Gerente de logística

Luí*** ***** (XX anos)
Gerente Regional de transportes NO/NE em Ricardo Eletro
UFPE
Residente fora de Portugal
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Gerente Regional de transportes NO/NE
Ricardo Eletro
set 2017 - jan 2021
Principais responsabilidades: 

•	Gestão das atividades de logística e transporte, além do planejamento da operação e movimentação de produtos para abastecimento de 327 lojas, e-commerce e entrega de todos os clientes (pessoa física e jurídica);	
•	Gestão de 11 Centros de Distribuição da Regional e cumprimento dos prazos e os níveis de serviço, com foco na redução dos custos, qualidade e segurança;
•	Planejamento anual e gestão do budget da área (capex e opex), gestão dos custos e fluxo de pagamentos;
•	Garantia do nível de serviço planejado para atendimento aos clientes internos e externos, conforme padrões de segurança e procedimentos operacionais;
•	Performance dos indicadores operacionais e gerenciais, avaliação de tendências e definição dos planos de ação;
•	Gerenciamento dos inventários gerais e das movimentações por meio de processos diários de contagem do estoque para cumprimento da acuracidade por sku;
•	Expedição do volume programado no tempo certo, através da utilização de indicadores de medições para maior e melhor eficiência de expedição diária;
•	Gestão da eficiência dos transportadores nas entregas, através de indicadores de performance diários e mensais que possibilitem ações para cumprimento do lead time de entrega;
•	Gerenciamento dos indicadores de desempenho de otif, custo por kg, por entrega, acuracidade, giro estoque, perdas, custos de manutenção;
•	Identificação dos gaps dos fluxos logísticos inbound e outbound;
•	Responsável pela rotina de segurança e qualidade da área, de acordo com as normas e certificações (ISO);
•	Realização de reuniões periódicas com os liderados e parceiros para apresentação de resultados;
•	Liderança de 50 colaboradores diretos e indiretos, com foco no desenvolvimento individual dos membros do time através da capacitação e avaliação das competências.

Principais resultados: 

•	Redução das despesas da Regional em 17% x 2017;
•	Aumento da ocupação dos veículos em 38% no ano de 2017;
•	Melhora do nível de serviço em 30% e redução das despesas em 22% através da ampliação da malha de entrega com parceiros locais.
Consultor Empresarial
A&B Alimentos
mar 2015 - set 2017
Principais responsabilidades: 

•	Reestruturação da área de Logística, implantação de processos, ferramentas de gestão, instruções de trabalho e indicadores, conforme diretrizes da companhia;
•	Planejamento estratégico, definição das metas e ações, padronização de processos e desenvolvimento de instruções de trabalho;
•	Realização de estudos de viabilidade econômica e financeira para implementação de melhorias;
•	Levantamento, análise e identificação dos custos operacionais envolvidos em modelos de distribuição;
•	Redesenho de processos logísticos;
•	Análise da malha logística (fábricas, centros de distribuição, entrepostos, terminais, fornecedores e clientes);
•	Otimização dos modais em operações de inbound e outbound;
•	Análise do impacto das estratégias definidas entre as áreas pertencentes à estrutura da cadeia de suprimentos (aumento do nível de serviço, redução da conta frete, diminuição dos gastos impostos, minimização dos níveis de estoque, troca de fornecedores, expansão comercial, logística reversa, balanceamento da malha);
•	Viabilização de soluções sustentáveis ao negócio e implementação de novas opções de operação logística e transportes;
•	Elaboração de Plano Estratégico contemplando diagnóstico e sugestão de alteração organizacional tendo como meta principal o incremento no resultado final;
•	Criação e implementação de KPI´s como auxiliar na tomada de decisões;
•	Instauração, aprimoramento e gestão de equipes multifuncionais;
•	Treinamento dos colaboradores.
Principais resultados:

•	Diminuição da ociosidade da frota em 40% no período;
•	Redução das despesas em 15% no período.
Gerente de Logística
Wal Mart Brasil
out 2012 - fev 2015
Principais responsabilidades: 

•	Responsável pela operação logística (inbound e outbound) do Centro de Distribuição da Muribeca e de todos os modais de transporte;
•	Elaboração da normatização dos processos do setor e da implantação do modelo de gestão do INDG (gestão de resultados);
•	Planejamento estratégico, definição das metas e ações, padronização de processos e desenvolvimento de instruções de trabalho;
•	Gestão de transporte (planejamento, tracking, ocorrências e indicadores) e frotas (disponibilidade, níveis de performance e manutenção própria e terceira);
•	Gestão do estoque: recebimento, armazenagem (perecíveis) e inventários;
•	Gestão de custos e orçamento (budget, forecast, controle e apresentação dos resultados) e financeira (pagamento de fretes, folha de pagamento e fundo fixo);	
•	Garantia do nível de serviço para atendimento aos clientes;
•	Gerenciamento de estoque (matéria-prima/insumos, embalagens e produto acabado);
•	Gerenciamento dos inventários gerais e das movimentações por meio de processos diários de contagem do estoque com o objetivo de cumprir a acuracidade por sku;
•	Gestão de despesas logísticas;
•	Expedição do volume programado no tempo certo, através da utilização de indicadores de medições para maior e melhor eficiência de expedição diária;
•	Identificação dos gaps dos fluxos logísticos inbound e outbound;
•	Liderança de 320 colaboradores (Supervisores, Analistas, Líderes, Assistentes, Auxiliares, Motoristas, Estagiários e Mecânicos).

