Director financeiro/cfo
Ant*** ***** (XX anos)
CFO em NORAFRICA, SA
UNIVERSIDADE DOS AÇORES PARCERIA ISEG
Lisboa,
Lisboa
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Experiência
CFO
NORAFRICA, SA
jul 2011
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Atualmente
Ramo Construção. Localidade Angola. Membro do Conselho de Administração. Responsável pela área administrativa e financeira da empresa, nomeadamente, os departamentos de Tesouraria, Contabilidade, Recursos Humanos, Jurídico, Controle de Gestão, Informática e Aprovisionamentos/Compras. Hábitos de negociações correntes com Clientes e Fornecedores, Banca. Reestruturou a empresa, através da renegociação contratos com clientes, fornecedores, banca. Reforçou equipas com alterações na alocação do capital humano. Melhoria de “Reportings” na informação divulgada. Avaliação e Estudos de Viabilidade Económica de Potenciais Negócios e Fontes de Financiamentos. Coordenação e acompanhamento na transformação da empresa em sociedade anónima. Obteve Certificação Legal de Contas das Demonstrações Financeiras desde 2011, recorrendo a empresas de auditoria internacionais. Dirigiu a Due Diligence Financeira com a “Deloitte”, para entrada de potenciais accionistas/parcerias. Experiência noutros países em África, onde localmente promoveu a constituição de empresas do grupo, no mesmo ramo de actividade. Volume de Negócios 50 M USD Nº Trabalhadores: aproximadamente 350
DIRECTOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
DOURO LITORAL, ACE
abr 2008
-
jun 2011
Construção. Local, Porto. Agrupamento de empresas “Teixeira Duarte, SA, Alves Ribeiro, SA, Zagope, SA e Construtora do Tâmega, SA”. Objectivo: execução trabalhos de concepção , projecto, construção do aumento de nº de vias de lanços de auto-estrada nos distritos do Porto e de Aveiro, designado por Concessão do Douro Litoral (A41, A43 e IC29). Reporte à administração. Responsável pela área de Operações, Recursos Humanos, Gestão de Tesouraria e contratação de operações com Banca, Contabilidade, Fiscalidade e elaboração do “Reporting” mensal. Elaborou o Project Finance do negócio e, negociou o financiamento junto da Banca, que permitiu a concretização da construção do negócio. Valor Contratual 697 M€Nº Trabalhadores: aproximadamente 25
DIRECTOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
CONSTRUTORA DO TAMEGA AÇORES, S.A
nov 2006
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abr 2008
Construção. Local, Ponta Delgada. Responsável pela área administrativa e financeira da empresa. Reporte à administração. Definição da estratégia económico-financeira. Implementação de procedimentos de controlo interno. Elaboração e apresentação do “Reporting” mensal aos accionistas da empresa. Negociação com a banca. Volume de Negócios 17 M€ Trabalhadores: aproximadamente 45
DIRECTOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
CONSTRUTORA DO TAMEGA V - AMBIENTE, S.A
set 2003
-
nov 2006
Construção. Local, Cascais. Responsável pela área financeira da empresa. Reporte à administração. Renegociações com a banca de diversos produtos bancários e com fornecedores estratégicos para um melhor desempenho do cash flow. Contribuição para uma maior performance a nível informático, quer na aquisição e implementação de novo software bem como de hardware. Volume de Negócios 15 M€ Trabalhadores: aproximadamente 30
DIRECTOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
EURO-COMÉRCIO INTERNACIONAL, LDA
mai 1999
-
set 2003
