Percurso Profissional [pt]

Pau*** ***** (XX anos)
Diretor Operações e Engenharia em SISTENGE CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO LTDA
University of Helsinki
Residente fora de Portugal
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Diretor Operações e Engenharia
SISTENGE CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO LTDA
fev 2020 - mar 2021
Coordenação das equipas operacionais (Engenharia, Compras, Projeto, Planejamento e Qualidade) para a eficácia dos trabalhos nos prazos, qualidade e custos definidos; Capacitação das equipas operacionais (Comercial, Projeto, Compras, Planejamento, Qualidade e Engenharia) para a eficácia de pré-venda e elaboração de tarefas padrão/modular.
Implementação de modelos para recuperação técnica e empresarial.
Gestor das operações e desenvolvimento de obras e projetos, incluindo plena coordenação, gestão dos contratos e direção de obra:
Gestão e coordenação das operações e desenvolvimento de obras e projetos:
• Site Tutóia, Hidrantes e Rede de Sprinklers | IBM
• Transferência de cargas, trabalhos de construção civil diversos, instalações elétricas, e instalações mecânicas, Data Center SP1 | UOL DIVEO

Empreiteiro-Geral, Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Construção da Fase 3 do Data Center IBX SP4, Barueri, SP, Brasil | EQUINIX DO BRASIL SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA LTDA.
Prestação dos serviços de execução das Obras Civis, com o fornecimento de todos os equipamentos, e materiais de instalação, execução e supervisão de montagem, transporte, Elétricas, Ar Condicionado, execução de BMS, Cabling, Automação, Segurança, Infraestrutura e Sistemas de Incêndio.
IST + Certificação Uptime Tier III.
Implementação e execução do controle de resultados financeiros (P&L), bem como do sistema de avaliação da qualidade de execução.

Empreiteiro-Geral, Gestor de Contrato, Gestor de Construção | Sistema Malbec de Cabos Submarinos, Praia Grande - SP, Brasil | GLOBENET, ALCATEL SUBMARINE NETWORK. 

Empreiteiro-Geral, Gestor de Contrato, Gestor de Construção | Subestação Ipiranga, fase I, São Paulo - SP, Brasil | HOSPITAL DE SÃO CAMILO.

Empreiteiro-Geral, Gestor de Contrato, Gestor de Construção | Projeto Integrado Azulão, AM, Brasil | ENEVA S.A., SOTREQ, S.A.
Planta de geração, composto por sete geradores de 3,45MW a gás para produção de energia à ENEVA.
Vice-Presidente 2019-2022
AIIE - ASSOCIAÇÃO INTERNACIONALIZAÇÃO E INTELIGÊNCIA ECONÓMICA
out 2019 - nov 2022
Execução das deliberações da Assembleia Geral e aos Planos Gerais de ação.
Praticar todos os atos adequados à prossecução dos objetivos sociais.
Diretor Engenharia
SENSYS BRASIL LTDA
mar 2018 - abr 2020
Responsável pela operação de implementação das unidades de negócio core do Grupo: Centro de Dados, TI e TIC; Power Quality, Grupo Gerador, Nobreak; Iluminação; Sistemas de Segurança Eletrônica; Serviços & Manutenção e Engenharia e Produção.
Direção técnica, administrativa e financeira da engenharia.
Coordenação, supervisão e gestão de propostas e soluções técnicas, planejamento, cronograma, comissionamento, entrega técnica e operação assistida referente aos processos de engenharia (consultoria, projeto, compatibilização, projeto executivo, preparação de obra, as-built, data book), implantação (programação e configuração), manutenção, assistência técnica e serviços.
Coordenação, supervisão e gestão de contratos, fornecedores e prestadores de serviços.
Gestor das operações e desenvolvimento de obras e projetos, incluindo plena coordenação, gestão dos contratos e direção de obra.

Subempreiteiro | Construção do Cenáculo de Cubatão, Cubatão - SP, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Subcontratado pela CASAIS BRASIL, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA (Grupo CASAIS).
Contrato de infraestruturas e instalações dos Sistemas Elétricos e Sistemas Especiais, Fornecimento de equipamentos e materiais.

Empreiteiro Geral | Painel LED da Catedral de Teresina, Teresina - PI, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Contrato das instalações dos Sistemas Elétricos e Sistemas Especiais (Painel LED, estrutura metálica de fixação), Fornecimento de equipamentos e materiais.

Subempreiteiro | Construção da Catedral de Teresina, Teresina - PI, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Subcontratado pela CASAIS BRASIL, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA (Grupo CASAIS).
Contrato de instalações dos Sistemas elétricos críticos (Grupo Gerador, Nobreak), Sistemas especiais (Cabeamento estruturado e Fibra ótica, CFTV, Controle de acesso, Configuração BIS, CATV/TV, Acionamento da automatização de portões) e Combate a Incêndio (SDAI), Fornecimento de equipamentos e materiais.

Empreiteiro Geral | Painel LED da Catedral de Palmas, Palmas - TO, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Contrato das instalações dos Sistemas Elétricos e Sistemas Especiais (Painel LED, estrutura metálica de fixação), Fornecimento de equipamentos e materiais.

Subempreiteiro | Construção da Catedral de Palmas, Palmas - TO, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Subcontratado pela TEIXEIRA DUARTE - ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A.
Contrato de instalações dos Sistemas elétricos críticos (Nobreak), Sistemas especiais (Cabeamento estruturado e fibra ótica, CFTV, Controle de acesso, Configuração BIS, CATV/TV, Acionamento da automatização de portões) e Combate a Incêndio (SDAI), Fornecimento de equipamentos e materiais.

