Direção/ gerência de desenvolvimento comercial e institucional

Ana*** ***** (XX anos)
Relacionamento Institucional e Desenvolvimento Comercial em Retalhar
UFABC- Universidade Federal do ABC (São Bernardo do Campo- SP- Brasil
Residente fora de Portugal
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Relacionamento Institucional e Desenvolvimento Comercial
Retalhar
ago 2017 - jun 2018
No desenvolvimento comercial, ajudo as empresas a encontrar o melhor modelo de destinação correta de seus uniformes, gerando informações para as áreas de Responsabilidade Social, marketing e comunicação para divulgar suas boas praticas aos seus clientes e orientar quanto a certificados de destinação emitidos pela Retalhar para contribuir junto auditorias e certificações ISO 14 000, GRI dentre outras. Conhecimento e desenvolvimento de acordo com as normas anticorrupção e ABVTEX.
O reaproveitamento de resíduos têxteis é a ferramenta para o empoderamento de empreendimentos da economia solidária e a partir daí, atuei na articulação desde o cliente para a destinação de seus resíduos até os grupos produtivos que transformam esses resíduos, gerando renda aos grupos e ROI interessante as empresas que investiram nesse modelo de destinação. Durante esse período, incrementei a receita em 20%, diversificando a geração de Leads através de estratégias de comunicação e Outbounding.

Obs.: Projeto de 10 meses atuando junto a aceleradora.
Relacionamento Institucional e Captação de Recursos
Projeto Quixote
fev 2017 - ago 2017
Responsável por reestrutura parte da área de captação e recursos, com estratégias junto a pessoas físicas, jurídicas, estratégias de captação para grandes doadores e editais públicos com captação de recursos via incentivos fiscais (Fumcad, Condeca, Rouanet, Proac), editais de fundos privados, prêmios, internacionais. Selecionado finalista regional para o Premio Itaú Unicef e Fundação Sage (internacional) Elaboração diferenciada de propostas para parceiros PJ em sistema da mini projetos.  Reestruturação de um Bazar, triplicando o faturamento em 90 dias, por meio de reorganização do espaço, capacitação de equipe, novos parceiros, mapeamento de stakeholders, readequação de abordagem, divulgação local e em mídias sociais. Eventos para o segundo semestre (exposição de obras produzidas pelos artistas do projeto, leilão de vinhos, parcerias em eventos e shows). Reuniões com antigos parceiros para o reengajamento. Elaboração de estratégia de captação de voluntários. Relatórios, reuniões e apresentação para manutenção de antigos parceiros.

