Secretário, administrador, gestor

Osv*** ***** (XX anos)
Técnico da Direcção de Estudo e Planeamento e Professor em Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de S.Tomé e Príncipe e IUCAI-STP
Universidade de Évora/STP - Portugal
Sintra,
Lisboa
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Técnico da Direcção de Estudo e Planeamento e Professor
Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de S.Tomé e Príncipe e IUCAI-STP
abr 2019 - out 2020
Participação na planificação
Iniciação ao Recenseamento agrícola
Professor das disciplinas de Introdução a Economia de STP, Empreendedorismo e Françês dos Cursos Médios no Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informática
No Ministério fiz parte do departamento da estatística que no momento estava no processo de reorganização para melhor organização dos bancos de dados
Ao ensinar a introdução da economia de STP tive a oportunidade de transmitir os vários ciclos económicos(escravatura, cacau, café e de crédito e ajuda externa) englobados nas eras de colonização e independência
No empreendedorismo incentivei os alunos a criarem os seus próprios negócios para melhor contribuírem no desenvolvimento sustentável de S.Tomé e Príncipe
Conhecimentos básicos da língua francesa no intuito de saberem escrever e dialogar para que no futura aproveitem as oportunidades laborais. 
 
Director de Gabinete
Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de S.Tomé e Príncipe
dez 2014 - dez 2018
Submissão de "dossiers" ao ministro de tutela para despacho
Conselheiro do Ministro de Tutela
Controlo e supervisão do bom funcionamento do gabinete
Redação e assinatura de correspondências em português e em francês para o exterior do ministério
Participação nas diversas reuniões intra, inter-ministeriais, Sociedade Civil e organizações dos pequenos agricultores
Membro do Comité de Licitação do PRIASA I e II - projecto reabilitação infraestruturas rurais
Elaboração de actas e relatórios 
Tradução de diversos documentos de português/francês e vice-versa
Tratamento de correspondências(cartas, emails, telefonemas) em francês com a FAO/Gabão, FIDA/Roma, OIF e países francófonos
Neste cargo tive a oportunidade de comunicar com o entidades multifacetadas e em ambientes de muita pressão mas sempre disponível no bem servir 
Responsável Administrativo e Financeiro
Padaria Moderna
jun 2004 - set 2014
Elaboração de folhas de salários, pagamento dos impostos, água, energia, telefone e dívidas de outros fornecedores
Elaboração e assinatura de emails, cartas em francês e português,
Encomenda no mercado exterior(Portugal e Bélgica) de matérias primas: farinha de trigo, farinha de milho, produtos para pastelaria e fermento.
Compilação de dados económicos e financeiros para contabilidade
Controlo dos depósitos diários no banco, reconciliação bancária e controlo da caixa
Sendo o mesmo patrão da padaria, fui fundador da criação do Hotel Praia Inhame Ecolodge Unipessoal Limitada na Zona Sul de S.Tomé: matriculação no Guichet Único, Encomenda das mercadorias para logística e infraestruturas e implantação do sistema de gestão
Durante todos estes anos pude adquirir experiências na gestão administrativa e financeira tornando-me um quadro polivalente
Tesoureiro da Direcção Operacional do PAPAFPA/Projecto FIDA 557-ST
Estado de S.Tomé e Príncipe
jan 2003 - ago 2004
Movimentação e seguimento das contas bancárias: conta especial e do governo
Movimentação e seguimento das caixas do FIDA, PPMD (FAC) e governo
Elaboração do orçamento previsional e seguimento orçamental
Lançamento dos Concursos Públicos (nacional e internacional) para aquisição de bens e serviços para o PAPAFPA 
Justificação de fundos através de memórias de reembolso ao FIDA, FAC e Governo(contrapartida nacional) em português e françês
Apoio a secretaria do projecto quando necessário
Sendo um projecto de desenvolvimento agrícola e estando na unidade de coordenação do projecto relacionei-me com as componentes e o público em geral sobretudos os camponeses na vertente de gestão administrativa e financeira
Auxiliar de Contabilidade da Unidade de Coordenação do PNAPAF (Projecto FIDA 334-ST)
Estado da República Democrática de S.Tomé e Ptríncipe
jun 1995 - out 2002
#Participação no arranque do PNAPAF e formação das componentes (U.C. Programa, Armazém dos Insumos Agrícolas, Vulgarização, Crédito Agrícola, Criação das Associações dos Agricultores, Pesquisa Aplicada e Cacau Biológico Aromático).
-#Unidade de Coordenação do Programa U.C. P/PNAPAF
- Participação na elaboração dos PATBs, seguimentos orçamentais (FAC, FIDA e Governo)
- Seguimento e gestão de 7 contas bancárias da UCP/PNAPAF (Dbs, XAF, USD e Euro)
- Registros dos dados contabilísticos e financeiros (Windows/Excel /Word/Compta CIEL/ SUCESS)
- Encomenda de bens e serviços (Concursos local e internacional),desalfandegamento de bens, inventários e verificações dos patrimónios e apoio a Secretaria da UCP/PNAPAF
# As componentes
- Lançamento de concursos para compra dos bens e serviços, elaboração do PATB e seguimento orçamental da Componente Cacau Biológico Aromático
- Participação na gestão do Armazém de Insumos Agrícolas da « Loja PNAPAF » (pagamentos salários, taxas da segurança social e impostos sobre salários, processo de lançamento de concursos, pagamentos dos insumos, desalfandegamento, elaboração dos preços de vendas, inventários e gestão dos stocks, …)

