Psicóloga

Ana*** *****
Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC) em Centro Qualifica Camões | Escola Secundária de Camões
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Setúbal,
Setúbal
|
Experiência
Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC)
Centro Qualifica Camões | Escola Secundária de Camões
out 2018 - Atualmente
Responsável pelas etapas de acolhimento, diagnóstico, informação e orientação e encaminhamento dos utentes no Centro Qualifica Camões, bem como pela condução de processos de RVCC de nível Básico e Secundário.
Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC)
Centro Qualifica Camões | Escola Secundária de Camões
out 2017 - ago 2018
Conduzi as etapas de acolhimento, diagnóstico, informação e orientação e encaminhamento dos utentes no Centro Qualifica Camões, bem como pela condução de processos de RVCC de nível Básico e Secundário.
Psicóloga - Bolseira de Investigação – Avaliação Pós-Teste do Projeto - Piloto “Grupos Aprender, Brincar, Crescer” (Playgroups for Inclusion) | Financiado pelo Programa para o Emprego e Solidariedade Social da Comissão Europeia - PROGRESS (Grant agreement
Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
jul 2016 - out 2016
	Elemento da equipa de avaliação pós-teste do Projeto-piloto "Grupos 'Aprender, Brincar, Crescer'", em que assumi as seguintes responsabilidades:
	Avaliei famílias com crianças de idades compreendidas entre os 0 e os 5 anos, em contexto domiciliário ou comunitário, relativamente, por exemplo, à qualidade do ambiente familiar, práticas parentais, atitudes e expectativas em relação à educação, stress psicológico, participação comunitária e desenvolvimento infantil;

	Elaborei relatórios sumários acerca do perfil de desenvolvimento das crianças avaliadas, quando solicitado pelos seus representantes legais;

	Contactei com organizações de carácter educativo e instituições que prestam serviços de apoio social na comunidade.

Entidades do consórcio: Direcção-Geral de Educação - Ministério da Educação (DGE – ME); Fundação Calouste Gulbenkian (FCG); Fundação Bissaya Barreto (FBB); ISCTE – IUL; Universidade de Coimbra (UC); e, Alto Comissariado para as Migrações/ Programa Escolhas (ACM/PE).
Psicóloga - Bolseira de Investigação – Avaliação Pré-Teste do Projeto-Piloto “Grupos Aprender, Brincar, Crescer” (Playgroups for Inclusion) | Financiado pelo Programa para o Emprego e Solidariedade Social da Comissão Europeia - PROGRESS (Grant agreement V
CIS-IUL - ISCTE-IUL
jul 2015 - out 2015
Elemento da equipa de avaliação pré-teste do Projeto-piloto "Grupos 'Aprender, Brincar, Crescer'", em que assumi as seguintes responsabilidades:

	Contactei com organizações de carácter educativo e instituições que prestam serviços de apoio social na comunidade, com o objetivo de estabelecer parcerias para a divulgação do projeto, o recrutamento de famílias em condições de elegibilidade, e obtenção de espaços na comunidade para funcionamento dos grupos;

	Avaliei famílias com crianças de idades compreendidas entre os 0 e os 5 anos, em contexto domiciliário ou comunitário, relativamente, por exemplo, à qualidade do ambiente familiar, práticas parentais, atitudes e expectativas em relação à educação, stress psicológico, participação comunitária e desenvolvimento infantil;

	Elaborei relatórios sumários acerca do perfil de desenvolvimento das crianças avaliadas, quando solicitados pelos seus representantes legais.


