Que número é esse Portugal?

Que número é esse Portugal?

Portugal é um pequeno país europeu, com uma área territorial de cerca de 92.212 Km² e uma população de aproximadamente 10,3 milhões de habitantes. É um país que se destaca pela sua diversidade cultural, pelas suas belas paisagens, património histórico e pelo seu clima ameno.

A economia de Portugal é principalmente impulsionada pelo setor de serviços, com destaque para o turismo. O país também possui importantes atividades industriais, sobretudo nos setores têxtil, alimentar, metalúrgico e eletrónico. O setor primário, por sua vez, apresenta maior destaque na produção de vinho, azeite, frutas e cortiça.

Em termos políticos, Portugal é uma democracia, com um sistema parlamentarista no qual o Presidente da República é o chefe de Estado e o Primeiro-ministro é o chefe de governo. O país está dividido em 18 distritos e duas regiões autónomas, a Madeira e os Açores.

Na sociedade portuguesa, a religião católica é predominante, mas há liberdade religiosa garantida pela Constituição. A língua oficial é o português, e o país é reconhecido mundialmente por sua cultura, com destaque para a sua música, literatura e artes plásticas.

Em relação aos índices socioeconómicos, Portugal tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado elevado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O país também possui um sistema de saúde público e gratuito, sendo reconhecido mundialmente pela qualidade dos seus hospitais e serviços de saúde.

Em suma, Portugal é um país rico em história, cultura e beleza natural. Apesar de ser relativamente pequeno em área geográfica, possui um grande potencial socioeconómico, com um povo acolhedor, simpático e hospitaleiro.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?