Oficial da marinha mercante / maquinista

Jor*** ***** (XX anos)
Subchefe de Máquinas - 2OM (2nd Engineer - STCW III/2) em OSM Maritime Group
Centro de Instrução Almirante Graça aranha - CIAGA
Aveiro,
Aveiro
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Subchefe de Máquinas - 2OM (2nd Engineer - STCW III/2)
OSM Maritime Group
nov 2016 - nov 2016
Substituir o Chefe de Máquinas em sua ausência ou impedimento. Fazer a distribuição das funções na Praça de Máquinas, de acordo com os detalhes organizados pelo chefe, supervisionando convenientemente, todos os serviços que lhes competem. Distribuir e supervisionar as quantidades de material removido do estoque para o serviço diário, bem como a sua recolha. Registrar todos os deveres de manutenção, prevenção, correção e fazer classificação contínua de tudo que ocorreu durante o seu trabalho (Serviço temporário).
Chefe de Máquinas (Chief Engineer)
CP+ Soluções em Meio Ambiente (CEPEMAR)
fev 2015 - set 2015
Embarcado no navio oceanográfico R/V Seward Johnson (Subsea) na função de Chefe de Máquinas, com a categoria de Segundo Oficial de Máquinas (2OM) na empresa CP Mais (Serviços de Consultoria e Meio Ambiente), onde, desde 23/02/2015, passei a exercer , a atividade de Oficial Superior de Máquinas no navio de pesquisa R/V Seward Johnson, de bandeira Panamenha, a serviço da Petrobras, nas regiões do Pré-Sal. Motores - Propulsão: G. E. DL58X170535. Motor principal: 2xCATERPILLAR. Potência: 850 HP cada. Potência total: 1700 HP. Geradores elétricos 4x CATERPILLAR 600 KW. Bow Thruster 550 HP e Stern Thruster 550 HP. Neste período fui responsável por desenvolver mudanças significativas nos sistemas de redes e bombas sanitárias, bem como, no sistema de esgoto da Praça de Máquinas, colocando o navio 100% operante, o que nos rendeu carta de elogio por parte da empresa. A minha saída foi devido à perda de contrato entre a CP+ com a Petrobras.
Segundo Oficial de Máquinas - 2OM (3rd Engineer)
Astro Internacional S.A.
out 2014 - fev 2015
Exercendo atividades de Oficial de Quarto de Máquinas (3rd Engineer) no MV UOS CHALLENGER (AHTS), controlando e executando manutenção preventiva, corretiva e preditiva de todos os equipamentos na Praça de Máquinas, utilizando integralmente a língua inglesa durante toda a estadia de embarque (35x35). Motor Principal: 4x MAK 6M32. Potência: cada 3.000 kW / 4.080 bhp = total de 12.000 KW / 16.320 bhp. Grade de combustível usado: MDO ou MGO. Geradores: 2x Geradores de eixo com 2.800 KVA. 2x Geradores Aux com 460 KVA e 1x Gerador de emergência com 150 KVA. Propulsores laterais: Um Passo Controlável Bow Thruster Tunnel 900kW / 1224 bhp. Uma Azimuth Thruster Drop Down In The Bow 900kW / 1224 bhp. Um Passo Controlável Stern Tunnel Thruster 900kW / 1224 bhp. 
