Credit controller
Rui*** ***** (XX anos)
Finance Accounting Team Leader em COFCO INTERNATIONAL
Universidade de Vigo
Braga,
Braga
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Experiência
Finance Accounting Team Leader
COFCO INTERNATIONAL
mai 2019
-
nov 2020
Responsável pela equipa Shared Service Center nas areas de Master Data, Billing, Accounts Payable, Accounts Receivable e Bank Reconciliation (P2P, O2C, R2R) para a COFCO Argentina Key user e responsável pela implementação de desenho do servico de comunicação de tickets – Service Now; Preparação e apresentação dos resultados mensais do SSC Argentina Finance Services; Gestão de equipa de 17 elementos, divididos entre Portugal e Argentina Melhoria continua de processos Monitorização de SLA e KPI das equipas
Business Area Manager
Danke Advertising SA
abr 2018
-
fev 2019
Elaboração e preparação de orçamentos para clientes; Prospecção e contacto de novos clientes; Gestão comercial de carteira de clientes; Análise de custos e planificação de produção; Preparação e planificação de merchandising para festivais de verão (Primavera Sound Porto, Vilar de Mouros) e eventos(inauguração do Altice Forum Braga);
General Manager - Transição de funções
Elastron Deutschland GmbH
jan 2018
-
mai 2018
Supervisão de escritório e instruções a todos os funcionários da Elastron Deutschland de forma a garantir a máxima eficiência em todas as tarefas Comunicar e fazer cumprir as instruções da Administração e os procedimentos estabelecidos Garantir um espaço de trabalho seguro e adequado para todos os colaboradores da Elastron Deutschland Reportar ao headquarter quaisquer informações relevantes de clientes, fornecedores e entidades públicas Atualização dos arquivos do cliente e controle e atualização do limite de crédito do cliente. Assistência de tradução em qualquer tipo de documentos, fichas técnicas, contratos, manuais, precedentes etc ... Controle de caixa e cartão de crédito, documentando todas as movimentações em software ERP e comunicando ao departamento de contas todos os documentos de suporte Garantir o inventário correto no software ERP Controle e validação de todas as compras na Elastron Deutschland Garantir as entregas de transporte corretas aos clientes Recolha e envio de quaisquer documentos e informações necessários para os Recursos Humanos, incluindo quaisquer ações disciplinares Pré-seleção de novos candidatos para integrar a força de trabalho da empresa, redirecionando o currículo e os resultados das entrevistas para a área de Recursos Humanos Coordenação da equipe Elastron, 10 membros.
Responsavel Financeiro e de Crédito
Elastron Representações e Comércio Lda
jun 2016
-
mai 2018
Consulta de disponibilidades bancárias em Euros e USD, Elastron Portugal, Elastron Espanha e Elastron Alemanha; Planificação de tesouraria para compromissos mensais de obrigações da empresa: fornecedores, impostos e salários; Preparação e análise dos pagamentos de fornecedores de serviços e de mercadorias em Euros e USD, Elastron PT, SP e DE; Desbloqueio de clientes para libertar a rota do Dept. Logística em interligação com Dept. Comercial: Envio de avisos de vencimento de contas correntes de clientes de Elastron PT, DE e SP; Análise de contas correntes de clientes, e processo de cobrança a clientes e interação com comerciais para regularização. Atribuição de plafond de crédito a clientes. Interação com bancos em diversos assuntos, relacionados com a Elastron; Factoring: cedência de faturas e gestão de cobrança entre banco e cliente; Elaboração e preparação de cartas de crédito à exportação ; Assessoria à Administração em diversos assuntos de interesse para a Elastron; Responsável pela carteira de seguros da Elastron Portugal, Elastron Spain e Elastron Deutschland;
Responsavel Financeiro
Martins Ferreira Com. Prod. Siderurgicos SA
set 2014
-
mai 2016
Analise e interpretação dos resultados mensais da empresa de acordo o orçamento anual; Criação do mapa de previsão de tesouraria e controlo os movimentos bancários e entradas de valores em caixa; Controlo de tesouraria, as contas bancárias da empresa e preparação de financiamentos e relacionamento com bancos; Planificação todos os movimentos financeiros de forma a evitar derrapagens relativamente ao orçamento delineado Elaboração do plano de pagamento e negociação com fornecedores; Preparação e calculo mapa de comissões da equipa comercial; Gestão da documentação relacionada com o departamento de Rec. Humanos, no que se refere a marcação de férias, baixas e outros assuntos; Reconciliação bancária e preparação de documentos para a contabilidade;
Team Leader Billing/Faturção Linde España
Linde Group
jan 2013
-
set 2014
Team Leader no projecto de transição (BPO Process) dos serviços centrais de facturação da Linde Espanha para Portugal, que decorreu num período de 8 meses; Supervisionei e coordenei as actividades diárias da equipe de facturação juntamente com o Manager, para garantir o cumprimento das metas mensais, trimestrais e anuais de acordo com os KPI´s da empresa; Ajudei todos os membros da equipa de Billing a resolver os diversos problemas de serviço de facturação do cliente; Garantir a eficácia de trabalho da equipa de Billing de acordo com as normas da empresa; Implementei um sistema de controlo interno de forma a garantir a máxima satisfação dos clientes; Planificação e gestão da equipa em momentos de férias e picos de trabalho; Actualização contínua das ferramentas informáticas usadas pela empresa; Garantir que todos os documentos sobre os procedimentos operacionais do departamento, permaneciam actualizados; Participação no recrutamento e formação de novos membros da equipe durante a transição de processos de Madrid para a Maia; Vencedor do RCN HPO Award 2013 – Best practices Linde Healthcare
Responsável de Crédito e Cobranças de clientes
Martins Ferreira Com. Prod. Siderurgicos SA
fev 2009
-
jan 2013
Análise de risco de clientes e tomada de decisão sobre limites de crédito; Verificar e analisar mapa de pagamentos dos clientes; Assegurar o cumprimento dos prazos de pagamento dos clientes: Desenvolvimento um Business Inteligence (KIBI) com o intuito de diminuição do PMR de clientes, sendo este reduzido de 110 dias para 95 dias; Negociação de divida com clientes e recuperação de créditos vencidos. Gestor de seguros de crédito (CESCE e COSEC) atribuído aos clientes, com toda a gestão da carteira de clientes e atribuição de plafound; Negociação do contrato de comunicações das empresas do grupo Abel Ribeiro da Silva SGPS
Accounts Receivable Analyst
IBM
mai 2006
-
fev 2019
Participei como analista no processo de transição (BPO Process) dos serviços de contabilidade e recebimentos da Unilever Portugal e Unilever Espanha para os serviços de outsourcing da IBM. Processamento e contabilização de facturas de várias áreas de negócio da Unilever em contabilidade de custos; Recolha de documentação de suporte para auditorias; Receber e alocar os pagamentos de clientes; Investigar e resolver incidências de clientes por diferenças nas facturas; Comunicar com clientes via telefone, e-mail, correio; Recolher dados e preparar o mapa de actividade mensal; Cumprir as métricas (KPI´s) e objectivos definidos de acordo com a área de negócio
Formação
Administracion de Empresas
Universidade de Vigo
set 2005
-
jan 2006
Projecto Erasmus
Gestão de Empresas
Universidade do Minho
set 1999
-
jan 2006
Licenciatura Pré-Bolonha
Idiomas
Portugues - Nativo
Ingles - Avançado
Espanhol - Avançado