Head finance & accounting - real estate manager

Rui*** ***** (XX anos)
Diretor Departamento Financeiro em Seguradoras Unidas ( ex - Tranquilidade)
AESE - Business School
Lisboa,
Lisboa
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Diretor Departamento Financeiro
Seguradoras Unidas ( ex - Tranquilidade)
mai 1994 - dez 2018
Perfil Executivo

Diretor no Departamento Financeiro nas áreas Investimentos, Imóveis, Infraestruturas e Meios, Planeamento e Controlo de Gestão, Diretor Financeiro – Participadas.
Como Diretor Financeiro Adjunto, tive responsabilidades de liderança com particular destaque na gestão dos Gabinetes de Investimentos e Gestão de Imóveis;
Experiência consolidada em gestão de equipas e processos de gestão e Planeamento Financeiro; Consolidação de Contas e Reporting, Análise Financeira e suporte a ações de auditoria externa, interna e supervisores.
Sólidos conhecimentos de gestão, com destaque para áreas de contabilidade, consolidação de contas, reporting, legislação fiscal e corporativa. 
Comprometido com os objetivos estratégicos das empresas onde exerci funções, focado nos resultados nas soluções de criação de valor e desenvolvimento da organização e das equipas. 
 
Experiências e Realizações Profissionais
Reestruturações:
•	Optimização do Parque Imobiliário da Companhia, compreendeu: Fit_Out dos Ed. Centrais, liderei este projeto desde a sua conceção, licenciamento, concurso, seleção de ideias e parceiros para execução. Atingiu-se a melhoria funcional dos espaços de trabalho, criou-se maior proximidade entre Equipas/Departamentos. O resultado permitiu aumentar o número de postos de trabalho no total da área intervencionada em cerca de 20%. Este projeto permitiu a concentração da operação central em Lisboa num único espaço, libertando dois Edifícios Centrais. (julho 2017 a fevereiro de 2019).
•	Reorganizar modelo de funcionamento da rede física de Lojas, daqui resultaram alterações estruturais no modelo de funcionamento da Organização, com impacto substancial na redução dos custos operacionais. Este projeto gerou eficiência no número de espaços abertos ao publico, bem como dos colaboradores afetos aos mesmos. O Resultado bastante positivo traduziu-se na eliminação da generalidade dos custos de funcionamento de carácter fixo, passando estes a ser na sua quase totalidade variáveis e indexados a objetivos comerciais. (setembro 2017 a maio de 2018).

•	Projetos estruturados de alienação de Ativos Imobiliários 
Foi dos projetos estratégicos de maior impacto na Organização, quer pela mudança de racional na utilização de     espaços quer pela sua dimensão e impacto nos rácios de solvabilidade da Companhia.
Tratou-se de projetos que ocorreram em duas fases subsequentes envolvendo a transmissão em bloco de mais de 200 ativos imobiliários, com uma estratégia de colocação em mercado segmentados por geografia e/ou uso dos mesmos.
Estes dois projetos foram realizados com grande sucesso, a Coordenação e alinhamento de todos os stakeholders esteve na base dos resultados obtidos:
 . Projeto A - decorreu entre julho de 2015 e fevereiro de 2017,
 . Projeto B – decorreu entre março de 2017 a setembro de 2018.

Gestão de Mudança:
•	Renegociação de um Plano de Pensões Fechado, Projeto de Liquidação e Partilha dos Ativos de um Plano de Pensões de Benefício Definido, para um Plano de Pensões de Contribuição Definida. (julho 2015 a setembro 2016).

Fusões e Aquisições:
•	Aquisição da Tranquilidade pelo Fundo Private Equity Apollo em janeiro de 2015.
Fui responsável pela coordenação na obtenção e gestão de informação financeira a reportar às equipas de consultores e investidores. O âmbito de intervenção contemplava a estruturação de informação financeira da Companhia, bem como de todas as participadas que integravam o negócio.
Em fase posterior, tinha como responsabilidade o suporte e coordenação do Q&A, de temas financeiros com equipas multidisciplinares envolvendo bancos de Investimento, consultoras internacionais e investidores (julho  2014 a janeiro  2015). 
•	Projeto de Aquisição da Seguradora Pastor Vida em Madrid.
Integrei a equipa responsável pela aquisição da Seguradora Pastor Vida em Madrid, com destaque na vertente contabilística e de investimentos financeiros (abril de 2010 a dezembro de 2010), concluído com a aquisição da Companhia.
No início de 2011, assumi funções de Diretor Financeiro desta Participada, com reporte ao Conselho de Administração, constituído por representantes do Banco Pastor e Companhia de Seguros Tranquilidade, integrando Órgãos de decisão estratégica nomeadamente Comités de Direção e Financeiro.
Tendo como missão executar o Plano Estratégico da Seguradora, em particular nas áreas de Investimentos, potenciando o negócio de produtos Vida, através de uma nova oferta de produtos, melhorando o posicionamento e notoriedade do canal de distribuição. Simultaneamente promover o desenvolvimento e uniformização das equipas de investimentos ibéricas (Tranquilidade e Pastor Vida) (fevereiro 2011 a dezembro 2012).
•	Liderei Projeto de Aquisição,  posterior integração e fusão da Sucursal em Portugal da Seguradora Espírito Santo Inter -Atlântico, na vertente financeira. (março 2004 a dezembro 2005). 

