Director financeiro
Nel*** ***** (XX anos)
CFO / Director Financeiro em Hautevile, Lda
Universidade Lusíada do porto
Porto,
Porto
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
CFO / Director Financeiro
Hautevile, Lda
mai 2018
-
Atualmente
Principais responsabilidades & Projetos desenvolvidos: 1. Reportam a mim os departamentos de tesouraria e gestão de risco, contabilidade e impostos, recursos humanos, Investimentos, compras e logística. Supervisiono e coordeno estes departamentos. 2. Iniciei funções numa altura em que a empresa não tinha informação financeira fidedigna, dinamizando todo o departamento financeiro, através da implementação e criação de um sistema de controlo interno e de procedimentos administrativos, cuja implementação se encontra em processo de finalização, permitindo uma maior eficácia e eficiência dos recursos, confiabilidade na informação e cumprimentos das normas e leis estabelecidas. 3. Implementei procedimentos de planeamento fiscal, permitindo uma redução na carga fiscal e conseguinte pagamento de menos impostos. 4. Dinamizei a área de recuperação de crédito na gestão de condomínios, com a redução das dívidas de clientes em mais de 50%. 5. Análise da viabilidade de investimentos e planeamento estratégico. 6. Intermediação e negociação com a banca, conseguindo a reestruturação da dívida, a melhores juros e menos encargos financeiros, libertando a liquidez necessária para a gestão de tesouraria corrente. Movimento as contas bancárias juntamente com a Administração. 7. Elaboração e execução do Budget e controlo de execução orçamental, das diversas unidades de negócio, assegurando a realização de análises e forecasts que nunca tinha sido efetuado na empresa. 8. Controlo da tesouraria e previsão de cash-flow, criando mapas de fecho diário dos caixas, reduzindo a fraude nesta área. Elaboração de mapas de tesouraria mensais (fluxos de caixa), controlo de pagamentos e recebimentos, permitindo à gestão o controlo diário da Tesouraria (Caixa e Bancos). 9. Elaboração de reportings mensais (PGC Angolano e NCRF), analise dos cenários financeiros e elaboração de projeções de resultados, definição e análise de indicadores de desempenho por área de negócio, assim como controlo e análise da rentabilidade por sector de atividade e por empresa. 10. Consolidação de contas pelas NCRF e IRFS, com o grupo em Portugal. 11. Iniciei uma auditoria interna a toda a estrutura em Angola reestruturando e corrigindo toda a contabilidade (financeira e de gestão/analítica).
CFO / Director Financeiro
Universidade Jean Piaget Angola
set 2015
-
abr 2018
Principais responsabilidades & Projetos desenvolvidos: 1. Estavam sob a minha responsabilidade duas universidades (Viana e Benguela), duas livrarias e uma editora, um ginásio, uma clínica dentária, uma oficina automóvel, uma serralharia e uma carpintaria, a construção de uma policlínica geral e um hospital. 2. Reportavam a mim os departamentos de tesouraria e gestão de risco, contabilidade e impostos, recursos humanos, património, compras, informática e divisão tecnológica, supervisionando e coordenando estes departamentos, num total de cerca de 30 pessoas. 3. Análise da viabilidade de investimentos e planeamento estratégico. 4. Quando assumi funções, a empresa não tinha um sistema de informação financeira credível, dinamizei todo o departamento financeiro através da implementação de um novo ERP, formei equipas de trabalho, criei um sistema de controlo interno e de procedimentos administrativos, permitindo uma maior eficácia e eficiência dos recursos, confiabilidade na informação e cumprimentos das normas e leis estabelecidas. 5. Implementei procedimentos de planeamento fiscal, permitindo uma redução na carga fiscal e conseguinte pagamento de menos impostos. 6. Reduzi o prazo médio de recebimentos de 180 dias para 60 dias. 12. Liderei a intermediação e negociação com a banca, conseguindo uma reestruturação da dívida, assim como novos empréstimos, a melhores juros e menos encargos financeiros, libertando a liquidez necessária para a gestão corrente de tesouraria. Esta situação, permitiu à empresa apostar em novos investimentos, que se traduziram no aumento de alunos (mais de 20% em 3 anos). Movimentava as contas bancárias juntamente com a Administração. 7. Implementação, elaboração e execução do Budget e controlo de execução orçamental, das diversas unidades de negócio, assegurando a realização de análises e forecasts que nunca tinha sido efetuado na empresa. 8. Elaboração de mapas de tesouraria mensais (fluxos de caixa) e previsão de cash-flow, controlo de pagamentos e recebimentos. Reestruturei todo o departamento de tesouraria, permitindo uma maior deteção de fraude, o que permitiu à empresa aumentar as suas receitas em mais de 5%/ano. 9. Liderei uma auditoria interna a toda a estrutura em Angola reestruturando e corrigindo toda a contabilidade (financeira e de gestão/analítica). 10. Elaboração de reportings mensais (POC Angolano e NCRF), analise dos cenários financeiros e elaboração de projeções de resultados, definição e análise de indicadores de desempenho por curso, assim como controlo e análise da rentabilidade por sector de negócio. Implementação de processo de consolidação de contas com Portugal. 11. Liderei a vertente financeira por dois projetos em Angola: Uma policlínica (investimento inicial de 12 milhões usd), e um novo hospital (investimento projetado de 250 milhões usd), através da elaboração, acompanhamento e execução do plano de negócios, formas de financiamento e negociação com a banca.
