Jurista

Car*** ***** (XX anos)
Técnica Superior Especialista - Direito em VINCI - Portugal
Universidade Católica Portuguesa - UCP Lisboa
Lisboa,
Lisboa
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Técnica Superior Especialista - Direito
VINCI - Portugal
set 2000 - ago 2018
Funções desempenhadas:
Jurista
Advogada
Consultora Jurídica e de Apoio à Gestão
Formadora
Auditora
Organização

Advogada
Profissional por conta própria ou integrada como Associada Graduada Sénior em Sociedades de Advogados de referência
out 1991 - Atualmente
- Estágio da Ordem dos Advogados Curso 1989/1991, tendo tido como Patrono de Estágio o Prof. Doutor Fernando Luso Soares.
Média Final: 16 Valores.
Jurista/Advogada
Profissional por conta própria interessado em integrar uma organização, com ou sem exclusividade
out 1989 - Atualmente
Ampla experiência de Direito do Trabalho e áreas conexas e afins, bem como das diversas vertentes dos Serviços de RH.

Trabalhei por conta de outrem integrada em diversas e diferentes organizações, tais como:
- UGT - União Geral de Trabalhadores - Técnica Superior Jurista /Assessora Jurídica
- MAI - Ministério da Administração Interna - Assessora Técnica Especializada do Gabinete do Secretário de estado da Administração Interna
- Grupo SOPORCEL - Sociedade Portuguesa de Celulose, S.A., ora The Navigator Company - Jurista e Advogada
- Grupo ANA - Aeroportos de Portugal, S.A., ora Grupo VINCI - Aeroportos, Portugal, Técnica Superior Especialista (Jurista/Advogada/Formadora/Técnica Superior de Auditoria e de Organização).

Como Advogada e Consultora Jurídica, de forma autónoma ou em Sociedades de Advogados de referência, trabalhei, transversalmente, em todos ou quase todos os sectores de actividade, comércio, indústria e serviços.
Formação
Direito
Universidade Católica Portuguesa - UCP Lisboa
out 1984 - jul 1989
Licenciatura em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Curso 84/89+Ano 0).
Média Final: 13 Valores.
Idiomas
Português - Muito Bom
Inglês; Françês; Espanhol; Italiano - Razoável
Informações Adicionais
Outras valências
- Advogada
- Auditora
- Formadora

Infra copio o m/CV actualizado, bem como a m/Carta de Apresentação, julgando preencher todos os requisitos solicitados no V/Anúncio, o qual me mereceu toda a atenção e interesse por se centrar, precisamente, na m/área de eleição e gosto pessoal, o do Direito do Trabalho, mais solicitando o grato favor do envio posterior do video curriculum, o qual ainda não preparei. 

Grata.
                                                                   o0o




Curriculum Vitae

Nome: Carla Maria de Almeida e Sousa
Residência:  Rua João Pinto Ribeiro, Nº 113 – 7º A
Parque das Nações
1800-233 Lisboa
Telemóvel: +351 96 33 63 591  / E-mail: carla.almeida.e.sousa-jur@sapo.pt 

RESUMO EXECUTIVO DA CARREIRA
Percurso desenvolvido como advogado, jurista, assessor jurídico e de supervisão e coordenação funcional de pré-contencioso e de contencioso, vincadamente empresarial, exclusivamente ou quase exclusivamente na área do Direito do Trabalho e suas áreas conexas e afins, tendo, porém, sido chamada nos últimos 9 anos de trabalho a exercer a minha actividade nas mais diversas áreas do Direito Empresarial, concomitantemente com o Direito do Trabalho 
Experiência igualmente em negociação colectiva e em formação do âmbito jus-laboral e de recursos humanos, bem como em processos de implementação de procedimentos e de decisões estratégicas empresariais, nomeadamente de expansão de actividade de Empresas e Grupos Empresariais, de due diligence, de compliance e de Auditoria, Certificação e Qualidade.
Experiência e vocação quer para a consultoria jurídica, quer para a advocacia, bem como para o exercício de um cargo de técnico superior de recursos humanos para o qual sejam requeridos experiência e/ ou conhecimentos jurídicos consolidados da respectiva legislação, além de conhecimentos diversificados das diversas áreas de recursos humanos, que também possuo.

