Gestor de sinistros | subscritor de seguros | analista de risco
Fer*** ***** (XX anos)
Gestor de Sinistros em Açoreana S.A.
ISCAL
Lisboa,
Lisboa
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Experiência
Gestor de Sinistros
Açoreana S.A.
mar 2012
-
ago 2017
• Resgates e vencimentos de produtos financeiros (aplicações efetuadas pelos clientes em produtos financeiros de poupança – Ex: PPR); • Gestão de processos de morte, invalidez e outras coberturas complementares e o respetivo enquadramento contratual e a análise técnica da documentação necessária para a regularização ou recusa do sinistro; • Preparação das contestações para os processos em tribunal em articulação com os serviços jurídicos; • Elaboração das respostas às reclamações apresentadas relativas a processos de sinistro (ASF, DECO, Portal de Reclamações, Advogados e sinistrados); • Controlo do e-mail da documentação enviada para processos novos ou em curso, bem como a elaboração de respostas a pedidos de esclarecimentos sobre os mesmos; • Revisão periódica de todos os processos em curso; • Elaboração de mapas estatísticos relativos à sinistralidade; • Processamento mensal de Rendas (transferência da gestão de valores provenientes de Fundos de Pensões constituídos por empresas a favor dos seus colaboradores); • Atendimento telefónico a clientes e apoio a delegações.
Gestor Ramo Vida
Açoreana S.A.
mar 2003
-
mar 2012
• Gestão de seguros de grupo: o Subscrição e análise de risco (cálculo e apresentação da tarifa a aplicar às empresas); o Registo das entradas e saídas de pessoas seguras; o Elaboração dos mapas da participação de resultados (cálculo mensal do resultado técnico de cada uma das apólices de grupo); o Renovação das apólices de grupo (elaboração de uma nova proposta a negociar para anuidade seguinte, mediante as condições inicialmente contratadas e alterações de eventuais riscos propostos); • Resgates e vencimentos dos produtos financeiros; • Gestão de reclamações (ISP/DECO/Advogados/Sinistrados); • Atendimento telefónico e gestão do e-mail afeto ao Ramo Vida; • Emissão de apólices de produtos financeiros e de produtos de risco individual;
Técnico Contabilidade
O Trabalho, S.A.
nov 1990
-
nov 2000
• Apoio à elaboração do Relatório e Contas da seguradora; • Elaboração, conferência e envio de todos os mapas exigidos periodicamente pela entidade de supervisão (ISP), autoridade tributaria e outras entidades legais; • Obtenção, preparação de toda a informação contabilística para análise dos auditores internos e externos; • Elaboração de mapas estatísticos e de gestão; • Preparação de todo o processo de fecho de ano contabilístico; • Cálculo, obtenção e preparação de toda a informação necessária à liquidação dos impostos afetos à atividade seguradora; • Reconciliações bancarias; • Conferência e controlo de contas correntes; • Lançamentos contabilísticos diversos; • Tesouraria / caixa; • Gestão de pagamentos e conferência de faturas.
Técnico Contabilidade
Açoreana S.A.
• Preparação e apresentação de todo o processo de fecho do mês e do ano; • Elaboração dos mapas contabilísticos de gestão para apresentação à administração; • Elaboração, conferência e envio de todos os mapas exigidos periodicamente pela entidade de supervisão (ISP), autoridade tributaria e outras entidades legais; • Obtenção e preparação de toda a informação contabilística para análise dos auditores internos e externos; • Lançamentos contabilísticos na ferramenta de gestão dos ativos financeiros (Binómio), nomeadamente as compras e vendas e o respetivo apuramento das mais ou menos valias das operações realizadas diariamente; • Conferência das faturas e pagamento das mesmas dentro dos limites para mim assignados.
Formação
Contabilidade e Admnistração
ISCAL
set 1989
-
set 1993
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
Idiomas
Francês - bom nivel de compreenção, falado e escrito.
Inglês - bom nivel de compreenção, nível elementar falado e escrito.
Informações Adicionais
Realizações
• Fui convidado pela direção a participar na implementação de diversos sistemas operacionais (Ex: workflow, branqueamento de capitais e análise de risco) e a dar a formação necessária aos colaboradores do departamento referente as estas aplicações; • Participei ativamente em representação do Departamento Vida no processo de Certificação de Qualidade da empresa, nomeadamente na identificação dos processos, sua medição, riscos e aplicabilidade de forma a serem certificados em ambiente de qualidade (ISO 9001); • Criação dos mecanismos técnicos (ferramentas) no processo de implementação do Projeto do Risco Operacional em conformidade com o exigido pela entidade de supervisão (ISP) de forma a evitar eventuais impactos diretos no capital/resultados da empresa; .• Acompanhamento e gestão do projeto de migração dos sistemas de informação e gestão da Companhia de Seguros O Trabalho para a plataforma de gestão da Açoreana ; • Participação ativa na implementação dos upgrades efetuados no sistema (AS400) após os testes realizados às diversas operações técnicas inerentes à área financeira; • Participação num projeto de passagem da gestão clinica dos processos de sinistro de invalidez para um parceiro do grupo (ADVANCECARE) de forma a melhorar a sua análise e enquadramento contratual, melhorando os tempos de serviço em mais de 40% em relação ao método tradicional utlizado anteriormente.
Formação
Prevenção e Deteção de Branqueamento de Capitais APS - Associação Portuguesa de seguradores (2009) MS Excel 2010 Galileu, Lisboa (2013) MS Excel - Nível 2 Tecidata - Business Consulting, Lisboa (2003) MS Word 2000 - Nível 2 Tecnidata - Business Consulting, Lisboa (2003)
Informática
Excelente nível de conhecimentos das ferramentas operacionais (AS400, WorkFlow e outras ferramentas inerentes atividade seguradora); Word, Excel, PowerPoint bom nível na ótica do utilizador.
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