Gestor de frota;responsável de transportes

Oda*** ***** (XX anos)
Responsável da Mecânica em Grupo Casais
Universidade da Beira Interior
Lisboa,
Lisboa
|
Experiência
Responsável da Mecânica
Grupo Casais
jan 2019 - Atualmente
Coordena as atividades realizadas pelos técnicos de veículos internacionais (portugueses) e locais responsáveis pelo gerenciamento completo de todas as tarefas executadas por eles. Responsabilidade pela gestão da oficina interna e supervisão das atividades (manutenção, reparação) do pessoal da oficina. Orçamentação de diversos trabalhos e sinistros de acidantes de viação relacionados com pintura e bate-chapas. Identificação e aquisição de peças e gestão de stocks de diversos materiais para as viaturas e equipamentos de construção civil; Coordenação e gestão de toda a grande frota (viaturas ligeiras e pesadas e máquinas de construção pesadas) em relação a manutenções preventivas programadas, reparações, colisões e conservação da frota. Realização do diagnóstico de avarias da frota e identificação motivos de falhas técnicas com os mecânicos. Supervisão na realização das inspeções nas viaturas. Controlo dos pedidos de importação das peças do exterior. Controlo e Gestão do Orçamento da Oficina.
Responsável dos Transportes Terrestres e Logistica
Vivo Energy Cabo Verde (Ex. Shell Cabo Verde)
jan 2012 - mai 2018
Garantir a implementação e manutenção da Política de Transportes do Grupo VE dos padrões de HSE do grupo na área de Transportes Terrestres. Dar seguimento das especificações apropriadas para seleção e aquisição de veículos da frota. Manter a adequada operacionalidade da frota e assegurar a utilização segura e econômica dos veículos. Supervisionar o planeamento, aquisição, manutenção, reparação e eliminação de avarias da frota e monitorar várias instalações que realizam operações de manutenção da frota. Estabelecer para todas as viaturas o plano de manutenção preventiva (PMP), e garantir a sua implementação e controle. 
Organize e compile a base de dados de veículos alugados e da empresa e os condutores atribuídos e manter o registo estatístico de acidentes de transporte e estabelecer estratégias e planos para a redução de acidentes. Desenvolve os procedimentos de manutenção dos veículos da frota de acordo com as recomendações do fabricante. Monitore a aptidão física dos condutores através da realização de um programa de inspeção médica. Conhecer as tarifas em vigor, acompanhar a evolução de preços no mercado e propor a revisão de tarifas, tendo em conta os valores incluídos na estrutura de preços. Estabelecer esquemas que permitam avaliar a exploração individual das viaturas e o sector de transporte na globalidade, sendo estes os dados determinantes para a revisão das tarifas em vigor. Apresentação anual do balanço do sector de transporte.

 Elaborar em coordenação com as Instalações, programas adequados de distribuição de produtos, de forma a rentabilizar as deslocações de viaturas. 
Centralizar todas as questões de transporte terrestre, nomeadamente revisão de tarifas de transportes terceiros, o atendimento de transportadores, etc.

                     Contribuições Principais:
	Avaliação o desempenho dos condutores e fez a gestão medidas disciplinares quando necessário.
	Desenvolvimento pessoal de distribuição, inspeções de frota, manutenção e atividades de segurança de condução.
	Criou um programa de treinamento anual e realizou o Curso de Condução Defensiva dos Condutores aos condutores de distribuição e outras formações.
	Avaliar e controlar os comportamentos de condução dos condutores durante as viagens.
	Investigar prontamente os acidentes, quase acidentes e condições perigosas.
	Gestão do sistema de segurança, saúde e ambiente no trabalho (HSE), bem como todos os riscos de segurança das operações e avaliação dos perigos nas rotas de distribuição.
	Criação, implementação e seguimento de processos, procedimentos e políticas da companhia.
	Garantiu o seguimento das tarefas e os indicadores de desempenho (KPI) da equipa de distribuição, identificando pontos de melhoria e definindo ações corretivas.
	Gestão dos Custos de Transportes e Manutenção, cumprindo o Orçamento Anual (Opex) estabelecido.
	Gestão das entregas, organização e a planificação de rotas, conforme o plano de transporte em vigor e restrições horárias das entregas nos clientes.
	Controlo rigoroso dos horários dos condutores (condução, trabalho e descanso).
	Seguimento do programa de qualidade do produto e dos condutores junto da equipa de transportes e nos clientes;



                      


                       Formações em Trabalho (On Job) administradas pela Vivo Energy:

