Professor ensino básico e secundário / professor auxiliar

Rob*** ***** (XX anos)
Professor Auxiliar II em Universidade de Taubaté - UNITAU
Univ. Estadual Paulista - UNESP
Residente fora de Portugal
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Professor Auxiliar II
Universidade de Taubaté - UNITAU
jul 2016 - dez 2021
Supervisor de 18 estudantes de graduação e mentor de 49 estudantes de graduação em projetos.
Examinador/revisor de 13 Trabalhos de Graduação.
Professor responsável por quatro disciplinas no departamento de Biologia (Biologia Celular; Genética; Técnicas Moleculares; e Práticas Pedagógicas em Citologia e Genética); duas disciplinas no departamento de Medicina (Biologia Celular e Molecular; Genética); uma disciplina no departamento de Odontologia (Biologia) e uma disciplina no departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Biologia Ambiental).
Coordenação de três projetos de extensão universitária (projetos: Pequeno Cientista; Mundo Macro em Foco; PIBID) que inspiram estudantes do ensino infantil, fundamental e médio, bem como professores do ensino básico.
Experiência como pesquisador em fisiologia e ecofisiologia vegetal, metabolismo vegetal, fitoquímica, genética populacional, caracterização química de metabólitos de plantas (GC-MS; GC-FID), condições de estresses ambientais em plantas e bioinformática.
Estagiário
Centro de Raízes e Amidos Tropicais – CERAT
mar 2015 - dez 2015
Estágio desenvolvido do laboratório de Bioquímica do CERAT (UNESP) sob supervisão do Dr. Adalton Mazetti Fernandes. Obtive experiência com o método de Somogyi-Nelson, utilizado na quantificação de açúcares redutores, açúcares solúveis e amido.
Professor Voluntário
Cursinho Pré-Vestibular - CAVJ (UNESP)
mar 2010 - jul 2014
Professor voluntário responsável por lecionar as disciplinas de História Geral e Biologia para estudantes do ensino médio os quais tinham interesse em ingressar em uma universidade.
Formação
Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)
Univ. Estadual Paulista - UNESP
mar 2017 - fev 2021
Tese: Efeito da altitude na diversidade química e genética de Lychnophora pinaster Mart. 
Minha tese de doutorado compõe parte do projeto intitulado “Diversidade química e genômica de Lychnophora pinaster Mart., uma importante espécie medicinal do Cerrado brasileiro” (Financiamento: FAPESP). 
Palavras-chave: fisiologia vegetal, genômica, genética populacional, biologia computacional, GC-MS, GC-FID, NGS, SNP. 
Orientadores: Marcia Ortiz Mayo Marques / Maria Imaculada Zucchi
Acesso: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/204726
Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)
Univ. Estadual Paulista - UNESP
mar 2014 - mar 2016
Dissertação: Padrão de respostas metabólicas de Curcuma zedoaria (Christm.) Roscoe sob a aplicação de reguladores vegetais e em condições e deficiência hídrica (Financiamento: CAPES). 
Palavras-chave: fisiologia vegetal, metabolismo vegetal, estresse hídrico, fluorescência de clorofila, GC-MS, GC-FID. 
Orientadores: Luiz Fernando Rolim de Almeida / Marcia Ortiz Mayo Marques
Acesso: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138035
Biólogo (Bacharel e Licenciatura)
Univ. Estadual Paulista - UNESP
abr 2009 - jul 2014
Trabalho de Graduação: Efeito da sazonalidade do Cerrado nos parâmetros ecofisiológicos e produção de componentes voláteis em Copaifera langsdorffii Desf. (copaíba) (Financiamento: FAPESP). 
Palavras-chave: fisiologia vegetal, metabolismo vegetal, estresse hídrico, fluorescência de clorofila, GC-MS, GC-FID. 
Orientadores: Luiz Fernando Rolim de Almeida / Marcia Ortiz Mayo Marques
Idiomas
Português (Brasileiro) - Nativo
Inglês - Avançado
Alemão - Iniciante
Informações Adicionais
Publicações
1. Portella RO, Cordeiro EMG, Marques APS, Ming LC, Zucchi MI, Lima MP, Martins ER, Hantao LW, Sawaya ACHF, Semir J, Pinheiro JB, Marques MOM. Evidence of altitudinal gradient modifying genomic and chemical diversity in populations of Lychnophora pinaster Mart. Phytochemistry, 192:112898, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.phytochem.2021.112898 

2. Portella RO, Marques MOM, Ono EO, Silva PSS, Fernandes AM, Rolim de Almeida LF. Kinetin establish the volatile chemical profile after rhizome dormancy is released in Curcuma zedoaria (Christm.) Roscoe. Natural Product Research, online: 1-4, 2020. DOI:https://doi.org/10.1080/14786419.2020.1729152

