Engenheiro eletrotécnico especialista

Ric*** ***** (XX anos)
Engenheiro Eletrotécnico Fiscal de Obras em RIOBOCO - Serviços Gerais, Engenharia e Manutenção, S.A.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Lisboa,
Lisboa
|
Experiência
Engenheiro Eletrotécnico Fiscal de Obras
RIOBOCO - Serviços Gerais, Engenharia e Manutenção, S.A.
jan 2020 - ago 2020
Rotina de Fiscalização de obras, com afetação básica em 3, referente a : Sistemas Elétricos ( BT e AT), AVAC, Sistemas de Automação, Sistema Hidráulicos:

Instalações Técnicas de Prédio Complemento pertencente a Escola Artística Antônio Arroio - Parque Escolar;
Nova Urbanização de duas Ruas Principais de Lerias de áreas periféricas, com modernização ambiental;
De Sistemas de Elevatórias de Águas de Servidas ( 4 Unidades ) nas regiões de Moledo, Pena Seca, Reguengo Pequeno e Ribaldeira.
Análise técnicas de todos os materiais a serem adquiridos pelas empresa executoras, nas disciplinas de Sistemas Elétricos, AVAC, Automação, Sistema Hidráulicos, Sistemas SADI, SADIR, CCTV, Comunicações - Instalações ITED.

Suporte técnico em outras Unidades da Gama de Contratos a Rio Boco:

Acompanhamento de ações de Manutenção em Central Transformadoras na ordem de 2000kVA, sendo o responsável técnico;
Análise técnica em processo de aquisição de elevador - Obra Unidade de Saúde Alto dos Moinhos
Análise Técnicas em Obras: Descarregadores Subsistema de Alcantara e Chelas, Sistema de Captação PDH2 em Boavista Coimbra.
Diretor Engenheiro Eletrotécnico Projetista
Queiroz & Boullosa Nogueira Lda.
jan 2019 - nov 2019
Diretor da empresa Queiroz & Boullosa Nogueira Ltda., elaborando projetos de automação para autômatos da linha do fabricante SAIA Burgess Controls - SBC e autômatos da linha LOGO 8 ( de baixo custo de grande confiabilidade para pequenas automações ) do fabricante Siemens.

Tendo como destaque de Vulto e Custo , o caso de sucesso, a conclusão de o funcionamento pleno do Sistema de Automação via PLC da SAIA SBC que controla as funções internas de operação de segurança de um Rack de Informática pertencente ao Sistema de Controle Aéreo de Portugal -NAV, que incluem: sistema de climatização, sistema de incêndio, sistema de controle de temperatura, humidade, controle de acesso, controle de consumo de energia, controle do sistema UPS, com todas as funções controladas remotamente para a tela do gestor da Informática em outro andar via tela WEB.
Engenheiro Eletricista Projetista - Direção de Obras
SESC /RJ - Serviço Social do Comércio - do Rio de Janeiro
out 2015 - dez 2018
Engenheiro responsável em conjunto com o Departamento de Arquitetura, em prover soluções técnicas viáveis para os Projetos de Novas Construções , Reformas e Melhorias Operacionais na Manutenção Predial, abrangendo as áreas de Instalações Elétricas Baixa e Alta tensão (15kV) , Elevadores, Sistemas de Aquecimento de Piscina , Automação Predial, Sistema Solar de Aquecimento e de Fornecimento de Energia.

No controle das contas de energia das Unidades Operacionais promovendo eficiência energética, Elaboração de Projetos em Auto Cad, Elaboração de especificação técnica para contratação de empresa referente aos Projetos Aprovados pela Direção Geral do SESC e SENAC, Coordenação das empresas contratadas para Novas Obras ou Reformas assumindo a posição de Diretor de Obra dos projetos em que tive participação Direta na elaboração técnica.

Elaboração de Laudo Técnico e dos Testes no Comissionamento final das Obras finalizadas.