Subempreiteiro | Construção da Catedral de Sergipe, Aracaju - SE, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Subcontratado pela TEIXEIRA DUARTE - ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A.
Contrato de instalações dos Sistemas elétricos críticos (Nobreak), Sistemas especiais: Cabeamento estruturado, fibra ótica, CFTV, Controle Acesso, Configuração BIS, CATV/TV, Painel LED e estrutura metálica fixação, Acionamento automatização portões) e Combate a Incêndio (SDAI), Fornecimento de equipamentos e materiais.
Consultor Estratégico Brasil
HELSINKI EQUITY COVENANT OY
jun 2016 - Atualmente
Parceiro Internacional de Negócios.
Especialista em Parcerias Público-Privadas (PPP) e contratos de concessão.
∙ Aeroporto Internacional de Carga e Passageiros de Uberaba, Uberaba, MG, Brasil.
Fundador, Sócio-Administrador
PCS BRASIL PROJETOS CONSULTORIA & SERVIÇOS LTDA
jun 2016 - Atualmente
Representações e serviços de engenharia focado em Integração de Serviços Globais e especializada em obras e infraestrutura para ambientes de Missão Crítica e multitécnicas (Arquitetura, Engenharias, Construção, Edificação, Instalações Elétricas, Instalações Hidráulicas, Instalações Mecânicas, Energia, Iluminação, Sistemas TI & Dados, Segurança Eletrónica, Sistemas de Video & Imagem, Sistemas Ininterruptos de Energia, Eficiência Energética e Sustentabilidade.
Projetos, obras e serviços de referência nas mais diversas áreas de atuação na construção: Missão Crítica, Centro de Dados, Infraestrutura, Tecnologia, Indústria, Logística, Estradas, Edifícios, Banca e Serviços, Monumentos, Unidades Desportivas, Hospitalidade, Saúde, Retalho, dentre outros.

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Construção do Cenáculo de Cubatão, Cubatão - SP, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, CASAIS BRASIL, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA (Grupo CASAIS).
Subcontratado pela SENSYS BRASIL LTDA.
Análise técnica, CPU (Composição de preços), Orçamentação, Proposta técnica e comercial, Contratação, Subcontratação, Mobilização de obra, Documentação, SST (Segurança e saúde no trabalho), Projeto executivo, Planejamento, Cronograma, Aprovisionamentos, Gestão de compras, Fornecimento de equipamentos e materiais, Testes e ensaios em fornecedores, Preparação de obra, Instalação e montagem, Testes e ensaios em obra, Startup, Comissionamento, Operação Assistida, Treinamento, Desmobilização de obra, Entrega Técnica, As built e Livro de dados (Data book), Controle financeiro e Encerramento de contrato de infraestruturas e instalações dos Sistemas Elétricos e Sistemas Especiais.

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Painel LED da Catedral de Teresina, Teresina - PI, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Subcontratado pela SENSYS BRASIL LTDA.
Análise técnica, CPU (Composição de preços), Orçamentação, Proposta técnica e comercial, Contratação, Subcontratação, Mobilização de obra, Documentação, SST (Segurança e saúde no trabalho), Projeto executivo, Planejamento, Cronograma, Aprovisionamentos, Gestão de compras, Fornecimento de equipamentos e materiais, Preparação de obra, Instalação e montagem, Testes e ensaios em obra, Startup, Comissionamento, Operação Assistida, Treinamento, Desmobilização de obra, Entrega Técnica, As built e Livro de dados (Data book), Controle financeiro e Encerramento de contrato das instalações dos Sistemas Elétricos e Sistemas Especiais (Painel LED, estrutura metálica de fixação).

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Construção da Catedral de Teresina, Teresina - PI, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, CASAIS BRASIL, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA (Grupo CASAIS).
Subcontratado pela SENSYS BRASIL LTDA.
Análise técnica, CPU (Composição de preços), Orçamentação, Proposta técnica e comercial, Contratação, Subcontratação, Mobilização de obra, Documentação, SST (Segurança e saúde no trabalho), Projeto executivo, Planejamento, Cronograma, Aprovisionamentos, Gestão de compras, Fornecimento de equipamentos e materiais, Testes e ensaios em fornecedores, Preparação de obra, Instalação e montagem, Testes e ensaios em obra, Startup, Comissionamento, Operação Assistida, Treinamento, Desmobilização de obra, Entrega Técnica, As built e Livro de dados (Data book), Controle financeiro e Encerramento de contrato de instalações dos Sistemas elétricos críticos (Grupo Gerador, Nobreak), Sistemas especiais (Cabeamento estruturado e Fibra ótica, CFTV, Controle de acesso, Configuração BIS, CATV/TV, Acionamento da automatização de portões) e Combate a Incêndio (SDAI).

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Painel LED da Catedral de Palmas, Palmas - TO, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Subcontratado pela SENSYS BRASIL LTDA.
Análise técnica, CPU (Composição de preços), Orçamentação, Proposta técnica e comercial, Contratação, Subcontratação, Mobilização de obra, Documentação, SST (Segurança e saúde no trabalho), Projeto executivo, Planejamento, Cronograma, Aprovisionamentos, Gestão de compras, Fornecimento de equipamentos e materiais, Preparação de obra, Instalação e montagem, Testes e ensaios em obra, Startup, Comissionamento, Operação Assistida, Treinamento, Desmobilização de obra, Entrega Técnica, As built e Livro de dados (Data book), Controle financeiro e Encerramento de contrato de instalações dos Sistemas Elétricos e Sistemas Especiais (Painel LED, estrutura metálica de fixação).

