Património cultural

Joã*** ***** (XX anos)
Colaborador em Docomomo International
Master Erasmus Mundus DYCLAM (Université Jean-Monnet de Saint-Etienne, Instituto Politécnico de Tomar, Musée National d'Histoire Naturelle de Paris, Università Federico II di Napoli)
Lisboa,
Lisboa
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Colaborador
Docomomo International
abr 2019 - ago 2019
Docomomo International (International committee for documentation and conservation of buildings, sites and neigh- bourhoods of the modern movement)

Colaborador responsável pelas atividades de comunicação e mediação (redação e publicação de informações no site e gerenciamento de mídias sociais) e assistência logística na implementação de projetos e eventos.
Estagiário
Departamento do Patrimônio Histórico do Município de São Paulo (Brasil)
out 2015 - out 2016
Estagiário na Seção Crítica e Tombamento responsável pela produção de suportes técnicos para a produção e avaliação de processos de tombamento de bens culturais e processos de intervenção em propriedades tombadas.
Formação
Gestão de Paisagens Culturais e Património Cultural
Master Erasmus Mundus DYCLAM (Université Jean-Monnet de Saint-Etienne, Instituto Politécnico de Tomar, Musée National d'Histoire Naturelle de Paris, Università Federico II di Napoli)
set 2017 - ago 2019
Mestrado Erasmus Mundus _ DYCLAM (Dynamics of Cultural Landscapes and heritage Management)

Bolsista Erasmus Mundus

Programa de ensino para gestão complexa, abrangente e integrada, da conservação e da valorização de locais e sistemas do patrimônio (materiais e imateriais), áreas protegidas e paisagens culturais. O treinamento atende às necessidades específicas da Unesco, instituições internacionais e autoridades locais.

Universidades envolvidas:
Université Jean-Monnet _ Saint-Etienne - France ;
Instituto Politénico de Tomar _ Tomar - Portugal ;
Musée National d’Histoire Naturelle _ Paris - France ;
UNINA _ Naples - Italie.

Título da dissertação:  Les particularités et enjeux de la patrimonialisation des éléments du Mouvement Moderne : des contributions au domaine du patrimoine culturel ? (Menção "Très Bien")
Master 1 STEP Patrimoine Systèmes, Terriroires, Environnements, Patrimoine
Université Jean-Monnet de Saint-Etienne
set 2014 - jul 2015
Bolsista CAPES do Programa Federal (Brasil) "Ciências sem Fronteiras"

Mestre especializado em paisagens culturais e patrimoniais dos séculos XX e XXI. O treinamento prepara os alunos para desenvolver uma abordagem interdisciplinar para analisar, gerenciar e valorizar o patrimônio e as paisagens culturais, propondo soluções sustentáveis, no entendimento da complexidade.
Arquitetura e Urbanismo
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
fev 2011 - jul 2017
A formação propõe uma abordagem plural sobre o campo da arquitetura e do urbanismo, no qual estes são pontos de convergência das artes, humanidades e técnicas, permitindo a absorção de diferentes temáticas de conhecimento que se integram às missões dos arquitetos, sem abandonar um processo de aprendizagem amplo.

Trabalho final de graduação: Teoria crítica da arquitetura contemporânea: uma retomada do debate. contribuições para uma discussão sobre a formação do arquiteto e urbanista de fauusp.
Idiomas
Português - Língua materna
Francês - Fluente
Inglês - Intermediário
Italiano - Básico
Informações Adicionais
Softwares
Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint)
Adobe Photoshop
Adobe Illustratror
Adobe InDesign
Autocad
QGis
Participação em Pesquisa Científica
Bolsista de treinamento técnico FAPESP

Pesquisa: Difusão da Arquitetura Moderna no Brasil - o Patrimônio Arquitetônico criado pelo Plano de Ação do Governo Carvalho Pinto (1959 - 63)

Papel do estudante em treinamento técnico: pesquisa documental de documentos históricos e arquitetônicos, análise de edifícios modernos do período, visita a edifícios e produção de relatórios técnicos.
Participação em Eventos Académicos
13 - 19 de maio de 2013 - Copenhague _ Dinamarca
Workshop ECOWEEK - New Nordic Living
Workshop sobre conscientização pública sobre problemas ambientais e desenvolvimento de soluções sustentáveis ​​para os problemas existentes. O exercício foi a criação de soluções que foram julgadas por alguns dos principais atores da comunidade internacional de desenvolvimento urbano.

19 - 28 de março de 2015 - Mação _ Portugal
Apheleia - 2º Seminário Intensivo
Gestão Integrada da Paisagem Cultural para Sustentabilidade Local e Global
Treinamento sobre o uso complexo de ferramentas multidisciplinares convergentes para o gerenciamento integrado da paisagem cultural de maneira sustentável, por meio de educação teórica e treinamento coletivo aplicado, bem como estudos individuais sob medida.

Março e dezembro de 2016 - São Paulo _ Brasil e Firminy _ França
Seminário Internacional Live Modern Heritage
"O que fazer" e "como fazer" com o legado do modernismo no século XXI? Estudo comparativo de dois conjuntos continentais classificados como patrimônio cultural (Firminy Vert - França e Zezinho Magalhães - Brasil).