#opentowork

Fer*** ***** (XX anos)
Gerente de Projetos, Engenharia e Aplicações em Audio Concept C. A.
Universidad Simón Bolívar
Lisboa,
Lisboa
|
Experiência
Gerente de Projetos, Engenharia e Aplicações
Audio Concept C. A.
mar 2015 - ago 2017
Gerente comercial e operacional de uma gestão orientada a projetos, com o objetivo de promover a mudança do modelo de negócios de empresa de distribuição de produtos na Venezuela, Colômbia e Panamá para empresa de formulação, configuração e implementação de soluções de integração tecnológica; oferecendo um completo portfólio de áudio/vídeo comercial, iluminação e controle, áudio e iluminação profissional para a indústria do entretenimento, soluções de áudio HiFi residencial, vídeo de alta definição, iluminação, controle e automação (domótica) ‘Control 4’ para o segmento residencial e ‘AMX’ para o segmento corporativo. Responsável pela seleção, contratação e treinamento da nova equipe de trabalho e desenvolvimento de habilidades para fornecer suporte técnico-comercial aos revendedores, integradores e outros parceiros de negócios, como arquitetos, construtores e gerentes de projeto. Desenvolvimento da política comercial e programas de incentivo. Criação em 2016 da CasaHiFi como a divisão de soluções residenciais de Audio Concept C. A. para atender ao crescente mercado de automação (domótica), iluminação, áudio / vídeo high-end para o lar. Participação em 2015 na execução do projeto de instalação do sistema 'PA' e do sistema de acústica variável 'Constellation' da Meyer Sound na Sala Ríos Reyna do Teatro Teresa Carreño em Caracas, tornando-o um dos teatros mais modernos em termos acústicos da América Latina e o maior do mundo com esse tipo de tecnologia.
Diretor da Divisão de Sistemas de Segurança / Gerente Nacional de Vendas
BOSCH
nov 2007 - fev 2013
Diretor da Divisão Bosch Security Systems, responsável pela distribuição e comercialização na Venezuela dos produtos de CFTV, Controle de Acesso, Intrusão, Detecção de Incêndio, Sistemas PA / Evacuação por Áudio, Plataformas de Integração e Som Profissional, estabelecendo relacionamentos a longo prazo com distribuidores e integradores locais. Responsável pelo gerenciamento, desenvolvimento, treinamento e suporte técnico-comercial dos canais, definindo a Política Comercial local, as cotas de vendas das linhas de produtos, os níveis de desconto e os incentivos para o cumprimento das metas. Como fator comercial da Robert Bosch S. A. tinha ademais responsabilidades administrativas, financeiras, de representação e de porta-voz da empresa. Em pouco mais de quatro anos, conseguimos triplicar a participação no mercado local, obtendo importantes projetos de referência no segmento de segurança eletrônica: Sistemas de Televigilância Urbana das cidades de Maturín, estado Monagas, e de Juan Griego, estado Nueva Esparta; Sistemas CFTV do Hotel Marriott El Rosal, Caracas, Hotel Marriott Catia La Mar, estado Vargas, e Hotel Renaissance La Castellana, Caracas; Sistemas de Controle de Acesso dos escritórios da Rosneft, do datacenter do CNE - Consejo Nacional Electoral, do INAC – Instituto Nacional de Aeronáutica Civil; Plataformas de segurança BIS - Building Integration System do Banco Canarias El Rosal, Caracas, do Instituto Nacional de Higiene Rafael Rangel na Universidade Central de Venezuela e dos laboratórios Biotech em La Trinidad, Caracas e em Bogotá, Colômbia; entre outros.
Gerente de Vendas de Segurança Industrial e Prevenção de Incêndios
Walco Industrial S. A.
abr 2006 - abr 2007