Entidades do consórcio: DGE – MEC; FCG; FBB; ISCTE – IUL; UC; e, ACM/ PE.
Psicóloga Clínica
ROLLAR – Alojamento para Idosos, S. A. Clube da Amizade de Setúbal – Unidade de Cuidados Continuados Integrados
fev 2014 - mai 2014
Estabeleci objetivos e planos de intervenção psicológica individualizados no âmbito de plano multidisciplinar de reabilitação dos utentes, processo que inclui:

	Avaliação psicológica - realizei entrevistas psicológicas de triagem e subsequentes, de âmbito neuropsicológico (funcionamento dos processos cognitivos) e/ou clínico (dimensão emocional);
	Avaliação psicossocial, em articulação com a Técnica de Serviço Social - recolhi informação junto de familiares dos utentes e/ou outros significativos, sempre que pertinente e necessário;

	Intervenção psicológica, decorrente das avaliações ou reavaliações (neuro)psicológicas, e/ou da apreciação de situações sinalizadas por outros elementos da equipa.
Profissional de Reconhecimento e Validação de Competências (PRVC)/Técnica Superior (Psicologia)
Centro Novas Oportunidades (CNO) - Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira (CEDAACF) –- Casa Pia de Lisboa, I. P. (CPL, I. P.)
mar 2012 - jul 2013
1. Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (R.V.C.C.) de
Nível Básico e Secundário (Destinatários: Pessoas com, e sem, Deficiências e Incapacidades) – Principais Atividades:

	Planeei, preparei e dinamizei sessões de R.V.C.C. (em grupo e individuais);

	Conduzi, em articulação com os formadores, a identificação das necessidades de formação dos adultos ao longo do Processo de R.V.C.C., encaminhando-os para outras ofertas formativas externas ou complementares;

	Organizei, com todos os elementos da equipa intervenientes nos Processos de R.V.C.C., assim como com o avaliador externo, as Sessões de Júri de Certificação, participando igualmente das mesmas.


2. Projeto “Surdocegueira: Um Modelo de Intervenção” (Projeto Cofinanciado pelo POAT/FSE
com o n.º 000401402011) – Principais Atividades:

	Prestei apoio técnico ao desenvolvimento do projeto e fiz igualmente parte do grupo de trabalho interinstitucional que concebeu o questionário na base do “Estudo de Caracterização da População Surdocega em Portugal”;

	Fui responsável pela organização e gestão da base de dados em Excel (na sua versão online e impressa), com os dados resultantes da aplicação do referido questionário, até à sua entrega para tratamento estatístico;

	Fui membro da equipa de organização do Ciclo de Seminários para divulgação dos resultados preliminares obtidos com a aplicação do referido questionário, decorridos em Coimbra, Porto e Évora.
Psicóloga
CED AACF - CPL, I. P.
abr 2009 - jul 2010
	Concebi e realizei o planeamento, avaliação e intervenção psicológica individualizada junto dos utentes internos e externos do CED em articulação com as equipas educativas e a família;

	Apoiei as equipas educativas do CED relativamente à avaliação, conceção, gestão/monitorização e operacionalização dos objetivos expressos nos Programas Educativos Individualizados (PEI) e Currículos Específicos Individuais (CEI);

	Avaliei, intervim e prestei apoio psicossocial às famílias dos utentes internos e externos do CED, equipas educativas e outros departamentos do CED, em articulação com a técnica de serviço social e com organizações e serviços comunitários no terreno, e nas comunidades de origem dos utentes e famílias.
Psicóloga - Estudo Psicolinguístico no âmbito do Plano Nacional de Leitura
Universidade de Lisboa
out 2008 - mar 2009
	Apliquei provas de avaliação psicológica e de competências de leitura e escrita a crianças a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Técnica de Educação
CED AACF - CPL, I. P.
out 2007 - dez 2007
	Prestei apoio em sala e internato no desenvolvimento de atividades lúdicas e de vida diária dos Educandos, na área do Ensino Especial;

	Desenvolvi e intervim diretamente com os utentes ao nível dos PEI e CEI estabelecidos.
Psicóloga Estagiária – Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública (PEPAP)
Colégio António Aurélio da Costa Ferreira (CAACF) - CPL, I. P.
jun 2006 - jun 2007
	Prestei apoio técnico e desenvolvi o projeto “Criança Surdocega: Uma Abordagem Pró-Activa”, cujos principais objetivos foram:

	Conhecer a incidência desta deficiência multissensorial na população portuguesa entre os 0 e os 18 anos;

	Identificar as suas necessidades, das suas famílias e profissionais que consigo trabalhavam.