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Construção da Catedral de Palmas, Palmas - TO, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, TEIXEIRA DUARTE - ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A.
Subcontratado pela SENSYS BRASIL LTDA.
Análise técnica, CPU (Composição de preços), Orçamentação, Proposta técnica e comercial, Contratação, Subcontratação, Mobilização de obra, Documentação, SST (Segurança e saúde no trabalho), Projeto executivo, Planejamento, Cronograma, Aprovisionamentos, Gestão de compras, Fornecimento de equipamentos e materiais, Testes e ensaios em fornecedores, Preparação de obra, Instalação e montagem, Testes e ensaios em obra, Startup, Comissionamento, Operação Assistida, Treinamento, Desmobilização de obra, Entrega Técnica, As built e Livro de dados (Data book), Controle financeiro e Encerramento de contrato de instalações dos Sistemas elétricos críticos (Nobreak), Sistemas especiais (Cabeamento estruturado e fibra ótica, CFTV, Controle de acesso, Configuração BIS, CATV/TV, Acionamento da automatização de portões) e Combate a Incêndio (SDAI).

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Construção da Catedral de Sergipe, Aracaju - SE, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, TEIXEIRA DUARTE - ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A.
Subcontratado pela SENSYS BRASIL LTDA.
 Análise técnica, CPU, Orçamentação, Proposta técnica e comercial, Contratação, Subcontratação, Mobilização de obra, Documentação, SST (Segurança e saúde no trabalho), Projeto executivo, Planejamento, Cronograma, Aprovisionamentos, Gestão de compras, Fornecimento de equipamentos e materiais, Testes e ensaios em fornecedores, Preparação de obra, Instalação e montagem, Testes e ensaios em obra, Startup, Comissionamento, Operação Assistida, Treinamento, Desmobilização de obra, Entrega Técnica, As built e Livro de dados (Data book), Controle financeiro e Encerramento de contrato de instalações dos Sistemas elétricos críticos (Nobreak), Sistemas especiais: Cabeamento estruturado, fibra ótica, CFTV, Controle Acesso, Configuração BIS, CATV/TV, Painel LED e estrutura metálica fixação, Acionamento automatização portões) e Combate a Incêndio (SDAI).

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Retrofit do Prédio Administrativo Brás, São Paulo - SP, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Subcontratado pela SENSYS BRASIL LTDA.
Análise técnica, CPU (Composição de preços), Orçamentação, Proposta técnica e comercial, Contratação, Subcontratação, Mobilização de obra, Documentação, SST (Segurança e saúde no trabalho), Projeto executivo, Planejamento, Cronograma, Aprovisionamentos, Gestão de compras, Fornecimento de equipamentos e materiais, Testes e ensaios em fornecedores, Preparação de obra, Instalação e montagem, Testes e ensaios em obra, Startup, Comissionamento, Operação Assistida, Treinamento, Desmobilização de obra, Entrega Técnica, As built e Livro de dados (Data book), Controle financeiro e Encerramento de contrato de instalações dos Sistemas elétricos críticos (Nobreak), Sistemas especiais (Cabeamento estruturado e fibra ótica, BIS, CATV/TV, Telefonia e Networking).

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Construção do Templo Maior de Curitiba, Curitiba - PR, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, EMPA, S.A. (Grupo TEIXEIRA DUARTE).
Subcontratado pela SENSYS BRASIL LTDA.
Análise técnica, CPU (Composição de preços), Orçamentação, Proposta técnica e comercial, Contratação, Subcontratação, Mobilização de obra, Documentação, SST (Segurança e saúde no trabalho), Projeto executivo, Planejamento, Cronograma, Aprovisionamentos, Gestão de compras, Fornecimento de equipamentos e materiais, Testes e ensaios em fornecedores, Preparação de obra, Instalação e montagem, Testes e ensaios em obra, Startup, Comissionamento, Operação Assistida, Treinamento, Desmobilização de obra, Entrega Técnica, As built e Livro de dados (Data book), Controle financeiro e Encerramento de contrato de instalações dos Sistemas elétricos críticos (Nobreak), Sistemas especiais (Centro de Dados, Telefonia, Networking, Painel LED e estrutura metálica de fixação).

Gestor de Projeto | Construção do Templo Maior de Curitiba, Curitiba - PR, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. 
Subcontratado pela SENSYS BRASIL LTDA.
Projeto executivo para especificação de Grupos Geradores, Nobreaks, Iluminação, Automação Predial, Automação de Púlpito, Cabeamento Estruturado, CFTV, Data Center, Controle de Acesso a Porta, Alarme e Detecção de Incêndio, Telefonia e Rede e Painel LED.
Diretor Técnico
AYT II - ENGENHARIA LDA
dez 2013 - jan 2014
Subcontratado. Prestador de Serviços através da PCS PROJECTOS, CONSULTORIA & SERVIÇOS.
Responsável pelo Departamento Técnico, onde se destacam a Direção Técnica de Obra, Coordenação & Planeamento de Obra nas especialidades de Sistema de Segurança Contra Incêndio, CCTV, Postos de Transformação, Redes de Baixa Tensão, Telecomunicações, Iluminação, Sistema de Controlo de Gestão Integrada e Multimédia.
Principais projetos:
• Arranjos Exteriores da Plataforma da Albufeira | CÂMARA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA
• Iluminação Desportiva UEFA do Estádio Municipal Dr. Machado Matos | CÂMARA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS
• Iluminação Desportiva UEFA do Estádio Municipal Senhora do Amparo | CÂMARA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS
• Escritórios da Embaixada da Suécia em Lisboa
• Escritórios da Delegação Norte, Porto | PHOENIX CONTACT, S.A.
• Auditório SAMS Porto | SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO NORTE
• Galeria de Arte | SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO NORTE
Country Manager
SENSYS BRASIL LTDA
nov 2013 - abr 2018
Responsável pela startup no Brasil, e pela operação de implementação das unidades de negócio core do Grupo: Centro de Dados, TI e TIC; Power Quality, Grupo Gerador, Nobreak; Iluminação; Sistemas de Segurança Eletrônica; Serviços & Manutenção e Engenharia e Produção.
Direção técnica, administrativa e financeira da empresa e da engenharia.
Coordenação, supervisão e gestão de propostas e soluções técnicas, planejamento, cronograma, comissionamento, entrega técnica e operação assistida referente aos processos de engenharia (consultoria, projeto, compatibilização, projeto executivo, preparação de obra, as-built, data book), implantação (programação e configuração), manutenção, assistência técnica e serviços.
Coordenação, supervisão e gestão de contratos, fornecedores e prestadores de serviços.
Gestor das operações e desenvolvimento de obras e projetos, incluindo plena coordenação, gestão dos contratos e direção de obra.

