Diretor industrial / produção / operações / supply chain

And*** ***** (XX anos)
Diretor Industrial / Produção em Tecnotronica SA
Accenture, MoreSteam University – Lisboa (Portugal)
Coimbra,
Coimbra
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Diretor Industrial / Produção
Tecnotronica SA
fev 2017 - Atualmente
Desenvolvimento e produção de moldes e peças metálicas estampadas de alta precisão para a indústria automóvel.
Reportando diretamente à Administração, responsável operacional direto pelo planeamento, produção e logística da unidade fabril, a fim de alcançar os objetivos de produção, custos, prazos e qualidade definidos, utilizando matérias-primas em aço, aço inox, latão, bronze, cobre, alumínio, entre outros, com espessura deste 0,1 mm até 4 mm.
Principais responsabilidades: 
▪	Assegurar o planeamento e controlo da produção, e eventuais alterações de necessidades;
▪	Coordenar e gerir as equipas afetas aos departamentos de Produção e Logística otimizando a sua produtividade e garantir o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais;
▪	Elaborar e controlar o planeamento e gestão dos processos produtivos (estampagem progressiva, montagem, tratamentos térmicos e de superfície) e logísticos interno e externo (procurement de matérias-primas, produtos e equipamentos fabris, transportistas e expedição);
▪	Desenvolver e coordenar metodologias de gestão Lean para otimização de processos e eliminar desperdícios; Implementação de ferramentas de melhoria contínua (VSM, RCA, 5S, Kanban, SMED, TPM), realizando a sua monitorização e report;
▪	Definir, implementar e monitorizar a estratégia de compras e níveis de stock;
▪	Propor processos de melhoria e desenvolver planos de ação com a Administração;
▪	Gerir e monitorizar o capital humano e equipamentos para áreas de Produção e Logística;
▪	Identificar necessidades e coordenar atividades de manutenção (preventiva, corretiva);
▪	Definir e monitorizar objetivos e indicadores de desempenho da empresa;
▪	Atuar em conformidade com as políticas de qualidade, ambiente (ISO 9001 e 14001), segurança e da indústria automóvel (IATF 16949), segundo as respetivas normas.
Manager/Diretor - Estratégia & Operações
Delloitte
nov 2014 - set 2016
Deloitte Consulting, Lisboa (Portugal) e Luanda (Angola)
▪	Diretor na prática de Strategy & Operations nas indústrias de Manufacturing, Consumer Business, Energy & Resources da Deloitte Portugal e Angola.

Projetos selecionados
Ministério da Indústria de Angola / Coreauto / Agência Reguladora do Mercado do Ouro / Kwanda Suporte Logístico / Sonangol Logística / Unicer

▪	Estudo sobre o setor automóvel em toda a sua cadeia de valor (importação, comercialização, pós-venda e regulamentação) incluindo a realização de diagnóstico, análise crítica, definição e implementação de melhorias operacionais ao negócio automóvel.
▫	Função: Gestor de projeto (sector automóvel)
▪	Assessoria na realização de estudos de viabilidade, análise de fornecedores e contratos, definição de estruturas organizacionais, financeiras e redes logísticas, na prossecução da estratégia de crescimento de um programa agro-industrial.
▫	Função: Gestor de projeto (sector agro-industrial)

▪	Relatório de gestão 2015 para reportar aos acionistas e à tutela do setor as principais atividades e desempenho da empresa ao longo de 2015, em termos operacionais e económico-financeiros.
▫	Função: Gestor de projeto (sector logística petrolífera)

▪	Definição de estratégias de gestão da mudança, face a um roteiro de melhorias operacionais a implementar rumo à excelência operacional.
▫	Função: Comunicação e gestão da mudança (sector logística petrolífera)

