Direção de laboratório, qualidade

Sus*** ***** (XX anos)
Free lancer em
Lisboa,
Lisboa
|
Experiência
Free lancer
fev 2019 - Atualmente
•	Consultoria/formação a laboratórios físico-químicos na área técnico-científica e da qualidade / acreditação (ISO 17025).
•	Restruturação/organização de laboratórios.
•	Cooperação com o Professor Ricardo Silva (Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa – Centro de Química Estrutural), no desenvolvimento de um trabalho de investigação sobre “Identificação de substâncias dopantes em fluidos biológicos de atletas por LC-MS/MS: definição de critérios de identificação e avaliação da incerteza do exame”, no âmbito de um trabalho de mestrado de uma aluna, trabalho co-orientado por ambos.
Diretora de Laboratório (Comissão de Serviço)
Laboratório de Análises de Dopagem (IPDJ,IP)
jun 2015 - jan 2019
•	Direção geral do Laboratório, cujas metodologias analíticas incidem em GC-MSn, LC-MSn, UHPLC-HRMS (Orbitrap), GC-C-IRMS e imunoensaios, o que incluiu gestão de equipas de trabalho, gestão de recursos humanos, planeamento e controlo de trabalhos em curso, gestão de necessidades de formação, controlo orçamental, calibração de equipamentos, supervisão das acções referentes a trabalho não-conforme, estabelecimento de planos estratégicos e de investimento, contatos com outros laboratórios internacionais, 
•	Responsável pela gestão e participação na definição da estratégia para o LAD e reestruturação do mesmo, na sequência da sua situação em que se encontrava, efetuando a gestão dos processos com a WADA World Anti-Doping Agency, em articulação com os superiores hierárquicos.
•	Supervisão e realização de tarefas de gestão do SIstema (ISO 17025) no sentido da promoção da sua melhoria, a todos os níveis, o que incluiu elaboração de procedimentos, planos, folhas de cálculo, bases de dados, gestão de trabalho não-conforme e oportunidades de melhorias (realização de Root Cause Analysis, definição de ações corretivas/preventivas e correções, monitorização, avaliação de eficácia) etc.; 
Elaboração de programas de gestão, com definição de indicadores.
•	Responsável pelos contactos com o IPAC, para assuntos de maior complexidade, e com a WADA.
•	Participação, na qualidade de diretora do laboratório, nas auditorias conduzidas pelo IPAC (acreditação de acordo com o referencial normativo NP EN ISO/IEC 17025) e nas auditorias internacionais promovidas pela WADA, bem como na formulação e verificação das respostas (correções, ações corretivas, ações preventivas).
•	Contacto de cooperação com diretores e especialistas de laboratórios congéneres, internacionais.
•	Coorientadora de alunos de mestrado, em cooperação com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, designadamente José Inácio, cuja tese se intitula “Estimativa e otimização da incerteza em análises qualitativas: identificação de substâncias dopantes em matrizes biológicas” (Outubro, 2017) e Tânia Cordeiro, da mesma faculdade (trabalho em curso).
•	Participação em Congressos de doping em Colónia, nas reuniões de Diretores (usualmente em Lausanne) promovidas pela WADA e no Congresso organizado pela USADA (USA).
Investigadora Auxiliar (contrato de 5 anos)
Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (INIAV, I.P.)
set 2009 - ago 2014
Laboratório de análises de resíduos de pesticidas em produtos alimentares de origem vegetal; Laboratório Nacional de Referência, Acreditado pelo IPAC (ISO 17025).
•	Atividades de I&D aplicada, focada na otimização e validação de metodologias analíticas para pesquisa e determinação de resíduos de pesticidas em alimentos vegetais, com utilização de técnicas de cromatografia gasosa com detetores MS (GC-ITD/MS, GC-TOF/MS) e cromatografia com detetores seletivos (GC-NPD, GC-FPD, HPLC-DAD, HPLC-FD), com vista ao uso em rotina de metodologias mais vantajosas e modernas. Incluiu, designadamente, a implementação/validação de novas metodologias de extração/purificação, por dSPE e consequente metodologias quantificação e identificação, tendo em conta as exigências da União Europeia para os Laboratórios Nacionais de Referência do sector.  
•	Planeamento, realização e supervisão de ensaios para validação de um método de extração/purificação por dSPE, para as técnicas cromatográficas, com especial enfoque em GC-MS, bem como a sua validação e definição das medidas e critérios de controlo de qualidade para uso em rotina.
•	Planeamento, supervisão e tratamento dos resultados referentes à determinação de ditiocarbamatos em alimentos de origem vegetal por UV-VIS. Desenvolvimento/validação de uma nova ferramenta estatística para confirmação de presença no caso de deteção de infrações ao limite máximo legal. Este método foi Acreditado pelo IPAC (ISO 17025).
•	Responsável pelo acompanhamento dos Técnicos que executam ensaios acreditados por HPLC-DAD, HPLC- FD e Espectrofotometria de Absorção Molecular.