Subempreiteiro | Construção do Cenáculo de Cubatão, Cubatão - SP, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Subcontratado pela CASAIS BRASIL, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA (Grupo CASAIS).
Contrato de infraestruturas e instalações dos Sistemas Elétricos e Sistemas Especiais, Fornecimento de equipamentos e materiais.

Subempreiteiro | Construção da Catedral de Sergipe, Aracaju - SE, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Subcontratado pela TEIXEIRA DUARTE - ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, S.A.
Contrato de instalações dos Sistemas elétricos críticos (Nobreak), Sistemas especiais: Cabeamento estruturado, fibra ótica, CFTV, Controle Acesso, Configuração BIS, CATV/TV, Painel LED e estrutura metálica fixação, Acionamento automatização portões) e Combate a Incêndio (SDAI), Fornecimento de equipamentos e materiais.

Empreiteiro Geral |  | Remodelação do Prédio Administrativo Brás, São Paulo - SP, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Contrato de instalações dos Sistemas elétricos críticos (Nobreak), Sistemas especiais (Cabeamento estruturado e fibra ótica, BIS, CATV/TV, Telefonia e Networking), Fornecimento de equipamentos e materiais.

Subempreiteiro | Construção do Templo Maior de Curitiba, Curitiba - PR, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Subcontratado pela EMPA, S.A. (Grupo TEIXEIRA DUARTE).
Contrato de instalações dos Sistemas elétricos críticos (Nobreak), Sistemas especiais (Centro de Dados, Telefonia, Networking, Painel LED e estrutura metálica de fixação), Fornecimento de equipamentos e materiais.
Conselheiro, Diretor Comercial, Diretor Técnico e Qualidade
, CORELEC - COMERCIAL TÉCNICA DE ILUMINAÇÃO E ENERGIA LDA
out 2013 - nov 2013
Responsável pela gestão & coordenação técnico-comercial em Portugal & Países CPLP.
Desenvolvimento das marcas FAGERHULT, ATELJÉ LYKTAN, WHITECROFT, VENTILUX, NEDAL, EWO, SCHRÉDER, BENITO URBAN, SCREENLUZ, ARKOS e CIFRALUX.
Coordenação e acompanhamento a donos de obra e promotores, gabinetes de fiscalização, gabinetes de arquitetura e engenharia, empreiteiros de construção civil, distribuidores de material elétrico e instaladores.
Gestão de negócio nas áreas de Iluminação Profissional, Iluminação Comercial e Soluções Médicas incluindo sistemas de gases (calhas médicas) para instalações hospitalares.
Suporte & Aconselhamento Técnico a clientes, e o desenvolvimento de soluções específicas na área da sustentabilidade energética.
• Armazém de Produto Acabado | CONTINENTAL MABOR, RG4E
• Iluminação Desportiva, Parque Urbano da Rabada | MUNICÍPIO DA TROFA, HIDRETICA
• Adega Cooperativa de Mangualde | VCA ENERGIA
• Iluminação Desportiva nível UEFA standards, Estádio Municipal Dr. Machado de Matos | MUNICÍPIO DE FELGUEIRAS
• Embaixada da Suécia em Lisboa | SWEDISH EMBASSY, PCS
• Fábrica de Lubrificantes | PETROGAL, SÍNCRONO
• Cenáculo | IGREJA UNIVERSAL, GENEL
• Cenáculo Maia | IGREJA UNIVERSAL, GENEL 
• Cenáculo Maculusso | IGREJA UNIVERSAL, GENEL
• Clínica da Marinha de Guerra Angolana | FNT ENGENHARIA
• Hospital Militar Principal | FNT ENGENHARIA
• Torre de Maculusso | M. N. RAMOS FERREIRA 
• Clube Naval de Luanda | GENEL
• Tramway de Mostaganem, Premiere Ligne, Mostaganem | M. N. RAMOS FERREIRA
• Hôpital Militaire de Blida | M. N. RAMOS FERREIRA
International Business Partner
FAGERHULTS BELYSNING AB
mar 2013 - Atualmente
Parceria Internacional de representação comercial.
Designer de iluminação para soluções e serviços em iluminação técnica/profissional, retalho (varejo) e médica, incluindo sistemas de gás (cabeceiros médicos).
International Business Partner
SENSYS SOLUTIONS, ENGINEERING AND SYSTEMS, S.A.
out 2010 - nov 2013
Subcontratado. Prestador de Serviços através da PCS PROJECTOS, CONSULTORIA & SERVIÇOS.
Apoio e suporte ao Departamento Comercial em Portugal, Países de Língua Oficial Portuguesa e Espanha, incluindo suporte técnico & aconselhamento técnico de soluções a clientes.
• Programa Parque Escolar
• Centro Materno Infantil do Norte | PINTO & CRUZ
• Centro de Reabilitação do Norte | M. N. RAMOS FERREIRA
• Edifício Halle | CLÍNICA PRIVADA DE COIMBRA
• Hospital da Ilha Terceira
• Hospital de Loures
• Hospital Sousa Martins - Hospital Distrital da Guarda
• HPP Carlton Life Lusíadas
• HPP Carlton Life Porto, Porto
• Clínica Ideal Tower | PINTO & CRUZ
• Hôpital Militaire de Blida | M. N. RAMOS FERREIRA
Dealer
BANCO BPI, S.A.
dez 2009 - jan 2013
Parceria de representação comercial.
Aquisição de novos clientes e investidores, incluindo o aconselhamento na área de investimentos bancários.
