Gestor de sinistros | subscritor de seguros | analista de risco

Fer*** ***** (XX anos)
Gestor de Sinistros em Açoreana S.A.
ISCAL
Lisboa,
Lisboa
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Experiência
Gestor de Sinistros
Açoreana S.A.
mar 2012 - ago 2017
•	Resgates e vencimentos de produtos financeiros (aplicações efetuadas pelos clientes em produtos financeiros de poupança – Ex: PPR);
•	Gestão de processos de morte, invalidez e outras coberturas complementares e o respetivo enquadramento contratual e a análise técnica da documentação necessária para a regularização ou recusa do sinistro; 
•	Preparação das contestações para os processos em tribunal em articulação com os serviços jurídicos;
•	Elaboração das respostas às reclamações apresentadas relativas a processos de sinistro (ASF, DECO, Portal de Reclamações, Advogados e sinistrados);
•	Controlo do e-mail da documentação enviada para processos novos ou em curso, bem como a elaboração de respostas a pedidos de esclarecimentos sobre os mesmos; 
•	Revisão periódica de todos os processos em curso;
•	Elaboração de mapas estatísticos relativos à sinistralidade;
•	Processamento mensal de Rendas (transferência da gestão de valores provenientes de Fundos de Pensões constituídos por empresas a favor dos seus colaboradores);
•	Atendimento telefónico a clientes e apoio a delegações.

Gestor Ramo Vida
Açoreana S.A.
mar 2003 - mar 2012
•	Gestão de seguros de grupo:
o	Subscrição e análise de risco (cálculo e apresentação da tarifa a aplicar às empresas);  
o	Registo das entradas e saídas de pessoas seguras;
o	Elaboração dos mapas da participação de resultados (cálculo mensal do resultado técnico de cada uma das apólices de grupo);
o	Renovação das apólices de grupo (elaboração de uma nova proposta a negociar para anuidade seguinte, mediante as condições inicialmente contratadas e alterações de eventuais riscos propostos);  
•	Resgates e vencimentos dos produtos financeiros;
•	Gestão de reclamações (ISP/DECO/Advogados/Sinistrados);
•	Atendimento telefónico e gestão do e-mail afeto ao Ramo Vida;
•	Emissão de apólices de produtos financeiros e de produtos de risco individual;
Técnico Contabilidade
O Trabalho, S.A.
nov 1990 - nov 2000
•	Apoio à elaboração do Relatório e Contas da seguradora;
•	Elaboração, conferência e envio de todos os mapas exigidos periodicamente pela entidade de supervisão (ISP), autoridade tributaria e outras entidades legais;
•	Obtenção, preparação de toda a informação contabilística para análise dos auditores internos e externos;
•	Elaboração de mapas estatísticos e de gestão;
•	Preparação de todo o processo de fecho de ano contabilístico;
•	Cálculo, obtenção e preparação de toda a informação necessária à liquidação dos impostos afetos à atividade seguradora;
•	Reconciliações bancarias;
•	Conferência e controlo de contas correntes;
•	Lançamentos contabilísticos diversos;
•	Tesouraria / caixa;
•	Gestão de pagamentos e conferência de faturas.
Técnico Contabilidade
Açoreana S.A.
•	Preparação e apresentação de todo o processo de fecho do mês e do ano;
•	Elaboração dos mapas contabilísticos de gestão para apresentação à administração; 
•	Elaboração, conferência e envio de todos os mapas exigidos periodicamente pela entidade de supervisão (ISP), autoridade tributaria e outras entidades legais;
•	Obtenção e preparação de toda a informação contabilística para análise dos auditores internos e externos;
•	Lançamentos contabilísticos na ferramenta de gestão dos ativos financeiros (Binómio), nomeadamente as compras e vendas e o respetivo apuramento das mais ou menos valias das operações realizadas diariamente;
•	Conferência das faturas e pagamento das mesmas dentro dos limites para mim assignados.
Formação
Contabilidade e Admnistração
ISCAL
set 1989 - set 1993
 Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
Idiomas
Francês - bom nivel de compreenção, falado e escrito.
Inglês - bom nivel de compreenção, nível elementar falado e escrito.
Informações Adicionais
Realizações
• Fui convidado pela direção a participar na implementação de diversos sistemas operacionais (Ex: workflow, branqueamento de capitais e análise de risco) e a dar a formação necessária aos colaboradores do departamento referente as estas aplicações;
• Participei ativamente em representação do Departamento Vida no processo de Certificação de Qualidade da empresa, nomeadamente na identificação dos processos, sua medição, riscos e aplicabilidade de forma a serem certificados em ambiente de qualidade (ISO 9001);
• Criação dos mecanismos técnicos (ferramentas) no processo de implementação do Projeto do Risco Operacional em conformidade com o exigido pela entidade de supervisão (ISP) de forma a evitar eventuais impactos diretos no capital/resultados da empresa;
.•  Acompanhamento e gestão do projeto de migração dos sistemas de informação e gestão da Companhia de Seguros O Trabalho para a plataforma de gestão da Açoreana ;
• Participação ativa na implementação dos upgrades efetuados no sistema (AS400) após os testes realizados às diversas operações técnicas inerentes à área financeira;
• Participação num projeto de passagem da gestão clinica dos processos de sinistro de invalidez para um parceiro do grupo (ADVANCECARE) de forma a melhorar a sua análise e enquadramento contratual, melhorando os tempos de serviço em mais de 40% em relação ao método tradicional utlizado anteriormente.   

Formação
Prevenção e Deteção de Branqueamento de Capitais	
APS - Associação Portuguesa de seguradores (2009)

MS Excel 2010 
Galileu, Lisboa (2013)

MS Excel - Nível 2
Tecidata - Business Consulting, Lisboa (2003) 

MS Word 2000 - Nível 2	
Tecnidata - Business Consulting, Lisboa (2003)
Informática
Excelente nível de conhecimentos das ferramentas operacionais (AS400, WorkFlow e outras ferramentas inerentes atividade seguradora);
Word, Excel, PowerPoint bom nível na ótica do utilizador.