Engenheiro civil

And*** ***** (XX anos)
Engenheiro Civil em Estrutural Construtora Ltda
UFES Universidade Federal do Espírito Santo
Residente fora de Portugal
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Engenheiro Civil
Estrutural Construtora Ltda
fev 2022 - Atualmente
Responsável por assegurar a qualidade e acompanhar a execução dos serviços em vigor, de acordo com as normas e padrões do cliente (Cesan); participar de reuniões com fiscais e gestores de contrato. Responsável por realizar a gestão do canteiro de obras, gestão administrativa e de S&S das equipes; elaborar, acompanhar e controlar o cronograma físico e financeiro da obra e realizar as medições de serviços executados; definir o planejamento das atividades, avaliar projetos e obras, fiscalizando e acompanhando o cronograma de execução das atividades de montagem de redes coletoras e recalque de esgoto, inclinação de tubulações, construção de poços de visita(PVs) e testes com corantes quando necessário. Fiscalizar e acompanhar o andamento dos projetos de construção de elevatórias de esgoto bruto (EEBs). Quantificar e realizar o controle do emprego de mão-de-obra, equipamentos e recebimento de materiais e serviços. Realizar investigação de campo, solicitar, acompanhar e interpretar dados topográficos relativos ao projeto, propondo melhorias, realização de “As Built” nestes quando necessárias.
Fiscal Técnico
SERENG Consulting Ltda
jan 2020 - jan 2022
Fiscalização e acompanhamento de campo, em obras e projetos, avaliando itens contratuais de S&S e Meio Ambiente; atuação em contratos de manutenção e ensaios destrutivos e não destrutivos na área civil; pintura, montagem e desmontagem de estruturas de sustentação / telhados; mobilização de canteiros e validação e controle de relatórios.    Realização de inspeções de integridade estrutural em ativos na diretoria de pelotização (ES, MG). Avaliar  anomalias existentes em estruturas civis e metálicas propondo as intervenções necessárias para  adequação. Atualização de relatórios técnicos de integridade estrutural de ativos, realizando solicitação para atendimento a demandas mais especificas, como realização de ensaios para emissão de parecer técnico.  Fiscalização e acompanhamento de manutenções em paradas de usinas a frio e à quente; Confecção de cronogramas e relatórios, além de orientação técnica na execução de atividades de manutenção – Forno, espessadores, precipitadores eletrostáticos, ventiladores, moinhos e transportadores de correia; realização de inspeções de segurança e interface no planejamento e programação de atividades de manutenção Vale – contratadas; Confecção de cronogramas e relatórios, além de orientação técnica na execução de atividades de manutenção, manuseio e movimentação de cargas em áreas industriais.
Profissional Fiscal Técnico Mecânico
MCA Auditoria e Gerenciamento Ltda
set 2019 - nov 2020
Realização de inspeções de integridade estrutural em ativos nas usinas de pelotização (Estruturas Civis e Metálicas), no ES,MG e MA. Realizar a atualização de relatórios de engenharia e cadastros em arquivo técnico, propondo as tratativas necessárias para intervenções.Fiscalização e acompanhamento de manutenções em equipamentos, na realização de paradas de usinas a frio e quente - Forno/Grelha, Espessadores, Moagem, Precipitadores eletrostáticos, ventiladores, tubulações, transportadores de correia, recebimento e conferencia de materiais refratários. Interface com equipes contratadas no acompanhamento dos cronogramas de execução, facilitador na realização de logística e fornecimento de recursos para realização de atividades. Análise e validação de relatórios diários de obras( RDO). Acompanhamento e orientação no manuseio e movimentação de cargas em áreas das usinas. Fiscalização de documentações e procedimentos de segurança utilizados, realização de pitstop de segurança com colaboradores das contratadas. Interface com planejamento e programação de atividades de manutenção Vale-contratadas. Facilitador na realização de tarefas de manutenção sendo responsável por desenhar e garantir o melhor desempenho da equipe, relações interpessoais equilibradas e o bem-estar individual das pessoas durante o trabalho. Responsável por inspecionar os serviços realizados , propondo melhorias e correções quando necessárias, para melhor performance e segurança dos equipamentos e seus operadores. Realização de Inspeções e relatórios para verificação de integridade estrutural de ativos sob responsabilidade da gerencia.
Orçamentista / Líder de Manutenção
WM Serviços Industriais Ltda
fev 2019 - set 2019
Responsável por realizar a cotação e solicitação da compra de materiais diversos para atendimento aos projetos e contratos de execução de serviços. Auxiliar a diretoria no planejamento de gastos, custos, projetos e na realização de compra de materiais da empresa. Contato com fornecedores buscando melhores condições para fornecimento e compras diversas. Realizar visitas para levantamento de itens para montagem de propostas técnicas. Auxilio na montagem de composição de custo de produtos e serviços.
Atuação como líder de manutenção de equipamentos industriais realizando a gestão de equipes para realização de inspeções em equipamentos industriais, serviços de substituição de cavaletes, rolos de carga/retorno , instalação de suportes para rolos de correias transportadoras, substituição de mangotes e cilindros hidráulicos, recuperação de peças, acompanhamento na substituição de chapas de esgastes e montagem de motores, manutenção em equipamentos do apagador de coque – Quench, lubrificação de mancais e redutores, instalação de lubrificadores automáticos, confecção e instalação de tubulações, montagem e reparo em estruturas metálicas.
Estagiário de Engenharia Civil
SECTI - Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação técnica do Espirito Santo
nov 2017 - fev 2019
Auxílio aos engenheiros nas rotinas administrativas, interpretação de projetos de formas (Estrutural) cortes e escoramentos; Responsável por coletar evidências para montagem de relatórios de acompanhamento de obras, validação de medições de contrato sob supervisão da coordenação, elaboração de croquis para realização de manutenções, auxilio na montagem e confecção de planilhas de custos de realização de obras. Responsável por elaborar e confeccionar memórias de cálculos e memoriais descritivos utilizados nas obras, composição de preços, cronogramas físico-financeiro, relatórios técnicos e outras planilhas de acompanhamento; Levantamento de demandas para manutenção, desenhos de plantas em autocad, inspeção de serviços e segurança em canteiros de obras. Conhecimento na definição de métodos e orçamento de materiais que devem ser utilizados na construção, além de realizar a fiscalização in loco de obras e realizar cálculo de dimensões de peças das instalações.
