Turismo, comércio, consultoria, secretariado, comunicação
Dul*** ***** (XX anos)
Técnica de Turismo, Comunicação e Marketing em Associação GeoAçores e Universidade dos Açores
Universidade dos Açores
Ponta Delgada,
Açores
|
Experiência
Técnica de Turismo, Comunicação e Marketing
Associação GeoAçores e Universidade dos Açores
abr 2019
-
out 2019
Durante este percurso desenvolvi conhecimento acerca das potencialidades dos Açores enquanto Geoparque da UNESCO, a partir da socialização com iniciativas de outros geoparques do mundo, por exemplo, ao nível da sensibilização para a educação ambiental e gestão de recursos naturais e patrimoniais. Desenvolvi ainda competências ao nível da organização, da autonomia e gestão do tempo para conclusão de tarefas, bem como conhecimento acerca das potencialidades dos recursos açorianos; unicidades, condições e capacidades de alguns geossítios do Geoparque Açores. Algumas das funções desempenhadas foram: Estabelecer contatos no sentido da recolha e tratamento de informação relativa ao património natural e cultural dos Açores; Recolher dados relativos a geossítios dos Açores para investigação de capacidade de carga turística dos mesmos; Inserir informação em base de dados; Analisar e interpretar informação de base de dados; Apresentar publicamente resultados relativos à investigação de capacidade de carga turística dos geossítios açorianos na "Semana I+D+i RIS3 Açores", em Ponta Delgada Conhecer a perceção de stakeholders locais quanto ao uso turístico dos geossítios; e Gerir, classificar e arquivar toda a documentação e correspondência efetuadas para a investigação de capacidade de carga turística. Contribuir para a conclusão de tarefas do projeto TURGEO - "Definição da capacidade de carga para uso turístico de geossítios: uma ferramenta para a sustentabilidade e valorização turística dos recursos naturais dos Açores”; Apresentar publicamente resultados relativos à investigação de capacidade de carga turística dos geossítios açorianos (TurGeo) na Conferência Europeia de Geoparques «GEOPARQUES: Memoria de la Tierra, futuro para las personas», em Sevilha; Apoiar na realização de documentação para a participação nas Jornadas "Património Geológico e Geoconservação", em Braga; Realizar atividades de animação subordinadas aos temas geodiversidade e turismo, na celebração do “Dia Mundial da Criança”, em Ponta Delgada, promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada; Apoiar procedimentos para aquisição e venda de bens e serviços do Geoparque Açores; e Gerir, classificar e arquivar toda a documentação e correspondência efetuadas para a condução das atividades do Geoparque.
Vendedora e Consultora Educativa
Information Planet
out 2018
-
mar 2019
Enquanto consultora desenvolvi competências ao nível da empatia, comunicação, persistência, razoabilidade e confiança nas minhas decisões e capacidades enquanto vendedora, bem como ao nível da capacidade de adaptação e organização de tempo e espaço. Ganhei ainda conhecimento sobre como criar e manter contatos com parceiros a nível local e internacional, sobre políticas de educação de países como Inglaterra, Dinamarca, Canadá, Austrália e Malásia, sobre o perfil atual e perspetivas futuras dos estudantes portugueses, bem como sobre as atuais apostas aos níveis da investigação e desenvolvimento mundiais. Algumas das funções desempenhadas foram: Gerir e coordenar a sucursal sediada em Ponta Delgada; Marcar reuniões com clientes privados (estudantes ou potenciais estudantes) e empresas parceiras (instituições educativas); Reunir com clientes e potenciais clientes para venda de serviços; Contribuir para a definição de estratégia empresarial; Divulgar serviços em feiras, como Study Abroad, em Lisboa e no Porto; Contatar escolas açorianas e apresentar serviços junto de professores e alunos, através de sessões informativas e presença em stand temporário no Centro Comercial Parque Atlântico, em Ponta Delgada; Estabelecer contatos e visitas a universidades no estrangeiro para conhecer condições e requisitos das mesmas; Aconselhar clientes sobre oportunidades educativas no estrangeiro; Criar soluções personalizadas de acordo com necessidades de cada cliente; Orientar clientes e monitorizar processos de acordo com requisitos e prazos para candidatura e vistos; Manter e atualizar perfil de cada cliente no sistema CRM AMS; e Gerir correspondência e contatos entre clientes privados e instituições educativas parceiras;
