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Kát*** ***** (XX anos)
Coordenadora de Projetos nas áreas: Educação, Social e Desporte em Associação António Ramalho Boxing Spirit
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Lisboa,
Lisboa
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Experiência
Coordenadora de Projetos nas áreas: Educação, Social e Desporte
Associação António Ramalho Boxing Spirit
out 2022 - out 2022
consultoria para projeto social de inclusão social,  com crianças e jovens em vulnerabilidade, cuja ação envolve três eixos da formação integral de crianças e jovens: Educação (apoio escolar, formação cultural (valorização da cultura e tradições regionais portuguesas) e intercultural), Trabalho (preparação para o primeiro emprego e colocação no mercado) e Desporto (valores humanos e responsabilidade social e ambiental através da prática do Boxe). Atualmente desenvolvendo seis projetos sob sua responsabilidade e autoria, junto às crianças e jovens atendidas pela Associação: Centrro de Apoio ao Estudo do 1º ao 9º anos da Educação Básica (com proposta de extensão no atendimento até o ensino secundário); Projeto de vida e inteligência emocional (para desenvolvimento de competências pessoais, profissionais/acadêmicas e cidadãs, autoconhecimento e planejamento a longo prazo, definindo objetivos de vida e estratégias desde já, para suas realizações) Vereador Mirim (desenvolvimento de liderança comunitária e política, comprometendo-se com a melhoria da qualidade de vida da sua comunidade e buscando formas de intervenção, considerando os ODS – Objetivos de desenvolvimento Sustentável), Formação de Voluntariado (Desenvolvimento de competências, habilidades e conceitos voltados para a ação voluntária social, nos diferentes espaços sociais, comprometimento com identificação de problemas, definição de prioridades, desenvolvimento de projetos de intervenção, execução e avaliação, com imersão na realidade); Projeto de Preparação para o Primeiro emprego (desenvolvendo competências humanas e técnicas, através de oficinas temáticas, se autoconhecendo para escolhas profissionais mais assertivas, e, culminando numa estação de vivência em uma empresa parceira, onde o jovem terá a oportunidade de experenciar todos os setores da mesma, aplicar os aprendizados e competências desenvolvidas, tendo um profissional como tutor), e, Projeto Multimedia para jovens com o intuito de desenvolver competências técnicas e uso positivo de tecnologia  , em Carnaxide, Oeiras, Lisboa. 
(PORTUGAL)
Diretora Escolar
Grupo Centro Universitário São José/Colégio Realengo
dez 2016 - fev 2020
Assumiu a direção pedagógica e administrativa da maior Unidade de Ensino Básico do Grupo, liderando mais 130 profissionais e mais de1500 alunos. Desenvolveu projeto pedagógico inovador baseado em metodologias ativas, tecnologia, metodologia maker e currículo interdisciplinar organizado por áreas do conhecimento, visando o desenvolvimento integral dos alunos, baseado em atitudes, competências, habilidades e conceitos, em consonância com os desafios globais e  um planeta sustentável.
Assessora Pedagogica
Grupo MOPI - RJ
mai 2014 - dez 2016
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gestão Pedagógica
Outras informações
Coordenação e assessoria pedagógica constituindo Equipe de consultores para Construção de um Currículo Interdisciplinar por área de conhecimento e formação continuada de professores, equipes técnicas e monitores, desenvolvimento de projetos como PLIPT (Projeto de Leitura, interpretação e Produção Textual) e NAPE (Núcleo de Aprendizagem, Pesquisa e Extensão), entre outros, respondendo pela Gestão Pedagógica do  Fundamental II e Médio na Unidade Itanhangá e captação de novos alunos – Rio de Janeiro, RJ.
Consultora Especializada e Coordenadora Executiva de Programa de Cooperação
CAPES/MEC/ PNUD-ONU, Brasília, DF, Brasil
jan 2012 - mai 2014
Vínculo: Consultor Técnico, PNUD. Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 40, Regime: integral. 
Outras informações 
Consultoria Técnica para o Projeto BRA 04-044 UAB-PNUD, assumindo a Coordenação Executiva do Projeto de Cooperação Educacional entre o Brasil e Moçambique para fortalecimento do Sistema de EaD de Moçambique, com ofertas de cursos de Ensino Superior a distância em parceria entre Universidades brasileiras e moçambicanas e democratização do acesso dos cidadãos moçambicanos ao ensino superior. Iniciou a organização da gestão pedagógica e administrativa nacional e local (em Moçambique) do Programa (Fluxograma da gestão do sistema UAB, local e dos cursos, documentação do programa; fluxograma e criação de ambiente virtual para produção do material didático; elaboração de plano de transferência de expertise e know-how nos níveis da gestão do sistema UAB, local e dos cursos (Transferência de Tecnologia, expertise, conhecimentos e práticas); Institucionalização do Programa pelas Universidades brasileiras e moçambicanas parceiras; condução e acompanhamento do processo de regulação e reconhecimento dos cursos ofertados com dupla diplomação; definição e elaboração de plano da expansão do programa junto as diferentes instâncias institucionais envolvidas; elaboração de fluxograma e acompanhamento do pagamento das bolsas dos intervenientes atuantes no programa; assessoria a Diretoria de Educação a Distância/CGAC/CAPES com relação as políticas relacionadas ao Programa; constituição e elaboração de termos de referência de equipe de Apoio à Coordenação Local do Programa, do Comitê de Avaliação do Programa e do Comitê de Aprovação dos documentos oficiais do Programa; organização de missões brasileiras para Moçambique para articulação acadêmica, logística e política , e vice-versa, entre outros.
Consultora
MEC/Brasil
set 2009 - jun 2011
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do ensino Superior -CAPES/Ministério da Educação -MEC. Brasília -Brasil
 2011 (de 10/01 a 30/06/11) 
 Vínculo: CONSULTOR TÉC. ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
 Outras informações 
 Consultoria técnica na área da gestão do sistema UAB, para identificação de inconsistências nas informações prestadas pelas IES no SisUAB (Sistema de Gestão) e propor estratégias para solução dos problemas encontrados; Propor metodologia para subsidiar a Coordenação-Geral de Articulação Acadêmica no processo de controle gerencial do Sistema UAB, no âmbito de suas competências.
Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, OEI/ Coordenação de Educação Infantil -COEDI/Secretaria de Educação Básica- SEB/Ministério da educação - MEC – Brasília -Brasil. 
2009 - 2010 
Vínculo: Consultor Especialista em Educação Infantil, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços, Carga horária: 40
Outras informações 

