócios com Renault e Agrale.

Principais Resultados
 € 17 milhões anual de aumento de faturamento com montadora no Brasil, Argentina e Chile;
 8% aumento de market share e 12% rentabilidade com montadora;
 € 1,3 milhão anual de aumento de faturamento com ajuste de nível econômico;
 Zero % de frete aéreo, gerando economia anual de € 100 mil;
 € 110 mil anual de saving com a implantacão de regime de drawback nos componentes importados;
 € 400 mil anual de redução de custo com mudança de tipo de material.
Gerente de Desenvolvimento de Produtos
Mahle
set 1994 - jan 2010
 Responsável pelo planejamento e gestão da Engenharia de Produto (Brasil e Argentina), desenvolvendo produtos nas linhas de anéis de pistão, bronzinas, camisas, pinos, eixo comando e bielas, administrando orçamento anual de € 3 milhões e 26 Engenheiros e 3 Supervisores.
 Planejamento estratégico da Engenharia do Produto, com a visão global de anéis de pistão e suporte regional aos outros componentes, estabelecendo metas anuais de redução de custos, aumento de desempenho e contínuo aprimoramento de pessoas.
 Responsável direto pela formação de um time de alto desempenho com conhecimento técnico específico do produto, capacitação em ferramentas CAD, simulação e cálculo, provendo intercambio internacional de recursos aumentando a produtividade dos processos, motivação, team building e no desenvolvimento de pessoas.
 Unificação e otimização do portfólio de produtos com a integração da Engenharia de Produto da antiga Dana, contemplando a transferência de 40.000 desenhos ativos, padronização de normas, especificações e ferramentas de cálculos, com os Centros Tecnológicos nos EUA e Inglaterra.
 Implantação da infra-estrutura de Engenharia de Produto no Centro de Pesquisa do Brasil nas áreas de design do produto, normas e análise de desempenho de componentes testados, posteriormente tomada como modelo para os Centros de Pesquisa da Alemanha, EUA e China.
 Transferência de tecnologias de anéis de pistão em aço inox nitretado a gás recobertos com polímeros de alta resistência, de parceiros da Europa, USA e Ásia (Hitachi Metals, Nitrex e Dow Corning), gerando oportunidades de negócios aos produtos Mahle com Ferrari, Porsche, Ducatti.

Principais Resultados
 € 50 milhões anual de vendas aftermarket com produtos normalizados ABNT (ISO Internacional);
 3% de market share na China com suporte Engenharia de Produto do Centro Tecnológico da China;
 € 4,5 milhões anual de ganhos por sinergia da estrutura de Engenharia de Produto no grupo Mahle;
 10% de aumento de market share com certificação ISO/TS e ISO 14000 de Gestão de Qualidade;
 € 2 milhões anual de recuperação de incentivos fiscais, Lei do Bem por atividades de desenvolvimento.
Formação
Marketing Digital
University of Illinois at Urbana-Champaign
jul 2019 - jan 2020

          
          
MBA Gestão Conhecimento, Inovação e Tecnologia
Fundação Instituto de Administração
fev 2011 - mar 2013

          
          
MBA Gestão Engenharia de Produtos
Universidade de São Paulo
fev 2001 - dez 2002

          
          
Engenharia Metalúrgica
Universidade de Mogi das Cruzes
mar 1987 - dez 1992

          
        
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Fluente
Informações Adicionais
Cursos
• Gestão de Mudança Organizacional – Heinz Groten (Consulting) 
• Interdal VI - Programas internacionais de treinamento gerencial
• Advanced Topics in Business Strategy – University of La Verne USA
• 4 Roles of Leaderships – FlankinCovey
• 7 Habits of highly efficient people – FranklinCovey
• Basic Course of Patent – ANPEI  
• Nitriding Technology (Theory & Practice) / Institute of Precision Mechanics – Poland 
• Estilos de Negociação – Marcondes 
• Elemento Humano – Marcondes
• Thermal Spray Technology – ASM / American Society for Metals – USA 
• Análise de Problemas e Tomada de Decisão – TSG Consulting 
• Thermal Spray Technology – ASM / American Society for Metals – USA 
• Sustainable Development and Advanced Materials – CETEM/RJ 
• I Foundry Conference at Mahle GmbH – Germany
• CIATF Technical Forum – GIFA 1999 in Germany
• Failure Analysis in Mechanical Components – AEA