Principais resultados: 

•	Liderança do time ganhador da melhor produtividade do CD Muribeca (3º turno);
•	Formação da equipe de maior resultado da Unidade e com maior nível de promoção por merecimento;
•	Ganho de produtividade em 12% através da implantação da separação em onda.
Gerente de Transporte
Karne e Keijo Logística Integrada
abr 2011 - set 2012
Principais responsabilidades: 

•	Gestão das áreas de transporte (planejamento, tracking, ocorrências e indicadores) e frotas (disponibilidade, níveis de performance e manutenção própria e terceira);
•	Planejamento anual e gestão do budget da área (capex e opex), gestão dos custos e fluxo de pagamentos;
•	Implantação do PA (ponto de apoio logístico) que viabilizou a operação em Natal e no RN. 
•	Criação e execução de contratos de prestação de serviços observando as práticas de meio ambiente, qualidade, nível de serviço, custos, responsabilidade social e a legislação em vigor;
•	Garantia do nível de serviço planejado para atendimento aos clientes internos e externos, conforme padrões de segurança e procedimentos operacionais;
•	Performance dos indicadores operacionais e gerenciais, avaliação de tendências e definição dos planos de ação;
•	Expedição do volume programado no tempo certo, através da utilização de indicadores de medições para maior e melhor eficiência de expedição diária;
•	Gestão da eficiência dos transportadores nas entregas, através de indicadores de performance diários e mensais que possibilitem ações para cumprimento do lead time de entrega;
•	Gerenciamento dos indicadores de desempenho de otif, custo por kg, por entrega, acuracidade, giro estoque, perdas, custos de manutenção;
•	Identificação dos gaps dos fluxos logísticos inbound e outbound;
•	Responsável pela rotina de segurança e qualidade da área, de acordo com as normas e certificações (ISO);
•	Realização de reuniões periódicas com os liderados e parceiros para apresentação de resultados;
•	Liderança de 320 colaboradores (Supervisores, Analistas, Líderes, Assistentes, Auxiliares, Motoristas, Estagiários e Mecânicos).

Principais resultados:

•	Aumento das vendas através da implantação da operação de D+1 nos estados de Sergipe e Rio Grande do Norte;
•	Redução dos custos de manutenção em 16% através da implantação e controle da manutenção preventiva no ano de 2011.
Gerente Nacional de Transportes
Total Distribuidora
mai 2009 - mar 2011
Principais responsabilidades: 

•	Gestão da frota, armazém, distribuição e contratação de transportes para as 06 bases da companhia;
•	Elaboração da estratégia corporativa da empresa;
•	Elaboração do plano de transporte com controle em tempo real e check point em cada etapa do processo;
•	Criação e execução de contratos de compras e de prestação de serviços de acordo com as práticas de meio ambiente, qualidade, responsabilidade social e a legislação em vigor;
•	Implantação do modelo de gestão do INDG (gestão de resultados).
•	Forte contribuição para a implementação da cultura de orçamento, análise de DRE, EBITDA e fluxos de caixas;
•	Definição dos modelos de atendimento para os novos mercados;
•	Gestão dos produtos acabados, desde a saída da linha de produção, transferência para o CD, recebimento, armazenagem e expedição para clientes finais;
•	Desenvolvimento e avaliação de operadores logísticos contratados em nível nacional;
•	Gerenciamento dos custos da unidade e da conta corporativa de armazenagem;
•	Atuação e desenvolvimento de projetos na busca pela otimização de processos e redução de custos;
•	Elaboração de embalagens, tanto para produtos acabados, como para a armazenagem e movimentação de insumos;
•	Atuação nos processos de planejando cronograma de embarque, garantia do cumprimento de normas e requerimentos legais;
•	Liderança de 50 colaboradores.
Principais resultados: 

•	Implantação do modelo de transportes baseado no plano PPR de avaliação da Petrobrás com mais de 90% de aderência;
•	Redução dos custos da operação em 20% através de elaboração do projeto de retorno nas coletas (frete de retorno).
Gerente de Logística e Transporte
N Landim / Farmácia dos Pobres
abr 2007 - jun 2008
Cargo: Gerente de Logística e Transporte

Principais responsabilidades: 