Formação
Mestrando em Economia e Gestão Aplicadas e Pós-graduação em Agronegócio
Universidade de Évora/STP - Portugal
out 2017 - jul 2019
Dos 60 ECTS para o curso consegui concluir os 48 ficando até a data por concluir 12 ECTS. sendo as seguintes disciplinas: Economia, Gestão do Agronegócio, Investimento e Análise de Custo-Benefício, Mercados e Políticas, Métodos e Anãlise I, Modelos de Decisão e Risco, Organização e Gestão, Planeamento do Agrnegócio, Política do Desenvolvimento Rural e Agrícola e Política de Maeketing Agro-alimentar. 

É de salientar que falta-me ainda um ano lectivo para defender a tese.

Atendendo o meu percurso profissional e intelectual optei por este mestrado que para além da área de gestão, economia também tem uma vertente em agronegócio que complementa o meu ambiente familiar 
Licenciatura em Economia
Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informática - S.Tomé e Príncipe
set 2003 - dez 2009
Este curso não foi abrangido pelo Acordo de Bolonha. mas sim feito em cinco anos com interregno de um ano por razões de reorganização do instituto. Foram múltiplos conhecimentos apreendidos em diversas áreas economia, psicologia, contabilidade gestão, auditotria financeira, econometria de que seria muito longo tudo frizar aquí mas que o certificado fazerá fé. A salientar neste curso também conclui algumas disciplinas relacionadas com o mundo do petróleo: Introdução aos Contratos Petrolíferos, Ptrincipe of Finance, EnergyEconomics e Managerial Accounting.

No compto geral tive a média geral de 14 valores.
Idiomas
Português - Lingua materna.
Francês - C2: falo, escrevo e leio fluentemente
Espanhol - C1: falo, escrevo e leio regular
Inglês - A1: falar, escrever e ler - tenho conhecimento
Informações Adicionais
perfil
Mestrando em Economia, Gestão Aplicada e Pós-graduação em Agronegócios pela Universidade de Évora - Portugal com mais de 25 anos de experiência profissional nas áreas de comércio, professorado privado, contabilidade e gestão administrativa e financeira, faz de mim um profissional polivalente tanto na administração pública como no privado. Estou habituado a trabalhar em equipas sob ambientes de pressão transformando-me num hábil comunicador em diversas línguas. Fui atribuído com Diploma de Mérito pelo Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informática de S. Tomé e Príncipe “IUCAI-STP” pelos meus méritos com abnegação de ensino aos alunos.
O que me motiva à esta candidatura é de experimentar novos ambientes e ter uma nova oportunidade laboral para melhor contribuir.
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