Administrativa, controller, gestão

Fil*** ***** (XX anos)
Auditora Interna em Gaes
ISCAL
Lisboa,
Lisboa
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Experiência
Auditora Interna
Gaes
set 2010 - abr 2019
Integrada no Departamento Financeiro tive como missão desenvolver os trabalhos de auditoria interna como
uma componente chave na estrutura de governação da empresa. Assegurei o cumprimento da normativa interna
da organização nas áreas administrativas e operacionais.
Criei e implementei novas normativas, controlos, identificação de não conformidades, prevenção e deteção da
fraude, análise de risco, proposta de alterações, implementação e monitorização de recomendações. Principais
áreas de Intervenção:Sistema de Controlo Interno (SCI):
Criação e implementação do SCI, promoção da integridade de informação financeira, deteção e mitigação
das fragilidades do sistema, inventariação, implementação de procedimentos, de ações de melhoria de
processos, colaboração com Auditoria Externa.
 Eficiência e Eficácia das Operações:
Formação em procedimentos, desenho de processos e comunicação à operação, condução de controlos
preventivos e detetivos, simplificação e esclarecimento de procedimentos e protocolos, investigação e
prevenção da fraude, revisão de sistema e criação de novos controlos para mitigação de riscos, gestão de
stocks das lojas, viabilização operacional de novas campanhas, revisão e otimização de formulários,
manipulação de dados para gerar relatórios, estabelecimento de parâmetros em sistema para a operação
em Portugal. Revisões sistemáticas das áreas operacionais da entidade.
 Gestão de Projectos:
Identificação de objetivos/ requisitos, testes e implementação de projetos e follow-up, análise de KPI’s,
obtenção de feedback, recomendação de soluções de melhoria e aplicação das mesmas.
 Principais Realizações:
 Diminui o saldo pendente de clientes particulares em mais de 75% e redução do tempo de cobrança em
mais de 180 dias ;
 Melhorei o tempo de entrega de equipamentos do cliente – redução de 90 dias em média;
 Melhorei o tempo de permanência do equipamento em fábrica por acompanhamento de incidências;
 Diminui os consumos das lojas e Venda extrerna por estabelecimento de limites ajustados às
necessidades;
 Criei e implementei procedimentos em várias áreas funcionais: Implante Ponto, Subvenção, Venda
Externa promovendo o decurso normal da operação sem incidências;
 Implementei alterações no processo de eliminação de entrega de pilhas vitalícias traduzindo-se numa
poupança para a empresa;
 Implementei o processo de análise de KPI’s para suporte ao negócio permitindo a análise crítica e
evolutiva;
 Otimizei relatórios de excel para monitorização do negócio;
 Monitorizei KPI’s para atribuição de bónus e prémios;
 Reduzi o saldo médio de caixa das lojas;
 Atualizei a informação de quantidades e estado de vida útil dos equipamentos imobilizados através da
inventariação promovendo uma adequada identificação de obsoletos, redução de perdas, diminuição de
aquisições;
 Reduzi os custos de transporte por melhoria de planeamento e eficiência nas encomendas;
 Promovi a diminuição de aparelhos obsoletos em loja através do aumento da rotação do produto;
 Eliminei documentos de trabalho ineficientes;
 Colaborei na abertura de 5 lojas, 7 mudanças de localização e 7 encerramentos;
 Acompanhamento Individual de loja: monitorizei toda a operação comercial para cumprimento de
objectivos – melhoria de 30%
 Estabeleci o ambiente de Controlo Interno;
 Corrigi com os stakeholders documentos fiscais não adequados, taxas de IVA incorretas ou erros de
faturação detetados;
 Dei formação de iniciação e acompanhamento a audiologistas, audioprotesistas e recepcionistas,
facilitando a sua adesão aos procedimentos.
 Mitiguei fragilidades de sistema IT – Citrix - em Portugal com aplicação para o Grupo; 
Costs Controller
Dom Pedro Hotels & Golf Collection
Integrada no departamento de controlo de custos do grupo e reportando à Controller e ao Operations Manager
fui responsável pela criação e desenvolvimento de controlos operacionais, por implementar procedimentos de
melhoria das operações, inventários, controlo de custos de eventos, análise comparativa de fornecedores de
grandes contas. A ação do departamento estendia-se aos 8 hotéis do grupo (Lisboa, Algarve, Madeira e Brasil) e
aos dois Bingos.
 Principais realizações:
 Desenvolvimento de controlos sistemáticos e inventários mensais promovendo uma maior
transparência e fiabilidade nos consumos mensais,
 Implementação de melhorias no sistema funcional do economato e nos respetivos controlos (Lisboa e
Algarve);
 Controlo de Stocks: análise de discrepâncias, comunicação aos responsáveis de departamento para
correcção de fichas técnicas e abates, validação da coerência das mesmas; auditoria in loco à fiabilidade
da informação promovendo uma adequada gestão de stocks e ajuste de consumos por evento;
 Renegociação das contas de grandes fornecedores de grupo através de análises comparativas
promovendo poupanças significativas diretas e a nível de rappel
 Report ao Departamento Comercial da análise de custos / controlo de eventos como base de melhoria
das novas propostas a futuros clientes
 Colaboração no projeto de abertura e exploração do Resort D. Pedro Laguna – Ceará, Brasil.
Formação
Auditoria
ISCAL
set 2014 - jun 2015
15 valores Parte Curricular
Gestão Hoteleira
UALG
set 2005 - ago 2008
14 valores
Idiomas
Inglês - First Certificate in English - Cambridge School
Espanhol - Inicial 2 - Instituto Espanhol de Linguas
Informações Adicionais
Catequista
Voluntariado
Escutismo
Disponibilidade Imediata