•	Orientação da aluna de mestrado, Inês Ribeiro, do Instituto Superior de Agronomia, cuja tese se intitula “Validação de técnicas analíticas para determinação de resíduos de pesticidas em vinho”; vogal do júri de defesa da dissertação (Dezembro, 2010).
•	Orientação da aluna de mestrado Elizete Cardoso, cuja tese se intitula “Validação de um método multi-resíduos, baseado no QuEChERS, para análise por GC-TOF/MS e GC-IDT/MS, de um conjunto de resíduos de pesticidas em produtos de origem vegetal”; vogal do júri de defesa da dissertação (Dezembro de 2012). O respetivo método foi Acreditado pelo IPAC (ISO 17025).
•	Colaboração na orientação de três alunos de Mestrado (ISA) e de dois alunos universitários brasileiros (ISA, intercâmbio com Brasil), com outra colega investigadora, na parte de determinação de shiquimato em plantas infestantes em que se aplicou o herbicida glifosato (estudos de resistência).
•	Colaboração com outros investigadores no INIAV na caracterização química de amostras de milho, no âmbito de trabalhos de I&D.
•	Preparação de projeto de I&D, para submissão para pedido de financiamento, referente e estudos de contaminações, monitorizações e modelação matemática de mobilidade de resíduos de pesticidas em solos e águas (não foi apresentado, por entretanto ter saído, face à caducidade, a nível nacional, dos contratos dos investigadores sem vínculo à função pública, em que ao contrário do previsto, não houve integrações).
•	Realização, conjuntamente com outra colega, de uma auditoria interna aos requisitos técnicos da ISO 17025 ao Laboratório de Análises de Resíduos do ex-Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, Abril 2010.  
•	Membro do Conselho Científico do INIAV, IP / ex-INRB, IP
•	Participação no grupo de trabalho de revisão do Regulamento do Conselho Científico (redatora). 
Responsável de Laboratório
SISAV / EGEO
set 2008 - jul 2009
Laboratório do CIRVER : análises de resíduos industriais perigosos (sólidos e líquidos), controlo de processo e de efluentes industriais, monitorização de linhas de água superficiais e subterrâneas e dos lixiviados de aterro, ensaios de tratabilidade, etc, análises previstas na Decisão do Conselho referente a deposições em aterro sanitário, de modo a dar cumprimento aos requisitos da Licença Ambiental.
Responsável de Laboratório
•	Gestão do Laboratório;
•	Planeamento, supervisão dos trabalhos e validação de resultados;
•	Elaboração/revisão dos documentos do Sistema de Gestão (que visava, numa primeira fase, o cumprimento dos requisitos da ISO 17025 e posterior Acreditação);
•	Colaboração nas atividades referentes à Certificação do Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança, na parte respeitante ao Laboratório, incluindo o desenvolvimento de procedimentos;
•	Elaboração/revisão de procedimentos de ensaio e de controlo de qualidade referentes às análises (controlo de processo, monitorização ambiental, testes de simulação de tratamentos químicos e de arranque do tratamento biológico de efluentes) que incluíram, por exemplo, técnicas de calorimetria, viscosidade, determinação de metais por ICP, determinação de PCB por GC-ECD, determinação de aniões e de substâncias tensioativas por Fluxo Contínuo Segmentado (Skalar), TOC, métodos clássicos de análise, etc.
•	Supervisão da implementação de medidas de validação do desempenho dos métodos e das medidas de controlo de qualidade, tendo em vista a Acreditação futura do Laboratório;
•	Coordenação do controlo metrológico do equipamento.
Professora convidada, tempo parcial
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
set 2007 - fev 2016
•	Docente de Química Alimentar (e regente) no curso de Produção Alimentar em Restauração (1º semestre de cada ano, desde 2008/2009)
•	Docente de Química Alimentar no curso de especialização tecnológica de Higiene e Segurança Alimentar (2007/2008).
formação, consultoria, auditorias internas
diversas
dez 2002 - Atualmente
Formação/consultoria em sistemas de gestão, com enfoque na ISO 17025, controlo da qualidade, validação de metodologias analíticas, estatistica aplicada a laboratórios, qualidade da água (metodologias analíticas e controlo da qualidade), etc.
Realização de auditorias internas a laboratórios: PEDAM, Controlab, ex-LNIV.
(funções desempenhadas de forma intercalada, no tempo)
Diretora do Departamento de Química e professora
Universidade Independente
set 2000 - out 2007
•	Docente e regente de cadeiras de Química Geral, Controlo de Qualidade, Química Orgânica, Química Analítica, nas licenciaturas de Engenharia e de Biotecnologia;
•	Coordenadora da Pós-Graduação “Organização e Gestão de Laboratórios e de Sistemas da Qualidade” (2004/05); responsável das cadeiras de Sistemas da Qualidade e Controlo da Qualidade; responsável pela conceção e promoção do curso, com colaboração de especialistas da área que consigo constituíram a Comissão Científica do Curso.   
