Engenheiro / suportetécnico / segurança / gestor / líder

Pet*** ***** (XX anos)
Engenheiro Sênior - Consultor e Instrutor de Treinamento em Consultor Independente
Univap
Lisboa,
Lisboa
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Engenheiro Sênior - Consultor e Instrutor de Treinamento
Consultor Independente
fev 2019 - Atualmente
Comercial, Suporte Técnico e Suporte ao Cliente / Manutenção, Reparo e Overhaul (MRO) / Qualidade / Segurança Operacional (SGSO / SMS)
- Manutenção, Reparo e Overhaul (MRO), Regulamentação (FAA, EASA, ANAC), auditorias, processos / procedimentos / manuais, qualidade, suporte técnico, desenvolvimento de reparo, desenvolvimento de capacidade técnica e treinamento;
- Sistema de Gestão de Segurança Operacional: estratégia de implementação, cultura de segurança, fatores humanos, investigação, auditorias, treinamento, manuais e procedimentos;
- Suporte comercial para MRO e novos produtos (análise de mercado, e propostas técnicas e comerciais);
- Melhoria contínua (metodologia lean), análise de causa raiz, solução de problemas, relacionamento com cliente e treinamento.
Engenheiro Líder Suporte ao Cliente / Suporte Técnico
Embraer SA
nov 2005 - fev 2019
- Liderança do Time de Suporte Técnico / Suporte ao Cliente com atingimento de alta performance no suporte para "Landing Gear" e componentes aeronáuticos;
- Excelentes habilidades de gestão e suporte no relacionamento com o cliente, resolvendo questões, dificuldades técnicas e operacionais, incluindo suporte a campo e suporte 24 hs x 7 dias;
- Suporte a campo e representação em eventos aeronáuticos / manutenção;
- Gerenciamento na entrada a serviço de novos produtos;
- Coordenação de investigação de produtos que apresentaram falhas ou baixa performance em operação, e inspeção / análise de partes estruturais;
- Responsável pela integração com a engenharia de desenvolvimento para escalar problemas e assegurar que lições aprendidas fossem implementadas no desenvolvimento de novos produtos;
- Implementado o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO / SMS - ICAO Doc 9859) na oficina de manutenção como Gerente de Segurança, liderando uma equipe multidisciplinar de diferentes áreas;
- Responsável pelo suporte nas atividades da oficina de manutenção (Part 145) provendo revisões de procedimentos e processos, melhorias, e contínuo desenvolvimento de sua capacidade. Responsável pelo suporte ao sistema de qualidade e auditorias de autoridades (FAA, EASA e ANAC) e clientes;
- Aplicação da metodologia lean / melhoria contínua em diversos processos e atividades;
- Responsável pelo planejamento, desenvolvimento e instrução de treinamentos para funcionários, clientes e oficinas de manutenção nas áreas de regulamentação aeronáutica, segurança operacional, operação de produtos, manutenção, metodologia lean, dentre outros.
Administrador de Contratos de Vendas / Comercial
Embraer SA
set 2001 - nov 2005
- Experiência com a negociação e gerenciamento de contratos de vendas assegurando as condições e execução das cláusulas contratuais;
- Responsável pela análise e processamento de ordens de compra e planejamento, plano de entregas e integração das áreas de interface de planejamento e produção de forma a garantir a performance de entrega;
- Responsável pelos produtos e gerenciamento do escopo de modificação, assim como a negociação de condições comerciais, alterações e alterações de preços;
- Atuado como consultor na implementação do sistema SAP referente ao módulo de vendas, definindo os processos e validando as operações comerciais.
Especialista da Qualidade / Técnico
Ericsson Telecomunicações
set 1997 - set 2001
- Responsável pelo suporte à linha de produção (montagem de componentes e montagem final) provendo solução aos problemas de qualidade com ações imediatas de forma a garantir a linha de produção operando;
- Responsável pela análise e ações de melhoria para aumentar performance da linha de produção;
- Responsável pela liberação da linha de produção e garantindo os padrões de qualidade;
- Responsável pelo desenvolvimento e apresentação dos indicadores do sistema da qualidade para a alta direção;
- Implementado um projeto seis sigma no qual reduziu os custos com calibração de equipamentos em mais de 50%;
- Responsável pelo desenvolvimento e instrução de treinamento para funcionários sobre conceitos de qualidade, ferramentas da qualidade e indicadores.
Formação
Engenharia Elétrica
Univap
jan 1998 - dez 2002

          
          
Técnico Informática Industrial / Eletrônica
ETEP
jan 1994 - dez 1997

          
        
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Fluente
Informações Adicionais
Perfil LinkedIn
https://www.linkedin.com/in/peterdoliveira
Curso de Especialização:
▪ Lean Manufacturing, Voitto, Brazil Completed in August 2019
▪ Lean Six Sigma, Voitto, Brazil Completed in July 2019
▪ Project Management, Embraer, Brazil Completed in November 2018
▪ Specialization in Safety Management System (SMS), Embraer, Brazil Completed in September 2018
▪ Safety Agent, Embraer, Brazil Completed in August 2018
▪ Training Development, Embraer, Brazil Completed in March 2018
▪ Aviation Maintenance, EMBRY-RIDDLE Aeronautical University Completed in March 2018
▪ Lean Leadership, Embraer, Brazil Completed in December 2016
▪ Specialization in Aircraft Accident Investigation, EMBRY-RIDDLE Aeronautical University Completed in September 2015
▪ Specialization in Safety Management System (SMS), ANAC (Brazilian Civil Aviation Authority), Brazil Completed in August 2015
▪ Specialization in Aircraft Accident Investigation, CENIPA (Aeronautical Accidents Investigation and Prevention Ctr), Brazil Completed in April 2015
▪ Specialization in Air Safety and Human Factors, Embraer, Brazil Completed in February 2013
▪ Specialization in Aviation Liability, ITA (Aeronautics Institute of Technology), Brazil Completed in March 2008
Habilidades de Comunicação
Excelente comunicação verbal e escrita, experiência obtida através de anos com contacto com clientes, liderança e como instrutor de treinamento.
Habilidades Organizacionais / Gerencial
- Liderança de um time de 30 pessoas na implementação do SGSO / SMS;
- Liderança de diversos projetos integrando pessoas de diferentes áreas;
- Liderança do time de Suporte Técnico / Suporte ao Cliente;
- Organização de treinamento e eventos de segurança operacional;
- Organização de auditorias;
- Organização de investigação de produtos;
- Orientação a clientes.
Habilidades de Trabalho
- Especialista nos processos relacionados a MRO de componentes aeronáuticos e relacionamento com o Cliente;
- Desenvolvimento e instrução de treinamento;
- Gerenciamento e projetos de recursos humanos;
- Projetos de melhoria contínua.
Habilidades Digitais
- Excelente usuário do Microsof Office (Word, Excel e Power Point);
- Ferramentas de internet.