Gerente Nacional de Vendas de equipamentos de segurança, saúde e proteção industrial e sistemas de prevenção de incêndios, supervisionando uma força de vendas composta por 20 vendedores diretos, canais de distribuição e vendas por balcão. Responsável pelo planejamento, direção, controle e gestão dos processos de desenvolvimento dos canais de vendas diretas e indiretas, bem como pelo estudo de tendências, a fim de fornecer informações estatísticas e indicadores confiáveis para a tomada de decisões nos diferentes canais para criar campanhas de vendas, promoções e reposição de estoque seguindo as diretrizes da Gerência Geral. Responsável pelo relacionamento com fornecedores internacionais (MSA, DuPont, UM) e pela introdução de novos produtos ou inovações técnicas, garantindo conformidade com os padrões internacionais (ANSI e OSHA), padrões nacionais venezuelanos (COVENIN) e de conformidade com as leis nacionais venezuelanas (LOPCYMAT). Realizar apresentações e seminários de produtos e / ou serviços aos clientes.
Account Manager / Engenheiro de Projetos e Gerente de Produtos de Videoconferência
SIEMENS
mar 1998 - jun 2005
Como Engenheiro de Projetos e Gerente de Produtos de Videoconferência (de 03-1998 a 02-2001) dava suporte ao departamento de vendas nos processos de licitação da Região Andina (Venezuela, Colômbia, Equador e Peru). Responsável pela introdução dos produtos e equipamentos e a comercialização de soluções de videoconferência PictureTel. Configuração, projeção, análise de custos, desenvolvimento e gerenciamento de importantes projetos de telecomunicações, tais como: Sistema Telefônico Independente e Sistema Telefônico Automático da EDELCA - Central Hidrelétrica de Guri, Rede de Voz e Dados de Seguros La Seguridad, Rede de Voz Hicom 300E da Schlumberger Costa Oriental do Lago de Maracaibo, Rede Hicom 300E do Banco do Caribe, Rede Hicom 300E dos Comandos Regionais da Guarda Nacional, etc. 
Como Account Manager (03-2001 a 06-2005) obtive o primeiro lugar em vendas nos anos comerciais: 2001-2002, 2002-2003, 2003-2004 e 2004-2005 (3T). Elaboração de previsões de vendas garantindo conformidade, assessorando clientes e identificando novas oportunidades de negócios Responsável pela implementação do Acordo Comercial CANTV-SIEMENS (03-2004 a 03-2005), consolidando uma aliança estratégica sólida e lucrativa para ambas as empresas, maior participação de mercado e consolidação da SIEMENS como provedora de soluções de comunicação integral; projetos obtidos: Plataforma de Comunicação SENIAT, Hospital Universitário de Caracas, Universidade Nacional Aberta, SENCAMER (Caracas e Maracay), Vice-Presidencia da República, Ministério de Infraestrutura, Hidrocaribe, Sede da CVG (Caracas e Ciudad Bolívar), entre outros. Em Banesco, projeto da Plataforma Telefônica e Call Center da Ciudad Banesco e escritórios regionais. Em SINCOR (PDVSA–Statoil–TOTAL) rede de comunicações composta por 2 sistemas de videoconferência Concorde 5500 e por 9 centrais telefônicas Hicom 300E, vendendo 3 diretamente e participando no desenvolvimento das especificações técnicas do projeto para as restantes 6.
Voice Support
Schlumberger - Omnes
set 1996 - fev 1998
Soporte as empresas do grupo Schlumberger (Surenco, Dowell, IPM, GeoQuest, Omnes) em soluções de comunicação de voz. Configuração e comissionamento de links de voz internacionais usando MP Router para obter significativa economia de custos em chamadas internacionais em empresas como: Schlumberger, Maxus e TOTAL. Assessoria no desenvolvimento do projeto de voz/IP para a interconexão das bases da Schlumberger na América Latina e na implementação dos elos entre Caracas e as bases de Las Morochas no estado de Zulia.
Engenheiro de Serviços
SIEMENS
mai 1995 - set 1996
Responsável pela administração e manutenção da central telefônica EMS-601 / Hicom 300 da Siemens S. A. e pelo atendimento técnico remoto. Participação em um grupo de avaliação de problemas da rede PDVSA-Maraven ao lado de especialistas alemães da empresa-mãe. Líder do projeto de instalação, programação e comissionamento da rede telefônica da EDELCA, composta por 11 centrais telefônicas Hicom 300 distribuídas em Caracas, Puerto Ordaz, e nas centrais hidrelétricas Macagua I, Macagua II e Caruachi. Membro fundador do Centro de Suporte ao Cliente (CSC) com responsabilidade regional (Venezuela, Colômbia, Equador e Peru).
