Turismo, comércio, consultoria, secretariado, comunicação

Dul*** ***** (XX anos)
Técnica de Turismo, Comunicação e Marketing em Associação GeoAçores e Universidade dos Açores
Universidade dos Açores
Ponta Delgada,
Açores
|
Experiência
Técnica de Turismo, Comunicação e Marketing
Associação GeoAçores e Universidade dos Açores
abr 2019 - out 2019
Durante este percurso desenvolvi conhecimento acerca das potencialidades dos Açores enquanto
Geoparque da UNESCO, a partir da socialização com iniciativas de outros geoparques do mundo,
por exemplo, ao nível da sensibilização para a educação ambiental e gestão de recursos naturais e
patrimoniais. Desenvolvi ainda competências ao nível da organização, da autonomia e gestão do
tempo para conclusão de tarefas, bem como conhecimento acerca das potencialidades dos recursos
açorianos; unicidades, condições e capacidades de alguns geossítios do Geoparque Açores.

Algumas das funções desempenhadas foram:
Estabelecer contatos no sentido da recolha e tratamento de informação relativa ao património natural
e cultural dos Açores;
Recolher dados relativos a geossítios dos Açores para investigação de capacidade de carga turística
dos mesmos;
Inserir informação em base de dados;
Analisar e interpretar informação de base de dados;
Apresentar publicamente resultados relativos à investigação de capacidade de carga turística dos
geossítios açorianos na "Semana I+D+i RIS3 Açores", em Ponta Delgada
Conhecer a perceção de stakeholders locais quanto ao uso turístico dos geossítios; e
Gerir, classificar e arquivar toda a documentação e correspondência efetuadas para a investigação
de capacidade de carga turística.
Contribuir para a conclusão de tarefas do projeto TURGEO - "Definição da capacidade de carga para
uso turístico de geossítios: uma ferramenta para a sustentabilidade e valorização turística dos
recursos naturais dos Açores”;
Apresentar publicamente resultados relativos à investigação de capacidade de carga turística dos
geossítios açorianos (TurGeo) na Conferência Europeia de Geoparques «GEOPARQUES: Memoria
de la Tierra, futuro para las personas», em Sevilha;
Apoiar na realização de documentação para a participação nas Jornadas "Património Geológico e
Geoconservação", em Braga;
Realizar atividades de animação subordinadas aos temas geodiversidade e turismo, na celebração
do “Dia Mundial da Criança”, em Ponta Delgada, promovida pela Câmara Municipal de Ponta
Delgada;
Apoiar procedimentos para aquisição e venda de bens e serviços do Geoparque Açores; e
Gerir, classificar e arquivar toda a documentação e correspondência efetuadas para a condução das
atividades do Geoparque.
Vendedora e Consultora Educativa
Information Planet
out 2018 - mar 2019
Enquanto consultora desenvolvi competências ao nível da empatia, comunicação, persistência,
razoabilidade e confiança nas minhas decisões e capacidades enquanto vendedora, bem como ao
nível da capacidade de adaptação e organização de tempo e espaço. Ganhei ainda conhecimento
sobre como criar e manter contatos com parceiros a nível local e internacional, sobre políticas de
educação de países como Inglaterra, Dinamarca, Canadá, Austrália e Malásia, sobre o perfil atual e
perspetivas futuras dos estudantes portugueses, bem como sobre as atuais apostas aos níveis da
investigação e desenvolvimento mundiais.

Algumas das funções desempenhadas foram:
Gerir e coordenar a sucursal sediada em Ponta Delgada;
Marcar reuniões com clientes privados (estudantes ou potenciais estudantes) e empresas parceiras
(instituições educativas);
Reunir com clientes e potenciais clientes para venda de serviços;
Contribuir para a definição de estratégia empresarial;
Divulgar serviços em feiras, como Study Abroad, em Lisboa e no Porto;
Contatar escolas açorianas e apresentar serviços junto de professores e alunos, através de sessões
informativas e presença em stand temporário no Centro Comercial Parque Atlântico, em Ponta
Delgada;
Estabelecer contatos e visitas a universidades no estrangeiro para conhecer condições e requisitos
das mesmas;
Aconselhar clientes sobre oportunidades educativas no estrangeiro;
Criar soluções personalizadas de acordo com necessidades de cada cliente;
Orientar clientes e monitorizar processos de acordo com requisitos e prazos para candidatura e
vistos;
Manter e atualizar perfil de cada cliente no sistema CRM AMS; e
Gerir correspondência e contatos entre clientes privados e instituições educativas parceiras;
Estagiária em Turismo nas vertentes de vendas, receção, organização e acompanhamento de excursões
Cooperativa Regional de Economia Solidária (Cresaçor)
out 2017 - out 2018
Enquanto estagiária ganhei competências ao nível da empatia com o outro, seja no 
atendimento de turistas, seja no contato com qualquer pessoa ou entidade, e aprendi técnicas de inclusão que
podem ser implementadas diariamente, desde linguagem acessível a adaptação de espaços. Ganhei
ainda conhecimento aprofundado sobre a oferta turística acessível no arquipélago, bem como
técnicas de captação de atenção e de liderança enquanto guia e em funções de venda e de
animação sociocultural.