Chefe de Máquinas (Porto e Offshore)
Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS
jun 1980 - jul 2000
Exercendo Atividades de Segundo Oficial de Máquinas: Embarcado com a regra STCW III/3, na função de Chefe de Máquinas em Mar Aberto e Interior, nos rebocadores Taurus, Scorpium, Sagitárius e Procium (TRATORES MARÍTIMOS). Terminal da Petrobras (GEBIG), Angra dos Reis - RJ, com a categoria de Primeiro Condutor Motorista, sob a função de Chefe de Máquinas, controlando, planejando e executando manutenção preventiva, corretiva e preditiva dos motores principais e auxiliares, bem como, toda maquinaria pertinente a seção de máquinas. Conduzindo, inspecionando e verificando todos os equipamentos e instrumentos durante operação de manobras. Supervisionando o pessoal de máquinas e realizando relatórios, planilhas e diário de máquina. Participando dos serviços de quarto (Oficial de Quarto) nas viagens em Mar Aberto. Motores Principais: 2x VILLARES. Potência: (cada motor) 1912,5 bhp =total de 3825bhp. Também cuidava e operava as classes "OSRB - Oil Spill Recovery Boat da CENTROPOL" Tenho o curso de "Atualização de Manutenção (MOTOR PRINCIPAL E VOITH" feito na PETROBRAS e acompanhei a desmontagem e montagem dos VOITHS do rebocador Sargitárius no antigo estaleiro da Verolme e mais, a experiência de 20 anos trabalhando com o Sistema Voith. (Seaport e Offshore).
Formação
Curso de Atualização e de Adaptação de Oficiais de Máquinas
Centro de Instrução Almirante Graça aranha - CIAGA
ago 2019 - dez 2019
Propósito:
Destina-se a:
a) atualizar Oficiais de Máquinas da Marinha Mercante; e
b) adaptar Oficiais da Reserva de 1ª Classe (RM1) da Marinha do Brasil (MB) para Oficiais de Máquinas da Marinha Mercante.
Especial de Acesso a Segundo Oficial de Máquinas - Nível Tecnólogo
Centro de Instrução Almirante Graça aranha - CIAGA
jul 2013 - mai 2014
A minha formação de Segundo Oficial de Máquinas (2OM) foi concedida pela DPC através de um programa de aperfeiçoamento profissional e acadêmico, somada à minha experiência profissional, ao longo de todos os meu serviços marítimos. A seguir, descrevo os cursos de aperfeiçoamentos, concluídos no CIAGA: Curso de Acesso a Segundo Oficial de Máquinas (ACOM) - CIAGA - (Tecnólogo Completo) - 9 meses; Curso de Aperfeiçoamento para Primeiro Condutor Motorista – CIAGA (Técnico Pós-Médio Completo) - 3 meses; Curso Fundamental de Segundo Condutor Motorista – CIAGA (Técnico Pós-Médio Completo) - CIAGA - 8 meses; Curso de Mecânico da Marinha Mercante – CIAGA. (Técnico Pós-Médio Completo) - CIAGA - 3 meses; Curso Especial Básico de Automação - CIAGA - 1 mês.
Idiomas
Português - Nato
Inglês - Avançado/Fluente
Espanhol - Intermediário
Informações Adicionais
Minha Carta de Apresentação
Senhores Recrutadores, Bom Dia!