▪	Diagnóstico e análise crítica à atividade com o objetivo de avaliar a eficiência financeira, organizacional e operacional (foco principal nas áreas de operações portuárias, manutenção, armazém, procurement, qualidade e gestão de projetos) e identificar oportunidades de melhoria.
▫	Função: Gestor de projeto (sector logística petrolífera)

▪	Estudo do sector de serviços ambientais e gestão de resíduos para o mercado petrolífero e definição de modelos contratuais.
▫	Função: Gestor de projeto (sector petrolífero)

▪	Definição e implementação de programa de reestruturação para um organismo público de propriedade industrial, através da realização de um conjunto de medidas estratégias e operacionais.
▫	Função: Gestor de projeto (sector industrial)

▪	Implementação e operacionalização da Agência Reguladora do Mercado do Ouro, com o objetivo de estabelecer regras no mercado nacional e fazer com que a exploração e comercialização dos minérios estratégicos esteja regulada por lei. Suporte na definição de estatutos, desenho e implementação de processos, recrutamento e capacitação técnica e de negócio de quadros da Agência, pois para além de regular, a Agência pretendia preparar o mercado para a comercialização do ouro, definindo as regras ao acesso, exportação e origem.
▫	Função: Gestor de projeto (sector mineiro)

▪	Estudo estratégico para caracterização das cadeias de valor do ouro em países relevantes (e.g. África do Sul, Gana, Peru ou Brasil), identificando tanto melhores como piores práticas de fomento e regulação do subsector e por outro, a respetiva aplicabilidade das práticas identificadas no contexto do mercado do ouro angolano.
▫	Função: Gestor de projeto (sector mineiro)

▪	Definição do novo modelo operacional, respetiva análise e quantificação dos impactos na sua atividade operacional para internacionalização.
▫	Função: Gestor de projeto (sector bebidas)
Senior Consultant – Supply Chain Management
Accenture - Consultores de Gestão
set 2008 - nov 2014
Accenture Strategy, Lisboa (Portugal), Luanda (Angola) e Maputo (Moçambique)

Projetos selecionados
Ministério de Energia e Águas de Angola / Rio Tinto Moçambique / Sonangol / Sonangol Gás Natural / Angola LNG / Sonangol Refinaria
▪	Reestruturação do setor Elétrico de Angola, reforçando a capacidade do regulador, através da transformação organizativa das áreas corporativas (RH, Finanças, IT e Logística), Otimização de processos, funções e responsabilidades. Definição do modelo operativo de compras e logística para as 3 novas empresas públicas do setor Elétrico de Angola.
▫	Função: Líder de equipa operacional (sector elétrico)

▪	Definição e implementação de melhorias operacionais para as áreas técnicas da empresa nacional de distribuição de eletricidade. Gestão do programa de transformação.
▫	Função: Gestor de projeto (sector elétrico)

▪	Otimização do processo de purchase to pay (P2P), incluindo diagnóstico e avaliação da situação atual, identificação de oportunidades de melhoria, implementação de quick-wins e definição de roadmap para otimização do processo.
▫	Função: Equipa operacional (sector mineiro)

▪	Implementação de uma solução de transporte intermodal de GPL a granel e engarrafado, incluindo a realização do sourcing e contratação ferroviária, rodoviária e de equipamentos (handling e manuseamento de carga) para operacionalização da solução rodoferroviária, e definição de novas rotas de distribuição.
▫	Função: Equipa operacional (sector logística energia)

▪	Definição da estratégia e operação do processo de aquisição e contratação de materiais, equipamentos e serviços para a perfuração de poços de avaliação de gás.
▫	Função: Líder de equipa operacional (sector petrolífero gás)

▪	Definição de estratégias de gestão da mudança e transferência de conhecimento, face à implementação SAP (módulos MM, RH e Travel).
▫	Função: Comunicação e gestão da mudança (sector petrolífero gás)

▪	Implementação e operacionalização de um PMO (Project Management Office) para a construção de uma refinaria de petróleo.
▫	Função: Líder de equipa operacional (sector petrolífero)
Analista - Supply Chain Management
Accenture - Consultores de Gestão
set 2004 - ago 2008
Accenture Supply Chain Management, Lisboa (Portugal), Luanda (Angola)

