Assistente de Bordo

O que é um assistente de bordo?

Um assistente de bordo é um "membro da tripulação de cabina", de acordo com a definição oficial.

Ela faz parte da tripulação de cabine de um avião, e é também chamada hospedeira de bordo se for mulher ou hospedeira de bordo se for homem.

A hospedeira de bordo é a pessoa que acompanha os passageiros e presta assistência durante todo o voo, desde o embarque até à aterragem.

O que faz o assistente de bordo?

A nível operacional, ela saúda os passageiros a bordo, ajuda a encontrar um lugar e a arrumar a bagagem. Uma das principais responsabilidades da hospedeira de bordo é fazer uma demonstração de segurança antes da descolagem da aeronave, mostrando aos passageiros os dispositivos e equipamentos presentes (cintos de segurança, saídas de emergência, coletes insufláveis, máscaras de oxigénio) e explicando como utilizá-los em caso de emergência.

As restrições em vigor para garantir a segurança a bordo, tais como a proibição de fumar e as restrições à utilização de equipamento electrónico portátil, são também indicadas.

Antes do voo, as assistentes de bordo e  os assistentes de bordo preparam e arrumam o avião para acomodar os melhores viajantes, verificando a limpeza e segurança. Durante o voo, servem comida, lanches e bebidas a bordo, e atendem os pedidos dos clientes com cortesia, assegurando um bom serviço e uma viagem segura e confortável para todos. Em caso de turbulência no percurso, tranquilizam os passageiros e permanecem calmos. Em caso de doença ou emergência médica, a função do comissário de bordo é prestar primeiros socorros.

Após a aterragem no aeroporto de destino, uma vez que todos os passageiros tenham desembarcado e se tenham despedido deles, as hospedeiras reagendarão a aeronave para o voo de regresso. Os assistente de bordo nunca trabalham sozinhas, mas sempre em grupo: a tripulação de cabina, composta por 4/6 pessoas, coordenada pelo gerente assistente de cabine (comissário de bordo).

Usam um uniforme fornecido pela companhia aérea que os torna reconhecíveis. O avião é o verdadeiro "local de trabalho" da tripulação de cabina, mesmo que as actividades comecem já em terra, no aeroporto, onde se realizam as instruções pré-voo e pós-voo. Trabalham normalmente vários dias seguidos, incluindo feriados e fora do horário normal de trabalho, e depois beneficiam de 3/4 dias consecutivos de folga.

Em voos de médio e longo curso, as consequências do jet lag também devem ser tidas em conta. Como regra, a hospedeira de bordo é empregada num "aeroporto de origem" e recebe rotas predefinidas numa base rotativa: a hospedeira de bordo é frequentemente obrigada a residir nas proximidades da sua "base de origem" para poder chegar rapidamente ao seu local de trabalho e assegurar uma rápida disponibilidade em casos urgentes (por exemplo, para substituir colegas ausentes)

Quai são as funções de um assistente de bordo?

A função do assistente de bordo é garantir a segurança e o conforto dos passageiros a bordo dos aviões, e as suas funções incluem:

  • Preparar o avião para a viagem
  • Acolher os passageiros a bordo e indicar os lugares a ocupar
  • Assistência aos passageiros na arrumação e descarga de bagagem
  • Ilustrar a utilização correcta do equipamento de emergência
  • Abrir e fechar portas de aeronaves
  • Manusear serviços de bordo tais como oferecer refeições e bebidas e vender artigos isentos de impostos
  • Interagir constantemente com os passageiros durante o voo, para tranquilizar as pessoas, satisfazer as suas necessidades e exigências.

Em caso de emergência, as hospedeiras e hospedeiras devem utilizar equipamento de segurança e salvamento e trabalhar para a evacuação rápida e segura dos passageiros.

 Assistente de bordo com o tripulante

Qual e a formação necessária para trabalhar assistente de bordo?

Para se tornar assistente de bordo deve cumprir certos requisitos definidos pelas companhias aéreas, relacionados com idade, altura, aparência física, conhecimento de línguas estrangeiras, natação e visão, sem piercings ou tatuagens visíveis, etc. Os requisitos podem variar ligeiramente de companhia aérea para companhia aérea.

Em termos de educação, é geralmente exigido um diploma em turismo ou línguas. A experiência anterior em turismo poderia ser uma vantagem na selecção de comissários de bordo e comissários de bordo.

Os candidatos seleccionados são geralmente incluídos num curso inicial ou formação em terra (organizada pela própria companhia aérea), que inclui aulas teóricas e práticas com a duração de algumas semanas, de modo a estarem aptos a operar e começarem a voar.

Há também cursos para assistentes de bordo, organizados por escolas e organismos privados: após passar no exame final, é possível candidatar-se directamente a anúncios de emprego para assistentes de bordo, e participar nos "dias de recrutamento de tripulação de cabina" organizados periodicamente pelas companhias aéreas.

Dependendo do país, os assistentes de bordo podem ser obrigados a possuir qualificações ou licenças adicionais, de acordo com as regras para o pessoal da aviação civil.

Quais são as principais habilidades que um assistente de bordo deve ter?

  • Competência para assegurar um excelente serviço ao cliente
  • Conhecimento de línguas estrangeiras
  • Conhecimento e capacidade de utilizar dispositivos de segurança e equipamento de emergência a bordo da aeronave
  • Aptidões interpessoais e simpatia
  • Capacidade de permanecer calmo em situações stressantes e de emergência
  • Capacidade de comunicação e sensibilidade
  • Um forte espírito de colaboração e trabalho de equipa
  • Flexibilidade, adaptabilidade e disponibilidade para transferências

Qual e o salário de um assistente de bordo?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um assistente de recursos humanos segundo diferentes fatores como: tempo trabalhado, experienci, horas trabalhada e da companhia aérea para a qual se trabalhe.

A estimação calculada segundo os dados de JOBATUS, fica entre  950 € - 2250 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.

Muitas pessoas aspiram a trabalhar para uma companhia aérea: trabalhar como tripulação de cabine permite-lhe viajar e trabalhar em todo o mundo, descobrir os mais diversos destinos e entrar em contacto com diferentes culturas e costumes.

Também lhe dá a oportunidade de conhecer novas pessoas, tanto colegas como passageiros a bordo.

Por último, mas não menos importante, entre os benefícios de uma carreira como assistente de bordo há também a possibilidade de descontos nos voos da companhia aérea para a qual se trabalha.

Olha as vagas para trabalhar como  assistente de bordo em Portugal.

Assistente de bordo fazendo um café

Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!

Receber em meu email ofertas de emprego de Assistente de Bordo

Li e aceito os termos e condições.