Arquivista/ técnico superior de arquivo

Van*** ***** (XX anos)
Arquivista (estágio profissional) em IP - Infraestruturas de Portugal, Lda
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Barreiro,
Setúbal
|
Experiência
Arquivista (estágio profissional)
IP - Infraestruturas de Portugal, Lda
fev 2019 - jan 2020
Principais actividades e responsabilidades:
- Estudo e análise do fundo Junta Autónoma de Estradas (JAE), de competências e terminologias usadas;
- Descrição de documentação do Arquivo Definitivo da IP, nomeadamente, da JAE, peças desenhadas e peças escritas;
- Decisões em reacondicionamento de processos, e de uso de materiais Acid Free mediante condições que o justifiquem;
- Ordenação e organização dos processos descritos em Unidades de Instalação permanentes;
- Reordenação de processos, face à desordem da ordem original e ajuste de classificação quando necessário;
- Controlo de qualidade das descrições efectuadas;
- Decisões de eliminação aquando na presença de processos contaminados, danificados ou cópias desnecessárias;
- Identificação de falhas, semelhanças e peculiaridades entre processos e actuação em conformidade sobre as mesmas;
- Selecção e eliminação de documentação, e elaboração de tabelas de selecção.
Assistente Administrativa
CBRE - Sociedade de Mediação Imobiliária, Lda
ago 2018 - out 2018
Principais actividades e responsabilidades:
-Inventariar documentação de arquivo corrente do departamento financeiro;
-Organizar o arquivo físico e digital, no servidor, de acordo com as regras de arquivo instituídas na empresa;
-Complementar a informação no arquivo digital;
-Identificar faltas e falhas no sistema e agir de forma adequada sobre as mesmas, tomar decisões relativas à eliminação de documentação e controlo de qualidade do trabalho efectuado, semanalmente.
-Controlo de garantias e contractos da empresa.
- Funções administrativas variadas (atendimento telefónico, correspondência, entre outros)
Estagiário em arquivo
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
nov 2017 - fev 2018
Foram efectuadas as seguintes actividades:
- Classificação, organização, descrição, cotação e instalação da documentação referente ao fundo Concelho de Comunicação Social.
-Interpretação da documentação, classificação intelectual e física no sistema digital de descrição DigitArq:
-Cuidados de manutenção da documentação
-Tomadas de decisões sobre destino classificatório e documentação a ser eliminada, bem como de descrição (campos prioritários, entre outros).
Formação
Ciências Documentação e Informação
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
set 2016 - dez 2018
Estudo das teorias e metodologias praticadas nos arquivos; estudo das tecnologias e recursos de informação em contexto de arquivo; estudo da gestão, organização e preservação da documentação, seja em contexto físico ou digital. 
Estudos Portugueses
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
set 2013 - jun 2016
Estudo de literatura e cultura portuguesa, desde os primórdios da civilização ao séc. XXI
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Muito Bom
Galego - Elementar
Espanhol - Entendo e leio espanhol, pouca competência para falar a língua
Informações Adicionais
Carta de condução de ligeiros