Projetos de Destaque: a) Elaboração de projeto base para utilização de Energia Fotovoltaica como Plano Piloto para aplicação de Eficiencia Energética em Unidades do SESC do interior do Rio de Janeiro atendidas por entrada de BT, viabilizando geração propria de energia, b) Projeto de Automação no controle do Sistema de Aquecimento de Piscina envolvendo, Bombas de Calor, Painel Solar e Sistema de Aquecimento por Gás , via PLC Siemens e controlado remotamente, c) Participação dos estudos da troca e modernização de elevadores das Unidades Operacionais com mais deficiência , Modernização das Instalações Elétricas em 5 pavimentos pertencente a Faculdade do SENAC Unidade Santa Luzia - https://www.rj.senac.br/unidades/faculdade-senac-santa-luzia/.
Engenheiro de Instalações
Construtora Santa Irreverência
out 2014 - dez 2014
Assumindo uma posição de Engenheiro de Instalações Gestor de Equipas, com o objetivo de fazer e entregar obras em Lojas de Shopping na ordem de 20 dias.

Nossas ações envolveram inicialmente na Análise Detalhada dos Projetos elaborados pela área de Arquitetura na empresa para compatibilização na execução, Especificação de materiais para aquisição, acompanhamento de obras, orientações técnicas em campo para operação contínua de empresas terceirizadas de instalações elétricas / hidráulicas / ar condicionado, entendimentos com a Engenharia do Shopping para a melhor ação dos trabalhos diurnos e noturnos. Obras rápidas na ordem de 20 dias de lojas em Shopping.

Projetos desenvolvidos pela própria empresa no departamento de Arquitetura.

Contratação prazo definido
Engenheiro de Instalações Técnicas - Diretor de Obra
Construtora HOCHTIEF do Brasil
ago 2013 - jul 2014
Responsável pela coordenação e gestão de equipes Obra de Edificação Empresarial: Elétrica de baixa e alta tensão mais quadros elétricos, Automação predial, Grupo gerador, Sistema Solar , Ar Condicionado do tipo VRF da Daikin, Hidráulica – água de reúso ( sistema de tratamento) – água potável – esgoto sanitário, sistema de proteção atmosférica – para raio, sistema de controle de acesso, Iluminação externa especial, Sistema de ventilação e exaustão, Montagem de 3 elevadores. Análise de projetos em conjunto com os engenheiros civis, Especificação de materiais para aquisições, Coordenação de 5 empresas terceirizadas referentes as instalações mais a equipe de Construtora – na ordem de 80 funcionários diretos.

Destaque para Construção de Centro de Transformação de 13.8 kV/ 220 V - 1500 kVA Subterrânea no padrão da Concessionária de Energia LIGHT.
Engenheiro de Instalações Predial
Contax - Atual grupo LIQ de telemarketing
jan 2013 - jul 2013
Análise de projetos, elaboração de especificações técnicas para contratação de serviços técnicos: Ar condicionado, Sistema de ventilação e exaustão, Coordenação de obras civis conjugado com as instalações técnicas elétricas e ar condicionado, Acompanhamento da manutenção predial e orientações com treinamentos das equipes em campo referente a sistemas: elétricos de baixa e alta tensão, sistema solar de energia, sistema de geradores de emergência, ar condicionado, no break central, sistema de prevenção de incêndio. Montagem de novas salas de telemarketing com as instalações elétricas e informática. Gestão energética do consumo de energia dos prédios das Unidades Operacionais.
Engenheiro de Instalação Predial
Castelo & Guedes Instalações
out 2012 - jan 2013
Análise de projetos e elaboração de lista de materiais para composição do estoque inicial e contínuo das instalações, Treinamento em campo dos profissionais contratados em função das instalações do tipo Alvenaria Estrutural, fechamento financeiro junto a construtora referente da primeira etapa das obras. 

Contrato para formação de profissionais de forma a prover o Startup na obra e listagem dos materiais a serem comprados.
Gerente Operacional do Contrato com a Empresa Telefonia OI
Araújo Abreu Engenharia
dez 2011 - out 2012
Gestão de equipes distribuídas em 23 prédios – 150 funcionários diretos ( engenheiros, coordenadores, técnicos e supervisores prediais) – responsáveis pela: manutenção predial, manutenção de elevadores, manutenção de facility ( limpeza predial e jardinagem ), Analisar e aprovar as requisições de compras, Gerir e controlar os custos e faturamentos dos serviços, gestão integrada com a administração predial do cliente, Contratação de funcionários, Análise e liberação de propostas técnicas de serviços e obras, treinamento das equipes operacionais, gestão do controle do almoxarifado de peças de reposição da manutenção, controle de empresas terceirizadas pelo método SLA ( Service Level Agreement), Gestão de obras de modernidade e de reparação: obras civis, elétrica, sistema aquecimento solar, hidráulicas, sistema de prevenção de incêndio, sistema de proteção atmosférica.
Engenheiro de Instalações Predial - Diretor Instalações
Construtora LAFEM Engenharia
ago 2010 - dez 2011
Responsável pela coordenação e gestão de equipes Obra de Edificação Empresarial - modernização: Elétrica de baixa tensão e quadros elétricos, Automação predial, Ar Condicionado do tipo Self Contained, Hidráulica – água de reúso ( sistema de tratamento) – água potável – esgoto sanitário, sistema de proteção atmosférica – para raio, sistema de controle de acesso, Iluminação externa especial, Sistema de ventilação e exaustão, Montagem de 3 elevadores. Análise de projetos em conjunto com os engenheiros civis, Especificação de materiais para aquisições. Coordenação de 6 empresas terceirizadas em obra mais a equipe de Construtora – na ordem de 100 funcionários diretos.