Diretor Comercial Regional e Países PALOP
LTX - ILUMINAÇÃO TÉCNICA, S.A.
mar 2008 - abr 2013
Responsável pela gestão & coordenação técnico-comercial da Delegação Norte & Países de Língua Oficial Portuguesa.
Desenvolvimento das marcas TRILUX, TRILUX Medical, OKTALITE, ZALUX, EWO, YOUYANG, BUCK, ILMAS, LTS, LUG, LUMTEAM, ROPAG e YOUYANG.
Coordenação e acompanhamento a gabinetes de arquitetura, gabinetes de engenharia, gabinetes de fiscalização, donos de obra, empreiteiros de construção civil e empreiteiros de eletricidade.
Gestão de negócio nas áreas de Iluminação Profissional, Iluminação Comercial e Soluções Médicas incluindo sistemas de gases (calhas médicas) para instalações hospitalares
Suporte & Aconselhamento Técnico a clientes, e o desenvolvimento de soluções específicas na área da sustentabilidade - Programas de Eficiência Energética.
Execução de projetos para soluções luminotécnicas e de equipamento médico.
• Programa Parque Escolar
• Centro Materno Infantil do Norte | PINTO & CRUZ
• Centro de Reabilitação do Norte | M. N. RAMOS FERREIRA
• Edifício Halle | CLÍNICA PRIVADA DE COIMBRA
• Hospital da Ilha Terceira
• Hospital de Loures | M. N. RAMOS FERREIRA
• Hospital Sousa Martins - Hospital Distrital da Guarda
• HPP Carlton Life Lusíadas
• HPP Carlton Life Porto
• Clínica Ideal Tower | PINTO & CRUZ
• Hôpital Militaire de Blida | M. N. RAMOS FERREIRA
• Arena de Luanda - Campeonato Mundial de Hóquei em Patins | OMATAPALO, FNT ENGENHARIA
• Clínica da Casa Militar | FNT ENGENHARIA
• Aeroporto de Luena | URBIS
• Retalho (Varejo): SONAE, DECATHLON, LEROY MERLIN…
Diretor Iluminação
GEONEXT - PRODUTOS ELÉCTRICOS, S.A.
out 2007 - nov 2008
Responsável pela gestão e coordenação do Departamento de Iluminação, incluindo ainda o apoio técnico e comercial ao Departamento Comercial e ao Departamento de Comércio Internacional.
Desenvolvimento das marcas BLINK, FAGERHULT, LEUCI e LUMITEK.
Coordenação do Departamento de Qualidade, ao nível da supervisão técnica e recursos humanos.
Gestão de negócio nas áreas de Iluminação Profissional e Iluminação Comercial, incluindo o Suporte & Aconselhamento Técnico a clientes, e o desenvolvimento de soluções específicas na área da sustentabilidade energética: Programas de Eficiência Energética, GreenBuilding, GreenLight.
Execução de projetos para soluções luminotécnicas e de equipamento médico.
• GreenBuilding dos edifícios Sede e Pós-Venda | TOYOTA CAETANO PORTUGAL, PCS
• Ala Sul-Poente, Hospital de São João | TEIXEIRA DUARTE
• Cenáculo Porto | IGREJA UNIVERSAL
• Hotel Casino de Chaves | GRUPO SOLVERDE, FASE - ESTUDOS E PROJECTOS
Diretor de Integração de Serviços
ECOLIV, S.A.
fev 2007 - mar 2008
Subcontratado.
Implementação de Programas de Sustentabilidade Energética.
Gestor e Coordenador de Contrato:
• GreenBuilding dos edifícios Sede e Pós-Venda | TOYOTA CAETANO PORTUGAL, PCS PROJECTOS CONSULTORIA & SERVIÇOS
Diretor-Geral, Diretor Comercial
INVECTIO - COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS LDA
dez 2005 - jan 2007
Responsável geral da empresa, com competências exclusivas aos níveis de gestão técnica e comercial, estando excluída a área financeira por inclusão destes serviços no grupo empresarial detentor da empresa.
Acumulação da Direção Técnico-Comercial, desenvolvendo as marcas FAGERHULT, BJC, ASTRO, BUZZI-BUZZI, DOXIS e OSCALUZ, e do qual se salienta a recuperação da empresa quer em vendas quer na imagem e confiança transmitida ao mercado e a fornecedores.
Gestão de negócio nas áreas de Iluminação Profissional e Iluminação Comercial, incluindo o Suporte & Aconselhamento Técnico a clientes, e o desenvolvimento de soluções específicas na área da sustentabilidade energética.
Execução de projetos para soluções luminotécnicas e de equipamento médico.
• Estação de Ermesinde, Linha do Minho | REFER, RUI MARTINS - ENGENHARIA
• Estação da Campanhã, Linha do Norte | REFER, RUI MARTINS - ENGENHARIA 
• Linha do Minho | REFER, FASE - ESTUDOS E PROJECTOS
Business Partner
SCHMITT ELEVADORES LDA
dez 2005 - jan 2009
Subcontratado. Prestador de Serviços através da PCS PROJECTOS, CONSULTORIA & SERVIÇOS.
Apoio e suporte à Gerência - área comercial, para o desenvolvimento de Negócios Chave-na-Mão.
Angariação de novos negócios, projetos e desafios, implicando a abertura de novos clientes e mercados.
• Elevador da Praia do Peneco | POLIS ALBUFEIRA, MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA
• Hotel Casino de Chaves | GRUPO SOLVERDE, FASE - ESTUDOS E PROJECTOS
Conselheiro, Diretor de Integração de Serviços