Projetos selecionados
TOTAL / Sonangol / GALP Energia / Santander Totta 
▪	Desenvolvimento e implementação de estratégias de sourcing (gestão estratégica de compras) para as categorias envolvidas na gestão de manutenção de edifícios.
▫	Função: Líder de equipa operacional (sector petrolífero)

▪	Definição e implementação de uma central de compras para otimizar custos e benefícios obtidos numa perspetiva transversal ao grupo empresarial do setor de oil&gas.
▫	Função: Equipa operacional (sector petrolífero)

▪	Elaboração do desenho detalhado e requisitos funcionais dos módulos aplicacionais da solução base dos sistemas locais dos postos de abastecimento da rede ibérica.
▫	Função: Equipa operacional (sector petrolífero)

▪	Definição do posicionamento estratégico futuro de um contact center, adotando um modelo de sourcing estratégico.
▫	Função: Equipa operacional (sector banca)
Planeamento e Controlo da Produção
Global Source Plásticos
out 2003 - mai 2004
▪	Estágio curricular na GLOBAL-SOURCE PLÁSTICOS, injeção de plásticos e pintura. 
▪	Responsável por apoiar a elaboração e monitorar o Planeamento e Controlo da Produção de peças injetadas e pintadas, essencialmente para a indústria automóvel.
Formação
Lean Six Sigma – Green Belt / Advanced Process Analytics
Accenture, MoreSteam University – Lisboa (Portugal)
jan 2009 - jan 2009
Certificação que permite identificar os problemas de produção de um negócio e implementar soluções para erradicá-los, com foco na estrutura básica do DMAIC (Definir; Medir; Analisar; Aperfeiçoar; Controlar) para desempenhar um papel vital na:
- melhoria contínua de processos;
- inspeção de dados;
- gestão de projetos.
Licenciatura em Engenharia Industrial (pré Bolonha)
Universidade Católica Portuguesa
set 1997 - mai 2004

          
        
Idiomas
Inglês - Avançado
Francês - Básico
Espanhol - Independente
Informações Adicionais
Competências de Comunicação
Elevado espírito de equipa, capacidade de comunicação e facilidade nas relações interpessoais adquiridas pelo tipo de atividade profissional de consultoria de gestão desenvolvido até à data, em diferentes setores de negócio e geografia
Competências de Organização
Boa capacidade de negociação, resolução de conflitos e tomada de decisões.

Como Diretor Industrial na Tecnotrónica SA, foram adquiridas as seguintes competências:
▪	Liderança de equipas, organização e sentido de responsabilidade, com cerca de 40 pessoas envolvidas em equipas de planeamento, produção, logística e manutenção industrial.
▪	Gestão operacional fabril, com elevado foco na otimização de processos e lean, de forma a garantir à empresa um crescimento de vendas de 20% ao ano desde 2017.

Como Diretor na prática de Strategy & Operations da Deloitte Portugal e Angola, foram adquiridas as seguintes competências:
▪	Liderança de equipas, organização e sentido de responsabilidade, com cerca de 10 pessoas envolvidas nas equipas de cada projeto realizado.
▪	Gestão comercial com foco em vendas para incrementar o pipeline comercial da prática de Strategy & Operations.
▪	Formação e desenvolvimento de pessoas, tendo em conta os cerca de 60 recursos da prática de Strategy & Operations, cuja qualidade e evolução são fatores críticos de sucesso.
Competências Informáticas
Excelente domínio das ferramentas do sistema operativo Microsoft Office (Outlook, Excel, Power Point, Word, Visio).
Bons conhecimentos como utilizador no Primavera, Sage, Alidata e SAP R3, nomeadamente nos módulos MM (Materials Management), HR (Human Resources) e Travel.