Consultor Especialista em Educação Infantil - Consultoria para fortalecimento institucional das secretarias municipais de educação na formulação e implementação da política municipal de educação infantil, no âmbito do Projeto Proinfância, para propor critérios para seleção e identificação de experiências exitosas sobre práticas e processos concebidos e utilizados por municípios/instituições de Educação Infantil. Representou a COEDI/MEC na Comissão de Seleção do Prêmio Professores do Brasil de 2009. Atuou como Consultora para o Proinfância no Estado do Rio de Janeiro junto as Secretarias de Educação dos Municípios conveniados, na gestão e capacitação de gestores e docentes para gestão das creches. Organizou a Revista Criança nº 46 (no prelo).
Coordenador Pedagógico Nacional do Grupo
Grupo Educacional Estacio de Sá
abr 2002 - ago 2009
Grupo Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil. 
Vínculo institucional 


Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: COORDENADOR PEDAGÓGICO NACIONAL, Carga horária: 40
Outras informações 
Integrante do Comitê da Diretoria de Ensino Nacional, do Centro de Ensino de Educação e Licenciaturas responsável pela Política de Ensino Nacional, assumindo a Coordenação Nacional do Curso de Pedagogia. Algumas Atribuições Acadêmicas: - Integrar e coordenar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos; - Acompanhar a implementação das diretrizes de ensino, pesquisa e extensão; - Acompanhar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e a produção científica e acadêmica dos cursos; - Prospectar oportunidades de fomento à pesquisa; -Acompanhar a implementação dos Projetos de Extensão nacionais; - Participar da elaboração das Diretrizes para o Ensino (PPI) das IES da Estácio de Sá Ensino Superior; - Coordenar a formação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e sua operação; - Definir as linhas gerais de pesquisa científica dos cursos; - Incentivar e viabilizar a publicação da produção acadêmica e científica; - Definir e coordenar a implementação dos Projetos de Extensão Nacionais; - Analisar, discutir e elaborar , junto aos coordenadores líderes e locais dos cursos, os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) considerando as necessidades e interesses globais e locais; - Analisar e validar as disciplinas e seus respectivos Planos de ensino que atendam ao global e regional; - Propor a matriz curricular dos cursos; - Coordenar a produção do material didático de apoio ao aluno das disciplinas dos cursos; - Propor requisitos mínimos de infra estruura para os cursos; - Assegurar o cumprimento de exigências regulatórias e supervisão das visitas do MEC; - Coordenar a implantação e acompanhar a avaliação dos PPC, Planos de Ensino das disciplinas e seus impactos no aprendizado e desenvolvimento dos alunos dos cursos; - Promover a melhoria e aperfeiçoamento contínuo dos Projetos Pedagógicos dos cursos e Planos de Ensino das Disciplinas, bem como atualização períodica das Bibliografias das disciplinas; - Desenvolver plano de capacitação de coordenador
Vínculo institucional 
Exerceu também os cargos de docente de graduação e pós graduação, coordenadora do curso de Pedagogia local e Regional, Coordenadora das Disciplinas Comuns das Licenciaturas.
Consultora colaboradora
ILTC-RJ
mar 2000 - Atualmente
Instituto de Lógica Filosofia e Teoria da Ciência, ILTC, Rio de Janeiro, Brasil. 