Empregado
KFR Engenharia e Serviços Ltda
jul 2010 - jun 2015
Responsável por assegurar a qualidade e acompanhar a execução dos serviços em vigor, de acordo com as normas e padrões do cliente. Elaboração de documentos referentes ao acompanhamento da execução dos serviços. Responsável por realizar a gestão administrativa e de S&S das equipes; executar os procedimentos administrativos referentes aos acordos contratuais. Realização da gestão de pessoas e acompanhamento da frequência dos colaboradores do contrato. Elaboração de planilhas, orçamentos e documentos inerentes ao contrato; responsável pelas avaliações de SLA do contrato, aptidão na interface com gestores e na realização de reuniões junto ao cliente; criação de itens de controle para auxiliar em medições, planejamento de serviços, controle de custeio e estoque de materiais do contrato. Controle de orçamentos, supervisão de atividades de manutenção, montagem e aferição das medições de contrato, elaboração de cronograma e relatórios técnicos de execução. Planejamento e execução de manutenção em transportadores de correia (Vulcanização) nas máquinas de pátio do porto de Tubarão no Espirito Santo, usinas de pelotização do complexo de Tubarão, São Luis-MA, Fábrica e Vargem Grande em MG. Atuação também na realização de revestimento de tambores e tanques nas áreas das usinas e porto MFe em tubarão.
Supervisor de Lubrificação e Manutenção
HILUB Preditiva
jun 2009 - jul 2010
Responsável pela supervisão da coleta de amostras de óleo lubrificante dos equipamentos para análise e geração de relatório sobre condições dos equipamentos das usinas de pelotização de I a VII em Tubarão- ES. Supervisionar e acompanhar rotina de lubrificação e abastecimento de equipamentos tais como redutores, selagens, unidades hidráulicas. Providenciar a limpeza dos reservatórios e manutenção dos níveis de lubrificantes nos equipamentos. Realizar orçamentos para aquisição de filtros, manutenção de equipamentos e compras de itens para realização de análises de óleo. Responsável por garantir a realização das rotas de lubrificação e inspeção em bombas e tubulações de sistemas de lubrificação centralizada. Garantir o correto descarte de óleos e graxas contaminadas; armazenamento dos volumes de óleos (minerais / hidráulicos) contaminados para realização de microfiltragem através de bombas centrífugas, para retirada de impurezas e água, análise e retorno destes aos equipamentos solicitados. Realização de filtragem de óleos in loco (Filtragem off-line) através de unidades móveis; implantação de sistema de acompanhamento de resultados das operações e em Saúde e Segurança da equipe. Responsável pela gestão da equipe, controle de escalas, planejamento de serviços para realização de paradas de usina e estudos de implantação de sistemas centralizados em máquinas; Confecção de relatórios administrativos, controle de indicadores operacionais, padronização de operações e treinamento da equipe.
Supervisor de Operações Ferroviárias
VALE S/A
dez 1997 - dez 2008
Atuação na supervisão de operações ferroviárias da Vale em Tubarão - Vitória. Gestão administrativa de colaboradores próprios e empresas terceirizadas. Gestão de controles e trabalhos de melhorias, relacionados à operações logísticas, produtividade e qualidade de processos. Desenvolvimento e criação de itens de controle para monitoramento das metas, procedimentos operacionais da área. Facilitador na implantação de grupos de CCQ (Círculo de Controle de Qualidade) e de trabalhos de melhoria na área voltados para segurança e produtividade. Responsável pela execução, controle e desenvolvimento das operações ferroviárias através da gestão de pessoas na realização das operações, otimizando a utilização de equipamentos e processos. Supervisionar as atividades de operação, controle de pátios, terminais e trens nas demandas de carga geral e minério. Atendimento as ocorrências ferroviárias e pessoais, realizando a análise da situação do local, negociando recursos para o atendimento da ocorrência, atuando na investigação do acidente, acompanhando a execução e propondo ações corretivas para o efetivo bloqueio das mesmas. Garantir o cumprimento dos padrões de carregamento, descarga e movimentação de veículos ferroviários através da interface com clientes internos e externos. Responsável por realizar a interface com as áreas de manutenção de Locomotivas, Vagões, Via Permanente, Eletroeletrônica, PPC, Porto, Melhoria Operacional e Projetos, visando o estabelecimento e cumprimento das programações de manutenção e implantação de projetos nos pátios sob minha responsabilidade.
Formação
Engenharia de Produção
UFES Universidade Federal do Espírito Santo
mar 2017 - Atualmente
Estudante do 10º período de engenharia  de Produção com aptidões para identificar e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação, gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços de indústrias de manufatura à organizações de prestação de serviço, de origem pública ou privada.
Engenharia Civil
FESV - Faculdade Estácio de Sá Vitória
fev 2015 - ago 2019
Bacharel em Engenharia Civil com registro profissional ativo apto para atuar em projetos (estruturas, geotécnicos, sistemas prediais, pontes, viadutos, canais, redes de captação e distribuição de água e esgoto, barragens, entre outros); transportes; saneamento; obras (edifícios residenciais, comerciais e industriais e infraestrutura); planejamento e orçamento; entre outras atividades exercidas em instituições públicas, privadas. Além disso ode atuar também com consultorias, fiscalização, controle de qualidade,  etc.
Técnico Mecânico
IFES - Instituto de Educação Federal do Espírito Santo
fev 1992 - dez 1995
Formação Técnica em Mecânica, qualificado para atuação no ramo industrial, com capacidade para atuar na operação, manutenção e instalação de máquinas e equipamentos, proporcionando formação humanista, científica e tecnológica; oferecendo e criando aptidões diversas criando condições de integração com o mercado de trabalho e a possibilidade de especialização em diversas áreas.
Idiomas
Inglês - Básico
Informações Adicionais
CARTA DE APRESENTAÇÃO
Prezado recrutador(a), 
Sou um profissional com carreira desenvolvida na área industrial; em empresas de diversos portes e segmentos – dentre eles destaco o metalmecânico, mineração e siderúrgico; tendo atuado em empresas como VALE S/A , HILUB Preditiva, KFR Engenharia, WM Serviços Industriais, MCA Auditoria e Gerenciamento, SECTI-ES na Coordenação de engenharia e obras. 

