Formadora|consultora|avaliadora | escolas/organizações educativa| numa perspectiva desenvolvimental.

Cla*** ***** (XX anos)
Docente, Consultora e Avaliadora em 210967129
Universidade do Minho
Braga,
Braga
|
Experiência
Docente, Consultora e Avaliadora
210967129
set 1999 - jul 2017
Sou psicóloga, tendo exercido funções de docência no Ensino Superior,  de Investigação e de formação na área da Psicologia Escolar.  Paralelamente, desempenhei  funções em Escolas /agrupamentos de escolas. Exerci vários cargos de coordenação pedagógica, enquanto psicóloga.
Formação
Psicologia
Universidade do Minho
set 1999 - jul 2017
.1996| Licenciatura em Psicologia (Pré Bolonha-5 anos, com estágio integrado), com pré-especialização em Psicologia Escolar, pela Universidade do Minho. Estágio Curricular desenvolvido no âmbito de jardim-de-infância e escolas de 1º ciclo de escolaridade (com a classificação de 16 valores, tendo obtido no estágio curricular a classificação de 18 valores). Destaco como principais competências profissionais as de avaliação e as de intervenção, no âmbito das principais problemáticas escolares de foro psicológico: problemas de comportamento, orientação escolar, problemas de rendimento e dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais| Instituto da Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

.2000| Grau de Mestre em Psicologia, na área da especialização de Psicologia Escolar, com a aprovação de Muito Bom, por unanimidade| Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho| Principais Unidades Curriculares da parte curricular do curso: i) Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem; ii) Elaboração e Gestão de programas Educacionais; iii) Consulta Psicológica Educacional I; iii) Consulta Psicológica Educacional II: iv) Metodologia de Investigação em Psicologia da Educação.

.2000| Curso de Formador de Formadores| Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua procedeu ao registo de formador nas áreas e domínios da Psicologia/Psicossociologia, da Psicologia da Educação e da Sensibilização à Educação Especial| Conselho Científico-Pedagógico da Formação Continua, Universidade do Minho.

.2010| Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos, com cédula profissional nº 8868
Idiomas
Frances e Ingles - Regular ai nível da conversação|Boas competências de leitura e escrita
Informações Adicionais
Interesses vincados na ãrea da promoção da cidadania, do bem-estar e da perspectiva desenvolvimental das intuições educativas/escolares.
Ao longo da minha formação académica (inicial e contínua), bem como da minha praxis profissional, elegi como áreas de estudo/formação, investigação e intervenção: a educação, ensino, aprendizagem e a formação de profissionais dedicados ao ensino/educação, tendo tido oportunidade de compreender e intervir sobre estes fenómenos, a partir de diferentes perspectivas/abordagens (abordagens centradas no contexto, no processo e focadas na pessoa/resultados, entre outras), de diferentes actores (crianças/alunos de diferentes idades, com aprendizagem e desenvolvimento normativos, crianças/alunos com desenvolvimentos atípicos -NEE, educadores e professores de diferentes ciclos, pais, directores de escolas/agrupamentos, entidades reguladoras do ensino, entre outros) e de diversos patamares de análise (conhecimento do funcionamento dos sistemas e da organização do ensino e das políticas de educação, entendimento do funcionamento organizacional dos estabelecimentos de ensino, análise do contexto ou da ecologia dos diferentes contextos formais e informais do processo ensino-aprendizagem, análise da sala de aula e do processo de ensino de diferentes ciclos de escolaridade, observação das práticas educativas familiares e compreensão do complexo fenómeno da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos de diferentes idades - da perspectiva macro até à micro).
Curriculum relacionados