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Consultoria para Empresas públicas, privadas e Terceiro Setor, através de cooperações nacionais e internacionais, com destaque a Consultoria para Petrobrás/COMPERJ – mapeamento, sistematização e documentação das ações da Agenda 21 local dos municípios do COMPERJ no Estado do Rio de Janeiro, na área Social (Educação, Saúde, Cultura, Lazer, Social, Grupos Principais etc), indicando sugestões de ações complementares para os problemas que ainda permaneceram – Co-autoria na Publicação de material didático divulgando ações e orientações para desenvolvimento da agenda.
Consultor na Área de Currículo
Unesco/SESI Nacional, Brasilia, DF, Brasil
fev 2000 - mai 2000
Vinculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora

Assessoria técnica relativa à elaboração de matrizes de referência curricular, desenvolvimento e análise de materiais, metodologias e objetos de aprendizagem para a Educação Básica no âmbito do Sistema Estruturado de Ensino de direito autoral SESI.
Docente e Assessoria Pedagógica
Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos
ago 1985 - jan 2000
Prefeitura Municipal de São José dos Campos, São Paulo P/S.J. CAMPOS, Brasil. 
Vínculo institucional 

1985 - 2000 
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 40
Outras informações 
Exerceu função docente na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e EJA, experenciando a realidade de salas integradas (diferentes níveis) e de inclusão de PNE ( portadores de necessidades especiais) e de jovens e adultos infratores. 
Exerceu as seguintes funções técnicas: Orientadora Pedagógica, Orientadora Educacional, Assistente de Direção Escolar, Coordenadora de Projetos Especiais onde coordenou o Projeto Empresa de parceria entre empresas locais e a Secretaria de Educação na alfabetização e escolarização de trabalhadores joseenses, fundando a Escola do Trabalhador que funcionava em regime de três turnos para atender aos trabalhadores que tinham seus turnos não fixos (Esse projeto estreitou a ligação entre Educação e Empresas para definição de políticas públicas em parceria na qualificação profissional dos trabalhadores para atender as demandas locais, desenvolvimento de pesquisa e Tecnologia, entre outros), Orientadora de Projetos em Educação, Coordenadora Didático-Pedagógica de Ensino Fundamental, Chefe da Divisão Didático-Pedagógica e Educacional de Educação Básica, e Assessora Pedagógica do Secretário de Educação, da Secretaria Municipal de Educação de S. J. dos Campos/SP ( onde respondeu pela política de seleção e desenvolvimento pessoal e profissional de todos os profissionais da Rede de Ensino Municipal, com  mais de 3000 funcionários, e, pela política curricular e pedagógica das Escolas Municipais com mais de 100 unidades, onde coordenou o desenvolvimento e avaliação da Nova Proposta Pedagógica da Rede, nas diferentes modalidades de Ensino, construindo a visão de cada área do conhecimento e identificando suas contribuições para o ideal de aluno cidadão que a REM pretendia formar, bem como,  Projetos Educacionais dela advindos) até 1999. Membro da COPEM (Comissão para Progressão Funcional do Magistério Municipal) por indicação de seus pares - comissão de estudos e elaboração do Plano de Carreira do Magistério Municipal de São José dos Campos – São Paulo - Brasil - 1986-1987, entre outros.
Professora de graduação e pós graduação
Univap- SP
fev 1985 - dez 1997
Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, São José dos Campos – São Paulo -Brasil. 
Vínculo institucional 

1986 – 1997 - intermitente 
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor 4, Carga horária: 30
Outras informações 
Professora o curso de Pedagogia e Licenciaturas de Didática, História a Educação, Princípios e Métodos de orientação educacional, Orientação vocacional, entre outras