Destaque para reforma de Centro de Transformação passando de 2000 kVA para 4000 kVA, 13,8kV / 220V, tipo subterrâneo padrão da Concessionária de Energia LIGHT.

Obs.: Obra com Gestão integrada das equipes técnicas de forma recuperar a fachada e boa parte do interior de um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico de Rio de Janeiro, visto se tratar de um prédio concebido pelo arquiteto francês Joseph Gire em 1922, onde o projeto foi concluído em 1960 tendo cumprido cinco etapas de construção.

Engenheiro de Manutenção Predial
Álamo Engenharia
abr 2010 - jul 2010
Gestão de equipes de profissionais para serviços de manutenção preventiva e corretiva – 15 funcionários diretos, Gestão financeira do contrato, Gestão do consumo dos insumos e ações de preservação do funcionamento do prédio – energia, água potável, gás, combustível diesel, higienização de dutos de ar. Contratação de empresas terceirizadas, Elaboração de especificação técnica para contratação de serviços, Treinamento da equipe para serviços de: Automação predial, sistema de ar condicionado, elétrica, instalação de sistema Drywall.
Analista de Engenharia - Coordenador de Manutenção
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
mar 1997 - jan 2010
Elaboração de especificação técnica para licitação ( serviços de manutenção, aquisição de equipamentos e materiais ), Responsável pelas definições técnicas de instalações: elétricas – ar condicionado – elevadores – sistema de aquecimento – automação predial – sistema de ventilação e exaustão em conjunto com o departamento de Arquitetura , Gestão direta de engenheiros e técnicos nos serviços de manutenção das Unidades Operacionais SENAI / SESI, Supervisão direta na elaboração de projetos e construções de Central de Transformação de baixa e alta tensão ( 15kV), Análise de problemas para solução técnica nas áreas de Instalações Elétricas baixa e alta tensão – Elevadores – Sistemas de Aquecimento de Piscina – Automação Predial, Controle das contas de energia das Unidades Operacionais promovendo eficiência energética, Coordenação de empresas contratadas para obras de instalações técnicas, Laudo Técnico, Análise técnica e financeira das propostas de obras e serviços para as Unidades do SESI, SENAI e FIRJAN.

Destaque para construção de 2 Centrais de Transformação de 2000 kVA - 13.8kV/ 220V conjugado com Sistema de Geração de Energia de 1200 kVA - Unidades Operacionais SENAI Macaé e Jacarepaguá.

Construção e reforma de Centrais de Transformação na ordem de 900 kVA - 13.8kV/220V - Unidades Operacionais SESI Itaperuna, SESI Santo Antonio de Pádua, SESI Macaé e outras.

Destaque para instalações hidráulicas e elétricas de Sistema de Aquecimento de Piscina.
Engenheiro
Outras Empresas
# Elevadores OTIS - Manutenção e Montagem de Elevadores > Engenheiro gestor de equipe especial de qualidade para as atividades de manutenção e montagem de elevadores em área definida na ordem de eliminação de defeitos e reforma completa dos equipamentos.

# Belfam Industria Cosmética ( produtos WELLA) - Manutenção Industrial das linhas de Produção e Fabril > Engenheiro responsável pela organização das operações técnicas de manutenção dos equipamentos das linhas de produção e fabril com a atualização dos procedimentos de SetUp referente a troca de ferramentas nas máquinas de produção buscando a otimização do tempo. 