Possuo Nível Superior, Inglês avançado e Certificado de Competência com Regras da STCW III/1, III/2, III/3  (Sem Limitação de KW em Navegação de Cabotagem, Apoio Marítimo Offshore), exceto Navios Petroleiro.)

De acordo com as regras abaixo, posso embarcar de Chefe de Máquinas (Chief Engineer), Subchefe de Máquinas (2nd Engineer Officer) ou de Oficial de Quarto de Máquinas (3rd Engineer Officer).

Pretensão salarial: R$ 10.500,00

CATEGORIA DA CIR:

Segundo Oficial de Máquinas da Marinha Mercante (2OM) - Número da CIR: 381P2003001555.

CERTIFICADOS: Certificado de Competência - DPC 1031 (2OM),

STCW Regras: III/1, III/2, III/3, III/4, V/1-1-1, VI/6, VI/5, VI/3. (Validade: 17/12/2024)

PASSAPORTE:   N° FU104151, Validade: 14/09/2027.

Tenho experiência em Navios Petroleiros, Navio-Plataforma, Draga Marítima, Rebocadores Portuários, Navio AHTS e Operações FPSO/FSO. Recentemente, estive embarcado na função de Chefe de Máquinas no R/V Seward Johnson (navio oceanográfico) pela CP+ Soluções em Meio Ambiente.

NORMAS REGULAMENTADORAS:

NR-10, NR-11, NR-12, NR-13, NR-20, NR-33, NR-34, NR-35.

Curso de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade/NR -10   

Curso de Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais/NR-11     

Curso de Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos/NR-12   

Curso de Segurança em Vasos de Pressão/NR-13   

Curso de Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis/NR-20    

Curso de Capacitação de Supervisor de Entrada em Espaço Confinado/NR-33       

Curso Básico de Segurança em Operações de Movimentação de Cargas e Equipamento de Guindar/NR-34          

Curso de Capacitação Para o Trabalho em Alturas/NR-35

CERTIFICADOS STCW:

COC-2OM, ATOM, ACOM, HUET, EESS, EERR, HPGPM, EOCA, ESOP, EBPQ, EBGL, EFNT, HPAV1, HPAV2, APMAQ , EOPN, ESPE, ECIN, ECIA, ESRS, EBPS, ESCM, EPSM, CEBA, EFNT, TBS-1.

Certificado de Competência de 2OM (STCW III /1, III /2, III /3) 
Atualização de Oficial de Máquinas (ATOM)
Curso de Acesso a Segundo Oficial de Máquinas (ACOM)
Treinamento de Escape em Aeronave Submersa (HUET)
Especial de Embarcação de Sobrevivência e Salvamento (EESS)
Especial de Embarcações  de Resgate Rápido (EERR)
Habilitação Profissional para  Gerenciamento dos Recursos de Praça de Máquinas (HPGPM)
Curso Especial de Operações com Materiais ou Cargas Perigosas (EOCA) 
Curso Especial de Segurança em Operações de Carga em Navios-Tanque Petroleiros (ESOP)
Curso Especial Básico de Navios-Tanque Petroleiro e para Produtos Químicos (EBPQ) 
Curso Especial Básico de Navios-Tanque para Gás Liquefeito (EBGL) 
Curso Especial de Familiarização em Navios Tanques (EFNT) 
Habilitação Profissional para Operação de Instalações de Alta Tensão (HPAV1)
Habilitação Profissional para Projeto de Instalações de Alta Tensão (HPAV2)
Aperfeiçoamento de Máquinas (APMAQ)
Curso Especial para Oficial de Proteção do Navio  (EOPN) 
Curso Especial de Sobrevivência Pessoal (ESPE) 
Curso Especial Básico de Combate a Incêndio (ECIN) 
Curso Especial Avançado de Combate a Incêndio (ECIA) 
Curso Especial de Segurança Social e Responsabilidades Sociais (ESRS) 
Curso Especial Básico de Primeiros Socorros (EBPS) 
Curso Especial de Cuidados Médicos (ESCM) 
Curso Especial de Primeiros Socorros Médicos (EPSM)
Curso Especial Básico de Automação (CEBA) 
Certificado STCW TBS-1.(ESPE-EBPS-ECIN-ESRS) - 


FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

Curso de Acesso a Segundo Oficial de Máquinas (ACOM) – CIAGA. (Tecnólogo Completo), Curso de Aperfeiçoamento para Primeiro Condutor Motorista – CIAGA (Técnico Pós-Médio Completo), Curso Fundamental de Segundo Condutor Motorista – CIAGA (Técnico Pós-Médio Completo), Curso de Mecânico da Marinha Mercante – CIAGA. (Técnico Pós-Médio Completo), Curso Especial Básico de Automação - CIAGA, Atualização de Máquinas de Rebocadores dos Terminais - PETROBRAS , Reintegração de Máquinas de Rebocadores dos Terminais - PETROBRAS , Operação de Carga e Descarga em Navios Tanques - PETROBRAS/SENAI, Risco em Espaço Confinado a Bordo – Instituto Zorovich , Curso Básico de Segurança Industrial – Comércio M&O Sampling, Ciência da Computação pela Universidade Moacyr Sreder Bastos.  (Nível Superior Incompleto), Curso de Suporte do SO MS Windows NT 4.0 – Microsoft Certified Technical Education Center , Curso Fundamental do MS Visual Basic 6.0 – Microsoft Certified Techniacal Education Center, Desenvolvimento de Programação em MS Visual Basic 6.0 – Microsoft Certied Technical Education Center.