	Realizei sessões de acompanhamento psicológico individual aos utentes do CAACF;

	Participei em reuniões de avaliação pedagógica;

	Participei na construção e implementação de um programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais num grupo de mães de alunos do CAACF, oriundas de PALOP’s.

Classificação | 5 (numa escala de avaliação de 1 - mínimo - a 5 - máximo).
Psicóloga Estagiária – Estágio Profissional do IEFP
Centro Distrital de Segurança Social de Santarém
dez 2004 - set 2005
Responsabilidades assumidas enquanto Técnica de Psicologia integrada na Equipa Multidisciplinar de Assessoria aos Tribunais (EMAT):

	realizei acompanhamentos psicológicos determinados por Tribunal, no âmbito de Processos de Promoção e Proteção, a crianças e adolescentes.

Funções e atividades desempenhadas enquanto Técnica de Psicologia integrada na equipa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo - Distrital (CPCJ - Distrital):

	apoiei as CPCJ concelhias de Benavente e Chamusca, tendo o trabalho realizado consistido:

	na realização de acompanhamentos psicológicos a crianças e adolescentes;

	na gestão dos processos das crianças e jovens, em acompanhamento psicológico, das CPCJ concelhias;

	na análise e avaliação dos processos ativos das CPCJ;

	na participação nas Reuniões de Comissão nas modalidades Restrita e Alargada;

	na participação em reuniões da Rede Social, enquanto membro de apoio da CPCJ de Benavente.

Classificação | Muito bom (classificação máxima).
Psicóloga Estagiária – Estágio Curricular (420 horas)
Serviço da Clínica da Dor - Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil Centro Regional de Oncologia de Lisboa, S. A.
dez 2003 - jun 2004
	Avaliação psicológica: realizei entrevistas psicológicas de triagem e subsequentes (um mês, três meses, seis meses e anualmente após a triagem), com o objetivo de avaliar o utente de forma geral, incidindo sobretudo na interferência da dor e da doença oncológica, bem como de perturbações da ansiedade e depressão - frequentes neste tipo de processo de doença - na sua qualidade de vida.

	Prestei apoio psicoterapêutico aos utentes, decorrente das avaliações ou reavaliações psicológicas efetuadas, ou da avaliação de situações sinalizadas e encaminhadas pelos outros elementos da equipa ou técnicos de outros serviços.

	 Prestei apoio psicológico às famílias dos utentes sempre que necessário.

Classificação | 17 valores (numa escala de avaliação de 0 - mínimo - a 20 - máximo).
Formação
Licenciatura em Psicologia
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Variante de Psicologia Clínica, Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistémica.
Mestrado em Psicologia Social da Saúde
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Dissertação de Mestrado | Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Attitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in a Group of Professionals in the Rehabilitation Area.
Orientadora e Co-Orientador | Sibila Marques e Ricardo Borges Rodrigues
Classificação | 18 valores

Média final | 17 valores (numa escala de avaliação de 0 - mínimo - a 20 - máximo)
Idiomas
Português - Língua Materna
Inglês - B2
Francês - B1
Língua Gestual Portuguesa - Iniciação
Informações Adicionais
Formação Profissional
Frequência de diversas Formações, Workshops e Eventos Científicos no âmbito das especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação, Necessidades Educativas Especiais e Psicologia Comunitária, bem como em Formação de Formadores, e Gestão de Projetos.
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Cédula Profissional n.º 8550

Psicóloga Especialista (Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2016): 
- Psicologia Clínica e da Saúde;
- Psicologia da Educação;
- Psicologia Comunitária; e, 
- Necessidades Educativas Especiais.
International Affiliate Member of the American Psychological Association
Membership n.er 00193157
Formadora
Certificado de Competências Pedagógicas n.º EDF 36362/2004 DL.