Técnico

Fra*** ***** (XX anos)
Responsável subcontratação processos industriais em Cifial S.A.
Cenfim - Porto
Espinho,
Aveiro
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Responsável subcontratação processos industriais
Cifial S.A.
nov 2022 - Atualmente
Mapear e planear todas as atividades de subcontratação de processos industriais, assegurando de forma consistente e contínua as capacidades instaladas (volume diário de peças processadas), meios produtivos (maquinaria) e competências técnicas (garantia de cumprimento de especificações de qualidade) por parte dos fornecedores subcontratados, por forma a darem resposta eficaz às necessidades da empresa, em função das respetivas necessidades, ditadas pela carteira de encomendas e inerentes compromissos de entrega aos clientes.
Liderar todas as iniciativas necessárias de procura de novos fornecedores a subcontratar, em função das necessidades da empresa ditadas pela respetiva carteira de encomendas.
Negociar compromissos com os fornecedores contratados, caso a caso, relativamente a capacidades alocadas, preços competitivos, fluxos logísticos (materiais), gestão de stocks (“buffers” adequados ao balanceamento da atividade alocada à empresa), fluxos de informação (documentação técnica e não técnica).
Assegurar que os fornecedores subcontratados cumprem todos os requisitos legais aplicáveis aos seus colaboradores, equipamentos, instalações e ambiente.
Fazer o acompanhamento diário de todas as atividades subcontratadas, nomeadamente no que concerne a:
•	Garantir o cumprimento dos compromissos assumidos em termos de quantidades e prazos de entrega;
•	Proceder à comunicação clara e atualização permanente das prioridades em termos de sequência de processamento, garantindo o perfeito alinhamento com as necessidades da empresa;
•	Sensibilização para o estrito cumprimento dos critérios de qualidade exigidos (funcionais e cosméticos) e previamente estabelecidos;
•	Mobilização de equipas internas (Qualidade, Engenharia de processos, Produção) para se deslocarem pontualmente às instalações dos fornecedores subcontratados, com o objetivo de formar, sensibilizar, dar suporte técnico aos respetivos colaboradores envolvidos no processo;
•	Dar suporte aos fornecedores subcontratados no desenvolvimento dos programas (robots, máquinas automáticas rotativa e cnc) necessárias para o processamento de referências da empresa;
•	Garantir o desenvolvimento e correta utilização das ferramentas necessárias para o processamento de referências da empresa;
•	Agilizar, sempre que situações urgentes assim o ditem, transportes extraordinários de lotes de referências em viaturas da empresa;
•	Monitorizar o estrito cumprimento de eventuais contratos de comodato de máquinas e acordos de alocação de capacidades, assinados entre as partes;
Garantir a perfeita coordenação entre as atividades subcontratados e o planeamento interno da produção, promovendo o necessário trabalho de equipa com os responsáveis das áreas de acabamentos superficiais e com todos os outros que possam ter intervenção no fluxo dos materiais até à expedição, tendo sempre como objetivo a maximização do nível de serviço ao cliente.
Proceder à avaliação criteriosa da performance dos diferentes fornecedores e emitir relatórios que contemplem propostas concretas que visem a melhoria contínua dos respetivos procesos.

Técnico responsável da secção de lixagem/polimento robotizado
Cifial S.A.
out 2007 - nov 2022
Responsável pela programação, gestão e manutenção dos programas de sete robots de lixar KUKA, cinco robots de lixar ABB IRB4400, dois robots de lixar ABB IRB2000, dois robots de polir ABB IRB3000, um robot de polir ABB IRB2000, duas polidoras CNC Mepsa multi-posto, uma máquina de lixagem plana, uma de lixagem de tubos, uma de polimento de tubos e duas máquinas de vibroenergia.
Fazem parte das minhas responsabilidades a gestão dos recursos humanos da secção, distribuição dos EPI´s, elaborar e distribuir as IT´s inerentes aos processos.
Na área do planeamento, tenho a responsabilidade de planear e estipular a sequencia de entrada em produção dos produtos a produzir nos vários centros de trabalho, os KPI´s da secção  tendo como base os lead time dos processos.
Em área de engenharia, elaboro desenhos de ferramentas, mecanismos e layouts de apoio aos processo, bem como, melhorias de equipamentos e gestão de projetos de melhoria.
Por fim, todos os novos produtos são objeto de uma análise de factibilidade (RFQ) em que é delineado o processo com todas as operações, tempos e ferramentas necessárias para custeio da peça.

Programador da lixagem/polimento robotizado
Cifial S.A.
dez 1998 - dez 2006
Programador de três robots de lixar ABB IRB4400, seis robots de lixar ABB IRB2000, quatro robots de polir ABB IRB3000, três robots de polir ABB IRB2000 e duas polidoras CNC Mepsa multi-posto.
Responsável por todas as alterações e melhorias aos processos e lixagem e polimento robotizado. 
Formação
CET - Mecatrónica
Cenfim - Porto
jun 2019 - dez 2021
Especialização em técnologia Mecatrónica
Programação Robots ABB S4
Cifial S.A.
2001 - 2001
Ação de formação interna na empresa Cifial S.A. Formador Engº Luís Rodrigues.
Programação Robots ABB S2 e S3
Cifial S.A.
2000 - 2000
Ação de formação interna na empresa Cifial S.A. Formador Engº Luís Rodrigues.
Programação máquinas polidoras CNC Mepsa Muiti-posto
Cifial S.A.
1999 - 1999
Ação de formação interna na empresa Cifial S.A. Formador Engº Fernando Oliveira.
Técnico de Electrónica/Comando equivalente ao 12º ano
Escola profissional de Espinho
set 1995 - jun 1998

          
          
Formação Visual Basic
ISESP
Formação inicial em Visual Basic.
Recomendaciones

Cifial S.A.

Hugo Oliveira (Você estava em uma posição mais baixa) :

Excelente Líder de Equipa. Extremamente organizado no trabalho desempenhado, com visão de desenvolvimento e melhoria continua. Relação cordial e de motivação para com a equipa envolvente. Recomendo vivamente.