Atividades 

02/1985 - 12/1997 
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas: Princípios e métodos de orientação educacional e vocacional
Filosofia da Educação, História da Educação e Didática.
Formação
Pós-doutorado
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
set 2021 - mai 2022
Pós doutoramento em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação – Universidade de Lisboa – Supervisão: Prof.a Dra. Neuza Pedro
Título: Satisfação de docentes e discentes do ensino superior pós-graduado em ensino a distância, híbrido e presencial: contribuições às Políticas Públicas Curriculares e de Formação de Formadores em EaD.
Educação: Currículo
PUC-SP, Brasil
ago 2012 - dez 2016
Doutorado em Educação 
Doutorado  em Educação (Currículo) (Conceito CAPES 5). 
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. 
Título: Curso de Pedagogia em EaD do Programa UAB-Moçambique no Contexto de uma Cooperação Internacional Sul-Sul: Pressupostos para a Construção do Currículo de Formação de Professores
Orientador: Profª Drª. Maria Elizabeth B. de Almeida. 
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. 
Palavras-chave: Formação de professores; Educação a Distância; Interculturalidade; Cooperação Educacional Internacional; Webcurrículo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Educação: Supervisão e Currículo
PUC-SP
fev 1995 - dez 1998
Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (Conceito CAPES 5). 
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. 
Título: Do voo dos gansos ou da construção de quem educa o educador : uma contribuição à reflexão da formação de professores, Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Profª. Drª. Ana Maria Saul
Co-orientador. Prof. Dr. Paulo Freire
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. 
Palavras-chave: Formação do Professor; Dimensões do ser professor; Currículo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
Educação
Univap-SP, Brasil
fev 1983 - dez 1987
Licenciatura em Pedagogia, com especialização em Formação de Professores, Orientação Educacional e Gestão Pedagógica Escolar
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Instrumental para leitura
Espanhol - Instrumental para leitura
Francês - Instrumental para leitura
Informações Adicionais
Outras experiências e formação
Ver em: 
Endereço para acessar C. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8472651276330361
Recomendaciones

MEC/Brasil

Marcello Ferreira :

Prezado(a) Sr(a)., 1. Venho informar, a quem interessar possa, que a Sra. Kátia Valéria Pereira Gonzaga desenvolveu trabalhos de consultoria demandados pela Coordenação-Geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância da Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CGPC/DED/CAPES, ao longo de dois períodos distintos – janeiro a junho de 2011 e janeiro de 2013 a maio de 2014. 2. A citada profissional foi selecionada em concursos de abrangência nacional, conforme editais nº 03/2010 (Projeto 914brz1131.1 UAB-UNESCO) e IC nº 18918/2012 (Projeto BRA 04-044 UAB-PNUD) para prestação de serviços no âmbito do programa Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e de extensão à República de Moçambique das atividades da UAB – Programa UAB-Moçambique, de responsabilidade da DED/CAPES/MEC. 3. Suas atividades, na qualidade de consultora técnica especialista em Educação a Distância, compreenderam a elaboração de projetos e relatórios técnicos, a coordenação executiva de projetos, a organização de missões no Brasil e em Moçambique e o monitoramento das ações implementadas (aspectos pedagógicos, organização orçamentária, acompanhamento e avaliação de cursos e de infraestrutura de polos de apoio presencial). Na execução, ela demonstrou competências e habilidades diversas, destacando-se: conhecimento especializado na área de educação e educação a distância; domínio de métodos de gestão de processos, gestão acadêmico-pedagógica e gestão de pessoas; proficiência no uso de tecnologias e na produção de documentos de natureza complexa; capacidade gerencial e de liderança; organização e iniciativa na condução de processos e atividades administrativas e pedagógicas. 4. Por fim, cumpre registrar que a Sra. Kátia Valéria Pereira Gonzaga desempenhou integral e satisfatoriamente as atribuições que lhe incumbiram, mantendo, ademais, elevado nível de relacionamento profissional e pessoal em suas lides de consultora especializada nos assuntos para que foi contratada. 5. Fico, adicionalmente, à disposição para prestar quaisquer informações que sejam requeridas, pelo e-mail marcellof@unb.br, visto que a Sra. Kátia Valéria Pereira Gonzaga esteve subordinada diretamente à CGPC/DED/CAPES, da qual à época exercia a titularidade. Brasília-DF, 27 de maio de 2021. Atenciosamente, Prof. Dr. Marcello Ferreira Instituto de Física Universidade de Brasília


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