# Olitel Rio Telecomunicação - Instalações de Sistema de Telefonia Empresarial > Engenheiro de Campo responsável pela organização da efetiva instalação de Sistema de Telefonica de grande porte referente a equipe e materiais.

# Sultec Serviços Técnicos de Engenharia - Manutenção Predial Empresarial > Engenheiro responsável pela gestão de equipes técnicas na manutenção de prédios comerciais de grande porte : Sede da IBM Computadores e SEDE da Mineradora Vale do Rio Doce.

# Sul América Seguros - Manutenção Predial das Unidades Operacionais e da SEDE > Engenheiro responsável pela gestão de equipe técnica referente a manutenção de 3 prédios principais : Edifício SEDE, Edifício de Centro de Processamento de Dados, Edifício Administrativo de Operacional.
Formação
Pós - Graduação em Engenharia de Manutenção
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
mar 1999 - dez 1999
Formação em Pós Graduação de Engenharia de Manutenção Industrial 
Rio de Janeiro - estado do Rio de Janeiro - Brasil
Graduação em Engenharia Elétrica - enfase Elétrica Industrial
Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
jul 1978 - nov 1984
Formação em Engenheiro Eletrotécnico em Sistema de Potência
Na cidade de Petrópolis - estado do Rio de Janeiro - Brasil
Idiomas
Português - Nativo
Ingles - Intermediário
Informações Adicionais
Competências relacionadas ao trabalho de Engenharia
1- Tenho bons conhecimentos na coordenação de processos e planejamento, fato que desenvolvo projetos operacionais e descritivo técnico para contratação de empresas em sistema de licitação na legislação da linha governamental;

2- Especialista de Gestão de Projetos utilizando a filosofia do PMBOK ( Project Managemment Body Of Knowledge);

3- Experiencia em obras na filosofia de Certificação LEED ( Leadership in Energy and Environmental Design)  para prédios comerciais;

4- Boa visão organizacional em obras com base na filosofia " Lean Construction " - construção enxuta de menor perda operacional;

5- Gerenciamento da Manutenção com base das premissas TPM ( Total Productive Maintenance);

6- Bons conhecimentos em Auto-CAD e princípios em sistema BIM;

7- Conhacimento em programação em CLP , linguagem Fupla - SAI SBC Controls, Ladder e FDB Siemens.
Competências de Organização Funcional
1- Tenho boa capacidade na ordenação e coordenação de pessoas, fato que já liderei em obra simultaneamente 5 empresas e 80 pessoas em atividades coordenadas na sequencia de serviços.

Já coordenei 150 pessoas distribuídas em Unidade Operacionais e Sistemas de atendimento volante de Manutenção  Predial;

2- Possuidor de pensamento estratégico refletindo a flexibilidade e competência operacional na gestão das disciplinas técnicas de Engenharia - Obras, Manutenção e Instalações;

3- Possuidor de boa visão técnica analítica e crítica na gestão integrada na Manutenção e Instalação de equipamentos, sempre buscando a integração de equipes distintas e de terceirizados objetivando a conclusão do projeto ou atividade dentro do cronograma definido - metas / prazos / custos;

4- Me destaco na operacionalidade em trabalhos por metas e ações sobre pressão, integrado a um planejamento preciso.
Competências - Energia Solar / AVAC / Sistema AT-BT
1- Planejamento em projeto para a instalação de módulos de Energia Solar nas Unidades do SESI com entrada de direta em BT ( baixa tensão).

2- Manutenção e Instalação de módulos de Painéis Solares para composição de Sistema de Aquecimento de água e de Geração de Energia.

3- Planejamento, aquisição e instalação de Sistemas AVAC de, pequeno, médio e grande porte compreendendo os principais: 1-Sistema SETFREE da Hitachi, Daikin e Mitsubishi referente a AC com variador de freqüência e módulos intercambiáveis de aquecimento; 2- Sistema de Insuflamento e Exaustão predial; Sistema de troca de calor por Roda Entalpica; 3- Sistema de prevenção para reduzir os Harmônico na instalação elétrica provocados pelos Drives de motores dos equipamentos AVAC; 4- Torres de arrefecimento para sistema AC de Self Contained.

4- Elaboração de plano de manutenção em rotinas mensais , semestrais e anuais em Sistema AVAC.

5- Planejamento e elaboração de procedimentos de manutenção em Central de Transformação.