Chefe de Serviços Técnicos
Comware
mai 1993 - set 1994
Chefe do departamento de Serviços Técnicos com a missão de canalizar os requisitos dos clientes, planejamento, coordenação e direção das atividades de montagem, manutenção preventiva e manutenção corretiva em todo o país para os produtos comercializados: centrais telefônicas da AT&T, trasmissão de voz e dados por links Microwave Radio, redes de voz e dados Newbridge Networks, etc. As maiores conquistas foram formar um excelente departamento técnico com uma equipe altamente motivada e treinada, com muito misticismo, lealdade à organização, senso e  responsabilidade para um relacionamento harmonioso e colaborativo com a força de vendas. Projetos obtidos: IVIC, Torre La Prensa, Diario Panorama (Maracaibo), ARS Advertising, Merrill Lynch, Cabletron Systems, SUN Microsystem, Union Carbide, United Distillers, JMC Advertising Agency, entre outros.
Coordenador de Comunicações
PEPSI - OCAAT (Oficina Central de Asesoría y Ayuda Técnica C.A.)
jan 1992 - mar 1993
Líder da administração e manutenção da infraestrutura nacional de telecomunicações da Organização Pepsi Cola, Hit de Venezuela e Empresas Associadas; com funções de supervisionar instalações, detectar necessidades, avaliar e implementar soluções técnicas na sede central em Caracas, em escritórios regionais, em fábricas de engarrafamento de refrigerantes, em armazéns de distribuição e em outras empresas associadas ao negócio como fábricas de vidro, fábricas de tampas, engenhos de açúcar, etc. Responsabilidade em todo o território da geografia venezuelana, planejamento contínuo e solução eficiente de problemas. Compromisso corporativo em valores, princípios e ética profissional que foram valorizados com o reconhecimento e o respeito da Organização, do Sr. Oswaldo Cisneros (CEO) e da sua família.
Inspetor de Manutenção Eletrônica
C.A. Metro de Caracas
jun 1990 - dez 1991
Avaliação das atividades de manutenção preventiva, manutenção corretiva, gerenciamento de materiais e inspeção técnico-administrativa dos sistemas de comando centralizado, telemetria e de comunicações dos comboios da Linha 1 e da Linha 2 do sistema Metro de Caracas.
Formação
Engenheria Eletrônica
Universidad Simón Bolívar
out 1980 - dez 1989
Engenheiro Eletrônico, 1989
Ordem dos Engenheiros da Venezuela N° 70.080
Comunicação Social
Universidad Central de Venezuela
Locutor.
Certificado N° 35.946.
Escola de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Humanas e Educação.
2005
Diploma em Formação de Líderes para a Transformação
Instituto Universitario de Gerencia y Tecnología
Diploma no modelo de negócios da Universidade de Cambridge, patrocinado pela Andean Development Corporation (CAF), com a seguinte agenda: Liderança e Persuasão, Instrumentos para o exercício da liderança, Negociação e resolução de conflitos, Desenvolvimento pessoal, Apresentações eficazes, Design e desenvolvimento de projetos, Ambiente nacional, Direitos Humanos e democracia, Governança e participação do cidadão, Governança e Construção de Consenso, Administração Pública e Meio Ambiente, Responsabilidade Social.
2007
LeaD Program
Robert Bosch BTC/LA
Programa de fortalecimento de habilidades corporativas para diretores e gerentes da BOSCH Latin America:
First Managerial Role, Project Management Simulation, Basic Knowledge, Communication, MAG (Performance Review Discussion), Interview Technique, Closing the loop.
2009
Idiomas
Espanhol - Nativo
Português - Avançado
Inglês - Intermédio (técnico)
Informações Adicionais
Perfil Profissional
Sou Engenheiro Eletrônico com mais de 30 anos de experiência e mais de 50 certificações nas áreas de tecnologia, comunicação e gerenciamento. Pró-ativo, analítico, metódico, colaborativo, orientado para metas e resultados, com iniciativa e capacidade criativa para enfrentar desafios importantes. Fiel, flexível, tenaz e com a capacidade de detectar oportunidades de negócios e interpretar as necessidades dos clientes. 