 Projetos Relevantes na Área Financeira:

•	Experiência significativa na gestão de investimentos de Produtos de Seguros em carteiras acionistas e/ou Fundos Autónomos de Seguros Financeiros, bem como na negociação de mandatos de gestão com entidades gestoras internacionais.  
•	Responsável pelo acompanhamento da Gestão de Participadas e Controlo Orçamental - durante este período foram constituídas duas novas Seguradoras, uma exclusiva para Seguros de Vida (canais tradicionais) e outra para Seguros Não Vida – inovadora e disruptiva na distribuição por canais diretos. Fui responsável pela contabilidade e reporting para autoridades fiscais e de supervisão setoriais destas Participadas na qualidade de Técnico Oficial de Contas  (julho 2006 a dezembro 2015).
•	Monitorização da Gestão de Fundos de Pensões da Companhia na vertente Financeira em articulação com as Soc. Gestoras, passando pela definição de política de Investimentos e regular acompanhamento das posições em carteira e rendibilidades (julho 2006 a dezembro 2015).
•	Responsável pelo acompanhamento dos programas de Auditoria Externa, avaliando e assumindo responsabilidades na implementação de medidas de melhoria, de âmbito contabilístico e financeiro e monitorizando programa de implementação nas demais áreas (janeiro 2002 a dezembro 2015).
•	Interlocutor privilegiado com Entidades de Supervisão, nas inspeções periódicas e na divulgação dos Elementos de Prestação de Contas Anuais, nomeadamente ISP e demais Stakeholders, C. Fiscal e ROC.
•	Diretor Responsável do processo de planeamento financeiro da Tranquilidade e Participadas, liderei a equipa de Planeamento e Controlo. Preparação do Budget e Business Plan da Companhia, por linha de negócio, com reportes regulares à Administração, Acionistas e demais Stakeholders (março 2002 a   setembro 2007).
•	Responsabilidades específicas na preparação de Demonstrações Financeiras Consolidadas e Reporting no fecho de contas da Organização (US GAAP) (junho de 1994 a fevereiro 2002).
•	Implementação de Nomas e Procedimentos de Controlo Interno (Sarbane Oxley Law) (julho 2005 a dezembro 2006).
Percurso Profissional
Seguradoras Unidas (Ex - Tranquilidade)	maio/1994 - dez./2018
-	Projetos de Reestruturação e M&A nas seguintes entidades fusionadas nas Seguradoras Unidas
	(Tranquilidade, T-Vida, Seguros Logo e Açoreana);
-	Diretor Infraestruturas, Meios e Custos;	2015 - 2018
-	Diretor Financeiro Adjunto com responsabilidades pelos
	Gabinete de Investimentos e Gestão de Imóveis;	2009 - 2015
-	Diretor Financeiro – Pastor Vida – Madrid – em acumulação de funções	2011 - 2012
-	Diretor Financeiro Adjunto com responsabilidades pelos:
	   Gabinetes de Investimentos Planeamento e Controlo de Gestão,
Consolidação de Contas e Reporting,	2006 - 2008
-	Diretor do Gabinete de Investimentos, Planeamento
	e Controlo de Gestão, Consolidação de Contas e Reporting;	2002 - 2006
-	Responsável pelo Gabinete de Investimentos, Consolidação de Contas e Reporting;	1997 - 2002
-	Responsável Técnico Consolidação de Contas e Reporting USGAAP;	1994 -1997
-	American Life Insurance Company (atual Metlife);	1989 - 1994
	Técnico Responsável Contabilidade e Reporting USGAAP no Dep. Financeiro;
-	Royal Insurance PLC	1987 - 1989
	Técnico Dep. Financeiro.
Formação
Programa de Gestão e Liderança
AESE - Business School
fev 2019 - jun 2019
Programa executivo.
Planeamento e Performance
Faculdade de Economia - Universidade Católica de Lisboa
mar 2004 - jul 2004
Programa Executivo 
Finanças
Faculdade de Economia - Universidade Nova de Lisboa
abr 2002 - dez 2003
Pôs Graduação Finanças
Administração e Gestão de Empresas
ISEG - Universidade de Lisboa
out 1983 - out 1983
Licenciatura (Pré- Bolonha) 
Idiomas
Ingles - Upper - Intermediate B2 (Business English)
Informações Adicionais
Carta de Motivação
Exmos Srs,
 
Desenvolvi e consolidei a minha experiência profissional no setor segurador maioritariamente nos Departamentos Financeiro, com destaque para as áreas de investimento e participadas, planeamento e controlo de gestão. Departamento de Gestão de Imóveis e Infraestruturas.

Tive o privilégio de fazer parte da gestão de mudança em fases de aquisição, fusões, reorganizações das Organizações de que fiz parte.

Contribui com as minhas competências de criação de parcerias e soluções para o crescimento sustentável das Organizações que integrei.~

Assim envio em anexo o meu curriculum vitae, certo do interesse que ele pode ter, para vossa Organização de um profissional comprometido com a identificação de soluções para negócios em fase de crescimento, consolidação, desenvolvimento, reestruturação onde um perfil como o meu pode ser um parceiro de valor.

Estou disponível para um contacto onde possa apresentar as minhas competências e motivações.