Atenciosamente, obrigado.

Telefone Móvel:  +55 (47) 9 9616-3549
Skype “Lobo do Mar” 
e-mail: 2om.jorge.loss@gmail.com
Jorge Loss Chaves
(2OM - STCW III/2)
OPERAÇÃO DE CARGA E DESCARGA EM NAVIOS TANQUES E FPSO
CARGO OPERATOR (Longo Curso) 
Petróleo Brasileiro S.A. - FRONAPE - 04 Jun/1975 – 23 jan/1977 (1 ano 8 meses) Rio 

Embarcado em navios petroleiros e ore/oil, exercendo operações técnicas de carga e descarga, armazenamento, lavagem de petróleo, operações de lastro e gerenciando nível de gás inerte e manutenção em redes e válvulas, bem como, operando sistema de caldeiras e sistema de vapor com turbo-bombas e turbo geradores. Navios: NT JACUÍPE e O/O JAPURÁ (Navio dedicado para Óleo e Minério)

CARGO OPERATOR (Offshore) 
Maersk Brasil Ltda. - 01Jul/2001 – 10 Out/2001 (4 meses) Macaé - RJ - Serviço Temporário 

Navio-plataforma "Espadarte FPSO", com bandeira das Bahamas. Serviços executados a bordo: carga e descarga, armazenamento, lavagem com óleo, lastro e operações de deslastro, reparos em linhas e válvulas e contato com a experiência estrangeira, isto é, fazendo pleno uso do idioma Inglês durante todo o tempo de embarque (14x14).

CARGO  OPERATOR (Offshore) 
TRANSPETRO - 03 Dez / 2012 – 21 Maio / 2013 (6 meses) Rio de Janeiro .

Embarcado em navios petroleiros, exercendo operações técnicas de carga e descarga, armazenamento, lavagem de petróleo, operações de lastro e gerenciando nível de gás inerte, bem como, manutenção em redes e válvulas hidráulicas, bem como, operando sistema de caldeiras e sistema de vapor com turbo-bombas e turbo geradores.  - Navios: NT Londrina (Bandeira Brasileira), DP Navion Stavanger - FSO (Bandeira de Bahamas), DP Cartola - FSO (Bandeira de Bahamas). Executando operações FSO nos navios equipados com tecnologia DP.  Motores Principais: MAN / B&W Modelo: S60MC 9328 KW (NT Londrina) Rolls-Royce AB
6570ME - 16.860 kW (MAN) (DP/ST Navion Stavanger) Dossan Man B&W 6S70 ME 15585 kW (DP/ST Cartola).
TIPOS DE MOTORES QUE EU TENHO TRABALHADO
4x MAK 6M32. Potência: cada 3,000kW / 4.080 bhp = total de 12.000 KW / 16.320 bhp;
2x CATERPILLAR. Potência: cada 850 Bhp = total de 1.700 bhp;
MAN / B & W Model: S60MC 9328KW; Rolls-Royce AB - 6570 ME - 16.860kE (MAN);
Dossan Man B & W 6S70 ME 15585 kW; 2x CATERPILLAR. Potência: 1379,5 KW (cada) = total de 2759KW; Deutz. Potência: cada -total 1328Kw de 2.656 Kw;
2x VILLARES. Potência: cada 1912,5 cv = total de 3825 bhp;