CFO / Director Financeiro
Grupo STI (Imosul, LDA)
set 2013
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ago 2015
Principais responsabilidades & Projetos desenvolvidos: 1. Assumindo a Direção Financeira da empresa, reportavam a mim os departamentos de tesouraria e gestão de risco, contabilidade e impostos, recursos humanos e informática, supervisionando e coordenando estes departamentos. 2. Elaboração, execução e acompanhamento do orçamento anual. 3. Controlo da tesouraria, elaboração de mapas de tesouraria mensais (fluxos de caixa) e previsão de cash-flows, controlo de pagamentos e recebimentos. Consegui reestruturar a tesouraria líquida do grupo colocando o prazo médio de pagamentos superior ao dos recebimentos. 4. Liderei uma auditoria interna a todas as empresas do grupo, reestruturando e corrigindo toda a contabilidade (financeira e de gestão/analítica). 5. Intermediação e negociação com a banca. Movimentava as contas bancárias juntamente com a Administração. Consegui junto da banca novos empréstimos a MLP a juros razoáveis para a época, libertando a liquidez necessária para a gestão corrente de tesouraria. Esta situação, permitiu à empresa apostar em novos investimentos, essenciais para a dinamização do grupo (projetos agrícolas e na área da saúde e uma pedreira). 6. Implementei procedimentos de planeamento fiscal, permitindo uma redução na carga fiscal e conseguinte pagamento de menos impostos. 7. Estudei a fundo a organização da empresa e criei e implementei um sistema de controlo interno e de procedimentos, administrativos em todo o grupo, permitindo uma maior eficácia e eficiência dos recursos, confiabilidade na informação e cumprimentos das normas e leis estabelecidas. 8. Desenvolvi e a implementei um departamento de Controlo de Gestão e de Auditoria Interna em todo o grupo. 9. Elaboração de reportings mensais (POC Angolano e NCRF), analise dos cenários financeiros e elaboração de projeções de resultados, definição e análise de indicadores de desempenho por obra e projeto, assim como controlo e análise da rentabilidade por sector de negócio. Implementação de processo de consolidação de contas com Portugal.
Audit Senior Manager
Baptista da Costa & Associados, SROC SA
set 2004
-
ago 2013
Principais responsabilidades & Projectos desenvolvidos: 1. Reportava aos Partners. 2. Liderava projetos com uma média de 10 colaboradores. 3. Desde que assumi a filial no Porto, dinamizei o escritório através de um aumento de clientes, na ordem dos 25% por ano, reduzindo o prazo de recebimento (de 120 dias, para 45 dias). 4. Coordenação e planeamento dos processos de auditoria e consultoria financeira, e implementação de processos de consolidação de contas. Forte conhecimento e experiência nas Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). 5. Revisão dos trabalhos de auditoria e elaboração dos respetivos relatórios. 6. Criação, implementação e otimização de sistema de controlo interno. 7. Controlo, organização e supervisão da área fiscal, das empresas clientes, nomeadamente do IVA, IRS, IRC e fecho fiscal anual. 8. Coordenação de processos de avaliação de empresas para possível compra/venda, a mando de empresas clientes. 9. Ao longo do tempo, coordenei diversos projetos de auditoria e consultoria financeira e fiscal de empresas sediadas em Angola, nomeadamente dos setores petrolífero, indústria e dos serviços em geral. 10. Formação anual dos novos colaboradores, nas áreas de Controlo interno, Auditoria, Contabilidade e Fiscalidade, assim como apresentação da empresa, normas e métodos de trabalho, IDEA (software de análise de dados de suporte à Auditoria) e CASEWARE (software de Auditoria).
Controller Financeiro
SGS, Lda
set 2002
-
ago 2004
Principais responsabilidades: 1. Elaboração de mapas de controlo de custos e de gestão financeira, análise de desvios e projeção de resultados previsionais, reporting mensal aos sócios. 2. Centralizava todos os assuntos referentes ao Departamento Financeiro da companhia, cuja contabilidade era executava externamente. 3. Supervisionava todo o processo contabilístico e fiscal, encerramento de contas e respetivos relatórios anuais, assim como os assuntos da administração dos Recursos Humanos e dos serviços gerais. 4. Participava na elaboração do orçamento anual da empresa. 5. Estudei a fundo todo o negócio e a cadeia produtiva da companhia, e elaborei um projeto de investimento (SIME, no montante de 1,5 M €), com vista à renovação da capacidade produtiva da mesma, que foi aprovado e executado, o que permitiu uma melhoria substancial na competitividade da empresa
Adjunto do Director Financeiro
Rafesa, lda
out 2000
-
ago 2002
Principais responsabilidades: 1. Secundava o Diretor Financeiro em todas as suas atribuições. 2. Recolhia informações contabilísticas que permitiam elaborar os reportes financeiros mensais, identificando e analisando os desvios. 3. Participava no controlo da tesouraria corrente da empresa (controlo de crédito a clientes, recebimentos e pagamentos, elaboração de conciliações bancárias e conciliações de contas).
Formação
Economia
Universidade Lusíada do porto
mai 1994
-
set 1999
Licenciatura (Pré-Bolonha) em Economia.
Idiomas
Espanhol - Fluente
Inglês - Fluente
Informações Adicionais
CAP
Curso de formação de formadores com duração de 90 horas, concluído com aproveitamento"excelente", tendo obtido o certificado de competências pedagógicas pelo Instituto do emprego e formação profissional, IP (Portugal).
Curso de Inglês avançado.
Cambridge School Portugal, Porto (Portugal) Curso de Inglês geral e intensivo, com duração de 90 horas, obtendo aprovação para o nível Intermédio - B1
Curso de Preparação para Revisor Oficial de Contas
Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, Porto (Portugal) Curso com duração de 744 horas, tendo obtido aprovação nos exames.
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