•	Curso de Acreditação e Formação de Formadores de Condutores Profissionais – 10 a 13 de Julho 2012, 22 a 27 de Junho 2015, 4 a 8 de Dezembro 2017;
•	Formação em Transportes Terrestres – Estabilidade do Veículo; Constrangimentos em Entrega; Revisão e Plano de HSE; Mercadorias Perigosas e Eletricidade Estática; Equipamentos de Proteção Individual; Investigação de Acidentes; Segurança de Produto; Condução Noturna; Manual do Condutor; Gestão de Viagens; Requisitos de Formação do Condutor; Períodos de Condução, Trabalho e Descanso; Liga dos Condutores; Carregamento e Entregas no Cliente; Cumprimento das Entregas dos Clientes; Gestão de Contratos com as Transportadoras; Gestão do Veículo; Gestão Financeira dos Custos e Orçamentos - 19 a 22 de Novembro de 2013;
•	Curso em Lubrificação e Lubrificantes – 17 a 19 de Fevereiro 2014;
•	Segurança de Processos – 27 de Julho 2014;
•	Gestão Operacional nos Transportadores SOFT, JKA, JKH e Vivo Energy Gana - 1 a 11 de Fevereiro de 2016;
•	Trabalhos a Quente e Autorização de Trabalho – 30 de Março 2016;
•	Formação de Gestão Operacional em Instalações – Colheita de Amostra e Sondagem de Produto no Tanque; Manuseamento de Produto por Estrada, por Condutas; Produtos Embalados e Armazém; Gestão de Stock com Conciliação e Perdas; Qualidade de Produto; Gestão Financeira dos Custos da Instalação – 27 de Outubro de 2016;
•	Gestão de Contratos – Gestão do contrato e de Segurança no Trabalho – 27 de Agosto de 2015, 16 de Dezembro de 2016;
•	Investigação de Acidentes (Método Tripod) – 16 de Dezembro 2016;
Diretor da Unidade de Gestão de Equipamentos (Frota de Camiões e Equipamentos) e Oficina (UGE)
CVC – Cabo Verde Construções, SARL (Sucursal do Grupo Somague Engenharia)
nov 2010 - out 2011
Organização de toda a Estrutura de Assistência Técnica dos Equipamentos da SOMAGUE. Controlo de Custos. Organização da Oficina. Gestão do pessoal da Oficina (Mecânicos e Eletricistas). Analise e Diagnóstico de Avarias das Viaturas da Frota e Equipamentos. Gestão do Armazém. Organização das Oficinas em Obra. Cálculo do Custo de Mão-de-Obra, Ordens de Intervenção/Trabalho, Débitos de Equipamentos. Cálculo/Dimensionamento das Potências Instaladas dos Geradores em Obra. Planeamento e Controlo de Manutenção (Preventiva e Corretiva) de todos os equipamentos (Camiões; Gruas Móveis (Rodas e rastos), Gruas Fixas (Automontante e Torre), Escavadoras de Rastos e Rodas, Pás Carregadoras, Retroescavadoras, Centrais de Betão, Britadeiras, Geradores).

                      Formações em Trabalho (On Job) administradas na CVC e pela Somague:

•	Formação Operacional em Procedimentos, Gestão de Equipamentos e Manutenção no PARE (Parque de Equipamentos da Somague) – 3 de Novembro a 20 de Novembro de 2010;
•	Curso de Formação Profissional Contínua em Higiene e Segurança no Trabalho – Regime Jurídico da Segurança no Trabalho (Legislação Nacional e Europeia); Equipamentos de Proteção Individual; Organização e Coordenação dos Estaleiros da Construção Civil; Fogo e Incêndio; Movimentação Manual de Cargas; Riscos Elétricos e Soldadura; Ruído na Empresa; Sinalização de Segurança - 17 a 19 de Outubro 2011;
Diretor da Unidade de Gestão de Equipamentos (Frota de Camiões e Equipamentos) e Oficina (UGE)
SOGEI -Engenharia e Construção, S.A
mar 2010 - out 2010
Organização de toda a estrutura da Assistência Técnica dos Equipamentos; Planeamento e Controlo de Manutenção das Manutenções; Elaboração dos Check List dos Equipamentos; Controlo dos Operadores dos Equipamentos/Camiões; Organização do Armazém/Stock; Projeção da fossa e Oficina; Controlo dos Débitos de Equipamentos.
Formação
Engenharia Mecânica
Universidade da Beira Interior
nov 1999 - abr 2008

          
        
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Fluente
Francês - Basico
Espanhol - Basico
Curriculum relacionados