Criminologia/ ciências sociais

Raq*** ***** (XX anos)
Técnico de Apoio à vítima - voluntariado em APAV
Faculdade de Direito da Universidade do Porto
Aveiro,
Aveiro
|
Experiência
Técnico de Apoio à vítima - voluntariado
APAV
abr 2018 - Atualmente
Apoio social, psicológico e jurídico às vítimas de crime.
Também, sou técnica na Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação (UAVMD). Esta
rede é uma sub-rede especializada da APAV dedicada ao apoio a pessoas de nacionalidade
estrangeira – imigrantes, refugiados ou que se encontrem em Portugal temporariamente por outros
motivos – que tenham sido vítimas de qualquer tipo de crime.
É ainda especializada na intervenção em alguns tipos de crime, independentemente da
nacionalidade da vítima, nomeadamente: tráfico de pessoas, mutilação genital feminina, casamento
forçado, crimes de ódio e discriminação, bem como nas situações de discriminação enquanto contraordenação.
Formação
Criminologia
Faculdade de Direito da Universidade do Porto
set 2017 - dez 2019
Mestrado em Criminologia. A dissertação de mestrado teve como tema a"Influência dos mass media no medo do terrorismo: um estudo qualitativo". Esta pesquisa teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o sentimento de insegurança em relação ao terrorismo e a influência dos media sobre esse sentimento. Para esse fim, foi feita uma análise da controversa definição de terrorismo, que historicamente não pode ser considerada um fenômeno "novo" que assombra a modernidade tardia, mas que mudou com o tempo. Há muita discussão na literatura científica sobre a definição de medo do terrorismo, portanto esse tema mostra relevância social e científica. Neste trabalho, utilizando a metodologia qualitativa, os indivíduos foram selecionados de acordo com uma estratégia de amostragem por conveniência, que resultou num total de vinte entrevistas. Os resultados apontam especialmente para o impacto dos mass media nas percepções dos entrevistados sobre insegurança em geral, e terrorismo em particular. Ainda, os resultados revelam que as imagens utilizadas pelos media influenciam o sentimento de insegurança e comportamentos de segurança foram adotados para evitar a vitimização, seja por crime comum ou terrorismo.
Criminologia
Faculdade de Direito da Universidade do Porto
set 2013 - jul 2017
Sou licenciada e mestre em Criminolgia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
A Criminologia é um ciência multidisciplinar, como tal, os criminólogos portugueses desenvolvem a sua actividade profissional, à semelhança do que acontece noutros países, nos seguintes contextos institucionais: forças policiais, sistema prisional, serviços de reinserção social, centros educativos para menores delinquentes, centros de protecção de crianças e jovens, centros de acolhimento e de assistência a vítimas, centros e projectos de prevenção e tratamento da toxicodependência, autarquias, projectos de prevenção na área da criminalidade e da segurança, projectos de investigação científica e ensino da criminologia. Nesses contextos, os licenciados em Criminologia estarão aptos a desenvolver as seguintes actividades: análise criminológica (identificação rigorosa de problemáticas e seus contextos, a fim de propor soluções concretas que reduzem a frequência de uma forma particular de crime ou de favorecer uma gestão mais adequada de programas); elaboração e planeamento de políticas criminais, concepção e execução de programas de prevenção, intervenção clínica, intervenção comunitária, mediação, consultadoria em diversas áreas, concepção de políticas sociais e penais (designadamente concepção de programas especiais para delinquentes ou vítimas e reforma dos sistemas de escolha e gestão das medidas penais), investigação científica e ensino.
Para tal, a licenciatura visa proporcionar aos estudantes uma formação sólida num campo específico do saber científico, aos níveis congnitivo, prático e crítico, mas também desenvolver as competências transversais próprias à formação universitária e ao grau de licenciado, designadamente, a autonomia no trabalho, o espírito crítico, as competências de compreensão e de análise, de comunicação e de investigação no domínio em causa.
Idiomas
Inglês - C2
Espanhol - C1
Informações Adicionais
Estágio, voluntariados e formações
Voluntariado - Comissária  na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Aveiro. Cabe à comissão alagada criar planos de ação, desenvolver ações de promoção dos direitos e de prevenção das situações de perigo para a criança e jovem, em concreto, informar a comunidade sobre os direitos da criança e do jovem e sensibilizá-la para esta temática.

Voluntariado - Em setembro de 2015, fui voluntária no EUROCRIM'15: 15th Annual Conference of ESC, no qual
desenvolvi apoio logístico e tive oportunidade de assistir a diversas conferências. Uma vez que pertencia à equipa de liderou os voluntariados, também dei formação aos mesmo.


Estágio Curricular na Guarda Nacional Republicana do Comando Territorial do Porto, no âmbito da Licenciatura em Criminologia, tendo estagiado durante sete meses (início em outubro de 2016 e término em maio de 2017) em três núcleos de investigação criminal: 1) NIAVE (Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas). Neste núcleo assisti a Inquirições a vítimas, testemunhas e arguidos; Procedi, também, ao levantamento de autos de notícia, à análise e resumo dos mesmos, referindo os fatores de maior relevância; assim como, ao resumo e análise de processos crime; implementação do instrumento de avaliação de risco de violência doméstica – RVD-1L e RVD-2L.; também realizei trabalho de expediente, nomeadamente, inserção e correção de dados estatísticos (NUIPC's, nível Risco de Violência Doméstica, dar entrada dos ofícios), assim como correção de eventuais erros plasmados na base de dados (NUIPC's duplicados; separação de processos, datas de ocorrência e de entrada do processo). Por fim, realizei duas ações de sensibilização, uma no âmbito dos maus tratos aos idosos, e outra no âmbito da violência no namoro.
2) SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente), neste núcleo realizei fiscalizações; assisti também a inquirições (no âmbito de crimes e contraordenações ambientais e de maus tratos a animais). 3) Subsecção de Criminalística – NAT (Núcleo de Apoio Técnico), no NAT realizei inspeções judiciárias a viaturas furtadas/roubadas, assim como assisti e realizei fotografia forense às mesmas. Por fim, assisti e realizei cotejos a testemunhas/vítimas e resenhas a arguidos, inserindo estas últimas e as informações pessoais dos indivíduos na base de dados interna da instituição.


FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE CURSO DE APOIO A VÍTIMAS MIGRANTES E DE DISCRIMINAÇÃO: Temas abordados: A rede de apoio à vítima migrante e de discriminação; O fenómeno da imigração; entrada e permanência em Portugal; Crimes e formas de violência que afetam a população migrante;
Direitos dos migrantes e estrangeiros vítimas de crime; Turista vítima de crime; Atendimento e apoio a vítimas migrantes e estrangeiras; Avaliação.