Técnica de ação educativa
Car*** ***** (XX anos)
Estagiária em Escola Básica Santiago Maior, Beja
Escola Superior de Educação de Beja
Lisboa,
Lisboa
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Estagiária
Escola Básica Santiago Maior, Beja
mar 2017
-
mai 2017
Observação e cooperação pedagógica nas atividades desenvolvidas no 2º ano do 1º ciclo como, apoio na compreensão e interpretação de textos a um aluno com necessidades educativas especiais, utilizando recursos como objetos para explicação de conceitos de palavras "longe", "perto"; apoio na área disciplinar da Matemática, como leitura de números com três algarismos e leitura da ordem de cada um com ou adição e subtração, com recurso a um ábaco; vigilância dos alunos em sala de aula e recreio. Observação e cooperação pedagógica nas atividades desenvolvidas no 6º ano do 2º ciclo como, auxílio nas elaboração de experiências na área disciplinar de Ciências da Natureza, bem como esclarecimento de conceitos e dúvidas; vigilância dos alunos em sala de aula e recreio.
Estagiária
Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Beja
out 2016
-
dez 2016
Observação e cooperação pedagógica em contexto do Ensino do Pré-escolar, em atividades desenvolvidas como: desenvolvimento da literacia emergente nas crianças, através de lengalengas e cantigas, fomentando o desenvolvimento da consciência fonológica (deteção de sons de segmentos silábicos iguais, identificação do "bocadinho" igual em duas palavras, isto é, a sílaba); apoio em atividades de identificação de palavras numa frase (consciência de palavra); reconhecimento global de palavras e de conversão fonema/grafema; reconhecimento de letras em diferentes palavras; contagem do número de objetos e representação numérica correspondente; operações simples de adição e subtração com recurso a objetos; brincar ao "faz-de-conta" com as crianças simulando situações novas de modo que elas se expressassem de acordo com estas, recriando situações do quotidiano, por exemplo. Auxílio nas refeições e higiene do dia-a-dia e vigilância das crianças na sala ou no recreio. Observação e cooperação pedagógica em contexto de creche, em atividades desenvolvidas como: desenvolvimento da comunicação oral das crianças, através de cantigas relacionadas com diversos temas, fomentação da socialização entre todas as crianças nas brincadeiras e tarefas; apoio nas atividades de Expressão Plástica de modo a que tirassem o mais possível partido dos recursos e materiais, como tintas, carimbos de diferentes texturas, e desenvolvessem experiências de descoberta. Auxílio na higiene das crianças.
Explicadora
Trabalho independente
jul 2016
-
ago 2016
Prestação de apoio pedagógico a uma aluna repetente do 2º ano do 1º ciclo, em áreas disciplinares como: matemática, trabalho do cálculo mental para operações de adição, subtração, multiplicação e divisão inteira; explicação da operação da multiplicação e trabalho das tabuadas, trabalho dos conceitos de "dobro", "triplo"; resolução de problemas, explicação de divisão, resolução de divisões inteiras por métodos informais, explicação do conceito de "metade", "terça parte", "quarta parte" e "quinta parte"; explicação do conceito de "fração", como é representada e resolução de exercícios com exemplos concretos do quotidiano como divisão de um bolo em "x" partes, de uma pizza, de rebuçados entre outros. Realização de atividades relacionadas com a área disciplinar do Português como leitura em voz alta, compreensão e interpretação textual; resolução de exercícios de gramática como sinónimos, antónimos e acentuação. Exploração da área disciplinar do Estudo do meio, como análise de mapas, localização de Portugal continental e de outros países do conhecimento da criança, bem como localização e identificação dos continentes e oceanos.
Formação
Educação Básica
Escola Superior de Educação de Beja
set 2014
-
jul 2017
Licenciatura correspondente ao 1º ciclo de estudos, composto pelos seguintes anos e unidades curriculares: 1º ano Ciências da Terra Expressão Artística e Motora I (módulos: Expressão Dramática, Expressão Musical) Expressão Artística e Motora II (módulos: Expressão Dramática, Expressão Musical) Fundamentos da Matemática I Fundamentos da Matemática II Fundamentos de Física e Química Língua Estrangeira (Inglês) Pedagogia Geral Português I Português II Psicologia da Educação Socioantropologia da Educação 2º ano Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Biologia, Saúde e Ambiente Ciências da Vida Desenvolvimento Curricular Elementos de Probabilidades e Estatística Expressão Artística e Motora III (módulos: Expressão Motora e Expressão Plástica) Expressão Artística e Motora IV (módulos: Expressão Motora e Expressão Plástica) Geografia de Portugal Geometria e Transformações geométricas Literacia e Formação de leitores Metodologias de Investigação Educacional Necessidades Educativas Especiais Tecnologias em Ambiente Educativo 3º ano Aprendizagem das Expressões (módulos: Expressão Motora, Expressão Plástica, Expressão Musical, Expressão Dramática). Aprendizagem e Ensino da Língua Portuguesa Aprendizagem e Ensino da Matemática Aprendizagem e Ensino do Meio História de Portugal Expressão Artística e Motora V (módulos: Expressão Motora, Expressão Plástica, Expressão Musical, Expressão Dramática) Literatura Infanto-Juvenil Materiais e Tecnologia de Matemática Saúde e Prevenção de riscos na infância Observação e Intervenção Cooperada em contexto de Creche e Educação Pré-escolar Observação e Intervenção Cooperada em contexto de 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.
Idiomas
Português - Avançado
Inglês - Médio
Espanhol - Médio
Informações Adicionais
Competências de comunicação
- Boa capacidade de comunicação com pessoal docente e não docente; - Boa capacidade de comunicação com crianças de diferentes faixas etárias e uma consequente boa interação.
Competências de organização
- Boa capacidade de organização de grupos de crianças de faixas etárias compreendidas entre os 4 e 12 anos, adquirida em atividades práticas desenvolvidas ao longo da licenciatura; - Boa capacidade de organização e gestão do tempo no desenvolvimento de atividades.
Competências relacionadas com o trabalho
-Responsável; - Dinâmica; - Dotada de um pensamento crítico sobre o Ensino e mudanças que este pode sofrer nas suas metodologias, de forma a se tornar melhor; - Iniciativa sobre atividades que podem ser densenvolvidas nas diversas áreas disciplinares, incluindo áreas de expressão corporal, motora e artística; - Facilidade em interagir socialmente quer com crianças quer com adultos; - Bons conhecimentos em todas as áreas de conteúdos e disciplinares e adequação dos mesmos a determinado nível de ensino.
Curriculum relacionados