ANA – Aeroportos de Portugal, S.A.	2000-2018
Técnica Superior Especialista – Direito	
	Técnica Superior Especialista / Técnica Especialista II – Direito, contratada como jurista especializada em Direito do Trabalho para o exercício de funções na DRH da Empresa, sem embargo de uma passagem de 2 anos  pela DAO – Direção de Auditoria e Organização, onde exerci funções de Auditora e Técnica Superior de Organização, e de haver prestado igualmente funções de assessoria jurídica em áreas diversificadas do Direito Empresarial, a par da Jus-Laboral, e de apoio gestionário às demais empresas do Grupo ANA (ANAM – Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira, S.A.; NAER – Novo Aeroporto de Lisboa, S.A.; PORTWAY – Handling de Portugal, S.A.).

Secretaria de Estado da Administração Interna - MAI	2000
Assessora Técnica Especializada	

Assessora Técnica Especializada do Gabinete do Secretário de Estado da Administração Interna (MAI) do XIV Governo Constitucional para as áreas do diálogo social e da legislação e regulamentação socioprofissional das forças de segurança.
Funções de comunicação, articulação e diálogo social permanente com as forças de segurança, funções de elaboração de projectos legislativos e regulamentares inerentes ao enquadramento estatutário e à melhoria das condições de trabalho e socioeconómicas das forças de segurança, preparação, acompanhamento e participação em reuniões interministeriais do Secretário de Estado da Administração Interna e do respectivo Chefe de Gabinete.
UGT – União Geral de Trabalhadores	1997-2001
Técnica Superior Jurista	
Técnica Superior Jurista dos Serviços Jurídicos da UGT, com assessoria técnico-jurídica ao respectivo Dirigente desses Serviços e ao Secretário-Geral da UGT, bem como, quando solicitado, a outros Dirigentes da UGT e aos Dirigentes de Sindicatos e outras Estruturas Sindicais Filiadas.
Exercício de funções de consultoria jurídica para as áreas da concertação social e para as áreas da legislação e regulamentação social e do trabalho e respectivas áreas conexas, nacionais, comunitárias e internacionais e de suporte de análise à contratação colectiva de todos os sectores de actividade, quando solicitado por associações sindicais filiadas.
Funções de representação técnica em instâncias nacionais e internacionais, tais como o Conselho Económico e Social ou a OIT – Organização Internacional do Trabalho, entre outras.
SOPORCEL, Sociedade Portuguesa de Celulose (actual The Navigator Company)       1991-1993
Jurista e Advogada	
Exercício cumulativo de funções jurídicas e de contencioso na Direcção de Recursos Humanos – DRH e nos Serviços Jurídicos, com assessoria jurídica à Direção Comercial e à Direcção Financeira da Empresa, bem como às Gerências das Empresas do Grupo SOPORCEL, SOCORTEL (empresa florestal, ora denominada SOCORTEL – Sociedade de Corte de Papel, S.A.) e EMPREMÉDIA (empresa corretora de seguros, ora denominada EMPREMÉDIA – Corretores de Seguros, S.A.).
Funções de consultoria jurídica, de análise e elaboração de contratos comerciais e laborais e de acordos de incidência laboral, de implementação de políticas gestionárias e estratégicas e de contencioso de todo o Grupo SOPORCEL, funções estas exercidas até à data da mudança da Sede da SOPORCEL, em Lisboa, para Lavos – Figueira da Foz.
Exercício da Advocacia em Regime de Profissão Liberal	1991 - 2015
-	Estágio da Ordem dos Advogados no Escritório do Advogado Prof. Doutor Fernando Luso Soares, seu Patrono de Estágio – 1989/1991.
- 	De 1991 a 2015 exercício autónomo da advocacia na área do Direito do Trabalho, 
 HABILITAÇÕES, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
-	Licenciatura em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa 1984/89 + Ano 0 (Lisboa).
-	Realização e Conclusão do Estágio da Ordem dos Advogados 1989/1991, tendo tido como seu Patrono de Estágio o Advogado Prof. Doutor Fernando Luso Soares.
-	Formação Contínua: Participação em múltiplos Congressos, Seminários, Workshops e outras acções de formação, nacionais, comunitárias e internacionais, no País e no Estrangeiro, na área do Direito do Trabalho e suas áreas conexas, Processo do Trabalho e Processo Civil, bem como em diversas acções de formação na área de Auditoria, na área de Qualidade e na área da Certificação, além de acções de formação contínua de MS Office e de revisão e optimização de conhecimentos de Inglês, falado e escrito.
OUTRAS INFORMAÇÕES
-	Domínio da língua inglesa; conhecimentos su ficientes da língua francesa, espanhola e italiana, em termos, designadamente, de análise frequente de documentação em língua estrangeira de natureza contratual, de natureza técnico-jurídica e de natureza judicial.
- 	Domínio do Microsoft Office na óptica do utilizador
- 	Familiaridade com os sistemas SAP RH, Primavera e Ibpms
-	Disponibilidade para viajar, no país ou no estrangeiro..
 
