Gerontóloga

Lil*** ***** (XX anos)
Estagiária de Gerontologia em CLDS-4G: Viver Tábua
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra
Coimbra
|
Experiência
Estagiária de Gerontologia
CLDS-4G: Viver Tábua
out 2020 - jun 2021
Este estágio curricular realizei neste último ano e na última fase da licenciatura no CLDS-4G: Viver Tábua, onde realizei avaliações multidimensionais, encaminhamentos para o espaço social, estimulação cognitiva, programa de sessões baseadas na terapia de remotivação, estimulação sensorial com pessoas idosas com dificuldades auditivas e visuais, sessões com a Academia Sénior do município, nomeadamente através da música e sessões de apoio ao combate da solidão e do isolamento provocado pela pandemia. 
Ao longo do estágio, o principal objetivo foi retardar os efeitos do envelhecimento, melhorar a qualidade de vida e combater a solidão e o isolamento que com a situação pandémica tem vindo a aumentar. 
Segundo a minha tutora de estágio, cujo documento poderei enviar posteriormente, sempre mostrei iniciativa e planeei autonomamente todas as intervenções realizadas e sempre realizei sugestões pertinentes. Também me considerou muito organizada e responsável.
Estagiária de Gerontologia
Centro Social e Paroquial da Pedrulha
mar 2020 - jun 2020
Este estágio curricular realizei no 2º ano da licenciatura juntamente com duas colegas. No entanto, não foi possível concluí-lo devido à situação pandémica.
Todavia, apesar de não estarmos presentes, realizámos um projeto adequado ao público-alvo, onde o objetivo era envolver os idosos com a sua família, pois do pouco que tínhamos conhecido deles, percebemos que havia uma relação muito forte entre o utente e a sua família.
Auxiliar de Ação Direta
Santa Casa de Misericórdia de Tábua
jul 2019 - set 2019
Para ter mais conhecimento e experiência na minha área, e informar-me diretamente as necessidades das pessoas idosas, bem como das ajudantes de lar, decidi, nas minhas férias de verão, trabalhar com o público mais envelhecido, por isso estive a exercer o cargo de trabalhadora de serviços gerais/auxiliar de ação direta na Santa Casa de Misericórdia de Tábua. Nesta função, consegui observar as dificuldades que as auxiliares possuem e com a minha licenciatura como as poderei ajudar.
Ao longo dos meses de verão auxiliei idosos independentes e dependentes, nomeadamente no auxílio nas atividades de vida diária, onde consegui aplicar um pouco da minha licenciatura.
Ajudante numa empresa familiar
Dina Maria Fonseca Jorge- Café Ferro
out 2012 - Atualmente
Ajudo os meus pais numa empresa familiar,  desde de pequena, onde ainda estou atualmente, enquanto ainda não conseguir emprego na área da gerontologia. Assim, auxílio os meus pais em várias tarefas, mais propriamente a nível de mercearia, cafetaria e contacto com o cliente 
(maior parte idosos).
Formação
Serviço Social
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra
jul 2021 - Atualmente
Este ano candidatei-me ao mestrado de Serviço Social, onde no dia 30 de julho de 2021 soube que tinha sido colocada, por isso irei iniciar este mestrado no dia 20 de setembro.
Percebi que este era o mestrado mais adequado para mim, pois a Gerontologia é uma área de conhecimento e de intervenção, englobando as ciências biológicas, psicológicas e sociais, de forma a compreender e aplicar esses conhecimentos em prol das pessoas idosas.  
Por isso, este mestrado é muito importante, não só devido às suas saídas profissionais e pelo plano de estudos com o qual me identifico, mas por ser tão pertinente na intervenção com as pessoas idosas, bem como na gestão dos equipamentos como resposta às suas necessidades, algo que, infelizmente, é pouco abordado e inserido na Licenciatura de Gerontologia Social. Por outro lado, o Gerontólogo é desvalorizado na intervenção com a população envelhecida, bem como na gestão dos equipamentos sociais, por isso, considero o mestrado em Serviço Social pertinente devido aos fatores nomeados anteriormente, a fim de auxiliar na valorização desta área tão importante na sociedade de hoje e do futuro.
Gerontologia Clínica
COGNOS
mai 2021 - Atualmente
Este ano ingressei numa Formação Avançada Pós-Universitária em Gerontologia Clínica, pois despertou-me bastante interesse, já que engloba áreas que senti que foram pouco abordadas ao longo da licenciatura, e como estou sempre disposta a aprender e a saber mais sobre gerontologia e como intervir da melhor forma com as pessoas idosas, considerei esta formação muito pertinente.
Gerontologia Social
Escola Superior de Educação de Coimbra
set 2018 - jul 2021
Esta licenciatura foi a minha 5ª opção, mas, atualmente, não estou arrependida de a ter escolhido, pois é uma área muito pertinente, não só para as pessoas idosas, como em todas as faixas etárias, pois o processo de envelhecimento ocorre desde que nascemos.
É uma área que me suscita bastante interesse e na qual pretendo adquirir mais 
conhecimento e experiência. Considero-me uma pessoa profissional, responsável, persistente, empenhada, sempre pronta a aprender
e com muita vontade de fazer a diferença.
Enquanto Gerontóloga pretendo proporcionar às pessoas idosas um envelhecimento ativo e bem-sucedido, assim como um envelhecimento digno e com melhor qualidade de vida. Por outro lado, combater os estereótipos associados ao envelhecimento, pois este não acarreta só perdas, mas também pode acarretar ganhos.
Todas as áreas relacionadas com as pessoas idosas são para mim um grande desafio e despertam-me bastante interesse. A área da Gerontologia desperta-me bastante interesse, pois para além de gostar de intervir com pessoas, posso intervir com uma faixa etária mais envelhecida, que, por vezes é tão esquecida pela sociedade e, que tanto têm para nos ensinar. Desta forma, através desta Licenciatura posso fazer a diferença por quem tanto fez por nós, proporcionando a cada um, uma velhice mais digna e com melhor qualidade. Por outro lado, sempre ambicionei tornar-me empreendedora e impulsionadora nesta área em Portugal e contribuir para a mudança de mentalidade sobre o processo de envelhecimento e última etapa do ciclo de vida.
Idiomas
Inglês - B1