Gestor de projeto sénior (m/f) - sacavém

And*** ***** (XX anos)
Gerente de Projetos Telecom em Decimais
Universidade Federal Fluminense
Sintra,
Lisboa
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Gerente de Projetos Telecom
Decimais
jun 2002 - Atualmente
A Decimais Ltda aparece em 2004 num momento em que o Governo do Estado do Rio e o Ministério das Comunicações, e baseado no caso de sucesso do Pirai Digital, a primeira Cidade Inteligente do Brasil e desenvolvida pela Decimais, decidem que os projetos de cidade inteligente são prioritários para o país abrindo linhas de financiamento para as suas implementações. 
A partir desse momento passei a realizar projetos de Cidade Inteligente e conceber as RFP para contratação e gerenciamento das suas implementações. 
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:
Ribaverde, SA, Portugal (2016 – Atualmente) – Criação de um protótipo "Road Side Unit" para assistência autônoma na condução de veículos e teste de Prova de Conceito. Este é um dispositivo inovador que agrega inteligência à iluminação pública e a transforma em uma rede de coletores de dados para os mais diversos tipos de objetos/pessoas que usam as vias públicas. Dessa forma, obtemos dados estatísticos que são carregados em bancos de dados e analisados por um sistema de Inteligência Artificial. Todos os dados são processados internamente nas luminárias e apenas enviam para o banco de dados a posição com uma margem de erro de 3 cm e a classificação do objeto/pessoa (carro, ônibus, caminhonete, caminhão de bombeiros, carro da polícia, reboques, motocicletas, scooters, bicicletas, animais e pessoas), tudo em um período de 33 milissegundos, que é o tempo entre as frames de um filme. Esta luminária inteligente também possui um modo de aprendizado, onde coleta imagens desses objetos e "aprende" que tipo de objeto é.
Universidade Católica de Brasília, Tocantins e Coronel Fabriciano (2013 - 2015) – Projeto de rede com 660APs WiFi com padrões 802.11abgn, controller e band steering, com cobertura em todos os 8 Campus e criação do backbone em Microondas entre os Campus e a sede administrativa. Capacidade para 30.000 dispositivos em simultâneo com otimização de banda de forma a oferecer uma grande qualidade de experiência e autenticação via RADIUS integrada ao sistema de matriculas dos alunos. Todas as comunicações são completamente encriptadas para preservar a confidencialidade dos dados através de VPNs e WPA-Enterprise. A rede de Fibra Ótica, que conecta todos os pisos de todos os edifícios de cada Campus usa tecnologias Metro Ethernet disponibilizando duplas abordagens de 10Gbps + 10Gbps usando protocolos de redundância e agregação de trafego com RRPP ou EAPS e atendem a cada piso de cada edifício de forma a retirar por completo a rede de distribuição do projeto.
Fortaleza (2013) – Projeto de rede com 369APs outdoor para um investidor privado de Fortaleza com padrões 802.11abgn e Controller da Naux, com cobertura nas ruas de maior movimentação de pessoas, como linhas de ônibus e áreas comerciais, autenticação em RADIUS integrada ao sistema de IPTU da Prefeitura, interligação da rede WiFi com o backbone de fibra ótica do investidor, criptografia total desde o dispositivo cliente até ao gateway de internet através do WPA-Enterprise e VPNs.
Ministério da Saúde (2012 – 2015) – Desenvolvi a metodologia para implantação de uma infraestrutura de redes LAN, MAN e WAN para o DataSUS de forma a conectar todas as 50.000 Unidades de Saúde, analisei a infraestrutura existente, analisei o mercado das principais empresas fornecedoras de serviços de telecomunicação de dados por fibra, 3G, Satélite, etc, analisei as melhores e mais atuais tecnologias adotadas no mercado de telecomunicações e por fim desenvolvi a nova rede de dados do INFOSUS integrada á Telebrás e com conexões aos PTTs Nacionais, utilizando links Microondas e fibras óticas com DWDM. A rede foi concebida de forma a se tornar viral, assim ela pode crescer adicionando somente novos componentes na rede.
Vitória (2009) – Projeto de rede WiFi metropolitana 802.11abgn para acesso, Microondas para backbone e PréWimax TDD para a distribuição, com abrangência de todo o município dando prioridade aos acessos nas residências, praças e parques, Avenidas principais e lugares de grande concentração de pessoas (Aeroporto e Rodoviária), foram envolvidos 595APs gerenciados pelo seu Controller, 82 enlaces de distribuição e 5 enlaces de microondas para a rede de Backbone com integração á rede de fibra ótica MetroVix. A rede foi projetada em 8 fases correspondente ás áreas administrativas municipais, atendendo a cerca de 75% dos 83.500 domicílios
Estado do Rio de Janeiro (2006 - 2008) – O projeto Estado Digital deriva de uma vontade do governo estadual em disseminar a cultura digital por todo o estado do Rio de Janeiro e fazer com que esse projeto fizesse parte do seu plano de Governo. Foi projetada então uma rede que iria levar, a cada sede dos 92 munícipios do estado, um link de Microondas de no mínimo 100Mbps, assim como criar toda a infraestrutura de distribuição dentro dos municípios usando-se de tecnologia TDD com capacidade de 90Mbps em frequências livres e fornecendo o acesso aos cidadãos e entidades públicas com WiFi Mesh nos padrões 802.11abg num total de 1800APs. Foi desenvolvido, junto com a RedeRio, o Core da rede, toda a metodologia e estrutura organizacional do Instituto RedeRio para fornecer suporte e manutenção a esta rede. 