3. Rolim de Almeida LF, Portella RO, Bufalo J, Marques MOM, Facanali R, Frei F. Non-Oxygenated sesquiterpenes in the essential oil of Copaifera langsdorffii Desf. increase during the day in the dry season. Plos One, 11: e0149332, 2016. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0149332

4. Portella RO, Facanali R, Marques MOM, Rolim de Almeida LF. Chemical composition of essential oils from the vegetative and reproductive structures of Copaifera langsdorffii Desf. Natural Product Research, 29:1-5, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/14786419.2014.987145

5. Baron D, Graciano DS, Portella RO, Mantoan LPB, Rolim de Almeida LF, Boaro CSF. The ecophysiological performance of Vernonia polyanthes Less. (Asteraceae) in conserved and degraded forests in the Brazilian Cerrado. Acta Physiologiae Plantarum, 37:1701, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s11738-014-1702-x

6. Rolim de Almeida LF, Portella RO, Facanali R, Marques MOM, Frei F. Dry and wet seasons set the phytochemical profile of the Copaifera langsdorffii Desf. essential oils. The Journal of Essential Oil Research, 27:1-9, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/10412905.2014.889050

7. Fernandes M, Portella RO, Basso SPS. Higiene pessoal na perspectiva da educação inclusiva. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), 8:266-277, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991048

8. Fernandes M, Portella RO. De frente com os órgãos: os sistemas fisiológicos sob a perspectiva da interpretação. In: Narrativas e o ensino de ciências, Eds: Basso SPS. 1 ed. Balti, Republic of Moldova: Novas Edições Acadêmicas, 2017. ISBN: 978-3-330-99751-6
Bolsas e Finaciamentos
Fev/2020-Atual. Coordenador de Área (CAPES) - UNITAU. 
Bolsa concedida pela CAPES para a posição de Coordenador de Área (Biologia) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Mar/2014-Mar/2016. Bolsista de Mestrado (CAPES) - Univ. Estadual Paulista - UNESP.
Bolsa concedida pela CAPES durante todo o período de meu mestrado, envolvendo as áreas da fisiologia vegetal, fisiologia do metabolismo vegetal e fitoquímica. 
Orientador(es): Luiz Fernando Rolim de Almeida/Marcia Ortiz Mayo Marques

Jul/2013-Fev/2014. Estagiário / Bacharelado (FAPESP) - Univ. Estadual Paulista - UNESP.
Bolsa concedida pela FAPESP durante parte de meu Bacharelado, relativo ao meu projeto de trabalho de graduação com atuação nas áreas da fisiologia do metabolismo e fitoquímica. Orientador: Luiz Fernando Rolim de Almeida
Fev/2012-Jan/2013. Pró-reitoria de Extensão (PROEX) - Univ. Estadual Paulista - UNESP. 
Bolsa de Apoio Acadêmico concedida pela Pró-reitora de Extensão a fim de remunerar o trabalho de Professor Voluntário no Cursinho Pré-Vestibular - CAVJ da UNESP.
Orientador: Maria Dalva Cesario

Jul/2010-Ago/2011. Estagiário (PROPe) - Univ. Estadual Paulista - UNESP.
Bolsa concedida Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica durante estágio realizado no Departamento de Botânica na área da Fisiologia Vegetal. 
Orientador: Luiz Fernando Rolim de Almeida
Coordenação de Projetos
Fev/2019-atual. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atuo como Coordenador de área (Biologia) no PIBID e o projeto tem como objetivos promover as inter-relações entre estudantes de graduação e do Ensino Básico, desenvolvendo aprendizagens múltiplas sobre os temas geradores das Ciências e Biologia a partir da aplicação de métodos alternativos de ensino. O projeto atua com 16 estudantes do curso de Ciências Biológicas os quais são responsáveis pela criação, elaboração e aplicação de atividades didáticas que envolvam promovam a formação diferencial dos estudantes do Ensino Básico. 

Mar/2020-Dez/2020. Projeto Pequeno Cientista. Atuei como coordenador no projeto, cujos objetivos se embasaram no desenvolvimento do raciocínio lógico e científico pela aplicação do método científico à estudantes da educação infantil e do ensino básico. O projeto atuou com 16 estudantes lotados nos departamentos de Biologia e Pedagogia, os quais foram responsáveis pela criação, elaboração, aplicação e avaliação de atividades didáticas baseadas no método científico. 

Mar/2019-Dez/2020. Projeto Mundo macro em foco. Atuei como coordenador do projeto, cujo objetivo foi desenvolver o pensamento crítico dos estudantes da educação infantil pelo do uso da fotografia e fortalecer o pensamento crítico, social e científico dos estudantes do ensino básico pelo uso da fotografia. O projeto atuou com 10 estudantes lotados nos departamentos de Biologia e Pedagogia, os quais foram responsáveis pela criação, elaboração, aplicação e avaliação de atividades didáticas e lúdicas baseadas no método científico e na fotografia.