Estagiária em Turismo nas vertentes de vendas, receção, organização e acompanhamento de excursões
Cooperativa Regional de Economia Solidária (Cresaçor)
out 2017
-
out 2018
Enquanto estagiária ganhei competências ao nível da empatia com o outro, seja no atendimento de turistas, seja no contato com qualquer pessoa ou entidade, e aprendi técnicas de inclusão que podem ser implementadas diariamente, desde linguagem acessível a adaptação de espaços. Ganhei ainda conhecimento aprofundado sobre a oferta turística acessível no arquipélago, bem como técnicas de captação de atenção e de liderança enquanto guia e em funções de venda e de animação sociocultural. Algumas das funções desempenhadas foram: Vender serviços de animação turística (excursões, transferes, aluguer de bicicletas e canoas, bem como aluguer de cadeira de rodas, rampas, e cadeira anfíbia) a clientes privados e a operadores turísticos; Contatar, organizar e acompanhar Fam Trips com agências e operadores turísticos especializados em Turismo Acessível, como Accamino Reisen, da Alemanha, e Disabled Access Holidays, da Escócia, de modo a dar a conhecer a oferta turística acessível de São Miguel; Organizar e acompanhar excursões para turistas com necessidades especiais; Receber e informar turistas em Posto de Turismo Cultural; Promover serviços turísticos acessíveis em Seminários e Conferências, como “Açores no rumo do Turismo Sustentável”; Apoiar na organização do evento "Ponta Delgada Cidade Acessível" Contribuir para a criação de novo website com linguagem e lógica mais acessível; Criar e organizar programas de sensibilização para jovens sobre a importância do Turismo acessível; Recolher informações sobre condições de acessibilidade de vários recursos turísticos, em São Miguel, para Plataforma Tur4all; e Cooperar na operacionalização de programa de Turismo Sénior “Meus Açores Meus Amores”, promovido pelo Governo dos Açores.
Vendedora ajudante: comercialização de artesanato
Loja dos Açores - Azorean arts and crafts
ago 2014
-
jan 2015
Enquanto vendedora desenvolvi competências ao nível da ponderação e originalidade que me permitiram: manter a calma para poder solucionar problemas diversos em situações de evidente pressa; estar sensível às necessidades do cliente; ser paciente e firme em situações de predisposição para conflito; e ser criativa para ultrapassar barreiras linguísticas e para repensar a distribuição de produtos de modo a que estivessem mais acessíveis. Algumas das funções desempenhadas foram: Conhecer e partilhar natureza histórica, cultural e modo de produção dos artigos artesanais para venda; Prestar informações de carácter geral, sobre locais de interesse turístico, empreendimentos turísticos, câmbios e possíveis atividades de animação nos Açores; Assegurar as condições de limpeza e conservação necessárias; Receber produtos e verificar sua quantidade e qualidade; Arrumar e colocar etiquetas de acordo com preçários; Dispor produtos, tendo em conta a qualidade da apresentação para a promoção da venda; Registar em operações de caixa, o valor das vendas efetuadas, fazendo diariamente o seu controlo; Colaborar na inventariação física das existências; e Participar na escolha e negociação com fornecedores.
Formação
Turismo
Universidade dos Açores
set 2014
-
jul 2017
Participar neste curso permitiu o ganho de competências que tornam apta para: desempenhar funções ao nível da gestão de produtos e serviços em organizações turísticas; compreender o modo de funcionamento e quadro legal das estruturas organizacionais ligadas ao Turismo; conhecer que respostas são necessárias para a satisfação do cliente/turista; identificar quais as oportunidades e ameaças no desenvolvimento de qualquer atividade turística; resolver problemas de forma inovadora e empreendedora; saber gerir e planear atividades de Turismo para um desenvolvimento empresarial, social, cultural e económico sustentável eficaz. As principais disciplinas lecionadas foram: Legislação; Inglês; Espanhol; Património Histórico e Cultural; Interpretação Turística e Ambiental; Técnicas de Hotelaria; Técnicas de Agências de Viagens e Operadores Turísticos; Animação Turística; Gestão Estratégica; Recursos Humanos; Recursos Turísticos Locais e Regionais; Marketing; Contabilidade; Técnicas de Guias e Intérpretes; Empreendedorismo; História; e Economia.
Idiomas
Inglês - C2
Curriculum relacionados