Algumas das funções desempenhadas foram:
Vender serviços de animação turística (excursões, transferes, aluguer de bicicletas e canoas, bem
como aluguer de cadeira de rodas, rampas, e cadeira anfíbia) a clientes privados e a operadores
turísticos;
Contatar, organizar e acompanhar Fam Trips com agências e operadores turísticos especializados
em Turismo Acessível, como Accamino Reisen, da Alemanha, e Disabled Access Holidays, da
Escócia, de modo a dar a conhecer a oferta turística acessível de São Miguel;
Organizar e acompanhar excursões para turistas com necessidades especiais;
Receber e informar turistas em Posto de Turismo Cultural;
Promover serviços turísticos acessíveis em Seminários e Conferências, como “Açores no rumo do
Turismo Sustentável”;
Apoiar na organização do evento "Ponta Delgada Cidade Acessível"
Contribuir para a criação de novo website com linguagem e lógica mais acessível;
Criar e organizar programas de sensibilização para jovens sobre a importância do Turismo acessível;
Recolher informações sobre condições de acessibilidade de vários recursos turísticos, em São
Miguel, para Plataforma Tur4all; e
Cooperar na operacionalização de programa de Turismo Sénior “Meus Açores Meus Amores”,
promovido pelo Governo dos Açores.
Vendedora ajudante: comercialização de artesanato
Loja dos Açores - Azorean arts and crafts
ago 2014 - jan 2015
Enquanto vendedora desenvolvi competências ao nível da ponderação e originalidade que me
permitiram: manter a calma para poder solucionar problemas diversos em situações de evidente
pressa; estar sensível às necessidades do cliente; ser paciente e firme em situações de
predisposição para conflito; e ser criativa para ultrapassar barreiras linguísticas e para repensar a
distribuição de produtos de modo a que estivessem mais acessíveis.

Algumas das funções desempenhadas foram:
Conhecer e partilhar natureza histórica, cultural e modo de produção dos artigos artesanais para
venda;
Prestar informações de carácter geral, sobre locais de interesse turístico, empreendimentos turísticos,
câmbios e possíveis atividades de animação nos Açores;
Assegurar as condições de limpeza e conservação necessárias;
Receber produtos e verificar sua quantidade e qualidade;
Arrumar e colocar etiquetas de acordo com preçários;
Dispor produtos, tendo em conta a qualidade da apresentação para a promoção da venda;
Registar em operações de caixa, o valor das vendas efetuadas, fazendo diariamente o seu controlo;
Colaborar na inventariação física das existências; e
Participar na escolha e negociação com fornecedores.
Formação
Turismo
Universidade dos Açores
set 2014 - jul 2017
Participar neste curso permitiu o ganho de competências que tornam apta para:
desempenhar funções ao nível da gestão de produtos e serviços em organizações turísticas;
compreender o modo de funcionamento e quadro legal das estruturas organizacionais ligadas ao
Turismo; conhecer que respostas são necessárias para a satisfação do cliente/turista;
identificar quais as oportunidades e ameaças no desenvolvimento de qualquer atividade turística;
resolver problemas de forma inovadora e empreendedora; saber gerir e planear atividades de Turismo 
para um desenvolvimento empresarial, social, cultural e económico sustentável eficaz.

As principais disciplinas lecionadas foram: Legislação; Inglês; Espanhol; Património Histórico e
Cultural; Interpretação Turística e Ambiental; Técnicas de Hotelaria; Técnicas de Agências de
Viagens e Operadores Turísticos; Animação Turística; Gestão Estratégica; Recursos Humanos;
Recursos Turísticos Locais e Regionais; Marketing; Contabilidade; Técnicas de Guias e Intérpretes;
Empreendedorismo; História; e Economia.
Idiomas
Inglês - C2