Commercial export manager

Ren*** ***** (XX anos)
Commercial Export Manager em Rialto - Indústria Alimentar, Lda.
Universidade de Aveiro
Aveiro,
Aveiro
|
Experiência
Commercial Export Manager
Rialto - Indústria Alimentar, Lda.
mar 2014 - Atualmente
Encarregue há 6 anos pela expansão da empresa a nível nacional e internacional, pela definição das estratégias a levar a cabo e por todo o processo negocial com clientes.
Supervisão de 2 Assistentes Comerciais.
Prospeção de mercados e participação como expositora em feiras do sector(Alimentaria, SIAL, Anuga, PLMA, etc.).
International Markets Executive
Grupo JSA: Perfiltubo / Pextube / Isoltubex / Revestube
mai 2013 - fev 2014
Responsável pela expansão da empresa a nível internacional, com gestão da carteira comercial em vários Países (ex: Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Eslovénia, Chile, Argentina, Cabo Verde, Marrocos, etc.).
Atividades de prospeção, angariação e negociação com os potenciais clientes (realizadas maioritariamente nos países de origem).
Gestão logística das encomendas.
Chefe de Serviços (Departamento Comercial, Compras e Logística)
Masterbiju, S.A.
abr 2005 - out 2012
Inicialmente no Departamento de Compras: Definir orçamentos; Negociar condições comerciais e contratuais com fornecedores; Orientar a equipa na compra das colecções; Administrar todo o processo das encomendas; Gestão dos produtos entre/nas lojas (rotação, promoções); Auxiliar equipa nas decisões e acções pós-venda e reclamações.
Já no Departamento de Logística: Mesmas funções acima mencionadas; Gestão de stocks e aprovisionamentos de toda a cadeia de lojas em todas as gamas de artigos (lojas próprias e franchisadas); Rotação e reposição de artigos; Análise e resolução de rupturas de stock; Gestão de bens consumíveis nas lojas (sacos, fitas, etc.); Gestão do site de compras online; Auditorias; Reclamações.
Outras funções desempenhadas no Departamento Comercial: Responsável pela expansão da empresa em Espanha, em regime de Multimarca; Actvidades de prospeção, angariação e negociação com os potenciais clientes (realizadas em Espanha).
Relações Públicas (Departamento Comercial e Compras)
IFEC - Indústria de Ferragens do Centro, Lda
fev 2004 - mar 2005
Definir as políticas e estratégias comerciais e de marketing.
Coordenar a equipa nas compras das matérias-primas (algumas compras através de importação) – custos e orçamentos.
Visitar regularmente feiras nacionais e internacionais da especialidade para procura de novas matérias-primas.
Negociar condições comerciais e contratuais com fornecedores e clientes.
Avaliar lançamento de novos produtos, acompanhar o mercado, definir políticas de preços.
Orientar a equipa administrativa na organização das notas de encomenda, facturação e expedição da mercadoria (a nível Nacional).
Dar algum auxílio ao sector dos recursos humanos, nomeadamente nos salários e nos contratos de trabalho; e ao sector financeiro, na parte dos pagamentos a fornecedores e recebimentos.
Diretora Comercial
Faianças do Outeiro de Águeda, Lda.
nov 1997 - jan 2004
Definir as políticas e estratégias comerciais.
Coordenar com o Director Geral o planeamento da produção.
Visitar regularmente feiras nacionais e internacionais para actualização das tendências de moda do mercado cerâmico.
Avaliar o lançamento de novos produtos, acompanhar o mercado, definir políticas de preços.
Encaminhar directrizes à equipa de design para a execução das amostras de “showroom”.
Negociar condições comerciais e contratuais com clientes, recebidos em “showroom” e feiras Internacionais.
Participar como expositor em diversas feiras Internacionais da especialidade (cerâmica, casa, decoração, etc.).
Gerir a equipa comercial e suas carteiras de clientes (venda e pós-venda).
Liderar, motivar e animar toda a equipa.
Orientar a equipa na organização das notas de encomenda, facturação e expedição da mercadoria (maioritariamente exportação).
Formação
Gestão
Universidade de Aveiro
set 1990 - jun 1996
1ª Licenciatura (Gestão e Planeamento em Turismo)
Formar profissionais com elevada qualificação para desempenharem funções de gestão, empresariado, organização, marketing, planeamento e desenvolvimento em organizações internacionais, nacionais, regionais e locais, e empresas públicas ou privadas no sector do Turismo.
De 1990 a 1996

2ª Licenciatura (Gestão)
A instituição defende que a Licenciatura em Gestão tem por objectivo formar técnicos de gestão e de negócios, aptos a delinear estratégias empresariais e a participar no processo de tomada de decisão em qualquer empresa pública ou privada, independentemente do sector de actividade.
De 2002 a 2004
Idiomas
Ingles - Elevado
Espanhol - Elevado
Francês - Medio
Alemão - Baixo