SOTECNEL - SOCIEDADE TÉCNICA DE ELECTRICIDADE LDA
dez 2004 - jan 2007
Subcontratado. Prestador de Serviços através da PCS PROJECTOS, CONSULTORIA & SERVIÇOS.
Responsável pela Integração de Serviços, Conceção-Construção e processos Chave-na-Mão.
Apoio e suporte na área comercial, nomeadamente na aquisição, coordenação e gestão de projetos e clientes, acumulando ainda funções de apoio à gestão da empresa.
Implementação de modelos para recuperação técnica e empresarial.
• Parque de Estacionamento da Fonte Luminosa | POLIS LEIRIA, MUNICÍPIO DE LEIRIA
• Concepção-Construção/Instalação-Montagem da Central de Valorização Orgânica | LIPOR, SOMAGUE, HIDURBE, A. M. MESQUITA
Parceiro Internacional para Negócios
FAGERHULTS BELYSNING AB
nov 2003 - Atualmente
Parceria Internacional para negócios na área da iluminação profissional.
Designer de iluminação para soluções e serviços em iluminação técnica/profissional, retalho e médica, incluindo sistemas de gás (cabeceiros médicos).
Diretor Comercial Regional
INVECTIO - COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS LDA
fev 2003 - fev 2004
Responsável pela Direção de Vendas Sul.
Desenvolvendo as marcas FAGERHULT, BJC, ASTRO, BUZZI-BUZZI, DOXIS e OSCALUZ mas, devido à estrutura ineficiente da empresa, foi necessário acumular a área de vendas a norte.
Gestão de negócio nas áreas de Iluminação Profissional e Iluminação Comercial, incluindo o Suporte & Aconselhamento Técnico a clientes, e o desenvolvimento de soluções técnicas.
Responsabilidade técnico ao nível da iluminação, implementando também a reestruturação do Secretariado e a criação do Gabinete de Estudos.
Execução de projetos para soluções luminotécnicas e de equipamento médico.
• Estação de Caniços, Linha do Minho | REFER, FASE - ESTUDOS E PROJECTOS
• Central de Valorização Orgânica | LIPOR, PCS, SOTECNEL
Gestor de Obras e Projetos
RAFLESIA - PROJECTOS DE ARQUITECTURA PAISAGISTA LDA
dez 1997 - jan 2008
Subcontratado.
Execução de funções de gestor e coordenador de projetos e obras.
• Parque Radical de Tomar | MUNICÍPIO DE TOMAR
• Complexo de Ténis de Tomar | MUNICÍPIO DE TOMAR
Engenheiro de Vendas
CONSTRUÇÕES ELÉCTRICAS SCHRÉDER, S.A.
dez 1996 - jan 2003
Desempenho de funções de técnico-comercial na área norte, principalmente no mercado da região interior e grande Porto, tendo sido responsável pelo acompanhamento de gabinetes de arquitetura, gabinetes de engenharia, donos de obra (nomeadamente câmaras municipais e particulares) e empreiteiros de eletricidade.
Responsável pela elaboração de estudos e projetos luminotécnicos e acompanhamento em obra na área da iluminação pública, publico-decorativa e monumental, tendo nesta última concretizada diversas iluminações especiais ao nível de monumentos históricos a nível nacional.
Responsável pela gestão de produto das marcas SOGEXI e A+G.
Execução de projetos para soluções luminotécnicas.
• Programa de Recuperação das Aldeias Históricas | DIRECÇÃO-GERAL DOS MONUMENTOS NACIONAIS
• Programa Aldeias de Portugal | DIRECÇÃO-GERAL DOS MONUMENTOS NACIONAIS
• Castelo da Sortelha | DIRECÇÃO-REGIONAL DOS MONUMENTOS DO NORTE, GAT GUARDA, MUNICÍPIO DE SABUGAL
• Rede das Aldeias do Xisto | EDP, MUNICÍPIO DA LOUSÃ
• Centro Histórico do Porto | EDP, MUNICÍPIO DO PORTO
• Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante | DIRECÇÃO-REGIONAL DOS MONUMENTOS DO NORTE, MUNICÍPIO DE AMARANTE
• Arranjo Urbanístico envolvente ao Rio Zela | EDP, MUNICÍPIO DE VOUZELA
• Plena Via, A3 | BRISA AUTO-ESTRADAS
• Estação de Braga, Linha do Minho | REFER | FASE - ESTUDOS E PROJECTOS
• Estação Casa da Música | METRO DO PORTO, BALFOUR BEATTY RAIL, SOUTO MOURA
• Iluminação das Estações Externas | METRO DO PORTO, BALFOUR BEATTY RAIL, EFACEC, ÁLVARO SIZA, SOUTO MOURA
Fundador
PCS PROJECTOS, CONSULTORIA & SERVIÇOS
jul 1995 - jul 2016
Representações e serviços de engenharia focado em Integração de Serviços Globais e especializada em obras e infraestrutura para ambientes de Missão Crítica e multitécnicas (Arquitetura, Engenharias, Construção, Edificação, Instalações Elétricas, Instalações Hidráulicas, Instalações Mecânicas, Energia, Iluminação, Sistemas TI & Dados, Segurança Eletrónica, Sistemas de Video & Imagem, Sistemas Ininterruptos de Energia, Eficiência Energética e Sustentabilidade.
Projetos, obras e serviços de referência nas mais diversas áreas de atuação na construção: Missão Crítica, Centro de Dados, Infraestrutura, Tecnologia, Indústria, Logística, Estradas, Edifícios, Banca e Serviços, Monumentos, Unidades Desportivas, Hospitalidade, Saúde, Retalho, dentre outros.