Ramo, Alimentar. Local, Palmela. Responsável pela área financeira da empresa e respectivas filiais. Reporte à administração. Informação mensal de gestão. Obrigações Fiscais. Gestão da Tesouraria. Forte relacionamento com a Banca e hábitos de trabalho com um leque muito diversificado de produtos bancários. Orçamentos anuais/desvios. Estudos de avaliação da Empresa e respectiva apresentação a potenciais accionistas. Volume de Negócios 22 M€ Trabalhadores: aproximadamente 40
FINANCIAL MANAGER
UNILEVER (PORTUGAL)
set 1992
-
mai 1999
Ramo, Higiene e Limpeza. Local, Lisboa. Ao longo de 7 anos de trabalho na UNILEVER, exerci diversas funções: Financial Manager – Contabilidade Financeira: (Ago97 a Mai99) Responsável pela informação mensal de gestão. Obrigações Fiscais. Flash de resultados. Reporting consolidado para o grupo Jerónimo Martins das empresas do grupo (i.e. Fima, Iglo, Vítor Guedes, Lever, Lever Elida…). Reporting internacional. Budgets anuais. Elaboração e análise de projectos de investimento. Estudos económico-financeiros e avaliações necessárias à decisão. Coordenador na implementação SAP (FI). Financial Manager - Contabilidade de Gestão: (Jan97 a Ago97) Controlo de gestão, análise e desvios. Apuramento dos custos industriais. Reportings custos da produção e rentabilidades. Planning Manager: (Jan95 a Jan97) Responsável pelo planeamento e logística de todos os Detergents Import Products e Local Products. Gestão de stocks. Compras. Negociação com fornecedores. Aprovisionamento de materiais de acordo com o sistema ECOS (European Call-off System). Análise das coberturas e rupturas de stocks. Elaboração de redes "Pert" (Program Evaluation and Review Technique). Análise ABC dos materiais. Previsões de vendas. Coordenador na implementação SAP (MM). Crédit Manager: (Set92 a Jan95) Gestão das contas correntes dos key customers (i.e. Grupo Jerónimo Martins, Grupo Sonae, Carrefour, Makro). Atribuição Limites de crédito . Negociação dívidas em pré-contencioso. Elaboração de Reportings semanais do Debtors Total Company (Due, Over due, Week cover). Antiguidade dos débitos. Previsões de recebimentos. Reclamações versus crédito mal parado. Coordenador na elaboração e implementação de um sistema de Gestão de Clientes/Gestão de Reclamações, bem como das respectivas acções de formação. Chefia de equipas em ambientes complexos. Volume de Negócios: 214 M€. Trabalhadores: aproximadamente 400
CHEFE DE SECÇÃO
GRUPO SONAE - HIPERMERCADOS MODELO CONTINENTE SA
out 1989
-
fev 1992
Ramo: Distribuição e retalho. Local, Amadora e Cascais. Chefe de Secção Responsável de secção dos produtos da “Linha Branca”. Negociação com fornecedores, gestão de stocks e compras de todos os electrodomésticos. Gestão dos espaços comerciais. Esteve também presente na abertura do hipermercado no Cascais-Shopping. Chefia de uma equipa de 12 elementos. Volume de Negócios: 400 M€. Trabalhadores: aproximadamente 300
Formação
MBA
UNIVERSIDADE DOS AÇORES PARCERIA ISEG
2007
-
2008
MBA em Gestão, parceria com a Universidade dos Açores e o Instituto Superior de Economia e Gestão em Lisboa
LICENCIATURA EM ECONOMIA
Instituto Superior de Matemáticas e Gestão
1995
-
1997
BACHAREL EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
Idiomas
PORTUGUÊS - NATIVO
INGLÊS - BOM
Informações Adicionais
Encontro Profissional de Gestão de Crédito e Cobranças – Global Estratégias
Normas Internacionais de Contabilidade – Global Estratégias
Impostos Diferidos – Global Estratégias
Conferência Logística Comercial - MGI
Seminário - Consolidação Fiscal - PWC
Curso de Consolidação/SAP - SAP
Seminário MRP-II e JIT – Institute for International Research
Curso de Gestão de Reclamações/Atendimento e Atitudes Comerciais - Coopers & Lybrand
“KPMG” - Curso de “Assistant Auditor” ao abrigo dos cursos JOVINF
Membro Ordem Economistas
Membro Ordem Técnicos Oficiais Contas
Actividades: Golf, Ténis, Leitura
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