Tenho segurança, confiança e excelentes habilidades para estabelecer relacionamentos interpessoais em todos os níveis e liderar ou participar ativamente das equipes de trabalho. Tendo desempenhado tarefas nas áreas operacionais de instalações e serviços técnicos, nas áreas de engenharia, suporte e liderança de projetos, nas áreas de marketing, vendas e atenção de contas ‘VIP’ e tendo ocupado cargos de supervisão, gerenciais e de direção, dão-me uma visão sistêmica e estratégica que combinada com conhecimentos, fortalezas e experiência permitem-me gerar resultados mensuráveis e quantificáveis.

A capacidade de atingir objetivos e metas é acompanhada com a  gestão de equipas de trabalho e o control dos orçamentos. A gestão e supervisão de pessoal não se limitam ao pessoal júnior, também incluem interação adequada com o pessoal contratado, parceiros de negócios e / ou canais de distribuição.

Tenho pontos fortes em comunicação oral e escrita, atendimento e orientação ao cliente, tratamento de reclamações, relatórios e apresentações eficazes, tomada de decisões e negociações assertivas.

A natureza do trabalho realizado exigiu que viajasse com frequência por toda a Venezuela e por países da região: Estados Unidos (Miami e Orlando), México (Ciudad de México, Puebla, Queretaro e Cancún), Colômbia (Bogotá e Cartagena), Brasil (São Paulo, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro), Panamá (Panamá), Peru (Lima) e Argentina (Buenos Aires), para participar em reuniões corporativas, seminários, feiras e exposições tecnológicas ou acompanhando clientes a visitar projetos de referência. 
Cenário COVID-19
Tenho capacidade de incorporar atitudes e competências que são muito úteis em qualquer situação em que novos desafios sejam necessários: 
•	Capacidade analítica,
•	Pensamento crítico,
•	Adaptação à mudanças,
•	Tomada de decisão e resolução de problemas com novas perspectivas,
•	Serenidade e temperança,
•	Teletrabalho ou trabalho presencial com medidas de segurança.
Minha motivação principal é ser útil oferecendo um serviço integrado as equipas de trabalho, à sociedade e ao meio ambiente.
Hobbies
--> FOTOGRAFIA:
•	Vencedor em 1991 do Prêmio Único Fotografía a Cores no V Salão das Artes, Caracas.
•	Instagram: @en_el_foco

--> PRODUÇÃO RADIAL:
•	Produtor Nacional Independente de Rádio y Televisão - Certificado N° 1.716, Caracas.
•	Produtor e apresentador do programa “Conexión América Latina”, vencedor em 2005 do Primeiro Concurso de Rádio y Televisão Independente, transmitido pela estação de rádio Pacífica 90.7 FM, Caracas.
•	Produtor e apresentador do programas “Lusofonías”, transmitido pela estação de rádio Pacífica 90.7 FM, Caracas.
•	Apresentador das seções desportivas dos programas "En Primer Lugar" de Marlon Sanabria e "Viva la Radio" de Luis Eduardo Ramírez, ambos do Circuito FM/AM Center, estação de rádio 91.9 FM, Caracas.

--> CAMINHADAS por áreas urbanas ou passeios ecológicos por trilhos.

--> VIAGENS de negócios ou lazer.
Curriculum relacionados