•	Gestão das atividades de logística e transporte, além do planejamento da operação e movimentação de produtos para abastecimento de 50 lojas nos estados de Pernambuco, Bahia e Paraíba;
•	Gestão de 01 Centro de Distribuição, recepção do mix de 23.000 itens e cumprimento dos prazos e os níveis de serviço, com foco na redução dos custos, qualidade e segurança;
•	Padronização de processos e desenvolvimento de instruções de trabalho;
•	Contratação e gestão de contratos das transportadoras para toda a operação (fixos e spots);
•	Gestão de tracking da distribuição e logística reversa;
•	Implantação e controle de KPI´s e gestão do budget;
•	Liderança e desenvolvimento de equipe composta por 105 profissionais.
Principais resultados:

•	Resolução de passivo trabalhista em mais de R$1MM;
•	Redução do lead time de entrega em 50% através da implantação do 3º turno.
Coordenador Geral de Transportes
Petronac / Total Combustíveis
mar 2005 - mar 2007
Principais responsabilidades: 

•	Gestão da frota, armazém, distribuição e contratação de transportes para as 05 bases da companhia;
•	Contratação e gestão de contratos das transportadoras para toda a operação (fixos e spots);
•	Gestão das atividades de logística e transporte por turno, além do planejamento da operação, movimentação e armazenagem de produtos;	
•	Gestão da carteira de clientes, desde a programação de entrega até a logística reversa;
•	Gestão diária de estoque (insumos, ativos de giro e produtos acabados);
•	Gestão de custos operacionais, fretes e investimentos;
•	Gerenciamento dos inventários gerais e das movimentações por meio de relatórios de movimentações e processos diários de contagem do estoque, para cumprimento da acuracidade por sku;
•	Gestão da eficiência das entregas;
•	Cumprimento do lead time de entrega;
•	Gerenciamento dos indicadores de desempenho de otif, custo por kg, por entrega, acuracidade, giro estoque, perdas, custos de manutenção, dentre outros;
•	Cumprimento dos prazos e os níveis de serviço, com foco na redução dos custos, qualidade e segurança;
•	Contratação e gestão de contratos das transportadoras para toda a operação (fixos e spots);
•	Gestão de tracking da distribuição e logística reversa;
•	Liderança e desenvolvimento de equipe composta por 105 profissionais.

Principais resultados:

•	Implantação do sistema Microsiga nas bases avançadas e no setor de transportes;
•	Redução dos custos da área em 8% através de formatação do time com base em tempos e atividades.
Formação
Mestrado em Economia
UFPE
fev 2009 - nov 2012
Mestrado em Economia com foco em Comercio Exterior e Logística
MBA em Logística Empresarial
UPE
fev 2005 - ago 2006
MBA voltado para logística em uma gestão empresarial.
Ciências Contábeis
UFPE
fev 1999 - dez 2003
Graduação em Ciências Contábeis
Idiomas
Inglês - Intermediário
Informações Adicionais
Minhas habilidades
Resumo das Qualificações 

•	Executivo com mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de logística e operações de empresas e médio e grande porte, como Walmart, Total Distribuidora (Petronac), Ricardo Eletro e Fábrica da Cervejaria Belco;
•	Participação em projetos de melhoria contínua dos processos, excelência no atendimento ao cliente, gestão de custos e otimização das atividades;
•	Gerenciamento de operações logísticas e centros de distribuição (armazenagem, distribuição, transportes, gestão de recursos físicos, materiais, financeiros e humanos, logística reversa, gestão de estoques, rotinas de inventários e controle de produção);
•	Implantação e manuseio de WMS como também implantação e desenvolvimento de ERPs;
•	Especialista em gestão de transportes inbound e outbound, controle e avaliação de eficiência em transporte de carga e movimentação, cotação e análise de fretes, contratação de serviços e acompanhamento da performance dos terceiros;
•	Gestão da frota própria (manutenção corretiva, preventiva, consumo e performance, além de vivência com ferramentas de roteirização e rastreamento);
•	Elaboração e gerenciamento de indicadores, monitoramento dos fluxogramas, planejamento estratégico, definição de metas, padronização de processos e desenvolvimento de instruções de trabalho;
•	Expertise nas ferramentas: PDCA, Six Sigma, Lean, Canvas, 5W2H, dentre outras;
•	Participação em projetos de certificação ISO 9001, ISO 14001, SASSMAQ, FSSC 22000 e Bonsucro;
•	Controle orçamentário, budget, forecast e DRE;
•	Contratação e gestão de contratos com fornecedores nacionais e internacionais;
•	Gestão de soluções em relação a novos negócios, projetos de melhoria, cenários tributários, dentre outras;
•	Gerenciamento das ações comerciais, prospecção e desenvolvimento de clientes;
•	Gestão financeira (pagamento de fretes, folha de pagamento e fundo fixo);
•	Liderança, capacitação, treinamento e desenvolvimento de equipes multidisciplinares;
•	Conhecimento avançados de TMS, WMS, Microsiga, Protheus e Pacote Office;
•	Inglês intermediário.