                                                                o0o
Carta de Apresentação

Ex.mo(a)s Senhore(a)s,

Como se pode ler no meu Resumo Executivo de Carreira constante do m/CV, a M/actividade profissional desenvolveu-se essencialmente nos perfis de competências de advogada, jurista, assessora jurídica e coordenadora funcional ou executiva do pré-contencioso e do contencioso de Empresas.
No exercício prático dessas competências, não só fui chamada a assumir as mais diversificadas responsabilidades técnicas e, igualmente, de apoio à gestão, como, primacialmente, adquiri e consolidei, por via da experiência, um conjunto de aprendizagens estruturantes da minha forma de trabalhar, as quais são, naturalmente, as mesmas com que me apresento ao mercado.
Sintetizo as mesmas como segue: conhecimento aprofundado do Cliente/Empregador e das suas necessidades; trabalho orientado para os objectivos pretendidos; capacidade de enfoque na criação de mais-valor; capacidade de criação de sinergias entre várias áreas técnico-jurídicas, organizacionais e gestionárias, por forma, consoante os casos, a optimizar soluções, modelos e negócios; assertividade; visão estratégica; capacidade de inovação.


O que pretendo em termos da minha vida profissional:
Colaborar e/ou trabalhar com organizações empresariais, sociedades de advogados ou outras entidades de diversa natureza, aportando-lhes, tanto quanto possível, conhecimento, compliance,  eficácia, criatividade e, muito principalmente, mais-valor, a par de superação de objectivos, targets, resolução de problemas complexos e busca permanente de soluções de melhoria e inovação mediante sinergias estabelecidas entre saberes técnico-jurídicos multidisciplinares e saberes gestionários de recorte diverso, com sentido de missão.
Neste momento em concreto, após um período de paragem desejado, a par, como é natural, de ocupações autónomas teórico-práticas de requalificação/refresments e de aquisição de novas competências em regime livre, encontro-me, com disponibilidade imediata, em situação de Procura Activa de Emprego/Colocação/Colaboração compatível com a m/realização profissional.

Nunca como agora senti, no contexto da pandemia que assola o mundo e o país, agora já ultrapassado o estado de emergência, tão firme vontade de contribuir e de exigir de mim a maior agilidade de raciocínio e pensamento assentes nas minhas competências e capacidades efectivas para o encontrar as soluções possíveis para um mundo sócio-económico e sócio-laboral que já se prenuncia e pronuncia outro.
Anotação – A subscritora do presente Curriculum Vitae não observa o novo Acordo Ortográfico, salvo as situações especificadas na lei em vigor de obrigatoriedade de redação e escrita segundo as normas desse Acordo.
.Solicitação Activa:
Caso V.Exas. o considerem oportuno, muito apreciaria a possibilidade de me apresentar pessoalmente e ao meu perfil profissional, realizações e objectivos e, bem assim, detalhar o M/Curriculum, necessariamente abreviado, em qualquer aspecto que V.Exas. considerem pertinente.
Cordialmente,
Carla Almeida e Sousa