Gestor de Contrato, Gestor de Projeto no Aeroporto Internacional de Carga e Passageiros de Uberaba, Uberaba - MG, Brasil | PREFEITURA DE UBERABA 

Gestor de Projeto | Construção do Templo Maior de Curitiba, Curitiba - PR, Brasil | IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. 
Subcontratado pela SENSYS BRASIL LTDA.
Projeto executivo para especificação de Grupos Geradores, Nobreaks, Iluminação, Automação Predial, Automação de Púlpito, Cabeamento Estruturado, CFTV, Data Center, Controle de Acesso a Porta, Alarme e Detecção de Incêndio, Telefonia e Rede e Painel LED.

Gestor de Projeto | Escritórios Sede, São Paulo - SP, Brasil | SOBLOCO CONSTRUTORA, S.A. | S. DESIGN PROJETOS & OBRAS EIRELI.
Projeto executivo para remodelação e modernização das instalações técnicas de iluminação, bem como a implementação de programa de Eficiência Energética.

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Iluminação Desportiva do Estádio Municipal Dr. Machado Matos, Felgueiras, Portugal
CÂMARA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS
Subcontratado pela AYT II - ENGENHARIA, LDA.
Concepção-Construção/Instalação-Montagem de Infraestruturas Elétricas em Baixa Tensão para Iluminação Desportiva - UEFA Standards.

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Iluminação Desportiva do Estádio Municipal Senhora do Amparo, Felgueiras, Portugal
CÂMARA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS
Subcontratado pela AYT II - ENGENHARIA, LDA.
Concepção-Construção/Instalação-Montagem de Infraestruturas Elétricas em Baixa Tensão para Iluminação Desportiva - UEFA Standards.

Gestor de Projeto | Retrofit da Embaixada da Suécia, Lisboa, Portugal.
EMBAIXADA DA SUÉCIA EM LISBOA
Concepção-Construção/Instalação-Montagem de Infraestruturas Elétricas em Baixa Tensão.

Gestor de Contrato, Gestor de Projeto, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Retrofit dos Escritórios da Delegação Porto, Porto, Portugal.
PHOENIX CONTACT, S.A.
Concepção-Construção/Instalação-Montagem de Infraestruturas Elétricas em Baixa Tensão e de Infraestruturas de Sistemas Especiais: Detecção de Incêndio.

Gestor de Contrato, Gestor de Projeto, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Construção do Auditório SAMS, Porto, Portugal.
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO NORTE (SBN).
Concepção-Construção/Instalação-Montagem de Infraestruturas Elétricas em Baixa Tensão e de Infraestruturas de Sistemas Especiais: Detecção de Incêndio.

Gestor de Contrato, Gestor de Projeto, Gestor de Construção, Diretor de Obra | Construção da Galeria de Arte, Porto, Portugal.
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO NORTE (SBN).

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra, Gestor de Projeto nos Edifícios Sede e Pós-Venda, Vila Nova de Gaia, Portugal | TOYOTA CAETANO PORTUGAL, S.A.
Concepção-Construção/Instalação-Montagem de Infraestruturas Elétricas em Baixa Tensão para o projeto GreenBuilding.

Gestor de Contrato, Gestor de Construção, Diretor de Obra, Gestor de Projeto na Central de Valorização Orgânica da LIPOR, Baguim do Monte, Ermesinde, Portugal | LIPOR - SERVIÇO INTERMUNICIPALIZADO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO GRANTE PORTO, HIDURBE - GESTÃO DE RESÍGUOS, S.A., SOMAGUE - ENGENHARIA, S.A., ALBERTO MARTINS DE MESQUITA & FILHOS, S.A.
Subcontratado pela SOTECNEL - SOCIEDADE TÉCNICA DE ELECTRICIDADE LDA.
Concepção-Construção/Instalação-Montagem de: Infraestruturas Elétricas em Baixa Tensão e Média Tensão (Posto de Transformação 2x1250 kVA + 630 kVA, Grupo Gerador 220 kVA e Nobreak 160 kVA, Infraestruturas de Sistemas Especiais, rede estruturada de voz e dados, moving e modernização do Data Center, segurança eletrónica (CCTV), detecção de incêndio, sistemas multimédia (auditório), automação predial, automação industrial (cais de descarga).

Gestor de Projeto, Fiscal | Construção do Parque Radical de Tomar, Tomar, Portugal | CÂMARA MUNICIPAL DE TOMAR.
Subcontratado pela RAFLESIA - PROJECTOS DE ARQUITECTURA PAISAGISTA LDA.
Projeto Básico e Projeto Executivo de Infraestruturas Elétricas em Baixa Tensão, Iluminação Desportiva.

Gestor de Projeto, Fiscal | Construção dos Campos de Ténis de Tomar, Tomar, Portugal | CÂMARA MUNICIPAL DE TOMAR.
Subcontratado pela RAFLESIA - PROJECTOS DE ARQUITECTURA PAISAGISTA LDA.
Projeto Básico e Projeto Executivo de Infraestruturas Elétricas em Baixa Tensão e Média Tensão, Iluminação Desportiva, Telecomunicações, Detecção de Incêndio.