Obs.: Projeto de 06 meses para implementação de projeto e treinamento de colaboradores para dar continuidade as estratégias implementadas;
Coordenadora de Relacionamento Institucional
Comunitas
jun 2014 - out 2015
Responsável por elaborar estratégias de captação direta para o "Programa Juntos para a melhoria da gestão municipal" , junto a 8 município e um consórcio. Contato e prospecção de empresas locais para formação de núcleo de governança local para engajamento e empoderamento em ações que tem por objetivo  a melhoria e otimização das contas publicas (frentes de receitas e despesas),  políticas de saúde, educação dentre outras. Análise de resultados parciais e finais do Programa. Contribuição junto a coordenação do Programa para análise dos resultados junto aos parceiros técnicos; Articulação entre prefeitura, secretarias, instituições parceiras e núcleo de governança local para criação, elaboração e desenvolvimento de cada etapa. Elaboração de materiais para apresentação institucional, técnica e prestação de contas a parceiros; Renovação de contratos de parceria. Utilização de design thinking para elaboração de projetos.
Formação
Politicas Publicas
UFABC- Universidade Federal do ABC (São Bernardo do Campo- SP- Brasil
mai 2013 - abr 2018
Curso que abrange os mais variados aspectos para a gestão, implementação, avaliação e demais necessidades da área de políticas publicas, desde aspectos micro como organizações locais, até gestão de grandes temas, como Diversidade e Gênero, Mobilidade Urbana, Saúde, Educação, Compliance e temas transversais. 
Durante minha graduação, atuei junto a governos municipais e estaduais em projetos realizados em parcerias com a Universidade como de realocação urbana de moradores de áreas de risco, criação e implementação de bairros inteligentes, atendimento primário a saúde (que me ajudou na minha atuação na Comunitas), pesquisa de campo relativo a benefícios sociais (bolsa família), articulação junto ao poder Legislativo para liberação de verbas para projetos de impacto local em educação para pessoas com necessidades especiais, moderação em curso EAD para professores da rede municipal da cidade de Santo André, sob o tema "Gênero e Diversidade na Escola- IV Edição do Quem Ama Abraça", participação de reuniões e assistência na elaboração do orçamento municipal das cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, participação nos grupos de discussão do projeto para a região metropolitana Cidades Sustentáveis: O Arco do Futuro, dentre outras atividades.
Administração com Habilitação em Gestão de Negócios
ESPM- Escola Superior de Propaganda e Marketing
fev 1995 - dez 1999
Curso de administração com ênfase em gestão em amplo aspecto, com as ferramentas de Marketing, algo novo naquela época. Havia envolvimento em diversas áreas como Publicidade, análise de mercado, financeiro, negociação, dentre outras.
Idiomas
inglês - intermediario
Informações Adicionais
Resumo de Competências
•	Relacionamento Institucional com apoiadores, parceiros técnicos,  associações, comunidades e poder público;
•	Prospecção e manutenção de carteira de parceiros e apoiadores
•	Eventos para divulgação, lançamento de produtos, e afins;
•	Conhecimentos em Scrum, Design Tinking, PDCA, Marco Lógico e SWOT, dentre outros   
•	Elaboração de indicadores, avaliação e monitoramento de programas e projetos;     
•	Elaboração e apresentação de resultados, relatórios gerenciais e relatório anual, GRI, Gife, BISC, Ethos 
•	Palestras e representação de organizações em eventos    
•	Curso de Ciência de dados em andamento
•	Conhecimento acadêmico em Cidades Sustentáveis
•	Experiência em gestão de equipes e politicas de inclusão de gênero 
•	Mediadora de curso EAD para professores da rede municipal de Santo André  “Gênero e Diversidade na Escola- IV Edição do Quem Ama Abraça”
Carta de Apresentação
Sou Ana Paula, 44 anos e atuo no terceiro setor desde 2009, inicialmente na área de captação de recursos, relações institucionais, parcerias para apoio/ financiamento de projetos. Durante os últimos anos, tive oportunidade de atuar com análise e elaboração de politicas públicas nas áreas de saúde, educação, habitação, inclusão de pessoas com deficiência, gênero, diversidade, etnia e geração.
Meus pontos fortes são o relacionamento com empresas, manutenção de parcerias, grandes doadores, projetos e programas de Responsabilidade Social e voluntariado,  articulação e parcerias Publico Privadas. Acredito que podemos encantar nossos potenciais apoiadores/compradores com uma abordagem profissional  e objetiva, na linguagem adequada a cada perfil.  Possuo bom conhecimento em elaboração de relatórios de acompanhamento e reuniões para prestação de contas junto a parceiros. Ao que se refere a projetos, possuo bons conhecimentos de ferramentas como Scrum, Quadro lógico, Análise SWOT, PDCA, avaliação e monitoramento. Estou investindo em conhecimentos em Google AdWords e métricas de comunicação e monitoramento em redes sociais para aumento de engajamento. 
Ao fim do meu contrato com a Retalhar, uma Startup na área sócio ambiental, atuei junto a financiadores internacionais, intermediando operações entre financiador e Startup, desde as pesquisas de potenciais clientes, implementação de estratégias, como sua abordagem, negociação e treinamento de colaboradores para continuidade do trabalho.
Na faculdade de Políticas Públicas, atuei em projetos do “Arco do Futuro”, na cidade de São Paulo, desde habitações sociais, comercio, imóveis de alto valor e mobilidade, além de questões sócio ambientais que envolviam o projeto. Meus orientadores acadêmicos na ocasião foram Silvana Helena Passarelli e Arilson Favaretto, Gabriela Lotta e Silvana Zioni, me proporcionaram uma visão integrativa do tema. 
O meu trabalho no terceiro setor nos últimos anos levou em consideração minha solida formação em Marketing e Gestão de Negócios, já que o apoio para projetos sócio ambientais envolvem altos valores, os mais diversos prazos de execução, demonstração de retorno do capital investido, negociação com grandes doadores  e parceiros, tanto Pessoa Física como Jurídica. 
Quanto as minhas equipes, sempre busco acompanhamento próximo, porém com autonomia, buscando sempre melhorar o desempenho de cada um, respeitando suas particularidades e diversidade. Consigo transitar muito bem entre públicos mais ou menos conservadores, com a melhor interação de cada perfil, produzindo a melhor e mais segura experiência, e assim, atingido os melhores resultados.
O trabalho no terceiro setor foi extremamente gratificante, porém estou em busca de uma experiência internacional, na área comercial, colocando em pratica o melhor de cada área em que atuei.

Para Portugal, estou aberta quanto a Região de atuação e não tenho problemas para mudança de país, já que sou solteira e sem filhos. Bom, tenho 5 gatos (que são quase filhos). 

Desde já agradeço a atenção e estou a disposição para uma conversa, por meio eletrônico mais conveniente.
 
Ana Paula Marcos Kloppe