Especialista em gestão de pessoas e processos, com mais de 19 anos de atuação. Possuo sólida experiência em rotinas de fiscalização de obras, manutenções em equipamentos industriais, operações logísticas ferroviárias. Atuação na gestão de contratos de manutenção e obras; manutenção em transportadores de correia (Vulcanização a quente e frio, revestimentos em tambores, moinhos e tanques); manutenção em equipamentos industriais diversos (Fornos/Grelha, Espessadores, Moinhos, precipitadores, ventiladores industriais e tubulações). Coordenação e planejamento de manutenções (Paradas a frio e a Quente), acompanhamento e controle de indicadores administrativos e operacionais, negociação de prazos e condições de pagamento na compra de equipamentos, planejamento logístico de transportes, operações e equipes, interface direta no atendimento à clientes internos e externos. Inspeções e manutenção em estruturas metálicas e eletromecânicas, além de realizar, também, o levantamento de demandas para manutenção civil, revisão de desenhos de projetos, confecção de memoriais descritivos, montagem de planilhas, cronogramas e memorias de cálculo para execução de serviços de manutenção, inspeção e acompanhamento de medições em obras.
 
Possuo bacharelado em Engenharia Civil, cursando atualmente nova graduação em Engenharia de Produção e pós-graduação em Logística e Supply Chain. Também possuo formação técnica em Mecânica Industrial,  e diversos cursos de aprimoramento na área de produção, manutenção e administrativa – como excel avançado, autocad, instrumentação industrial básica, power-bi e Ms-Project em níveis básicos; tendo disponibilidade para viagens de acordo com as necessidades da empresa.

Estou a inteira disposição para um breve contato, caso necessário,  para prestar informações adicionais sobre minha carreira.
Atenciosamente,

ANDRÉ LUIZ LOUREIRO DOS SANTOS
Engenheiro Civil  │CREA ES - 0050762/D
Rua M, Nº05 - Corredor 
Carapina Grande │Serra / ES
55 (27) 997814563 / 55 (27) 30650701
│loureiro.santos1@gmail.com