•	Coordenadora de duas licenciaturas: Biotecnologia e Engenharia do Ambiente (de Abril a Outubro de 2007). Presidente do júri e arguente em vários trabalhos finais de curso; orientação de alguns trabalhos finais de licenciatura (pré-Bolonha). 
•	Membro do Conselho Científico.
(professora convidada na UnI de 2000 a 2002; a tempo inteiro de 2002 a 2007)
Diretora do Laboratório
HIDROPROJECTO – Engenharia e Gestão, SA
jun 1997 - jul 2002
Gestão do Laboratório, direção técnica, gestora da qualidade, responsável da área técnico-comercial.
•	Supervisão/orientação dos trabalhos dos analistas desde a fase de implementação e validação dos métodos analíticos até à sua acreditação e/ou uso em rotina;
•	Validação dos resultados das análises e emissão de relatórios e pareceres técnicos;
•	Elaboração das propostas técnicas/comerciais do Laboratório, para clientes privados e concursos públicos, alguns em consórcio;
•	Gestão de subcontratações;
•	Gestão dos trabalhos do Laboratório, incluindo controlos de custos, avanço dos trabalhos e de faturação; envio de dados aos responsáveis pelo controlo de gestão;
•	Elaboração de propostas de orçamentos anuais/planos de investimentos para o Laboratório. 
Gestora do Sistema da Qualidade do Laboratório
•	desenvolvimento de raiz e implementação do Sistema da Qualidade do Laboratório, o que incluiu a elaboração de todos os documentos, impressos, folhas de cálculo, etc.;  
•	responsável pela Acreditação do Laboratório: obtida em Janeiro 1999 e posterior extensão em 2001, segundo a Norma NP EN 45001 (atualmente NP EN ISO/IEC 17025) para um conjunto significativo de parâmetros referentes a águas e águas residuais;
•	gestão do Sistema da Qualidade, por exemplo: gestão documental, planos de formação, qualificação de Pessoal, planos de auditorias internas, gestão do equipamento / calibrações, definição de ações corretivas, preventivas e de melhorias, gestão de reclamações, gestão/qualificação de fornecedores, etc.
Membro da Comissão da Qualidade da HIDROPROJECTO
•	participação no desenvolvimento e implementação do Sistema da Qualidade, tendo em vista a Certificação, de acordo com a Norma ISO 9001, obtida em 1998;
•	participação nas reuniões de análise dos Sistemas implementados/em implementação, designadamente: ISO 9001, ISO 14001, NP EN 45001 (atual ISO 17025);
•	formadora interna, em ações de formação referentes à implementação do Sistema 9001;
•	formadora interna, em ações de formação de Qualidade aos analistas do Laboratório.
Investigadora
Instituto Superior Técnico
dez 1990 - mai 1997
IInvestigadora, no âmbito de trabalhos de Pós-Doutoramento (bolsa financiada pelo Programa PRAXIS XXI – JNICT), em colaboração com o Professor Doutor José Moura (FCT-UNL) e Professor Doutor João Costa Pessoa (IST): 
•	adaptação/implementação de Programas de Simulação de espectros de EPR (Ressonância Paramagnética Eletrónica) de V(IV);
•	estudos de complexos de V(V) por NMR (Ressonância Magnética Nuclear) de 51V e também de 1H.
Investigadora, no âmbito de trabalhos de Doutoramento (bolsa financiada pelos Programas CIENCIA e PRAXIS XXI (JNICT). Efetuou os trabalhos de Doutoramento no Centro de Química Estrutural - Grupo IA (grupo de investigação do Professor Doutor Fraústo da Silva), Complexo I (IST- UTL), sob a orientação do Professor Doutor João Costa Pessoa, sobre o tema "Formação de Complexos de Vanádio com Ligandos de Interesse Biológico”. 
•	Usou técnicas potenciométricas, cromatográficas, espectroscópicas (absorção no UV/VIS, Dicroísmo Circular, EPR). Efetuou cálculos computacionais, tendo proposto modelos de equilíbrio e modelos de coordenação para cada um dos sistemas químicos que estudou. 
•	Defendeu a Tese de Doutoramento em Fevereiro de 1996, tendo sido aprovada com “Distinção e Louvor”. 
•	Participação, durante o último ano do curso (1989/90), num Projeto de Investigação no Centro de Química Física Molecular, sob a orientação do Professor Doutor Luís Filipe Ferreira.

Formação
Engenharia Química (química)
Instituto Superior Técnico
dez 1990 - fev 1996
Doutoramento em Engenharia Química, na área da bioinorgânica, o que envolveu a aplicação de diversas metodologias analíticas e modelação matemática.
Engenharia Química
Instituto Superior Técnico
out 1985 - set 1990
Licenciatura em Engenharia Química - Ramo de Química Aplicada (5 anos)
Idiomas
Inglês - Bastante bom
Informações Adicionais
Experiência em orgãos socias de empresas
- administração e gerência (não executiva)
- vogal de conselho fiscal
- secretariado de assembleias gerais
Curriculum relacionados