Gestor de Projeto, Fiscal | Remodelação do Hotel do Elevador, Bom Jesus, Braga, Portugal | CONFRARIA DO BOM JESUS DO MONTE.
Projeto Básico e Projeto Executivo de Infraestruturas Elétricas em Baixa Tensão e Média Tensão, Telecomunicações, Detecção de Incêndio.
Assistente Operacional
EFACEC - EMPRESA FABRIL DE MÁQUINAS ELÉCTRICAS, LDA
set 1990 - out 1992
Suporte técnico e administrativo na área de negócio de Transformadores de grande potência do Departamento Comercial, Comércio Externo.
Atuação nos mercados de Argélia, Argentina, Cabo Verde, Chile, China, Espanha, Islândia, Macau, Marrocos, São Tomé e Príncipe, Tunísia e Venezuela.
Fornecimento de transformadores de grande potência para a Islândia, China e Tunísia.
Fornecimento de subestações móveis para a Argentina
Formação
Elements of AI
University of Helsinki
out 2020 - Atualmente
Especialização em Inteligência Artificial
Lighting design based upon modern lighting theory regarding man
Jönöping University
mar 2003 - abr 2003
Especialização.
Patrocinado pela FAGERHULTS BELYSNING AB.
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
out 1995 - ago 1997
Ramo de Sistemas de Energia Eléctrica
Curso sobre Defesa
Instituto Militar dos Pupilos do Exército
out 1992 - jul 1995
Especialização. Orientador: Brigadeiro Lemos Pires.
Noções Gerais de Defesa; O Mundo e Portugal.
A Economia, a Tecnologia e a Defesa Nacional.
A Comunidade Europeia - Tratado de Maastricht.
A Conjuntura Internacional e a Defesa Nacional.
Engenharia de Energia e Sistemas de Potência
Instituto Militar dos Pupilos do Exército
set 1992 - ago 1995
Bacharelato.
Curso de Formação de Sargentos
Escola Prática de Artilharia
nov 1991 - ago 1992
Especialização em Artilharia de Campanha Ligeira.
Idiomas
Inglês - Nativo
Português (Europeu) - Nativo
Francês - Independente
Espanhol (Europeu) - Independente
Alemão - Básico (leitura)
Sueco - Básico (leitura)
Português do Brasil - Proficiente
Mandarim - Iniciante (verbal)
Informações Adicionais
Normas Regulamentadoras - NR (Brasil)
NR 18 Segurança no Trabalho na Indústria da Construção Civil 
NR 5 CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 
NR 6 Equipamento de Proteção Individual 
NR 10 Curso Básico de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade 
NR 10 SEP Curso Básico de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade - Sistema Elétrico de Potência 
NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos 
NR 23 Proteção Contra Incêndios 
NR 33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados 
NR 35 Trabalhos em Altura 
Primeiros Socorros 
Brigada de Incêndio
Certificado em Nobreaks (UPS)
Instalação, Configuração, Operação e Manutenção de Nobreaks SYS 
Installation, Configuration, Operation and Maintenance of Gamatronic UPS 
Certificado Bosch Security and Safety Systems
Access Control Systems - Access Modular Controller (AMC) 
Access Control Systems - Access Modular Controller (AMC) 
FPA-5000-Technical - Professional 
Bosch Fire Alarm Panel FPA-5000 Technical Classroom Training - Expert 
Treinamento técnico de certificação em câmeras de vídeo Bosch
Accredited Professional Certification
Project Manager 
Program Manager 
Construction Management 
Six Sigma Black Belt 
Six Sigma Yellow Belt 
Six Sigma Green Belt 

Procore Certification: Project Manager (Project Management) 
Procore Certification: Project Manager (Quality & Safety) 

ISO/IEC 27001 Information Security Associate™
SkillFront Entrepreneur Program™: Foundations Of Business And Entrepreneurs 
Certified Associate In Scrum Fundamentals™ (CASF™) 
Certified Insurance Industry Fundamentals™ (CIIF™) 
Lean Foundations Professional Certification™ (LFPC™) 
ISO 9001 Quality Management Systems Associate™ 
ISO/IEC 20000 IT Service Management Associate™ 
Certified Lean Six Sigma White Belt™ (CLSSWB™)
Voluntariado
Teamneur, dreaMaker no PROJETO PCS - Projeto de Colaboração Social 
Membro Associado da ASSOCIAÇÃO CASA DE MACAU DE SÃO PAULO - FUNDAÇÃO ORIENTE 
Cofundador, Presidente da Comissão do Clube 2014-2016 no ROTARY CLUB SÃO PAULO-PARAÍSO 
Embaixador na SUNSIMIAO MEDICAL ARTS 
Presidente da Assembleia Geral na ASSOCIAÇÃO CHN - CLUBE HÍPICO DO NORTE ATIVIDADES TERAPÊUTICO-DESPORTIVAS 
Embaixador do projeto terapêutico: Equoterapia (Hipoterapia) no CENTRO HÍPICO IRMÃO PEDRO COELHO 
Embaixador do projeto terapêutico: Equoterapia (Hipoterapia) no CLUBE HÍPICO DO NORTE 
Voluntário na APLL ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LEUCEMIAS E LINFOMAS 
Voluntário responsável pelas campanhas de dadores de medula ossea e de células estaminais no CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE DO NORTE 
Voluntário para a arrecadação de fundos na CERCIGAIA - COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO, REABILITAÇÃO, CAPACITAÇÃO E INCLUSÃO DE GAIA, CRL 
Voluntário para a arrecadação de fundos na ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PARALISIA CEREBRAL 
Presidente 2009-2010 no ROTARY CLUB PORTO-FOZ 
Membro Associado no ROTARY CLUB PORTO-FOZ