Baixada Digital e Santa Cruz (2008 - 2012) – Usando-se do edital do estado do Rio de Janeiro, foi iniciado o projeto da Baixada Digital, onde foram implementados 45APs com Controllers redundantes, 20 enlaces TDD, 6 enlaces Microondas e o Core da Rede.
Distrito Federal (2008 - 2009) – Criação do projeto para o programa Brasília 100% Wireless com a implementação de 100APs Mesh Outdoor administrados centralmente pela Controller, 8 enlaces Microondas de 200Mbps e distribuído por TDD, o Core da rede e o departamento de suporte ao usuário.
Orla Digital (2006) – Iniciei, junto com a COPPE/UFRJ, o projeto da Orla Digital, neste caso o projeto não foi de minha autoria, sendo que dei o treinamento necessário para que a COPPE desse início ao projeto da Orla de Copacabana, Ipanema e Leblon e participei como conselheiro na seleção das tecnologias a serem implementadas nesse projeto.
Nova Iguaçu (2005) – Projeto de rede WiFi para trafego de dados da administração Pública com possibilidade de expansão do acesso para a população, foi desenvolvido um projeto de WiFi Mesh 802.11abg com 87 APs, distribuição com préWimax com 17 enlaces de 45Mbps, o Core da rede e o departamento de suporte ao usuário, foram atendidas todas as escolas e postos de saúde assim como todos os edifícios de governo
Piraí (2004) – Desenvolvimento do projeto de rede, concepção do Termo de Referência e sua configuração unindo 35 edifícios públicos e três distritos utilizando tecnologias WiFi frequency hopping, VDSL e VDSL2.
Munícipio do Rio de Janeiro (2013) – Auditoria da implementação e criação dos indicadores de desempenho (KPI) das Naves do Conhecimento, assim como desenvolvimento das políticas públicas de transferências de conhecimento e propriedade intelectual.
Formação
MBA em Serviços de Telecomunicações
Universidade Federal Fluminense
fev 2008 - set 2010
Brasil
Engenharia Informática
Instituto Superior de Tecnologias Avançadas
jul 1997 - jun 2001
Lisboa
Idiomas
Inglês - Fluente
Português - Nativo
Informações Adicionais
Possuo profundo conhecimento em análise, planejamento e gestão de negócios na Europa e América do Sul, mais de 15 anos de experiência na liderança de grandes projetos de Cidades Inteligentes e projetos de Telecomunicações altamente complexos para entidades privadas e governamentais.
Gestão: Gestão de TI seguindo as melhores práticas ITIL e COBIT, Gestão de Contratos de Serviços de TI, Análise comparativa de propostas, conceção de RFQ/RFP, Gestão da Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Payback, ROI e Ponto de Equilíbrio.
Projetos: Liderança de Projetos seguindo a metodologia proposta pelo PMI, Acompanhamento de Implantação, Auditorias de Implantação, Indicadores de Desempenho (KPI), Indicadores Chave de Sucesso (KGI), Fatores Críticos de Sucesso (CSF), Planejamento Estratégico, Gestão de Qualidade, Escopo, Cronograma, Riscos e Mudanças, Gestão de Habilidades e Competências, Gestão de Equipes Multidisciplinares, Controle de Custos e Contratos.
Sistemas: 3G, HSPA, LTE, Microondas, Wifi, WiMAX(TDD), WDM, GPON, xDSL, Self-healing Wireless Mesh, Switching e Routing.
Equipamentos: Cisco – Access (ME4600, ME3400E, ME3600X), Agregation (ME4900, ME3800X), Core (Nexus and Catalyst), Routing (ASR and Catalyst), WLAN (1570, 1530, 2600, 3600), WLAN Controllers (2500, 5520); Huawei – EPS - eNodeB (BTS3900, RRU3xxx and BBU3900/RFU), S-GW/P-GW (UGW9811), MME. GPON/10Gpon – OLT (MA5600T, MA5603T), ONU (MA5620), ONT (HG8240, HG8245, HG8010); Extreme – Access (X440, X430), Agregation (X460, X480), Core (X670), WLAN (3715i), WLAN Controllers (C5110); HP – Access (5130), Core (5900AF), WLAN (MSM560), WLAN Controller (HP-850/870); Aperto – Pico BS (PacketMAX 2000), BS (PacketMAX 3000), SU (PacketMAX 315/320); Redline – Backhaul (AN-80i, AN50e); Naux – Access (NX5000, NX2000), WLAN Controllers (RCMS).
Gerênciamento: Huawei - LMT, M2000; Extreme – Net Sight; HP – IMC.
Redes e Serviços: TCP/IP (DNS, Round Robin DNS, DHCP/Relay), Ethernet e ATM (RRPP/EAPS Load Balancing, Vlan, MPLS, STP, RSTP), VPN, DIAMETER/RADIUS, 802.1x, PPOE Server/Client, VPN, Firewall, DiffServ, SNMP, Syslog Server, Controlador de Banda.
Curriculum relacionados